Presidente diz que desconhece detalhes sobre compras de respiradores


Charles Tang, da CCIBC, teria dito em entrevista que governo da Bahia negociou com empresa fantasma; em carta, ele se desculpou

Foto: Reprodução/ Twitter @CharlesATang
Foto: Reprodução/ Twitter @CharlesATang

 

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC), Charles Tang, admitiu que não conhece detalhes sobre a compra de respiradores feita pelo governo baiano. Em carta endereçada ao secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, o empresário disse que estava apenas comentando genericamente sobre as compras de respiradores feitas por vários estados.

“Da mesma maneira que comentei sobre os problemas noticiados sobre outros estados, escutei dizer que a Bahia tinha comprado respiradores de empresa americana que não existia. (…) Gostaria de esclarecer que não tenho conhecimento dos detalhes da compra de respiradores da Bahia e nem da empresa americana que vendeu esses respiradores”, escreveu.

Uma entrevista publicada pelo jornal A Tarde traz declarações de Tang sobre o governo de Rui Costa ter perdido dinheiro ao negociar com uma empresa que não existia. Nesta terça-feira (12), o governador reagiu à declaração.

“Acho que, como diz o ditado, cada macaco deveria ficar no seu galho. Então, eu acho que o presidente da Câmara Brasil-China é a pessoa com propriedade pra falar da idoneidade de empresas chinesas, mas não de empresas americanas”, declarou Rui, em entrevista ao jornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia.

Ainda na carta, Tang afirmou ter apreço pelo governador, e que não teve intenção de acusar nenhuma empresa, organização ou governo.