Coronavírus sofre mutações no Brasil e reforça necessidade de quarentena

Sequenciamento genético feito por cientistas brasileiros aponta que o novo coronavírus sofreu mutações desde que chegou ao país. Mutações reforçam a necessidade de medidas como a quarentena, o que vem sendo negado por Jair Bolsonaro sob a justificativa de que a covid-19 é apenas uma “gripezinha” (Foto: Reuters | Reprodução | Roberto Parizotti) De acordo … Leia Mais


Mapa do dia 26 5ª feira sobre o coronavírus

Bolsonaro defende isolamento vertical Governadores querem renda mínima 96% dos shoppings estão fechados Príncipe Charles é 1 dos infectados O Brasil amanhece nesta 5ª feira (26.mar.2020) com o governo federal e os Estados em conflito a respeito da propagação do coronavírus. O presidente da República segue defendendo o isolamento vertical, com o argumento de que … Leia Mais


Professor Cori sugere reabertura dos hospitais CUPE e São Geraldo

O vereador Professor Cori (PT) sugeriu a ativação dos hospitais CUPE (Clínica de Urgência e Emergência Infantil) e São Geraldo para ampliar a oferta de leitos, bem como a utilização do espaço do antigo aeroporto “Pedro Otacílio de Figueiredo” como Hospital Campanha durante o período de enfrentamento à pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). A solicitação, … Leia Mais



Bolsonaro levanta o tom contra governadores em entrevista à Record



Conheça medidas simples de prevenção ao covid-19


Cuidados podem evitar a transmissão

Saiba como o coronavírus se propaga

Entenda o que fazer se for infectado

Pessoas doentes usam máscaras para evitar contaminar as que estão saudáveisSérgio Lima/Poder360 – 11.mar.2020

O surto do novo coronavírus –declarado como pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde)– tem causado pânico mundial. Eventos em que muitas pessoas se reúnem estão sendo cancelados em todo o mundo. Empresas estão liberando seus colaboradores para trabalhar de casa. Escolas e universidade estão suspendendo as aulas.

Poder360 preparou 1 infográfico com medidas simples de prevenção ao vírus.

Poder360 preparou 1 infográfico reunindo todas essas informações. Você pode baixá-lo neste link (4 MB). Ele pode ser impresso no formato A4 ou A3 (como 1 poster).


Doação de usinas baianas vai gerar 260 mil litros de álcool 70% para sistema público de saúde


 

Foto: Agrovale


Doação de usinas baianas vai gerar 260 mil litros de álcool 70% para sistema público de saúde

O sistema público de saúde da Bahia vai receber, nos próximos dias, a doação de 190 mil litros de álcool à 96% de usinas sucroalcooleiras que operam no estado – 60 mil litros da Usina Santa Maria, 30 mil da Bahia Etanol e 100 mil na Agrovale. De acordo com o Governo do Estado, quando diluir para 70%, a Bahia terá 260 mil litros para distribuição, parte gel e parte líquido. As informações são da força tarefa formada pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e do Planejamento (Seplan), que busca apoio dos investidores privados para atender à crescente demanda por materiais médicos necessários ao combate do Covid-19.

“Esse esforço tem encontrado grande contribuição do setor privado, a exemplo do Grupo Boticário, Agrovale, Usina Santa Maria, Bahia Etanol, Petrobahia, Larco, Solar – Coca-Cola e SENAI/CIMATEC. Todas as medidas de combate à disseminação são bem-vindas e importantes. O governo está trabalhando de forma incansável para diminuir o avanço da doença”, afirma o vice-governador João Leão, secretário da SDE.

O secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, ressalta que o governador Rui Costa tem liderado uma ampla e ágil mobilização, decisiva para superação das dificuldades vividas  pela sociedade, para evitar que o coronavírus avance. “Fizemos este chamado para os empresários do setor sucroalcooleiro, para que possamos ampliar o estoque de álcool, que é um produto vital para fins de higienização. Então, temos que agradecer por esta valiosa contribuição, ressaltando que precisamos mesmo, cada vez mais, unir esforços para fazer este combate”, destaca.

