Corte de bolsas pela Capes atinge programas de pós-graduação da UESB


Edifício Sede da Capes, no Setor Bancário Norte.

A Uesb recebeu nessa quinta, 9, Ofício Circular da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no qual se informa que:

a Diretoria Executiva (DEX) da CAPES decidiu em reunião realizada em 3 de maio de 2019 recolher as bolsas e taxas escolares não utilizadas no último mês de abril concedidas no âmbito dos seguintes programas de fomento da CAPES:
a) Programa de Demanda Social (DS);
b) Programa de Excelência Acadêmica (PROEX);
c) Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (PROSUC);
d) Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP); e
e) Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES)

No âmbito da Uesb, a decisão da Capes atingiu o Programa de Demanda Social e o Programa Nacional de Pós-Doutorado. A decisão de “recolher as bolsas […] não utilizadas no último mês de abril” foi efetivada sem qualquer comunicado prévio às instituições. Com isso, alguns programas que se encontravam em processo de remanejamento de bolsas, em função de seus calendários próprios de defesas e de ingressos, tiveram recolhidas bolsas que são fundamentais para o desenvolvimento e fortalecimento de suas atividades acadêmicas.

No total, a Capes reteve 7 bolsas dos programas de pós-graduação da Uesb: 6 bolsas de mestrado (Demanda Social, R$1.500,00/mês) e 1 bolsa de pós-doutorado (PNPD, R$ 4.100,00/mês). Os programas mais diretamente atingidos foram os de Mestrado em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, Mestrado em Química e o de Mestrado e Doutorado em Zootecnia.

A Reitoria e a Pró-Reitoria de Pesquisa de Pesquisa e Pós-Graduação da Uesb informam que permanecerão em contato permanente com os fóruns representativos das Universidades Públicas Federais e Estaduais buscando, conjuntamente, articular formas de reverter a decisão da Capes que impacta negativamente no desenvolvimento da pesquisa, da tecnologia e da cultura no Brasil.

*Uesb.br