Deputados viabilizam mais 17 planos municipais de saneamento básico

A elaboração de mais 17 planos municipais de saneamento básico será iniciada no próximo mês, completando o total de 30 municípios beneficiados por iniciativa dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), através de emenda parlamentar e de suas gestões junto aos órgãos públicos. Os planos são uma exigência das legislações federal e estadual … Leia Mais




Pavimentação da estrada Bom Jesus da Serra a Mirante, agora é prioridade

O pleito de pavimentação da estrada que liga Bom Jesus da Serra ao município de Mirante, no trecho de 40 km, entrou no plano de prioridades da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra). A boa notícia foi dada nesta última segunda-feira (04), quando o deputado federal Waldenor Pereira acompanhou o prefeito de Mirante, Lúcio Meira, em … Leia Mais


Prefeitos assinam convênio para aquisição de micro-ônibus, destinados por Waldenor Pereira

Assinaturas de convênios para destinação de micro-ônibus aos municípios de Presidente Jânio Quadros e Mirante, na Secretaria Estadual da Saúde(Sesab), deram início à extensa agenda de visita dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), cumprida nesta segunda-feira (04), em Salvador. Eles acompanharam uma comitiva de lideranças dessas duas cidades e também do município … Leia Mais


Esse rapaz precisa ser punido, diz Fabíola Mansur sobre Eduardo Bolsonaro


Deputada destacou que é preciso haver uma forte reação à fala do parlamentar

Foto: Sandra Travassos/ AL-BA
Foto: Sandra Travassos/ AL-BA

A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), manifestou sua indignação às declarações do deputado federal Eduardo Bolsonaro, que defendeu uma reedição do AI-5.

Fabíola diz que é preciso dar um basta às inúmeras apologias que o filho do presidente faz à práticas agressivas e repressoras da ditadura militar.

“Mais um comentário repugnante e absurdo feito por Eduardo Bolsonaro. Hoje, o mesmo declarou que a resposta do Governo Federal ‘contra’ a esquerda do país pode ser via um novo AI-5. Para quem não se recorda, o AI-5 foi um dos atos institucionais mais duros e repressores da ditadura e a institucionalização da tortura, retirando mandatos de políticos que iam de encontro a militares e cerceando a liberdade de expressão”, disse.

Fabíola ainda destacou que é preciso haver uma forte reação à fala do parlamentar.

“Não podemos permitir que um político, que jurou e se comprometeu com a Constituição, faça esse tipo de declaração e não seja punido devidamente. Nossa Carta Magna abomina e criminaliza aqueles que atentem contra os princípios democráticos.  Eduardo Bolsonaro precisa ser punido”, concluiu.


Executiva Nacional do PT se reúne em Salvador


Uma reunião da Executiva Nacional do PT vai acontecer na capital baiana, no dia 14 de novembro, em lugar a ser definido. A convocação, feita pela presidenta nacional do partido, deputada federal Gleisi Hoffmann, tem como uma das pautas a premente mancha de óleo que tomou conta do litoral nordestino nos últimos dois meses.

“Decidimos fazer a reunião em Salvador para levar pessoalmente nossa solidariedade ao povo nordestino, que sofre com o descaso do governo Bolsonaro na contenção do vazamento de óleo, um dos maiores desastres ambientais vivenciados pelo Brasil. Queremos saber como ajudar e nos colocar à disposição”, diz Gleisi. A dirigente também afirmou que a Executiva do PT quer conhecer a experiência do Consórcio do Nordeste na gestão pública integrada: “Esperamos o governador Rui Costa para nos contar essa experiência de sucesso”.

Segundo o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, a reunião da Executiva Nacional tem como pauta ainda as eleições 2020 e o Congresso do partido. “Há um entendimento que a gente precisa se debruçar sobre o debate das eleições municipais, a partir dessa experiência vitoriosa que tem sido o Nordeste. Por seu protagonismo na política, com a liderança de nomes como Rui Costa e Jaques Wagner, e o desempenho eleitoral na região, temos um ambiente favorável para ajudar o PT e a Executiva Nacional a tirar encaminhamentos que possam ajudar a fortalecer o partido nessa difícil conjuntura que vivemos e preparar para 2020”, afirmou Everaldo.


Zé Raimundo comemora Governo Rui e saneamento de Vitória da Conquista entre os melhores


O deputado Zé Raimundo subiu à tribuna do plenário nesta quarta(30) para comemorar duas notícias: o governador da Bahia, Rui Costa (PT), apareceu como o governante mais bem avaliado pelos líderes do Congresso Nacional na pesquisa ‘Painel do Poder’, divulgada pelo portal Congresso em Foco na terça-feira (29); também nesta semana, Vitória da Conquista ganhou destaque em reportagem da Folha de São Paulo, como o município com a melhor cobertura de saneamento básico do Norte-Nordeste, segundo o Instituto Trata Brasil.

“Essas avaliações reconhecem que o nosso projeto político, do PT e aliados, é o melhor projeto para o país, o nosso estado e para Vitória da Conquista, onde governamos durante 20 anos e promovemos o maior avanço no saneamento, saindo de 45% para 97% de coleta e tratamento de esgoto”, disse, lembrando que foi na sua gestão como prefeito (2002 a 2008) que implantou o projeto de saneamento através do PAC-1, programa dos governos dos presidentes Lula e Dilma, com apoio do então governador Jaques Wagner. “Por isso, precisamos retomar a gestão do nosso município. Retomar o desenvolvimento econômico e social que Vitória da Conquista vinha experimentando com o nosso projeto”, completou.


Comissão de deputados leva proposta de Fundo do Idoso ao secretário Manoel Vitório


 

Abrindo o diálogo com o Governo do Estado, visando a viabilizar a proposta da criação do Fundo Estadual da Pessoa Idosa, uma comissão da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) se reuniu, na tarde desta terça-Feira (29), com o Secretário da Fazenda, Manoel Vitório.

A reunião com o secretário deu sequência às decisões adotadas em audiência pública, realizada no dia 09 passado na ALBA, proposta pelo deputado Zé Raimundo, com a efetiva participação das Comissões de Constituição e Justiça; Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle; Promoção da Igualdade Social; Direitos Humanos e Desenvolvimento social; da Frente Parlamentar do Idoso, além da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e do Conselho Estadual do Idoso.

Após ouvir da comissão os argumentos que norteiam a proposta, o Secretário se manifestou receptivo e se comprometeu a discutir com a Casa Civil, destacando um de seus assessores para tratar do assunto e encaminhar um Projeto de Lei sobre o tema. O grupo de deputados foi composto pelos presidentes das Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Zé Raimundo; Direitos Humanos e Segurança Pública, Neuza Cadore; e Promoção da Igualdade, Fátima Nunes.

De acordo com o deputado Zé Raimundo, além de não criar despesas, o Fundo da Pessoa Idosa servirá para captação de recursos federais e doações de pessoas físicas e jurídicas, com dedução no Imposto de Renda. “Estamos mantendo conversas com representantes de diversas instâncias do governo para mostrar que, na verdade, se não criarmos o fundo perderemos a oportunidade de levantar recursos para implementar programas e ações na área social, especialmente voltados para a pessoa idosa”, explicou o deputado. Disse, ainda, que na crise que o país atravessa, com cortes de programas sociais por parte do Governo Federal, é preciso buscar outras fontes de financiamento.
A iniciativa de diálogo com integrantes do Poder Executivo é considerada fundamental, segundo o grupo que esteve com Manoel Vitório, uma vez que sendo apresentado por deputados, a proposta se esbarra nos entraves impostos pelas Constituições Federal e Estadual, que vedam aos parlamentares a possibilidade de apresentarem projeto que alterem a estrutura administrativa e criem qualquer despesa para o Poder Executivo. Todos saíram satisfeitos e animados pela forma como foram recebidos e pela sensibilidade que perceberam no Secretario da Fazenda.


Uma segunda com vereadoras do PT em Salvador 


O hábito de reservar as  segundas-feiras de visitas aos órgãos e secretarias estaduais em Salvador, antes de embarcar para os trabalhos parlamentares em Brasília, foi repetido pelo deputado Waldenor Pereira neste dia 21. Só que dessa vez, o turno da manhã foi acompanhando apenas mulheres, três vereadoras do PT, de diferentes municípios: Mônica Ferraz, de Tremedal; Adenúsia, de Palmas de Monte Alto; e Edileusa, de Mortugaba.
“A gente fica feliz quando vê as mulheres ocupando os espaços, sendo protagonistas na política. Aliás, foi uma das nossas decisões tiradas na etapa estadual do Congresso Nacional do PT, no último final  de semana, a de estimular  a participação das mulheres no campo político “, disse Waldenor,  depois de cumprir com elas a agenda de reuniões, começando pela Superintendência de Energia e Comunicação da Secretaria de Infraestrutura para defender novas ligações de energia elétrica pelo programa Luz Para Todos, onde foram recebidos pelo diretor de Energia, Gilson Morais.
Na Companhia de Ações Regionais (CAR),  o deputado e as vereadoras se reuniram com o diretor- presidente,  Wilson Dias. Acompanharam os processos de pleitos para liberação de trator para Tremedal, inclusão de Palmas de Monte Alto em projetos do programa Bahia Produtiva  e entrega de barracas de comercialização de alimentos da agricultura familiar  para Mortugaba.
Ao final da agenda, um trator com implementos foi entregue à vereadora, Edileuza que representou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mortugaba!

