NOTA DE REPÚDIO


Eu, Nildma Ribeiro – vereadora do PCdoB de Vitória da Conquista, venho a público por meio desta nota, externar o meu total e irrestrito repúdio às declarações doentias do Prefeito Herzen Gusmão Pereira. Que ao se negar de investir na Policlínica assume o risco de tantas vidas que deixarão de ser salvas em função dos interesses da velha política.

Através de um áudio vazado, Herzen Pereira expõe que o sucesso da policlínica não o beneficiará politicamente, e sim aos seus adversários políticos, enfraquecendo-o nas eleições de 2020, e ignora a gigantesca importância deste equipamento pra consolidar Vitória da Conquista como uma região de saúde.

Herzen representa o mais velho e retrógrado da política, com suas práticas coronelistas. Desrespeita o controle social do SUS e desrespeitar o Conselho Municipal de Saúde é atentar contra a democracia, é o silenciamento da vontade popular.

A Policlínica Regional de Saúde representa um investimento de R$ 22,6 milhões em sua construção, e terá capacidade para atender a cerca de 650 mil usuários do SUS de 22 municípios; Além de contar com diversas especialidades médicas que são escassas na maioria das cidades de médio e pequeno porte.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é a maior conquista do povo brasileiro desde a redemocratização do país, encampado pela 8º Conferência Nacional de Saúde, em março de 1986 foi o estopim para Reforma Sanitária Brasileira (RSB), que redefiniu os paradigmas da atenção à saúde no Brasil na Constituição Federal de 1988, prevendo um SUS de caráter universal, integral, descentralizado e regionalizado; culminando alguns anos depois nas Leis Orgânicas da Saúde de nº 8.080 e nº 8.142 de 1990, nosso dever prioritário é defendê-lo.

É necessário compreender o recorte histórico e a complexidade do SUS, para podermos discutir de maneira acertada os problemas que Vitória da Conquista enfrenta. Precisamos nos debruçar sobre as práticas anti-povo, antidemocráticas e da traição cometida pelo atual chefe do executivo, Conquista merece mais.

Vitória da Conquista, 18 de dezembro de 2018.

Nildma Ribeiro
Vereadora do PCdoB
2ª Secretéria
Membro da Comissão de Defesa da Mulher