Fieb manifesta apoio a projeto de nova ferrovia na Bahia

Empreendimento da Brazil Iron vai ligar Abaíra a Brumado; federação considera modal prioridade Empreendimento terá conexão com a Fiol (foto) crédito: Elói Corrêa/GOVBA   Anunciado na terça-feira (19), quando a mineradora Brazil Iron protocolou o projeto no Ministério de Infraestrutura, a proposta de uma nova ferrovia na Bahia foi celebrada pela Federação das Indústrias do Estado … Leia Mais



Operação Posto Legal atua esta semana em Vitória da Conquista e região

Foto: Sefaz-BA Postos de combustíveis de Vitória da Conquista e de outros municípios da região são alvo, durante esta semana, da operação Posto Legal, que tem como principal objetivo aferir o cumprimento dos requisitos de qualidade e quantidade na comercialização de combustíveis vendidos ao consumidor baiano. Nesta terça (19) e na manhã desta quarta (20), … Leia Mais



Covid-19: Governo do Estado e prefeituras farão a testagem de até 180 mil estudantes e funcionários assintomáticos nas escolas públicas


Com o objetivo de identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em parceria com os municípios, fará a testagem de até 180 mil funcionários e estudantes com idade superior a 13 anos da rede pública municipal e estadual, desde que estejam assintomáticos e participando das atividades presenciais. O projeto Partiu! #Testagem nas Escolas tem a duração de três meses e, nesta segunda-feira (18), foi realizada a primeira coleta no Colégio Estadual Eduardo Bahiana, em Salvador, com as presenças da secretária da Saúde do Estado da Bahia, Tereza Paim, do secretário da Saúde de Salvador, Léo Prates, e do superintendente da Secretaria de Educação do Estado, Manoel Calazans.

De acordo com a titular da pasta estadual da Saúde, “estima-se que essa amostragem aleatória entre os indivíduos assintomáticos cubra até 20% da comunidade escolar. As amostras coletadas nas escolas pelas equipes municipais serão enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA)”, detalha Tereza Paim.

A secretária pontua ainda que os casos sintomáticos serão submetidos ao teste rápido de antígeno. “Mais rápido e com precisão similar ao teste molecular do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro na detecção do coronavírus, ele tem como vantagem a detecção da doença em sua fase aguda, além da velocidade para obtenção do resultado, estimada em 20 minutos. A contraprova será obrigatória e utilizará o RT-PCR”, explica Paim.

WhatsApp Audio 2021-10-18 at 12.24.04

Na eventualidade de resultados positivos para a Covid-19, os protocolos sanitários serão implementados de forma integrada entre o setor da saúde e educação, a exemplo de medidas de isolamento e monitoramento dos estudantes ou funcionários, bem como o rastreamento e quarentena dos contactantes diretos. “O projeto representa agenda intersetorial positiva, entendida como garantia adicional de que as escolas devem reabrir e permanecer abertas, com segurança para toda a comunidade escolar. Assim vamos mitigar o risco de casos e surtos”, avalia a secretária da Saúde do Estado da Bahia. (mais…)


Fiol: Leão participa de encontro com a Valec no Senai/CIMATEC


O vice-governador João Leão, Secretário do Planejamento, participou da visita institucional que representantes da Valec Engenharia realizaram ao Senai CIMATEC, nesta quinta-feira (14). A Valec é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Infraestrutura que tem por função social a construção e exploração de infraestrutura ferroviária no país, dentre elas a Ferrovia da Integração Oeste Leste (Fiol).

Na oportunidade, Leão destacou a importância da construção da ferrovia para a Bahia e para o país. Empreendimento que, segundo ele, irá viabilizar a exploração de importantes jazidas de minérios na Bahia e criará condições para dobrar a receita do estado. “A quantidade de minérios já prospectados no traçado da Fiol, pelo Governo do Estado, é uma coisa fantástica e nós precisamos criar condições à exploração dessas riquezas. Isto ai propiciar que elas se transformem em uma melhor qualidade de vida para os baianos”, afirmou.



