Morre Cadete ( 85 anos)


Uma das personalidades que mais retratou e colaborou com o progresso de Vitória da Conquista se despede. Aos 85 anos, Antônio Francisco da Costa Neto ou simplesmente Cadete, paraibano de Uiraúna, faleceu na noite desta sexta-feira (30).

Foto Anderson Oliveira

Casado com Dona Ozelina Fernandes Duarte desde 1956, Cadete é pai de quatro filhos: Clodovaldo, Clodoaldo, Clodomar e Clodege. Na imagem acima, registrada pelo BLOG DO ANDERSON na tarde do último dia 1º de junho na Churrascaria Los Pampas, Cadete estava junto de sua esposa e com o seu filho, o médico Clodoaldo Cadete Fernandes Costa.

 

O velório acontece na Loja Maçônica Fraternidade Conquistense e sepultamento o sepultamento será no Cemitério Parque da Cidade Real, às 16 horas do sábado (1).

Cadete revolucionou a fotografia em Vitória da Conquista, comunicativo e falando alto, ele mesmo pregava nos postes da cidade a propaganda do seu foto,  estava em todos os lugares da cidade, promoveu o concurso  ” o bebê mais bonito da cidade”  as pessoas votavam no mais bonito e a exposição desses que são senhores com mais de 50 e sessenta anos  hoje,  era feita na antiga loja de Addhemar Galvão, mais ou menos  onde é hoje a loja Ricardo Eletro da  praça Barão do Rio Branco.  Conversando comigo ele disse que infelizmente não anotou os nomes dessas crianças de outrora,  Há muito tempo não via cadete, mas sempre tivemos um respeito e uma admiração recíproca, por ocasião do cinquentenário da Loja maçônica  fraternidade conquistense ele me disse:   ” Você é o melhor jornalista dessa cidade, mas o melhor fotógrafo sou eu, portanto, não adianta fotografar, na manchete do jornal ” HOJE” você colocará a foto que eu vou tirar” . Quanto ao melhor jornalista, foi carinho dele, mas inegavelmente ele foi um dos melhores fotógrafos da cidade e coloquei sim a foto da manchete principal do jornal, a foto tirada por ele. Registro aqui também que  Cadete fez um jornal com o nome Conquista Regional, que homenageava os cinco “C”. os cadetes da família, foi por muito tempo também representante do jornal  ” A Tarde” em Vitória da Conquista.  Que Deus lhe coloque no lugar devido.