Neste sábado (21), a Agrovale já enviou para Salvador o primeiro carregamento com 50 mil litros de álcool in natura. A empresa sucroalcooleira fica em Juazeiro, no norte baiano. De acordo com o diretor Financeiro e TI da usina, Guilherme Colaço Filho, na segunda etapa da doação, o álcool 70 já será enviado à capital baiana em forma de gel: “Estamos aguardando somente a autorização de produção dos órgãos responsáveis, que já está em curso. Acreditamos que já a partir da semana que vem as prefeituras de Juazeiro e Petrolina também recebam parte substancial da nossa contribuição”.

“Esses empreendimentos estão dando contribuição decisiva para a produção de álcool a 70%, gel e líquido, bem como inúmeras empresas do setor de materiais médicos e de confecções para a produção de máscaras, materiais descartáveis e enxovais para hospitais. Além disso, estamos envolvendo diversas cooperativas no interior e até o sistema prisional neste grande esforço humanitário”, reforçou Paulo Guimarães, superintendente de Atração de Investimentos da SDE.


Pelo menos 4 deputados e 3 senadores estão com coronavírus; saiba quais


Presidente do Senado está infectado

Nelsinho Trad internado em Brasília

Comitiva EUA: 23 com coronavírus

Da esq. para dir.: Davi Alcolumbre; Nelsinho Trad; Prisco Bezerra; Cezinha da Madureira; Daniel Freitas; Luis Tibé; e General GirãoSérgio Lima/Poder360, Câmara dos Deputados e Palácio do Planalto

Até agora, pelo menos 7 congressistas foram diagnosticados com o novo coronavírus, sendo 4 deputados e 3 senadores. Entre eles, está o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que anunciou teste positivo para a covid-19 na 4ª feira (18.mar.2020).

Eis os outros congressistas que também foram diagnosticados com o novo vírus:

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) foi o 1º congressista diagnosticado com coronavírus. Ele foi 1 dos integrantes da comitiva presidencial comandada por Jair Bolsonaro que foi aos Estados Unidos.

Trad está internado no hospital Sírio-Libanês em Brasília, segue sem complicações e seu estado de saúde é estável.

Não há registro de maiores complicações por parte dos outros congressistas que foram infectados. Davi Alcolumbre passou a madrugada de 5ª feira (19.mar) internado no mesmo hospital, Sírio-Libanês, em Brasília, mas recebeu alta na manhã do mesmo dia.

REPÚBLICA INFECTADA

Além de Trad, outras 23 pessoas que estavam na comitiva do presidente Jair Bolsonaro que foi aos Estados Unidos estão infectadas pelo novo coronavírus. O 1º caso foi o do secretário especial de Comunicação Social da Presidência da República, Fabio Wajngarten.


Brasil já tem 18 mortes por covid-19 e 1.128 casos confirmados


Taxa de mortalidade no país é de 1,6%

São Paulo é o Estado mais crítico

Paciente na sala de espera do Hospital Regional da Asa Norte usando máscara, em 14 de marçoSérgio Lima/Poder360-14.mar.2020

O Ministério da Saúde informou neste sábado (21.mar.2020) que o país tem 1.128 casos confirmados de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Ao todo, 18 mortes foram registradas em território nacional. A taxa de mortalidade até o momento é de 1,6%.

São Paulo é onde a situação está mais crítica: são 459 pessoas infectadas e 15 mortes confirmadas (3%).

O ministério afirma que nos próximos dias haverá uma escalada de confirmações da doença. Agora todos os laboratórios do Brasil podem fazer o teste de covid-19.

 

Considerando-se a contagem anterior do Ministério da Saúde, feita na 6ª feira (20.mar), o número de casos registrados aumentou 224 em 1 dia. Foram 7 mortes a mais.