Com política de trabalho, renda e emprego, Lauro de Freitas se destaca no combate ao desemprego e atração de novos investimentos


Prefeitura da gestão de Moema Gramacho liderou o ranking de geração de emprego na Região Metropolitana de Salvador no primeiro semestre

Enquanto o Brasil, sob a gestão de Jair Bolsonaro, é marcado pelo desemprego, atingindo a marca recorde de quase 15 milhões de desempregados na pandemia, a Prefeitura de Lauro de Freitas, com a gestão de Moema Gramacho (PT), vai na contramão do cenário nacional e é um exemplo de como encontrar soluções nas adversidades para enfrentar esse cenário que prejudica tantos trabalhadores. O município se destacou na geração de emprego, liderando o Caged no primeiro semestre de 2021 entre as cidades da RMS.

De fevereiro a agosto, a Prefeitura saiu na frente com a oferta de trabalho, com destaques para o setor de serviços, seguido pela construção civil e indústria. No acumulado do ano, Lauro de Freitas finaliza o primeiro semestre com saldo positivo de 3.400 postos de trabalho, decorrente de 22.580 admissões e 19.180 desligamentos. Esse cenário reflete a política de trabalho, renda e emprego a da gestão, aposta de Moema para garantir o desenvolvimento socioeconômico da cidade, e já dá mostras da sua efetividade. Se guiando por essa política, foram priorizadas articulações com os setores econômicos para instalação de novos negócios, para fortalecimento das empresas existentes e o diálogo com as associações de classe.

“Esse resultado é fruto de um esforço coletivo de toda gestão de buscar não só gerar emprego, mas, ao mesmo tempo, trabalhar de forma a possibilitar oportunidades. O Programa Cidade Solidária, por exemplo, tem 16 ações voltadas principalmente para as pessoas que mais sofreram com a pandemia. Além disso, entregamos cartões de crédito para todos os servidores, o Credicesta, para ser utilizado somente em Lauro, e assim desenvolvemos a economia local”, afirmou a prefeita Moema Gramacho, que destacou ainda ações para estimular a agricultura local, com o programa Cio da Terra, pelo qual compra-se direto dos pequenos produtores.

Outra iniciativa que tem tido um retorno positivo é a criação de camelódromos, com a formalização de vendedores ambulantes. Em Itinga, um desses camelódromos já foi entregue com toda infraestrutura. “Nós temos hoje uma localização muito estratégica. Lauro é porta de entrada para o Litoral Norte, próxima de Salvador, tem metrô. São dois mil leitos de hotéis, estamos estimulando o turismo de negócios, já que a cidade é próxima do Aeroporto. E com isso, a gente desenvolve também a parte de ações de investimento”, disse Moema, que citou os novos empreendimentos instalados na cidade, como o Parque Shopping, que gerou cerca de quatro mil empregos diretos e indiretos, e o Mercado Livre, com 500 novos postos de trabalho.

A reinauguração da Casa do Trabalhador na cidade e a implantação de uma unidade modelo do SineBahia, em parceria com o Governo do Estado, são duas ações que fazem parte da Política de Geração de Emprego e Renda, e darão um novo impulso à economia, possibilitando mais oportunidades para a população. Com previsão de reinauguração para este semestre, a Casa do Trabalhador funcionará em breve como um espaço voltado para a realização de cursos de qualificação profissional permanente, com foco na formação de mão de obra qualificada e de acordo com as novas exigências do mercado de trabalho. (mais…)


Waldenor reafirma apoio aos ACS e ACE


Com o histórico de apoiador da luta com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE) desde os primeiros mandatos de deputado estadual, Waldenor Pereira (PT), mantém-se fiel às categorias, como ele próprio reafirma. Agora exercendo o terceiro mandato de deputado federal, ele fez questão de participar da audiência pública realizada, na última segunda-feira (5), pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.

A audiência foi para discutir os 15 anos da Lei 11.350/06, que regulamenta as atividades das categorias, pelo reajuste do piso salarial nacional e por outros direitos desses profissionais. Na ocasião do encontro, o deputado baiano reafirmou o apoio e antecipou que votará pela derrubada do veto presidencial 44, para restabelecer o reajuste, vetado por Bolsonaro. Também manifestou o apoio à luta pela aprovação das PECs A 22/11 e PEC 14/2, que redefinem as atribuições dos agentes comunitários.

