Novo chefe da Marinha diz que Brasil esteve com EUA em três guerras mundiais; cuma?


Frase foi dita durante a cerimônia de transmissão de cargo, na quarta-feira (9)

Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

O novo comandante da Marinha, Ilques Barbosa Junior, afirmou, na cerimônia de transmissão de cargo que ocorreu na última quarta-feira (9), que o Brasil esteve ao lado dos Estados Unidos em três guerras mundiais: a Primeira (1914-1918), a Segunda (1939-1945) e a terceira, que seria a Guerra Fria. No entanto, a Guerra Fria não é considerada por historiadores uma terceira Guerra Mundial. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

“Menciono a presença do representante do almirante John Richardson, chefe de operações navais da Marinha dos EUA, e do almirante Sean Buck, comandante da quarta esquadra e forças navais do comando do sul dos EUA. Estivemos juntos em três guerras mundiais e é a essa parceria que estamos dando continuidade”, disse em seu discurso de posse.

No final do evento, Barbosa explicou que se referia à Guerra Fria ao falar em “terceira guerra mundial”.

“Eu não disse isso. Eu disse do ponto de vista histórico. A história diz que nós passamos a 1ª Guerra Mundial (…) a Marinha participou em apoio aos aliados. Na 2ª Guerra Mundial, a Marinha do Brasil, o Exército brasileiro e a Força Aérea Brasileira, nós combatemos do lado dos aliados, em prol da democracia contra a tirania. E durante a Guerra Fria, nós estávamos de um lado”, concluiu o comandante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *