Mirante: Waldenor e Zé Raimundo participam da 2ª Feira de Agricultura Familiar e anunciam construção de Centro de Comercialização de Animais

Os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) estiveram presentes na 2ª Feira de Agricultura Familiar do município de Mirante, realizada neste fim de semana. O evento reuniu produtores, cooperativas, organizações de associações vinculadas à produção de artesanatos, frutas, doces e outros produtos artesanais produzidos no município. A feira promoveu também a exposição de … Leia Mais



Povo baiano homenageia heróis da independência no 2 de Julho

Desde 1824, a conquista da liberdade, no 2 de Julho, é comemorada pelo povo baiano com o desfile que sai da Lapinha até o Campo Grande, em Salvador. Os carros do caboclo e da cabocla são cortejados por milhares de pessoas, que celebram a expulsão dos últimos portugueses do Brasil. Este ano, o secretário estadual … Leia Mais


Waldenor e Zé Raimundo entregam mais caminhões basculantes e retroescavadeiras

  Mais cinco equipamentos adquiridos com recursos de emenda parlamentar dos deputados Waldenor Pereira (federal ) e Zé Raimundo (estadual) foram liberadas hoje (27) pelo Governo do Estado: três caminhões basculantes para os municípios de Livramento de Nossa Senhora, Ribeirão do Largo e Caetanos, e duas retroescavadeiras para Macaúbas e Tanque Novo. As máquinas custaram … Leia Mais



Greve é concluída na UESB e professores cobram novo termo de acordo


A greve na Universidade Estadual da Bahia (UESB) foi encerrada. A decisão foi tomada pela assembleia da categoria, realizada no dia 12 de junho. Os docentes avaliaram que a greve, iniciada há mais de 60 dias, deve ser finalizada, mas discordaram do termo de acordo enviado pelo governo na noite do dia 11 de junho, pois possui divergências em relação ao que foi combinado anteriormente. Os professores estarão à disposição da Universidade a partir da quinta-feira (17). Assembleia indicou o retorno às aulas na segunda-feira (17). Caberá ao Conselho Superior e Reitoria da UESB definir o novo calendário acadêmico.

“O termo de acordo enviado pelo governo ontem à noite não espelha aquilo que foi firmado entre o movimento docente e o governo nas últimas reuniões. A proposta de termo de acordo tem mais elementos prejudiciais ao movimento docente, daí o encaminhamento de fechar um termo de acordo tendo a ata aprovada na reunião do dia 10 como referência para o termo de acordo, que foi uma exigência da categoria”, conta o vice-presidente da Associação dos Docentes da UESB (ADUSB), Alexandre Galvão.

Professores e estudantes das Universidades Estaduais da Bahia acamparam de 4 a 6 de junho na Secretaria de Educação, em Salvador, para cobrar avanços na negociação. Como fruto da mobilização, uma série de reuniões foram realizadas com o governo Rui Costa. No dia 10 de junho, uma ata foi aprovada com os pontos em que foi possível chegar a um entendimento. O movimento docente apontou a necessidade de um termo de acordo a ser apreciado em assembleia, responsável por definir os rumos do movimento. Contudo, o documento enviado pelo governo foi considerado problemático pela categoria. O termo não estabelece prazos para que o governo cumpra com sua parte no acordo, a não ser a abertura da mesa de negociação. Além disso, impõe que o movimento não faça reivindicações até 2020, a “cláusula da mordaça”. (mais…)


Lideranças de Cândido Sales defendem pleitos para educação, esportes, oferta de água e agricultura familiar


Comitiva de Cândido Sales – formada pelos vereadores Arnaldo Ferraz e Edvaldo Santos, o ex-prefeito Jailmilton Aciole e o assessor Natalino Ferraz- esteve em Salvador, segunda-feira (3), cumprindo agenda de audiências nas secretarias estaduais para defender importantes pleitos do município visando à melhorias na educação, esportes, oferta de água e agricultura familiar. A delegação esteve acompanhada do deputado estadual Zé Raimundo (PT), que atua na defesa de demandas do município, em parceria com o deputado federal Waldenor Pereira.
Na Secretaria Estadual da Educação, as lideranças de Cândido Sales foram atendidas pelo secretário Jerônimo Rodrigues, o chefe de Gabinete, César Lisboa e superintendentes, quando reivindicaram a construção de quadras poliesportivas nos colégios estaduais da sede e nos povoados. Além disso, solicitaram a instalação de cursos profissionalizantes nos colégios para apoiar a inserção dos jovens no mercado de trabalho.
Com a superintendente da Embasa, Poliana Carvalho (Operações Região Sul) , o grupo de Cândido Sales e o deputado Zé Raimundo pleitearam extensão de rede de água nos distritos de Barra do Furado, Possidônio e Lagoa Nova, além de estudo para preservação do Rio Pardo. Enquanto na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), se reuniram com o chefe de gabinete, Jeandro Ribeiro, em busca de alternativas e projetos para fortalecer a agricultura familiar local, especialmente a mandiocultura.


Guajeru: Salas de Parto Normal, de Estabilização e de Raio X serão implantadas no CS


Fotos: Divulgação | PMG

Em agenda na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, nesta segunda-feira (3), acompanhado dos deputados Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) e José Raimundo Fontes (PT), e o prefeito Gilmar Rocha Cangussu, buscaram melhorias para o Município de Guajeru junto ao secretário Fábio Vilas Boas Pinto. “O secretário e os deputados assumiram o compromisso de implantar no Município uma Sala de Parto Normal, Sala de Estabilização e Sala de Raio X.

Na oportunidade os deputados também anunciaram a liberação de Emendas Parlamentares na ordem de R$ 800 mil para custeio da saúde e R$ 210 mil para aquisição de uma ambulância e mais equipamentos”, diz o prefeito Gil Rocha que estava ainda ao lado de sua secretária municipal de Saúde, Érica Leal, da coordenadora da Atenção Básica, Ediene Coutinho e da coordenadora do Centro de Saúde MonsMonsenhor Waldemar, Gardênia Ataíde.

 

“Os investimentos na saúde em nosso município têm sido importantes, o nosso Centro de Saúde Monsenhor Waldemar hoje totalmente transformado com novos equipamentos, e agora com mais essas três salas [Parto Normal, Estabilização, Raio X], irão garantir melhor assistência a nossa população. Agradecemos os nossos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, o nosso governador Rui Costa e a SESAB, através do nosso secretário doutor Fábio Villas Boas pelo importante apoio para a melhoria da assistência à saúde em nosso município de Guajeru”declarou o prefeito Gil Rocha.


Professores da Uesb permanecem em greve e aprovam contraproposta ao governo


Reunidos em assembleia, no campus de Vitória da Conquista, professores da Uesb aprovaram uma nova contraproposta dos docentes. Mesmo com dois meses de salários cortados, a categoria decidiu permanecer em luta e continuar em greve. Dentre as reivindicações estão o compromisso político do governo de não alterar o Estatuto do Magistério Superior sem o consentimento dos professores, fluxo de atendimento dos direitos trabalhistas até o fim de 2019, repasse integral do orçamento das Universidades e 5,9% de reajuste no salário base. O movimento grevista cobra que o governo se reúna e discuta o documento o quanto antes.

“A greve dos docentes já é vitoriosa, pois ao longo dos últimos 4 anos, nenhuma outra categoria se dispôs a fazer um enfrentamento mais duro ao governo Rui Costa contra o arrocho salarial. O governo tem priorizado a promoção da sua própria imagem, enquanto corta recursos das universidades e faz caixa à custa dos servidores públicos, avaliou Soraya Adorno, presidente da Adusb”.

No dia 26 de maio, o Fórum das AD’s esteve reunido com mediadores do governo e reitores para negociar as reivindicações da categoria. Foi solicitado ao movimento que novamente fizesse um exercício para o estabelecimento de condições que possibilitasse o estabelecimento de condições para a saída da greve. Os Comandos de Greve das quatro Associações Docentes (Adusb, Adusc, Aduneb e Adufs) avaliaram que é importante dar mais um passo no sentido da negociação e decidiram por construir uma minuta de contraproposta a ser avaliada pelas assembleias.

As reivindicações que serão discutidas em greve

Compromisso do governo de não alterar o Estatuto do Magistério Superior sem acordo com o movimento docente.

Revogação de parte da lei 14.039/2018, que amplia de 8h para 12h a carga horária mínima em sala de aula para docentes em regime de dedicação exclusiva.

Garantia do fluxo de promoções, progressões, mudanças de regime de trabalho durante o ano de 2019. Pagamento de adicional de insalubridade e tempo de serviço, conforme previsto em lei. (mais…)


Operação da PF contra desvios de verba do Ministério da Integração Nacional cumpre mandados no sudoeste da Bahia


Ao todo, ação cumpre 11 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de medidas cautelares diversas da prisão e 12 mandados de intimação.

Operação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira — Foto: Divulgação/Polícia Federal

Operação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira — Foto: Divulgação/Polícia Federal

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (30), em Vitória da Conquista e Itambé, no sudoeste da Bahia, uma operação da Polícia Federal que visa combater crimes de desvio de recursos públicos do Ministério da Integração Nacional na cidade de Itambé.

Segundo a PF, cerca de 25 policiais e quatro auditores da Controladoria Geral da União cumprem 11 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de medidas cautelares diversas da prisão e 12 mandados de intimação.

A operação decorre de uma investigação iniciada em 2017 sobre as atividades de uma empresa da região que, em conluio com o poder público municipal, venceu licitações para realizar obras de calçamento da cidade, desviando os recursos públicos obtidos, porém sem concluir as obras contratadas ou executando-as parcialmente.

Ao longo das investigações, foi apurado que essa empresa servia apenas de “fachada” e que, na verdade, não havia concorrência nenhuma na licitação.

Entre os anos de 2014 e 2015, a organização criminosa obteve contratos públicos, dos quais R$ 1.270.411,42 teriam sido desviados ou utilizados de forma indevida.

O nome da operação, PEDRA AFIADA é uma dupla referência ao material utilizado para as obras – paralelepípedo – e representa também o significado de Itambé na língua Tupi.


Vereadores de Malhada reivindicam apoio para a agricultura familiar e esporte


Em mais uma segunda-feira de extensa agenda em Salvador, os deputados Zé Raimundo (estadual) e Waldenor (federal) participaram de visitas e reuniões em vários órgãos estaduais, defendendo demandas, apresentando e viabilizando reivindicações da comitiva de Malhada, composta pelos vereadores Juliene Nunes, Rafael Rodrigues e Cristiano Magno Farias. Eles visitaram a Superintendência de Agricultura Familar (Suaf), a Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Companhia da Ação Regional (CAR/SDR), a Companhia de Engenharia Ambiental (CERB) e a Superintendência de Desportos (Sudesb).

A maioria dos pleitos apresentados pelos edis é voltada para o fortalecimento da agricultura familiar e apoio à zona rural de Malhada, município com mais de 18 mil habitantes. Afora a Sudesb, onde reivindicaram apoio à prática esportiva de comunidades, os vereadores defenderam nos demais órgãos a destinação de 5 mil mudas de plantas frutíferas para pequenos produtores, kits de irrigação, tanque resfriador de leite e barracas de comercialização de alimentos.

Na SDR, onde foram recebidos pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, e o chefe de Gabinete, Jeandro Ribeiro, os vereadores reivindicaram também a construção de pequena ponte na comunidade de Rasgão. Nesta terça-feira os edis malhadenses concluem a extensa agenda visitando o DNIT e a Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) para acompanhar demandas junto à Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social.


Procurador do Estado pede ” sinceras desculpas” à sociedade por agressão a adolescente


Procurador do Estado pede 'sinceras desculpas' à sociedade por agressão a adolescente

Foto: Reprodução / TV Globo

O procurador do Estado José Augusto Martins Junior, flagrado por câmeras de segurança agredindo um adolescente, em Salvador, emitiu uma nota pública em que pede “sinceras desculpas” à sociedade e a todos envolvidas pela “forma inapropriada” que reagiu ao tomar conhecimento de que seu filho estava sendo agredido, mais uma vez, por um adolescente. O caso ocorreu na última sexta-feira (12), em um condomínio de luxo, na Avenida Garibaldi, em Salvador, e foi registrado na Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), responsável pela investigação.

 

Imagens da câmera de segurança do prédio mostram quando o procurador José Augusto Martins Júnior se aproxima dos jovens, que estão sentados em um sofá. Ele começa a gritar e agredir com tapas um dos adolescentes. O procurador, no comunicado, informa que seu filho, de 11 anos, é uma criança especial e estava aos prantos pouco antes do registro, por ter sido agredido moralmente. “O registro foi feito após eu ter sido chamado pela auxiliar que cuida do meu filho para intervir em mais uma agressão injustificada contra ele, que possui déficit cognitivo. Para detalhar o ocorrido é necessário expor que o meu filho é uma criança especial e há cerca de três anos vem, frequentemente, sendo agredido emocional e até mesmo fisicamente, por esse adolescente. Fato já comunicado a familiares do mesmo, que ficou sem solução”, esclarece.

(mais…)