As representações dos ACS e ACE de todo o Brasil estão reunidos em Brasília durante esta semana em comemoração ao Dia Nacional das categorias e em mobilização pela votação dessas importantes matérias. Dentre os dirigentes presentes, o deputado Waldenor destaca a participação da baiana Marivalda Araújo (Val ACS), presidente do FNARAS – Fórum Nacional das Representações dos ACS E ACE.


Governador autoriza ações para beneficiar Mortugaba


O município de Mortugaba recebeu a visita do governador Rui Costa, nesta quinta-feira (7), para apresentar e formalizar diversas ações que vão beneficiar a população, dentre elas, a assinatura do convênio para aquisição de equipamentos, mobiliário e um veículo para a nova Unidade de Saúde da Família. Este convênio vai assegurar o repasse de R$ 356 mil, em atendimento ao prefeito Heráclito Matos, por meio de emenda parlamentar dos deputados petistas Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), que também acompanharam a visita.

Mortugaba está sendo contemplada com mais de R$ 3 milhões em investimentos do Governo da Bahia,em Recursos Hídricos, que estão em execução, na ampliação do SSA da cidade com a construção de Adutora do Rio Gavião, e na manhã de hoje foram anunciados novos recursos, quando o governador autorizou a construção de três Sistemas de Abastecimento de Água (SAA): localidades de Capão de Ripa e Malhada Grande e de Rodão, Lagoa do Caminho e Lagoa do Saco, somando mais de R$ 7 milhões, no total.

Dentre os pleitos reforçados por Waldenor e Zé Raimundo em apoio ao prefeito, Rui anunciou também a construção de um novo Colégio Estadual com ensino profissionalizante no município, um investimento superior a R$17 milhões, que vai garantir uma estrutura moderna com laboratórios, biblioteca,auditório, refeitório, campo soçaite , equipamentos culturais e esportivos.

Durante a passagem pela cidade, o governador e os deputados visitaram a obra de reforma do Centro de Recreação, Esportes e Cultura de Mortugaba,
onde foi autorizada a formalização de convênio com a Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb) para instalação da iluminação. Neste espaço, eles também fizeram uma demonstração descontraída do gosto pelo esporte, em especial o futebol, arriscando alguns chutes de bola. (mais…)


Audiência Pública debate os desafios da permanência dos estudantes indígenas e quilombolas no ensino superior brasileiro


Na oportunidade em que acontece em Brasília o I Fórum Nacional de Educação Superior Indígena e Quilombola, foi realizada nesta terça (5) uma audiência pública que discutiu o tema “Desafios da permanência de indígenas no ensino superior brasileiro”. O evento foi uma ação conjunta na Câmara dos Deputados, promovida pelas Comissões de Educação (CE) e de Legislação Participativa (CLP), esta última presidida pelo deputado Waldenor Pereira (PT-BA).

Como desdobramento desse encontro, foi agendado para esta quinta-feira (07) uma reunião entre representantes do Ministério da Educação (MEC) e os estudantes dos povos originários. Além disso, será proposta a criação de uma subcomissão da Comissão de Educação para tratar especialmente das questões desses estudantes, a ser apresentada pelo deputado Waldenor Pereira (PT-BA) e a professora Rosaneide, coordenadora do Núcleo de Educação do PT no Congresso, sendo que os dois são autores do requerimento para a realização da audiência pública.

Avaliando como extremamente produtiva, o deputado Waldenor Pereira destacou outro encaminhamento resultante da audiência pública: a solicitação de encontro com o relator do Orçamento da União e o sub-relator para educação na peça orçamentária, a fim de buscar uma revisão nos cortes de recursos da Assistência Estudantil, fato que tem prejudicado gravemente os estudantes indígenas e quilombolas.

Waldenor Pereira também frisou a ampla representatividade da audiência, com participantes do MEC e de entidades nacionais ligadas às questões indígenas e quilombolas e do ensino superior, como Andifs, Abruem, Apib,dentre outras.

Fotos: Carol Garcia

“Foi uma audiência muito importante pela representatividade e do tema, nesse momento em que se discute a ampliação da bolsa de assistência permanência para estudantes de baixa renda para combater a alta evasão escolar”, frisou Waldenor, comparando que em 2015 eram destinados R$ 12 bilhões para a assistência estudantil, enquanto agora estão disponibilizados pouco mais de R$ 2 bilhões. (mais…)