Militantes anti-Lula são presos com arma em Salvador

Manifestantes anti-Lula atiraram para o alto durante a passagem da van do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por Salvador até o metrô da capital baiana; Adjalbas Pereira, que se identificou como policial militar, foi detido pela Policia Militar baiana; ele e outros cinco manifestantes discutiram com petistas no metrô de Salvador Cinco militantes anti-Lula … Leia Mais



Vice-prefeito de Urandi morre após acidente de carro

O carro em que Valmir do Posto (PDT) estava colidiu frontalmente contra outro, em um trecho próximo ao município mineiro de Monte Carlos Redação Foto: Montagem/Bahia.ba   O vice-prefeito de Urandi, cidade no oeste da Bahia, Valmir da Costa Dantas (PDT), conhecido como Valmir do Posto, morreu, na manha desta terça-feira (15),  após o carro em … Leia Mais


Rui atende professores e anuncia concurso com 3,4 mil vagas

Em reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), nesta segunda-feira (14), na Governadoria, o governador Rui Costa anunciou detalhes sobre concurso público para contratação de 2.796 professores e 664 coordenadores pedagógicos. As vagas do certame serão municipalizadas e distribuídas por 365 cidades baianas. O Governo do Estado também aumentou para 70% … Leia Mais


Agente da Transalvador manda cidadão tomar na bunda; veja

Vídeo gravado neste sábado (12) mostra agente da Transalvador agredindo verbalmente um transeunte que reclamava de posicionamento dos cones em uma via do Jardim de Alah. Segundo o homem que aparece no vídeo – e não é identificado – não tinha espaço para passar no passeio. No registro, o cidadão questiona o funcionário da Transalvador, … Leia Mais


Prefeitura de Ubaitaba instala lixeiras e novas placas de sinalização na cidade


Os pequenos detalhes fazem a diferença. A Prefeitura de Ubaitaba, através da Secretarias de Administração e  Infraestrutura,  instalou lixeiras na Praça 27 de Julho e está sinalizando todas as vias públicas do município.

O cuidado com a limpeza e com o transito é necessário, pois contribui e muito para a organização da cidade. A  sinalização é muito importante pois organiza o tráfego de veículos e permitirá ações posteriores de ordenamento do transito que é uma reivindicação antiga da população local, sobretudo dos comerciantes. Além disso, a organização e limpeza da cidade ajuda a manter uma ambiente mais agradável para todos e para o comércio, já que Ubaitaba recebe milhares de visitantes para fazer compras por ser um polo comercial.

São esses pequenos detalhes, de cuidado com o município, que tem dado destaque a atual gestão da prefeita Suka Carneiro. Na atualidade é possível notar uma cidade com ruas mais limpas e varridas, bem iluminada, mais sinalizada, com  quebra-molas padrão  e agora, com lixeiras públicas.  Cabe também aos moradores  essa missão: Cuidar da  cidade!  Jogando o lixo no lixo, obedecendo  as placas de sinalização, entre outras atitudes que nos tornarão nosso cantinho ainda melhor para se viver.


Seis trabalhadores rurais quilombolas são assassinados dentro de casa na Chapada


Seis trabalhadores rurais quilombolas são assassinados dentro de casa na Chapada

Território Quilombola de Iúna | Foto: Divulgação/ Incra

Seis trabalhadores rurais foram assassinados no domingo (6), no Território Quilombola de Iúna, no município de Lençóis, região da Chapada Diamantina. As informações foram divulgadas nesta terça (8) pela Superintendência Regional do Incra/BA. Em nota, o órgão lamentou os homicídios. As vítimas foram identificadas como Adeilton Brito de Souza, Gildásio Bispo das Neves, Amauri Pereira Silva, Valdir Pereira Silva, Marcos Pereira Silva e Cosme Rosário da Conceição. Segundo informações da polícia, as mortes possuem ligação. Quatro das vítimas foram assassinadas em uma casa, e as outras duas em uma segunda residência. Ainda segundo a corporação, algumas pessoas já foram ouvidas. Entretanto, novos detalhes não foram divulgados para não prejudicar as investigações. Segundo o Incra, os crimes foram comunicados na segunda (7) à Delegacia Agrária. A Secretaria Estadual da Casa Civil será oficiada. Ainda segundo o órgão, a delegada agrária, Giovanna Bomfim, e o representante da Ouvidoria Regional Agrária do Incra/BA, estarão em Lençóis a partir do próximo dia 14 de agosto, para acompanhar as investigações. Com estes assassinatos, chega a oito o número de trabalhadores rurais quilombolas mortos em menos de um mês na Bahia; o sétimo, na comunidade Iúna. No último dia 16 julho, Lindomar Fernandes Martins foi assassinado a tiros. Ainda em julho, o presidente da Associação de Trabalhadores Rurais da comunidade quilombola Jiboia, José Raimundo Mota de Souza Junior, também foi morto (relembre).


Manifestantes dão ovada em Neto e Dória: ‘Absurdo’, diz prefeito; vídeo


/
Foto: Alexandre Galvão/ bahia.ba
Foto: Alexandre Galvão/ bahia.ba

 

Os manifestantes que se posicionaram na entrada da Câmara Municipal de Salvador para “saudar” o prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), homenageado com o título de Cidadão Soteropolitano, na noite desta segunda-feira (7), agrediram o tucano e sua comitiva, inclusive o gestor da capital baiana, ACM Neto (DEM).

Além de palavrões e palavras de ordem, foram atirados ovos contra os políticos, que precisaram de reforço na segurança e apoio de assessores com guarda-chuvas. Em entrevista ao bahia.ba, Neto chamou o ato de “absurdo” e acusou o governador Rui Costa, que criticou a concessão da honraria, de patrocinar o ato.

“Vejo ali meia-dúzia de pessoas da CUT, do PT, e de sindicatos fazendo isso. Lamentável porque, quando eles fazem os seus eventos, ninguém parte para esse tipo de tentativa de agressão ou de ofensa física, inclusive. Isso é contra a democracia, mas é fruto também do desespero de quem está vendo o poder se esvair. A esse tipo de coisa vai ser dada a resposta ano que vem, nas eleições. E o governador, que é o patrocinador dessa história, devia ter cuidado, porque a democracia tem que prevalecer. Esse tipo de coisa é condenável”, lamentou.

Após o primeiro ataque, novos ovos foram arremessados pelos protestantes e o democrata precisou retornar ao Palácio Thomé de Souza para trocar de roupa.

“A gente permitiu a manifestação. Eu podia ter tirado, ter usado a Guarda Municipal para tirar a manifestação. Recomendei que a Guarda permanecesse à distância para garantir a manifestação, agora jogar ovo não é coisa de gente decente”, criticou o prefeito.

Confira:


“A Bahia não ficará de joelhos”, diz Rui sobre boicotes de verbas


“Quem acha que vai colocar a Bahia e os baianos de joelho, não vai não. A Bahia é maior que isso, a Bahia é grande”, disse Rui, mandando recado para os políticos que querem boicotar verbas federais para o estado.
“Nós continuaremos a investir na Bahia e continuaremos a ser um dos poucos estados brasileiros que mais têm investindo durante essa crise econômica”, disse Rui, em entrevista ao vivo para emissoras de rádios baianas, nesta segunda-feira (7), na Governadoria.

Reforma política

O governador defendeu como prioridade absoluta a reforma política do país. “A prioridade absoluta, na minha opinião, é a aprovação de uma reforma política e nova forma de financiamento das campanhas políticas. Pior do que ficar lamentando os erros do passado, é permitir que eles continuem se repetindo”, afirmou o governador. (mais…)


Advogado diz que TJ-BA é ‘podre’ e não tem ‘10% de juiz honesto’


Felisberto Córdova já tinha acusado desembargador do TJ-SC de pedir propina para julgar a favor de ação

Redação
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

 

Depois de acusar um desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) de pedir propina, o advogado Felisberto Córdova criticou, nesta sexta-feira (4), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

“Nós conhecemos os tribunais, como o da Bahia, que são podres inteiramente. Talvez, não tenha 10% de juiz honesto lá dentro”, atacou, em entrevista à Rádio CBN Diário.

Na última quinta-feira (3), o advogado já tinha dito que o desembargador Eduardo Gallo cobrou propina de R$ 700 mil para julgar favoravelmente uma ação na 1ª Câmara de Direito Civil, em Florianópolis. A causa em questão envolvia um valor na ordem R$ 35 milhões.

Por meio de nota, a Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) repudiou a declaração do advogado. “Faz comparações abstratas com o Tribunal de Justiça da Bahia e generaliza agressões, de forma gratuita, aos magistrados baianos. Sua afirmação tentar apontar superioridade ética e profissional dos juízes catarinenses contra os baianos, e mostra, de forma desrespeitosa, atitude preconceituosa não apenas contra o Judiciário do nosso estado mas a toda a população da Bahia”, afirmou a entidade.

(mais…)


É proibido filmar?