 


Ataque ao carro de Prisco na frente da ASPRA foi armação, sustenta perito; SSP não nega


 

MedinaCrédito da Foto: leitor/AratuOn

O ataque ao deputado estadual e coordenador da Associação de Praças da Polícia Militar (ASPRA), Marco Prisco, pode ter sido uma armação. A tese é sustentada por um perito criminal ouvido pela reportagem do Aratu On, que analisou vídeos e fotografias feitos momentos depois do suposto atentado, que aconteceu no bairro da Saúde, Centro de Salvador, na madrugada da última quarta-feira (16/10).

LEIA MAIS: Em uma semana de greve, Prisco não comparece à Alba e gasta mais de R$ 30 mil em publicidade

O profissional, assim como todos os peritos criminais, é ligado à Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). O técnico analisou as provas a pedido da reportagem e não pode ter seu nome divulgado.

A primeira teoria é a de que disparos tenham sido feitos da parte interna do automóvel, modelo Ka, onde dois seguranças do parlamentar e líder da ASPRA estavam. “Quando existe impacto, o projétil carrega com ele uma energia e uma série de elementos para a direção em que ele está partindo. Isso quer dizer que, se saiu de dentro para fora, ele marca. As fraturas constatadas estavam para fora”.

Essas saídas poderiam indicar, por exemplo, uma troca de tiros. O Aratu On, porém, teve acesso ao depoimento preliminar dos policiais que teriam sido baleados na ação. Ouvidos no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), eles negam que tenha havido um confronto.

Outra tese constatada pela fonte da reportagem, após análises criteriosas das imagens, é que os tiros podem ter sido disparados da parte traseira do carro, com as portas abertas. “É o Departamento de Polícia Técnica que vai indicar se houve pólvora na parte interna do veículo. Caso não haja, indico também que os disparos foram feitos com as portas abertas, sem ninguém dentro”, destaca.

Em um vídeo divulgado pela própria ASPRA nas redes sociais momentos depois do suposto ataque – que foi seguido de um acidente, já que o carro bateu em um objeto fixo -, uma das vítimas está sentada no banco do Ford Ka. “A postura dele não é de uma pessoa acidentada e isso fica muito claro na filmagem. É um outro indicativo de armação”, garante o profissional.

Pouco mais de quatro horas depois do ataque a Prisco e seus seguranças, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) deflagraram uma megaoperação contra a Associação de Praças da PM. Apreensões foram feitas na sede, onde o tiroteio teria acontecido horas antes, e em outras cidades baianas. Celulares, computadores e dinheiro foram apreendidos.

Para o perito, a suposta armação foi uma “saída honrosa” para a situação – já que o deputado poderia ter obtido informações de que a operação estava acontecendo -. No WhatsApp foram disseminados diversos áudios de Prisco e seus seguidores pedindo ajuda.

Procurada pelo Aratu On, a SSP da Bahia confirmou que as investigações sobre a possível tentativa de assassinato estão avançadas e que a hipótese levantada pela reportagem também é uma das linhas que compõem a investigação. A pasta confirma, ainda, que os policiais militares feridos na ocorrência – e que já receberam alta – prestaram depoimentos. Isso, porém, ainda não foi divulgado oficialmente.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003

 


Edimar, o ex-pastor, é preso por suspeita de estuprar jovem em Itarantim


Edimar da Silva Brito, o falso pastor, volta a ser notícia no Sudoeste do baiano. Desta vez ele foi preso por suspeita de estuprar uma jovem de 21 anos de idade, na madrugada desta quarta-feira (16), na cidade de Itarantim.
De acordo com a polícia, Edimar aproveitou que a jovem dormia sob efeito de álcool e sem condições de reação para praticar o abuso. Ele fugiu, mas o fato foi comunicado a polícia, que localizou o pseudo pastor escondido numa residência.
Edimar é acusado pelo assassinato da Pastora Marcilene Oliveira Sampaio e da sobrinha dela Ana Cristina Santos Sampaio, crimes acontecidos em 19 de janeiro de 2016.