Alvo maior da Lava Jato, Rio de Janeiro empobrece e cai no ranking do PIB


O Rio de Janeiro deve perder o terceiro lugar com maior PIB per capita do país para Santa Catarina. Em decadência há 20 anos, o Estado teve sua economia dilacerada pela Lava Jato

(Foto: Yescom | Mídia NINJA)
O Rio de Janeiro está às portas de perder para Santa Catarina sua posição como terceiro maior PIB per capita do país. Maior vítima da Lava Jato, o Estado teve sua economia, baseda no petróleo, destruída nos últimos anos, agravando uma crise aberta há pouco menos de 20 anos.  

Embora os números oficiais estejam previstos para serem divulgados apenas no ano que vem, projeção do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), indica que desde o ano passado os catarinenses já estão mais “ricos” do que os fluminenses pelo critério do Produto Interno Bruto por habitante, informa Rodrigo Carro no Valor Econômico.

Desde 2008, segundo a série histórica das contas regionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Rio de Janeiro ficava atrás apenas de Brasília e São Paulo nesse quesito de PIB per capita. Mas estimativa da pesquisadora Juliana Trece, do Ibre/FGV, indica agora PIB por habitante de R$ 38.874 para o Rio de Janeiro em 2018 contra um valor de R$ 40.316 calculado para Santa Catarina.

 O Rio de Janeiro está às portas de perder para Santa Catarina sua posição como terceiro maior PIB per capita do país. Maior vítima da Lava Jato, o Estado teve sua economia, baseada no petróleo, destruída nos últimos anos, agravando uma crise aberta há pouco menos de 20 anos.