Para evitar o contágio, é recomendado o distanciamento social. Ou seja, evitar aglomerações de pessoas em igrejas, escolas e eventos. Desde 6ª feira, o país inteiro já tem transmissão sustentada –quando não há identificação de origem do vírus.

Diversos governadores, como o de São Paulo, João Dória, decretaram quarentena em seus Estados. A partir da próxima 3ª feira (24.mar.2020), bares, restaurantes e cafés paulistas deverão fechar. Em meio a isso, o presidente Jair Bolsonaro assinou medida provisória e decreto que determina os serviços que não poderão parar em meio a crise.

O governo federal também busca apoio de outros países atingidos pelo coronavírus. O secretário-executivo do ministério, João Gabbardo dos Reis, citou que há tratativas com a China, Itália e Índia. “Essa é a orientação do ministro: se podermos ajudar alguém, vamos ajudar”, disse o secretário. De acordo com ele, o Brasil pode precisar de ajuda técnica e de equipamentos nas próximas semanas.

Poder360 preparou 1 infográfico com algumas recomendações para evitar o contágio de coronavírus. Eis abaixo:

 

 

Autores


Haddad relembra nota da Anvisa sobre eficácia não comprovada da “cura” anunciada por Bolsonaro


Em nota recente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária deixa claro que não há nenhuma comprovação de que o remédio que Jair Bolsonaro mandou o Exército produzir pode ser a cura para o coronavírus

“Diante das notícias sobre uso de medicamentos que contêm hidroxicloroquina e cloroquina para tratar a Covid-19, a Anvisa esclarece que não há estudos conclusivos que comprovam o uso desses medicamentos para o tratamento do novo coronavírus”, diz trecho da nota, publicada na última quinta-feira 19.

O produto ainda está em fase de testes e cientistas alertam para os efeitos colaterais provocados. Além disso, depois da disseminação de informações inconclusivas, a compra do produto nas farmácias aumentou. A pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo alerta que a medicação não pode ser comprada para prevenção e orienta quem fez a aquisição para que devolva à farmácia. 


Ministro de Minas e Energia está com coronavírus, afirma Bolsonaro


O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, está com coronavírus, segundo informou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (18). O presidente estava de máscara cirúrgica, assim como todos os ministros que o acompanharam.

> Coronavírus: prevenção, sintomas e o mapa atualizado da covid-19

Bento fez parte da comitiva presidencial que foi aos Estados Unidos e que contou com a presença do secretário de Comunicação da Presidência (Secom), Fábio Wajngarten, que voltou da viagem com covid-19. Das 20 autoridades que integraram a comitiva, 13 apresentaram teste positivo para o vírus.

O presidente Jair Bolsonaro, no entanto, vem negando que esteja com o vírus. No último domingo (15), inclusive, mesmo tento a orientação de se manter em quarentena, o presidente incentivou e participou de uma manifestação, posando para fotos com faixas que continham ataques ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal (STF) ao fundo, e tocando nas pessoas.

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno,  também anunciou nesta quarta que está infectado pelo coronavírus. Ele também integrava a comitiva presidencial que foi aos Estados Unidos. Assim como  o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), seu teste havia dado negativo na semana passada. Heleno tem 72 anos.

Veja a lista de pessoas que estiveram em contato com Bolsonaro nos EUA  e estão com coronavírus

  • Ministro de Estado de Minas e Energia, Bento Albuquerque
  • Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno
  • Senador Nelsinho Trad (PSD-MS)
  • Deputado Daniel Freitas (PSL-SC)
  • Robson Andrade, presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI)
  • Embaixador Nestor Forster
  • Secretário Especial de Comunicação Social, Fábio Wajngarten
  • Secretário Especial de Comunicação Social adjunto, Samy Liberman
  • Karina Kufa, advogada eleitoral de Bolsonaro
  • Sergio Lima, publicitário e membro do Aliança pelo Brasil
  • Francis Suárez, prefeito de Miami
  • Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Marcos  Troyjo
  • Quatro pessoas da equipe de apoio do GSI