Exposição Navio Negreiro chega à Vitória da Conquista


As obras de Hansen Bahia inspiradas no épico poema de Castro Alves, sob a curadoria de Ayrson Heráclito, estarão expostas no Memorial Governador Regis Pacheco de 17 de fevereiro a 04 de março.

O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade vinculada à Fundação Pedro Calmon/Secult realiza a exposição Itinerante Navio Negreiro – Hansen Bahia e Castro Alves. Iniciada em Salvador, as obras do artista Hansen Bahia, já passaram por sete cidades da Bahia e chegam agora a Vitória da Conquista. A exposição Itinerante ficará aberta ao publico no Memorial Governador Regis Pacheco, localizado na Praça Tancredo Neves, 191, de 17 de fevereiro a 04 de março.

O diretor do CMB, Rafael Fontes, reforçou o trabalho do Hansen, “por que leva a gente a fazer uma reflexão sobre esse marco. A história precisa ser pensada e discutida nos dias de hoje. Por isso, a exposição itinerante levará para as cidades oficinas, debates e discussões sobre o que foi a escravidão”.

De acordo com o curador da exposição, Ayrson Heráclito, essa obra de Hansen Bahia é única, “porque ninguém nunca ilustrou um poema inteiro”. Inspiradas pelo poema, “O Navio Negreiro” de Castro Alves, Hansen Bahia descreve em imagens a violência contra os africanos subjugados como escravos trazidos nos porões dos navios. Será realizada nos dias 01 e 02 de março, durante a exposição, oficinas de Xilogravura ministrada pelo artista plástico Zimaldo Baptista Melo.

Autor das ilustrações de “O Navio Negreiro”, Hansen nasceu na Alemanha e naturalizou-se baiano. Ilustrador, escultor, pintor, escritor e professor são algumas das atividades que o artista exerceu durante a vida. Através de um testamento ele doou o acervo para a cidade de Cachoeira, local onde foi criada a Fundação Hansen Bahia.

Na exposição em Vitória da Conquista, o Centro de Memória da Bahia/Fundação Pedro Calmon (SECULT-BA) tem o apoio do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima (Diretoria de Espaços Culturais/SUDECULT/SECULT-BA) e da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Vitória da Conquista.

SERVIÇO:

QUANDO: Abertura 17 de fevereiro, às 19h/ Encerramento 04 de março.
ONDE: Casa Memorial Governador Regis Pacheco, localizado na Pça. Tancredo Neves, 191, Vitória da Conquista.
O QUE: Exposição Itinerante O Navio Negreiro – Hansen Bahia e Castro Alves e Oficina de Xilogravura, ministrada pelo artista plástico Zimaldo Baptista Melo. Turmas 01 de março (manhã e tarde) e 02 março (manhã) – inscrições no local.
MAIORES INFORMAÇÕES: 71 3117 6067 – cmb.fpc@fpc.ba.gov.br