Escola Alcides dos Santos inova no ensino musical em Cachoeira


Jornalista José Bonfim

Mais uma ótima colaboração da jornalista Claudia Correia ao blog. Desta vez ela fala do trabalho da Escola Alcides dos Santos, mantida pela Minerva Cachoeirana, na histórica cidade de Cachoeira. Leia o texto de Claudia e conheça um pouco do que vem sendo feito por esse projeto pedagógico.

A Escola Alcides dos Santos, mantida pela Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana iniciou as atividades do segundo semestre com um novo projeto pedagógico, voltado para o ensino teórico prático de música. O objetivo é formar novos músicos e estimular a educação para a cidadania de crianças, adolescentes e jovens. Tecnologias modernas serão usadas nas ações educativas com os alunos, envolvendo a participação das famílias.

A escola atende gratuitamente em média 50 alunos, com aulas de segunda a sexta-feira à tarde, na sede da Filarmônica Minerva Cachoeirana, na Praça Rio Branco, em Cachoeira (cidade baiana a 117Km de Salvador). O trabalho sociopedagógico é coordenado por Denise Marques, diretora pedagógica; Caliane Patricia, diretora social; Crislaine Moreira, supervisora; e os monitores Gabriel Lucas e Ribamar Lima.

Para a diretora Denise Marques o trabalho está sendo aprimorado para tornar o aprendizado mais atraente para os alunos e elevar o desempenho deles. “Estamos encontrando o caminho junto com os pais para oferecer um ensino de qualidade, mas temos muito trabalho pela frente ainda”, afirma com entusiasmo.

A Minerva Cachoeirana completou em fevereiro 141 anos e mantém suas atividades com a colaboração de sócios e amigos, além de parcerias com órgãos públicos e outras filarmônicas. A agenda da banda inclui concertos, festivais em outros municípios, cerimônias religiosas, desfiles cívicos e apresentações em entidades sociais da comunidade como o Lar de Idosos Aconchego.

Os interessados em apoiar a instituição e a Escola Alcides dos Santos podem entrar em contato através de mensagens para o presidente Roberto Franco, telefone: (71) 98830-9477.

Na página do Facebook Minerva Cachoeirana Os sons de Filarmônica desde 1878

No Instagram @minervacachoeirana