Polícia prende suspeitos de matar líder regional do MST

Entre os acusados de matar o militante Fábio Santos estão um fazendeiro, um vaqueiro e um comerciante; polícia afirma que a defesa da reforma agrária foi a motivação Redação Foto: Divulgação/MST   Por meio da operação “Vaso Salomão”, deflagrada nas cidades de Vitória da Conquista e Nova Canaã, a Polícia Civil prendeu nessa quarta-feira (11) … Leia Mais


Lagoa Real: entregue à população novo Colégio Estadual Luís Prisco Viana

A população de Lagoa Real recebeu do Governo da Bahia na última sexta-feira (6) a nova sede do Colégio Estadual Luís Prisco Viana com oito salas de aula, biblioteca, cozinha, refeitório, área administrativa e ginásio de esportes. A entrega foi realizada pela secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro, que esteve acompanhado pelos deputados Waldenor Pereira … Leia Mais


Waldenor e Zé Raimundo entregam ambulância e equipamentos para Mortugaba

Durante a visita do governador Rui Costa à Vitória da Conquista, ontem (05), os deputados Waldenor Pereira, federal, e Zé Raimundo, estadual, entregaram à Prefeitura de Mortugaba uma ambulância do tipo Van para fortalecer o sistema de saúde municipal. O veículo custou R$ 150 mil e foi adquirido com recursos de emendas dos dois parlamentares. … Leia Mais


Lançamento da Fligê 2018 em Mucugê será dia 18 de julho

Desde 2016, o eixo da produção literária e cultural se desloca da capital baiana para a Chapada Diamantina através da Feira Literária de Mucugê (Fligê). A data, o tema e a programação da edição de 2018 já foram divulgados, mas outros detalhes serão apresentados pelo Coletivo Lavra à imprensa e convidados no dia 18 de … Leia Mais


Waldenor e Zé Raimundo entregam equipamentos para saúde e agricultura familiar de mais 13 municípios


Os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) entregaram novos equipamentos para apoiar 13 municípios nos serviços de saúde e no incentivo à agricultura familiar. Os equipamentos adquiridos com recursos de emenda parlamentar, por meio do Governo do Estado, via secretarias de Agricultura (Seagri) e Saúde (Sesab),foram entregues em ato do governador Rui Costa, realizado na hoje (05) à tarde, no Parque de Exposições de Salvador.

Foram sete tratores destinado associações de produtores rurais de Caculé, Dom Basílio, Ituaçu, Livramento de Nossa Senhora e Planalto, Vitória da Conquista e Guajeru. Mais três ambulâncias destinadas aos municípios de Lagoa Real e Palmas de Monte Alto e Livramento de Nossa Senhora. Também para a área de saúde os deputados entregaram equipamentos de Raio X para: Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Rio de Contas e Tanque Novo; além de Sala de Estabilização para o município de Mirante.

Somados aos equipamentos entregues na terça-feira (03), em ato do governador em Vitória da Conquista, contemplando diversos municípios do Sudoeste, os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo destinaram nestes dois últimos dias dezoito tratores, oito ambulâncias e mais de uma dezena de equipamentos e de saúde, além de uma retroescavadeira, um caminhão frigorífico,nove caminhões Baú carga seca e um automóvel. No total, trinta e dois municípios da região sudoeste e adjacências, foram beneficiados.


Lançamento de documentário marca 20 anos do curso de Jornalismo


O curso de Comunicação Social e Jornalismo da Uesb está comemorando 20 anos de funcionamento. A graduação foi implantada no campus de Vitória da Conquista em 1998 e forma profissionais que atuam no município, na região e em outros estados do país.

Para marcar a data, o Colegiado do curso realizou o documentário “20 anos do Curso de Comunicação/Jornalismo – formação e profissionalização no interior da Bahia”, que conta uma parte da história da graduação e sua influência no desenvolvimento da Comunicação e do Jornalismo para Conquista e todo o estado; a importância do curso para os professores e estudantes; e o impacto na profissionalização da área de Comunicação.  (mais…)


Barragem do Rio Colônia será inaugurada nesta quarta-feira


Nesta quarta-feira (dia 4), será inaugurada a Barragem do Rio Colônia. O ato será realizado, às 9h, na localidade de Estiva de Cima, município de Itapé, sul do estado, com a presença do governador Rui Costa. A obra executada pelo Governo do Estado é resultado de um investimento de R$ 111 milhões e vai consolidar e regularizar a segurança hídrica em cidades como Itabuna, Itapé, Uruçuca e toda a região, proporcionando mais qualidade na água que será ofertada à população.

Após a entrega do equipamento, o governador visitará a Escola Municipal Precioso Sabino Pinto, no bairro Luiz Viana Filho. Em seguida, se desloca para a Praça Fenelon Santos, no Centro da cidade, onde serão assinadas ordens de serviço para início das obras de ampliação do Sistema de Produção e melhorias na Estação de Tratamento de Água do Sistema de Abastecimento e de restauração da Pavimentação na Rodovia BA 120 (trecho Entroncamento BR-415/ Itapé e Rua das Flores). (mais…)


Dois de Julho reúne milhares de baianos e retoma tradição


Além dos personagens históricos que marcaram o Dois de Julho, neste ano para embelezar ainda mais o desfile e dar força a seleção, as fachadas das casas receberam as cores verde e amarelo

Reprodução: Camila Souza/GOVBA
Reprodução: Camila Souza/GOVBA

 

Da Lapinha ao Campo Grande, por onde se olhava encontrava enfeites nas fachadas das casas. Com o tema ‘Luta pela Paz’, nesta segunda, Dois de Julho, Salvador resgatou a tradição de uma das datas mais marcantes do estado.

Milhares de baianos participaram do desfile, puxados pelo Caboclo e Cabocla. Ao som de música percussiva, samba e som de quadrilha junina, a multidão percorreu as ruas do centro da cidade misturando a alegria da data com a torcida pela seleção brasileira que disputou a vaga nas quartas da Copa do Mundo.

Por conta do jogo, o desfile do Dois de Julho foi adiantado, mas nem isso tirou a animação de figuras acordaram mais cedo para conferir a festa, como a vendedora ambulante Raimunda Anunciação, 53 anos, que há 37 participa da festa fantasiada de Maria Quitéria. “Eu me identifico muito com a história dela. Fugiu de casa para lutar. Ela venceu a guerra e eu encaro uma batalha todos os dias para criar minhas três filhas”, disse. (mais…)


Lídice não quer o DEM; tampouco Aleluia!


A direita baiana é surpreendente, ao invés de se preocupar com seus quadros, resolve escolher que deve ser candidato na chapa contrária,  veja abaixo o desespero do deputado Aleluia, defendendo a candidatura de Lídice da Mata.  ” Só na Bahia”

‘Desrespeito à esquerda’, diz Aleluia sobre exclusão de Lídice

Presidente do DEM na Bahia disse ainda ao bahia.ba que o “PT destruiu a esquerda no Brasil”

Matheus Morais
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

O presidente do Democratas na Bahia, o deputado federal José Carlos Aleluia, criticou a exclusão da senadora Lídice da Mata (PSB) da chapa majoritária pelo governador Rui Costa (PT).

Para o parlamentar, tirar Lídice da disputa pela reeleição ao Senado, é um “desrespeito à verdadeira esquerda baiana”.

“O fisiologismo venceu e isso causa um trauma nas esquerdas da Bahia. Isso vai ter consequências sérias, já está tendo, na verdade. A Lídice tem o eleitorado dela, que tem o pensamento respeitado. O PT acabou com a esquerda no Brasil e está acabando com a esquerda na Bahia”, disse ao bahia.ba.

Sobre o pré-candidato do Democratas ao governo do estado, José Ronaldo, Aleluia acredita que ele vai crescer nas próximas pesquisas.

“Não tenho dúvida do crescimento dele. Vai surpreender muita gente. O importante não é passar o governador agora, é passar o governador no dia da eleição”, concluiu.


UESB participa de ação para recuperar mata ciliar do Rio Catolé




     Há mais de dois anos, a Uesb, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), integra o projeto multinstitucional e multisocial “Todas as Cores pelo Rio Catolé Grande”, criado pelo Ministério Público da Bahia (MPBA). Esse projeto, entre outras coisas, vem trabalhando para que as matas ciliares e as áreas de preservação permanentes do Rio, que foram degradadas, especialmente as nascentes, sejam restauradas.

Nesse sentido, desde o início do projeto, professores dos cursos de Engenharia Florestal e Agronomia da Universidade conduzem e colaboram com discussões técnicas que visam a conscientização do uso da água e do respeito com a vegetação. “A Uesb esteve presente em todos os momentos, opinando sempre tecnicamente sobre os conceitos de restauração florestal, estabelecendo critérios técnicos e deixando tanto os produtores rurais quanto outros atores sociais conscientes das ações que estavam sendo acordadas”, afirmou o professor Dalton Longue, que integra o projeto.

A mais recente ação foi assinatura do Termo Coletivo de Prestação de Serviços Ambientais, que visa promover a regularização ambiental de propriedades rurais locais localizadas às margens do Rio. O documento foi construído pelo MPBA, por meio das Promotorias de Justiça de Barra do Choça e de Justiça Regional Ambiental de Vitória da Conquista, e, contou com a participação da Uesb, do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e do Município de Barra do Choça. O documento foi assinado por 74 produtores de Barra do Choça, um dos sete municípios cortados pelo Rio Catolé Grande, em um encontro que aconteceu no Fórum da cidade na última semana. Leia na íntegra


Noite de São João com sucesso de público nos ‘arraiás’ dos bairros em Eunápolis


O tradicional São João dos Bairros realizado pela Prefeitura de Eunápolis foi a grande opção de lazer da cidade na noite de São João neste sábado, 23/06. Os ‘arraiás’ dos bairros Pequi, Juca Rosa, Rosa Neto e distritos de Colônia, Mundo Novo e Gabiarra, foram sucesso de público. Com grandes bandas regionais de forró e arrocha, o tradicional festejo contou também com a presença do prefeito Robério Oliveira.

Acompanhado pela primeira dama de Eunápolis e prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira; e os vereadores Dudu Oliveira e Xinha, a comitiva do prefeito visitou os ‘arraiás’ de Mundo Novo, Juca Rosa e Pequi sendo recebidos com grande carinho pela população que curtia atrações como Kaio Oliveira (Juca Rosa), Kcá dos Teclados (Mundo Novo) e Cheiro de Forró (Pequi), em clima de grande alegria e integração.

“Nossa noite de São João tinha que ser em Eunápolis, pois realizamos um evento de qualidade para oferecer lazer e cultura a todas as famílias eunapolitanas, e a minha não podia ficar de fora. Vinha acompanhando o sucesso do São João dos Bairros desde seu início, e hoje viemos ver de perto e sentir essa energia tão boa. Quero agradecer a todos pelo carinho com que fomos recebidos e parabenizar pela festa linda que cada bairro fez nesses dias de São João”, concluiu o prefeito Robério.