Policlínicas já atendem mais da metade dos municípios baianos

As policlínicas regionais de saúde já atendem a população de 58% dos municípios da Bahia. Com a inauguração da 12ª unidade, em Jacobina, na última quinta-feira (12), são 239 municípios contemplados pelos serviços. Cada policlínica recebe R$ 22 milhões em investimentos do Governo do Estado, que é responsável pela construção, aquisição de equipamentos, mobiliário e … Leia Mais


Sai edital licitação para obra na estrada entre Sussuarana e Andaraí

Aviso de licitação para obra de recuperação de rodovias estaduais, publicado no último dia 6, no Diário Oficial do Estado, está sendo comemorado pelos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), que vem se empenhando especialmente pela melhoria da estrada que liga o distrito de Sussuarana (Tanhaçu) até o município de Andaraí, passando por … Leia Mais


Criada no governo Lula, UFRB forma a sua primeira turma de medicina

 Criada no governo Lula há 12 anos, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) forma a sua primeira turma de Medicina. Hoje, sob o governo Jair Bolsonaro, a universidade enfrenta o corte de verbas que ameaçam o funcionamento pleno da instituição. “A UFRB é parte do legado do governo Lula. É o que quem … Leia Mais




Zé Raimundo recebe título de Amigo da PM


O deputado estadual Zé Raimundo (PT) foi agraciado com o título de Amigo da PM, em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (28) pela Polícia Militar da Bahia, em comemoração ao Dia do Soldado, que transcorreu no último dia 25. O secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa esteve presente, representando o governador Rui Costa no ato cívico-militar que aconteceu na Vila Militar do Bonfim, quando foram homenageadas 100 personalidades e instituições.

A homenagem com o título de Amigo da PM é uma honraria concedida à pessoas físicas e jurídicas que contribuem com a instituição. desde quando foi prefeito de Vitória da Conquista, entre 2002 e 2008, Zé Raimundo estabeleceu parcerias entre a Prefeitura e a instituição para desenvolvimento de ações de interesse coletivo. Depois,como deputado estadual, foi relator da LOB-PM e da LOB-Bombeiros, as leis de organização das carreiras dos policiais militares e dos bombeiros. Também em parceria com o deputado federal Waldenor Pereira tem destinado recursos, através de emenda parlamentar, em apoio ao comando regional da PM no Sudoeste.

“Fico muito feliz com essa homenagem, que é um reconhecimento ao trabalho que realizamos, desde a minha gestão na Prefeitura e como parlamentar “, disse Zé Raimundo, que recebeu o diploma de Amigo da PM das mãos do comandante-geral, coronel Anselmo Brandão. Em seguida. ele recebeu os cumprimentos do secretário Maurício Barbosa, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo, do comandante regional Sudoeste, coronel Ivonildo Silva, e do major Edmário Brito, do comando de Vitória da Conquista, também agraciado.


Deputados e lideranças vão à SDR defender pleitos de Apuarema e Riacho de Santana


Os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) estiveram nesta segunda-feira (26) na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), acompanhando lideranças políticas dos municípios de Apuarema e Riacho de Santana, respectivamente o vereador Roberto Santos Amorim (Beto) e a Assessora Especial da SEC, Elizabeth Oliveira Santos (Bete). Os deputados se reuniram com o chefe de Gabinete, Geandro Ribeiro, para acompanhar e defender os pleitos apresentados para apoiar a agricultura familiar nestas e outras localidades onde concentram a atuação parlamentar.

Em ofício entregue à SDR, Bete, como é conhecida em Riacho de Santana, solicitou apoio à Associação Riachantense de Apicultores, com a destinação de 100 kits de apicultura, cinco de forrageira para armazenar alimentos dos animais no período da seca e mais quatro kits de irrigação para implantação de produção de leite no município. Ela apresentou um segundo ofício pedindo apoio também para a Associação de Pequenos Produtores da Comunidade de Pau Branco, que reivindica um kit forrageira para produção de ração destinada à bovinocultura local, que dispõe de rebanho de aproximadamente 3 mil cabeças de gado.

Enquanto o vereador Beto, de Apuarema, solicitou a liberação de equipamento complementar para o trator agrícola destinado ao município através de emenda parlamentar de Waldenor e Zé Raimundo.

Nomes fortes

Embora de municípios diferentes, Beto (Apuarema) e Bete (de Riacho de Santana, têm mais em comum dos que os apelidos parecidos: o forte potencial para a disputa eleitoral de 2020. Por isso, os deputados aproveitaram o encontro com os dois, em Salvador, para articular o fortalecimento de suas pré-candidaturas para prefeito e prefeita. “Bete é um nome já definido do PT em Riacho de Santana, que tem todo o nosso apoio nesse município onde tivemos expressiva votação, observou Waldenor. Beto, é outra aposta do PT para vencer as eleições municipais. “É um valoroso companheiro, com mandato combativo e atuante em Apuarema, que reúne todas condições para essa disputa”, completa.


Agressores de mulheres serão monitorados por tornozeleira eletrônica


A Bahia passa a ter um sistema de monitoração eletrônica de pessoas em casos de violência doméstica contra a mulher. O lançamento da ferramenta foi realizado nesta quinta-feira (22), no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), em Salvador.

Participaram da solenidade os secretários estaduais de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, e de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, além da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Lisbete Maria Cézar Santos, e da presidente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJBA, desembargadora Nágila Brito.

A medida é resultado de termo de compromisso assinado pelas secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) e de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), em setembro de 2018, para que parte das tornozeleiras adquiridas pelo Governo da Bahia fosse disponibilizada para monitoração de acusados ou condenados em casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres, especialmente nos casos em que há medida protetiva com ordem de afastamento do agressor da vítima.

“A Seap atendeu ao seu compromisso acatando ao pleito da SPM e de várias organizações para que as tornozeleiras fossem disponibilizadas com esse propósito. Agora, o TJ tem a seu dispor as tornozeleiras para decidir sobre as indicações em cada caso”, afirmou a titular da SPM-BA, Julieta Palmeira. (mais…)


Morre o ex-deputado Eujácio Simões Filho morre aos 71 anos de idade


Velório do ex-parlamentar será às 11h e a cremação será às 15h; ele lutava contra um grave câncer

Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

O ex-deputado federal constituinte, Eujácio Simões Filho, 71 anos,  morreu no início da manhã deste domingo (18), em Salvador.  O ex-parlamentar lutava contra um câncer agressivo há três anos.

O velório de Eujácio será às 11h e a cremação será às 15h, no cemitério do Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, em Salvador.

Vida política

Formado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Eujácio Simões começou a carreira como deputado estadual pelo PFL,  tendo dois mandatos na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba).

Pelo PL, foi deputado federal duas vezes, tendo participado da elaboração da atual Constituição do Brasil, em 1988.

Conhecido pelo seu estilo autêntico, o ex-deputado se realizou na política e chegou a ser presidente da Alba. Nos últimos anos de vida, no entanto,  vinha se dedicando ao agronegócio. Eujácio deixa um casal de filhos e um neto.

Eujácio fez uma aposta comigo, sobre a possível eleição do do professor Claudionor Dutra a deputado estadual|:  ” Ele disse, Paulo Nunes, tenho uma pesquisa séria que  Ticolô vai ter 15 votos em Conquista, eu só quero que ele me passe 5, eu disse, se ele fizer isso passará tudo que tem, pois ele terá apenas 5 mil, ele retrucou: Vamos apostar, eu disse como deputado, não tenho dinheiro para apostar com um deputado. Ele então falou, eu boto 5 mil meu contra mil seu, eu disse, agora eu topo, apesar de ser um roubo, eu tenho pesquisa e você não tem: enfim redigimos a aposta e ele colocou na carteira e disse pode ter certeza, se ele tiver só cinco mil eu pago, se tiver 15 mil eu vou buscar os mil em Conquista.

O resultado deu Ticolô aproximadamente 5 mil, encontrei  Eujácio em Ribeirão do Largo, nas festividades da “Cova de Pedro”. Ele pegou  o escrito da aposta e disse: você entende mesmo, ganhou a aposta, aí virou e disse: Mas essa aposta não valeu, eu disse, por quê? ele  retrucou  “nóis tava bebo”  olha aí as assinaturas estão esgarranchadas, vamos tomar um wiski e pronto,  caímos na gargalhada, Nunca levei a sério a aposta, era uma roubada. episódio testemunhado pelo ex-prefeito Paulo Luz ,de Ribeirão do |Largo.  Enfim que Deus reserve um bom lugar para Eujácio, era uma figura espetacular, bom de papo, contador de histórias.


Fligê é aberta com expectativa de atrair cinco mil visitantes


 

Com direito à solenidade oficial, conferência e sarau, a abertura da quarta edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê), na noite desta quinta-feira (15), foi uma amostra do que vai ocorrer na histórica cidade da Chapada Diamantina até o próximo domingo (18). Este ano, o evento presta homenagem ao Poeta dos Escravos, o baiano Castro Alves, e deve atrair, nas 72 horas de programação, mais de cinco mil pessoas.

Conduzida pelos secretários estaduais de Cultura, Arany Santana, e da Educação, Jerônimo Rodrigues, bem como pela curadora do evento, Ester Figueiredo, e escritores e artistas convidados, a solenidade de abertura foi realizada no Centro Cultural.

De acordo com Arany, a feira tem objetivos específicos a cada edição, mas existe um propósito geral que se repete em todas as Fligês. “O Governo do Estado tem apoiado inúmeras feiras que, felizmente, têm se proliferado pelo interior da Bahia. É uma feira que atrai um público de toda a Chapada, principalmente estudantes e artistas locais, e é importante tanto para cultura como para a educação”, destacou Arany.

Para Jerônimo, diversos pontos positivos da Fligê têm ligação direta com a atuação da Secretaria da Educação. “Um deles é o estímulo à leitura desde a infância, tão salutar para que as crianças façam boas escolhas e tenham amor pelos livros. Feiras como essa estimulam isso, por meio das oficinas, debates, workshops, declamações, músicas e outras atividades”, listou o secretário.

Responsável pela curadoria da Fligê desde 2016, Ester salientou que montar a feira em homenagem a Castro Alves foi um verdadeiro desafio. “Castro Alves é um poeta de múltiplas facetas e algumas delas são desconhecidas do grande público. Foi um abolicionista, abordou a natureza, mas também foi um escritor de peças de teatro. Então, nessa Fligê, ele será apresentado com ajuda dos artistas que protagonizam a feira, ainda como um escritor e produtor teatral”.

Moradora de Lençóis, a musicista Odilaine Botelho já conhecia a feira, mas se surpreendeu com a edição deste ano. “Vim na primeira Fligê, em 2016, e volto agora, em 2019, com o sentimento de surpresa. Não esperava essa estrutura, que está linda, bem dividida e perfeita para que todos aproveitem”, apontou a turista.

Noite especial

Ainda no Centro Cultural, a conferência ‘Castro Alves: o filho da terra em imagens afrofuturistas’ discutiu com a plateia o que a prosa e a poesia de Castro Alves podem oferecer ao diálogo com as distopias afrofuturistas. As provocações feitas pelo dramaturgo e estudioso da obra do poeta, o romantista baiano Edvard Passos, ressaltaram os conflitos e contradições presentes no texto de crítica social de Castro Alves.

Já na Praça dos Garimpeiros, o Sarau do Poeta, liderado pelo ator Jackson Costa (pandeiro e poesia) e pelos músicos Sidney Argolo (percussão), Joaquim Carvalho (violão e voz) e Dinho Sant’Ana (violino e bandolim), colocou a plateia para dançar na noite fria mucugeense.

Fligê

(mais…)


Feira Cidadã leva serviços de saúde e cidadania para Belo Campo


A população de Belo Campo, no Centro Sul baiano, acordou cedo na manhã desta quinta-feira (15), para aproveitar os serviços de saúde e cidadania oferecidos pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). Até sexta-feira (16), os moradores do município vão poder contar com exames de oftalmologia com oferta de óculos, exames para cirurgia de catarata, mamografia, ultrassonografia, raio x, eletrocardiograma, além de aferição de pressão e medição de glicemia; emissão de RG, CPF e outros.

A aposentada Maria de Souza levou a família toda pra cuidar da saúde. “Viemos todos juntos para realizar exames. Tem sido tudo tão fácil aqui e as pessoas nos atenderam tão bem. A possibilidade de fazer os documentos também foi uma coisa muito boa. Meu pai tinha perdido a carteira de identidade e já conseguiu resolver tudo. É muito bom ter esses serviços gratuitamente aqui na cidade”.

As cirurgias de catarata serão realizadas no sábado (17) e domingo (18) no hospital municipal Vicente Vieira e os serviços de odontologia vão se estender até segunda-feira (19). “Nossa estimativa era atender 7 mil pessoas, mas, por conta da grande procura da população daqui da cidade e até mesmo de outros municípios principalmente para cirurgias de catarata e eletivas, vamos aumentar esse número para 10 mil”, explica o coordenador da Feira Cidadã, Edvaldo Gomes.

Para o secretário de Saúde de Belo Campo, Fábio Maia, a iniciativa irá aliviar o atendimento de saúde do município que estava com uma grande necessidade na oferta de alguns serviços e exames. “A gente estava com uma demanda reprimida muito grande aqui no município e com essa Feira vamos conseguir dar um passo muito bom e zerar toda a parte de cirurgia oftalmológica e ultrassonografia”. (mais…)


Assembleia Legislativa aprova novo quadro de professores das universidades estaduais


 

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (7) o Projeto de Lei nº 23.392 /2019, que vai reestruturar o quadro de carreira dos professores das quatro universidades estaduais da Bahia (UNEB, UESC, UESB e UEFS). O PL é resultante de uma série de negociações entre o Governo e as lideranças representativas das universidades, com a intermediação de parlamentares, dentre eles o deputado Zé Raimundo, que está comemorando o resultado.

“Estamos satisfeitos porque se trata de um projeto do Executivo sobre o novo quadro de docentes, que envolveu intensa negociação, com a nossa participação e do governo, ressaltando-se o empenho do líder da maioria, Rosemberg Pinto, e dos secretários das Relações Institucionais, Cibele Carvalho, e da educação, Jerônimo Rodrigues”, frisou Zé Raimundo

Conforme a mensagem do governo, o PL que “estabelece o Quadro de cargos de provimento permanente do Magistério Público das Universidades do Estado da Bahia” , fará uma redistribuição do quantitativo de cargos de professor das UES. “O texto da proposta corresponde ao resultado das negociações realizadas com representantes da carreira, buscando-se atender o equilíbrio das contas públicas e ao aperfeiçoamento do desenvolvimento funcional desses servidores”, reforça o documento.