PCdoB conquistense realiza Conferência Municipal neste sábado

Acontece neste sábado, 18, a Conferência Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Vitória da Conquista, atividade que marca também as eleições para a renovação da direção municipal da sigla. A conferência faz parte do processo de construção do 15º Congresso Nacional do PCdoB, que acontecerá em outubro deste ano. O evento será presencial, … Leia Mais


Fabrício Falcão e Luciano Gomes festejam obras para o distrito do Iguá

O deputado estadual Fabrício Falcão e o vereador Luciano Gomes, ambos do PCdoB, selaram parceria pelo distrito do Iguá. Os parlamentares estiveram na região para conferir de perto a finalização da obra de asfaltamento do trecho que faz a ligação da BR-116 com o distrito. Na ocasião, também anunciaram a construção de uma praça na … Leia Mais



Depois de “erro de comunicação” da Prefeitura, deputado diz que “Renato Magalhães” será totalmente pavimentado

Em reunião com moradores do loteamento Renato Magalhães, ocorrida no sábado (07) numa residência do bairro, o deputado estadual Diego Coronel disse que solicitou do senador Angelo Coronel os recursos necessários para concluir a obra de pavimentação do Loteamento, que a Prefeitura de Vitória da Conquista deu como concluída, porém catorze ruas não receberam qualquer … Leia Mais


Fabrício Falcão e Alice Portugal fazem agenda movimentada no Sudoeste

Um final de semana movimentado marcou a agenda do deputado estadual Fabrício Falcão e da deputada federal Alice Portugal, ambos do PCdoB, na região Sudoeste. Além de entregas de obras e ações à população, os parlamentares participaram de debates sobre as eleições de 2022 e endossaram novas filiações à sigla, como a de Márcio Vasconcelos … Leia Mais


Povoado de Cortesia, Zona Rural de Conquista, é contemplada com Casa de Farinha


A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) entregou, nesse sábado (07), uma Casa de Farinha Móvel que vai beneficiar trabalhadores e trabalhadoras rurais da comunidade de Cortesia, Zona Rural de Vitória da Conquista. O equipamento é fruto de articulação dos deputados Alice Portugal (PCdoB) e Fabrício Falcão (PCdoB) e da ex-vereadora, Nildma Ribeiro (PCdoB), ambos presentes na entrega do equipamento. Quem também participou da agenda foi o secretário municipal de Agricultura, Murilo Mármore.

“Essa é mais uma ação importante que conseguimos trazer para beneficiar mulheres conquistenses. A deputada Alice Portugal destinou uma emenda atendendo à demanda apresentada pela ex-vereadora Nildma e o resultado é o melhor possível. Tenho certeza que as mulheres de Cortesia e região vão impulsionar a produção de farinha e vão conquistar mais renda”, afirmou o deputado Fabrício.

Presente no ato de entrega, a secretária da SPM, Julieta Palmeira, destacou que “a autonomia econômica e social das mulheres é fundamental para o enfrentamento da violência de gênero e garantir a participação feminina nas decisões”. A Casa de Farinha tem capacidade para processar 250 quilos de mandioca por dia, com uma produção diária de 400 quilos de farinha. Ao todo, 43 famílias foram beneficiadas. A deputada Alice Portugal destacou que “o equipamento vai promover a autonomia econômica das mulheres rurais e aliviar o trabalho pesado. Vamos seguir trabalhando para levar emprego, renda, emancipação e direitos às nossas mulheres”. (mais…)


Prefeitura conclui pavimentação asfáltica da Avenida Central da Urbis VI, mas não conclui obra do Renato Magalhães


Avenida central, como poderia ter poeira ou lama aqui

Sandra Lamara, moradora e comerciante no local, relata que a pavimentação da avenida era uma demanda antiga da população da Urbis VI. “Sofríamos com poeira, lama, quando chovia aqui, próximo ao ponto de ônibus, ficava alagado. Essa obra foi muito rápida, depois da preparação, em apenas dois dias completaram o asfalto, que vai resolver os problemas, principalmente de mobilidade das pessoas”, comentou Sandra.

O recapeamento asfáltico da Avenida Central da Urbis VI está prestes a ser entregue em tempo recorde. Nesta terça-feira (3), a Empresa Municipal de Urbanização (Emurc) executa os últimos detalhes do serviços na principal via do conjunto habitacional.

Em toda a extensão da avenida, que possui cerca de 540 metros, foi aplicada uma camada de três centímetros de massa asfáltica, para dar uniformidade à via, e uma camada final com mais três centímetros de asfalto, além de passagens elevadas para pedestres. A obra foi realizada com recursos da União, oriundos de emenda do deputado federal Waldenor Pereira, articulada pelo vereador Fernando Jacaré, e contrapartida de recursos próprios do Município.

Para a prefeita Sheila Lemos, a obra marca de forma positiva os avanços na mobilidade urbana em Vitória da Conquista. “Há poucos dias, concluímos as obras em todo o loteamento Renato Magalhães, que fica nas proximidades, a feira e uma praça também na Urbis VI. A Prefeitura segue avançando com obras nos quatro cantos da cidade, sempre pensando na qualidade de vida das pessoas”, destaca Sheila.

Sobre o Urbis VI – Fundado no início da década de 1990, a partir de um conjunto residencial construído pela empresa pública Habitação e Urbanização da Bahia S.A (Urbis), como obra do Estado. Fica localizado às margens do anel viário, na região sul da cidade. Popularmente conhecido com “Pé Inchado”, o apelido surgiu porque os moradores não tinham acesso ao transporte coletivo, na época de sua ocupação, e tinham que andar até o centro da cidade, a ponto de incharem os pés, de acordo com a obra “O urbano em construção Vitória da Conquista: um retrato de duas décadas”, da professora Ana Emília de Quadros Ferraz.


Secretaria de Infraestrutura engana moradores do Renato Magalhães e alega erro de comunicação


Moradores do Loteamento depositaram esperança nas ações de Dida

Promessa de campanha do atual governo municipal, desde as eleições de 2020, o loteamento Renato Magalhães seria totalmente pavimentado com recursos do FINISA II,  a Câmara Municipal aprovou projeto de mais de 100 milhões de reais, para que a Prefeitura executasse a obra. Todavia, a realidade foi outra, obra dada como concluída, o loteamento inteiro estaria pavimentado.

O mês junho chega e os moradores do Renato Magalhães notam que as máquinas bateram em retirada e algumas ruas do loteamento não foram pavimentadas. A partir disso, alguns moradores procuram a liderança comunitária da região, ex-vereador Moisés Santos, popular Dida, esse começa a procurar explicações junto ao poder público municipal buscando informações sobre o problema.

O líder comunitário  organiza uma reunião com os moradores do loteamento e leva o líder do  Governo Municipal, vereador Chico Estrela para que esse ouvisse os moradores e encaminhasse uma possível solução do problema. Moradores  afirmaram que o ex-prefeito em campanha eleitoral de 2020, prometeu a pavimentação do bairro inteiro, garantindo que possuía os recursos do FINISA.  Para Dida, promessa de campanha tem que  ser cumprida e conclama à Prefeitura à conclusão da obra, por dois motivos básicos: trata-se de corredor de transporte e principalmente porque houve o dinheiro para a execução total da obra.

Na Câmara de Vereadores, exatamente no dia 6 de junho de 2021 o vereador Nildo Freitas faz o seguinte pronunciamento:

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta sexta-feira, 4, por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador Nildo Freitas (PSC) aproveitou para esclarecer alguns comentários que surgiram sobre a pavimentação do bairro Renato Magalhães. Ele explicou que todo bairro será pavimentado pela Prefeitura Municipal. “Estive em diálogo com o secretário municipal de Infraestrutura, Jackson Youshiura, e ele me garantiu que todo o bairro será contemplado com a pavimentação”, afirmou o vereador. Nildo esclareceu ainda que algumas ruas seguem sem a pavimentação devido a obras de drenagem e explicou que, após essa etapa, essas vias serão pavimentadas.

Balde de água fria

No dia 18 de Junho o vereador Nildo Freitas foi mais cauteloso, já não afirmava a garantia do secretário Jacson, ouça:

Jackson ” deserrando” a comunicação com os vereadores Jacaré, Chico e Nildo

Apesar do pronunciamento do vereador Nildo Freitas,  ainda no início de junho, categórico em afirmar que o Secretário da pasta Jackson  Youshiura, garantira a conclusão da obra, enfim,  exatamente  52 dias após disse o seguinte:  o que houve foi um erro de comunicação na elaboração do projeto, quando foi colocada apenas uma parte do bairro “Infelizmente isso ocorreu e agora a prefeitura não dispõe de recursos para realizar o restante da obra, sendo necessário para isso um novo financiamento ou emenda parlamentar em torno de R$ 4 Milhões”. (mais…)


Waldenor Pereira participa da assinatura para obra na URBIS VI que teve recursos de sua emenda parlamentar


O deputado federal Waldenor Pereira (PT) participou na manhã desse domingo, 25, de ato de assinatura de assinou a Ordem de Serviço para o recapeamento asfáltico dos 540 metros da Avenida Central, na Urbis VI, com investimentos R$ 430 mil resultantes de emenda parlamentar de sua autoria ao Orçamento da União. A obra será realizada pela Emurc e começará no dia seguinte, concretizando pleito articulado pelo vereador Fernando Jacaré (PT).
Waldenor Pereira destacou que a sua participação no ato da Prefeitura de Vitória da Conquista para iniciar obra com investimento do seu mandato foi em atenção ao convite da prefeita Sheila Lemos (DEM): “ Ao nos convidar para este ato, a prefeita revela o seu espírito republicano, de reconhecer o importante papel da oposição na construção da cidade”, ressaltou.
O deputado relembrou que quando o PT assumiu o comando da Prefeitura de Vitória da Conquista, encontrou o município em estado crítico, “humilhado e de joelhos, com lixos espalhados por todos os bairros e distritos rurais”. Em seguida, avaliou que o projeto político petista que durou 20 anos na cidade – tendo como prefeitos Guilherme Menezes e Zé Raimundo, apoiados por Waldenor como deputado, os governadores Jaques Wagner e Rui Costa e os presidentes Lula e Dilma – cumpriu a sua parte, atraindo muitos investimentos públicos e privados para o desenvolvimento do município.

“Só no programa de habitação popular foram mais de R$1bilhão aqui investidos na construção de 15 mil unidades habitacionais. Investimos na educação, instalando o campus UFBA, apoiando e fortalecendo o IFBA. No saneamento básico transformamos Conquista na cidade com maior cobertura de esgotamento sanitário da Bahia e com o programa Luz Para Todos levamos luz elétrica com mais 9 mil instalações na zona rural, construímos avenidas, modernizando a cidade do ponto de vista urbano, entre outros avanços. Cumprimos o nosso dever e responsabilidade, enquanto gestores, enquanto parlamentares”, citou o deputado.

Na oportunidade em que comemorou a realização da pavimentação da avenida central da URBIS VI, o deputado destacou a intermediação do vereador Jacaré e apresentou à prefeita, vereadores e equipe da administração municipal, a destinação de R$ 18 milhões para investimentos em Vitória da Conquista, nos anos de 2020 e 2021. Do montante destinado por Waldenor, que atua em parceria com o deputado estadual Zé Raimundo, são R$ 5 milhões 564 mil para a saúde; quase R$ 5 milhões para educação; cerca de R$ 2 milhões para agricultura familiar; R$ 2 milhões 884 para infraestrutura; R$ 1 milhão 204 mil para assistência social e esporte; R$ 840 mil para cultura e eventos, e R$ 780 mil para segurança pública.


Deputado Fabrício defende piso salarial para profissionais de enfermagem


O deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) indicou ao governador da Bahia, Rui Costa (PT), o estabelecimento do piso estadual mínimo para enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem e parteira, em conformidade com o projeto de lei nº 2.564/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato (REDE-ES), que institui o piso salarial nacional e estabelece carga horária de 30 horas semanais para essas carreiras. O indicativo acompanha o projeto que tramita no Senado que prevê piso de R$ 7.315 para enfermeiros, R$ 5.120 para técnicos e R$ 3.657 para auxiliares.

Fabrício esteve, nesta quarta-feira (07), com representantes do Sindsaúde-Ba para discutir a proposta. De acordo com justificativa do deputado “a enfermagem e suas atividades auxiliares, categorias de profissionais abnegados, que colocam em risco a própria saúde para salvar vidas de outras pessoas, continuam desvalorizadas por todo o Brasil”. Fabrício afirmou que está confiante na aprovação do indicativo pela Assembleia Legislativa e na transformação dele em projeto de lei pelo governador. (mais…)


Professores são contra volta irresponsável do ensino presencial


Escolas sem estrutura, profissionais e estudantes ainda não imunizados, hospitais lotados, pouca importância para a opinião e para a experiência dos professores. Esses são apenas alguns dos motivos que fazem com que os professores municipais de Vitória da Conquista sejam contra a volta às aulas presenciais, decretada pela Prefeitura.

De acordo com o Decreto nº 21.192, publicado na segunda-feira (5), a Prefeitura Municipal autoriza a realização de atividades letivas presenciais com 50% da capacidade de cada sala de aula, nas unidades de ensino públicas e privadas do município. O número de alunos na sala dependeria da lotação dos leitos de UTI – se tivermos até 90% dos leitos ocupados, estudantes, professores, outros profissionais e todas essas famílias podem ser expostos ao risco de contaminação. Se chegarmos mais perto da completa falta de vagas nas UTIs, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) indica que apenas devemos diminuir o número de alunos para 25%.

O Sindicato do Magistério Municipal Público (Simmp) considera essa decisão precipitada e irresponsável. É uma atitude que compactua com o negacionismo federal, responsável por fazer o Brasil padecer em nível alarmante. A Prefeitura Municipal, inclusive, pegou os professores municipais de surpresa com a publicação do decreto definindo datas tão imprudentes e temerárias. Apesar de manter diálogo com os professores municipais, a Smed não havia informado, nem sugerido, que já trabalhava com datas marcadas. Os professores da rede particular, por outro lado, nunca foram nem incluídos no debate. (mais…)


Deputado Fabrício apoia modernização do Distrito Industrial para criação de empregos


O deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) foi um dos participantes de uma reunião do Plano de Modernização do Distrito Industrial de Vitória da Conquista, ocorrida nesta quinta-feira (01). A agenda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE) contou ainda com as presenças do secretário da pasta, Nelson Leal, da Associação das Indústrias de Vitória da Conquista (AINVIC) e de empresários representantes do Distrito Industrial, além de outras autoridades.

Para Fabrício, o plano de modernização é um importante passo para a geração de novos empregos em Conquista. “Nosso município tem muito potencial de crescimento, seja pela sua posição geográfica estratégica, seja pelo pioneirismo do conquistense, desde sempre empreendedor. A modernização do Distrito Industrial vai intensificar essa frente de desenvolvimento, com a atração de novas empresas e a geração de empregos”, disse o parlamentar.

Fabrício ainda destacou: “A implantação de importantes equipamentos públicos pelo Governo da Bahia preparam Conquista ainda mais para um salto de desenvolvimento como o Aeroporto Glauber Rocha, a barragem do Catolé, que está em execução, e ações na estrutura de saúde como a UPA, a revitalização do Hospital e Base e a construção da Policlínica Regional de Saúde. É um conjunto de investimentos pelo qual lutamos muito para que Conquista fosse contemplada”.