 “Vamos, sua vagabunda, passe o celular!”. Incorporada ao cotidiano das vítimas de assaltos, essa frase já não causa estranhamento, exceto por um detalhe: foi dita por um policial militar. Era por volta das 17h do dia 21 de julho, quando três policiais invadiram uma casa no bairro do Alecrim, na cidade de Milagres (sudoeste da Bahia), em busca de Y.S., de 15 anos. A adolescente foi agredida com socos e tentativa de estrangulamento, depois que o policial que comandava uma ação deduziu estar sento filmado. A denúncia recebida pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI) reforça uma antiga preocupação da entidade e reacende a discussão sobre o direito ao acesso à informação de interesse público e à liberdade de expressão. Afinal, é crime registrar a atuação policial? Qualquer pessoa pode filmar em via pública, mesmo não sendo um jornalista? A repetição das violações que agentes policiais do Estado têm praticado, especialmente contra profissionais de comunicação, foram alvo da ABI em junho de 2013, quando a associação cobrou das autoridades apuração rigorosa dos sucessivos casos de abuso durante a cobertura das manifestações. Em 2015, chegou à ABI a denúncia de Marivaldo Filho, repórter do site Bocão News agredido por fotografar uma abordagem. Assim como o jornalista, a mãe da garota do caso de Milagres também postou no Facebook o desabafo. O texto dela traz um combo assustador, que envolve acusações de abuso de autoridade com agressão, invasão de domicílio, violação de privacidade, violência contra a mulher e contra adolescente, além de injúria racial. “Deu murro nela, enforcou e ainda chamou de vagabunda”, disse Veronica Pereira, sem esconder a tristeza. Ela ainda explicou que se tratava de uma menor, na tentativa de fazê-lo parar. Mas foi agredida também. “Não consigo tirar da cabeça. Fico vendo minha mãe toda machucada, sem poder fazer nada”, disse Y.S.. Desesperada, a professora de jardinagem e horticultura retrucou que conhecia os seus direitos. “Que direitos você tem, sua preta? Eu vou te dar seus direitos”, teria respondido o PM. Além de levar uma surra, foi humilhada verbalmente e ameaçada. “Você não imagina como a gente está sofrendo. Ser tratada mal, apanhar, quando tem tanto bandido por aí”, lamentou. Segundo ela, que ainda amamenta seu bebê de um ano, a família foi mantida sob o poder dos policiais, enquanto as duas sofriam agressões presenciadas por sua mãe, uma senhora hipertensa e diabética de 69 anos, e seu filho de 14. O policial apontado como autor da agressão é o Capitão Gutemberg, da 3ª CIA do 11º BPM (Itaberaba), que realizava patrulhamento no bairro. Ele avistou Y.S. na porta de casa com um celular na mão e se irritou com a possibilidade de ter registrada sua abordagem a jovens que jogavam bola na quadra de esportes. Mandou a adolescente digitar a senha para desbloquear o aparelho. Vasculhou todo o conteúdo, inclusive mensagens do WhatsApp. O policial constatou, no entanto, que não havia gravação. Um morador de Milagres que não quis se identificar disse que “o policial é violento e não quer ser filmado porque comete abusos”. Em um vídeo divulgado na internet (assista aqui), o policial aparece dando socos em outra menina, de 14 anos, durante a comemoração da vitória do atual prefeito da cidade. (mais…)


Rui leva ao Ministério dos Transportes entendimento com embaixador da China sobre Fiol e Ponte Salvador-Itaparica


Além do encontro com a presidente do Supremo Tribunal Federal, a ministra Carmen Lúcia, nesta quinta-feira (3), em Brasília, o governador Rui Costa foi ao Ministério dos Transportes. Na ocasião, Rui levou ao ministro Maurício Quintela o entendimento firmado com o embaixador da China, Li Jinzhang, sobre a inclusão da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) e da Ponte Salvador-Itaparica como prioridades do país no Fundo Brasil-China. Rui e o embaixador se reuniram no último dia 26 de julho em Brasília.

Este fundo é um acordo de cooperação entre as duas nações e os investimentos podem chegar a US$20 bilhões. A Bahia trabalha para que um volume grande de recursos seja aplicado no estado. As conversas estão adiantadas para assinar memorando de entendimento com investidores chineses em setembro durante viagem do governador à China. O ministro Maurício Quintela manifestou concordância sobre o assunto.

“A Fiol é o principal projeto de infraestrutura no estado e a nós interessa que aconteça o mais rápido possível. Estamos abertos a receber o ativo e tocar o processo de concessão, ou ser atores pra ajudar o Governo Federal nesta empreitada tão importante para os baianos”, disse Rui ao ministro. Quintela também estará na China em setembro e afirmou: “as coisas estão caminhando e podem contar conosco”. (mais…)