Nota de Esclarecimento- SINDISAÚDE/BA|


É lamentável que o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindisaúde-BA) não esteja bem informado sobre os investimentos do Governo do Estado na área de saúde, que entre 2015 e 2017, aplicou mais de R$ 15 bilhões em obras, serviços e recursos humanos, com a abertura de mais de 1.000 leitos em hospitais e maternidades, além da construção de quatro policlínicas regionais. Além disso, vem propagando informações falsas a respeito do fechamento de estruturais estaduais em Boquira e Caetité, que são bases operacionais do sistema de vigilância.

A vigilância à saúde no estado da Bahia é reconhecidamente uma das melhores do Brasil e do mundo, tendo demonstrado reiteradamente a capacidade de elaborar planos eficazes para o bloqueio de doenças, a exemplo da febre amarela, onde a Bahia ao possui nenhum caso nativo. Os nove Núcleos Regionais de Saúde (NRS) estão imbuídos de coordenar, planejar, supervisionar e apoiar os 417 municípios nas iniciativas de vigilância, por meio de cooperação técnica e financeira.

O aperfeiçoamento do sistema envolve, por vezes, o remanejamento de servidores e estruturas, como é o caso da Base Regional de Itapetinga que terá suas funções transferidas para Vitória da Conquista e Brumado, dentro do novo Plano Diretor de Regionalização (PDR) que está sendo conduzido no estado. O Governo do Estado valoriza e respeita o papel do servidor público e nenhuma ação será tomada de forma unilateral, sem diálogo, para encontrar a melhor alocação funcional para cada um desses servidores. Todos sabemos que a saúde se faz com gente e o maior patrimônio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) são seus servidores.
Secretaria da Sáude do estado da Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *