NO MUNDO DA BOLA: A CORRIDA ESTÁ COMPLICADA


Tanto na série A, quanto na B as coisas estão difíceis para os times com atuações sem consistência, nem forças para superar as adversidades, tão pouco os adversários mais qualificados. Na série A, nosso foco de hoje, se observarmos a classificação a partir do décimo colocado, veremos que nenhum time está isento do rebaixamento.

O 10º colocado Goiás tem 33 pontos, 7 pontos acima do último colocado, Coritiba, com 26 pontos, isto é, faltam 13 pontos para se ver livre, porem nas últimas rodadas dessa segunda fase,o time goiano não tem obtido bons resultados e vem caindo de produção e, nesse meio de semana terá pela frente o Vitória que no barradão dita as regras do jogo, e embora esteja ainda na ZR, 17º colocado, com 27 pontos, caso vença poderá ultrapassar o Bahia, com o mesmo número de pontos do tricolor, 30, que irá enfrentar o Santos, na casa do adversário, se bem que o Bahia fora de seus domínios tem conseguido bons resultados.

Entre os dez últimos, a briga, no bem sentido, é boa, pois para permanecer na elite do futebol brasileiro, será necessário somar entre 45 e 47 pontos, no mínimo, mesmo assim com uma probabilidade de 11% de rebaixamento, somente 49 pontos terá zero por cento de risco. Então: Goiás, Figueirense, Flamengo, Atlético-PR, Bahia, Palmeiras, Chapecoense, Vitória, com 53%; Botafogo, 54%; Coritiba, 60% e Criciúma, 65% de probabilidade de rebaixamento, estão, como se diz na gíria do futebol, no Bico do Urubu. Olhando para a parte de cima da tabela, o Cruzeiro 56 pontos ganhos, continua disparado, com o melhor ataque, artilheiro da competição e, com 91% de probabilidade de ser o campeão, uma vez que o segundo colocado, Internacional 47 pontos, tem apenas 5% de probabilidade de conquista o título.

Na próxima rodada os desesperados estão se confrontando, Coritiba X Criciúma; Figueirense X Flamengo; Botafogo X Palmeiras, aí teremos uma rodada que a sabedoria do catingueiro diz: água morro abaixo e fogo morro acima, ninguém segura. Nessa reta final qualquer pontinho conquistado fora de casa é uma vitória.

De: Ubaldino Figueiredo