Começa hoje o Conexões

Congresso de Arquitetura vai discutir assuntos como mudanças e emergências Começa hoje, 16, e vai até o dia 19 de outubro o segundo Congresso de Arquitetura e Urbanismo do Sudoeste da Bahia. O Conexões, que a FAINOR promove, vai receber estudantes, pesquisadores e profissionais renomados nacionalmente na área da Arquitetura. Outros cidadãos comprometidos com a … Leia Mais


Uesb promove sessões comentadas dos filmes do Vestibular

Pelo 16º ano consecutivo, a Uesb realiza o projeto “Cinema: Eis a Questão”, voltado para os vestibulandos da Instituição. Como parte do projeto, serão realizadas sessões comentadas dos filmes indicados para o Vestibular 2020, nas cidades de Vitória da Conquista (15, 16 e 17 de outubro, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima), Itapetinga … Leia Mais




Nova convocação de prestadores de serviço temporários

O Edital 161/2019 convoca novos candidatos classificados na seleção simplificada de prestadores de serviço para funções temporárias de Técnico de Nível Superior. Foram selecionados enfermeiro, fisioterapeutas e assistente social. De acordo com o Edital, o candidato deve comparecer às unidades de Recursos Humanos do campus para o qual foi aprovado, nos dias 11 ou 12 de setembro, … Leia Mais


Vestibular 2019: matrícula para os aprovados no segundo semestre


Os candidatos aprovados no Vestibular 2019 para o segundo período letivo já podem preparar a documentação para a matrícula. Conforme o Edital 145/2019, os novos estudantes de graduação deverão se matricular de 9 a 12 de setembro, na Secretaria de Cursos do campus em que foi aprovado.

Além da documentação exigida, é importante ficar atento aos dias e horários específicos de cada curso, detalhados nos Anexos 1, 2 e 3 do mesmo Edital.

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a Secretaria de Cursos pelos telefones (77) 3261-8612, em Itapetinga; (73) 3528-9654, em Jequié; e (77) 3424-8661, em Vitória da Conquista.


Ato na Câmara pela Educação terá presença de indiano Nobel da Paz


O deputado Waldenor Pereira recebeu a visita, no seu gabinete, em Brasília, do presidente da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Manoel Gomes Araújo Filho, e a secretária-geral da entidade, Maria de Fátima Aparecida da Silva. Eles foram convidar o Núcleo de Educação do PT no Congresso Nacional, coordenado pelo parlamentar, para integrar a organização de evento com a presença do ativista indiano Kailash Satyarthi, Prêmio Nobel da Paz pela luta contra o trabalho infantil.

O evento foi agendado para o dia 17 de outubro – no auditório Nereu Ramos, da Câmara Federal – na oportunidade da visita do indiano ao Brasil, a convite da CNTE. De acordo com o deputado Waldenor, o ato será integrado à agenda de mobilização em defesa da educação pública definida pelo Núcleo, como também fará parte das comemorações do Dia do Professor.

“Teremos grande satisfação em participar da organização desse ato, com a participação de um convidado da relevância do prêmio Nobel Satyarthi, como também pela parceria tão representativa como a CNTE, que congrega 50 entidades e mais de um milhão de filiados. Além disso, faremos justamente na oportunidade da nossa agenda de mobilização pela educação pública e gratuita, que inclui atos e manifestações em todo o país, e da semana de homenagem ao professor”, expressou Waldenor Pereira.

O Prêmio Nobel

Kailash Satyarthi abandonou a engenharia para combater o trabalho infantil no seu país, comandando pessoalmente invasões a fábricas. Em mais de 25 anos de trabalho à frente da organização Bachpan Bachao Andolan, calcula-se que tenha resgatado mais de 80 mil crianças da exploração do trabalho, além de outros milhares de adultos mantidos em regime análogo à escravidão. Foi distinguido com o Prêmio Nobel da Paz 2014, junto com a ativista paquistanesa Malala Yousafzai. (mais…)


UNEB realiza Encontro Internacional de Alfabetização de Jovens e Adultos


Interessados em submeter trabalhos devem realizar inscrição até 3 de setembro

 

A educação como prática da liberdade: O legado de Paulo Freire na contemporaneidade. Esse é o tema do  VI Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (ALFAeEJA), que será promovido pela UNEB, por meio do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), entre os dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

A iniciativa é direcionada a estudantes, professores, pesquisadores, gestores e profissionais da educação das redes pública e privada de ensino das instâncias municipais, estaduais e federais.

O objetivo do evento é ampliar o debate e a difusão do conhecimento sobre a alfabetização e educação de jovens e adultos, com foco nas discussões contemporâneas, enfatizando os direitos humanos, inclusão e igualdade social.

A programação do ALFAeEJA 2019 reserva conferências, palestras e mesas de debates, além de lançamento de livros, minicursos, apresentação de trabalhos e relatos de experiência.

Os interessados em submeter trabalhos (ver regras) devem realizar inscrição online até o dia 3 de setembro. Aqueles que desejam participar como ouvintes podem realizar inscrição até o dia do evento.

Mais informações: www.portal.uneb.br.

 

Serviço

 

O que: inscrições para Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos

Quando: até 3 de setembro

Ondewww.even3.com.br/vialfaeeja


Uesb abre seleção para estagiários de nível médio


De 23 a 30 de agosto, estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio podem se inscrever na seleção de estagiários da Uesb. Conforme o Edital 147/2019, o objetivo é a formação de cadastro de reserva para atuação nos campi de Itapetinga, Jequié ou Vitória da Conquista.

Para se inscrever, é preciso preencher o requerimento de inscrição, disponível no Anexo Único do Edital acima, e apresentar junto ao RG e CPF (cópia e original) e declaração de matrícula do estudante, devidamente assinada e carimbada pelo diretor da Unidade Escolar. No ato de inscrição, o candidato optará pelo turno oposto ao do funcionamento do seu curso.

A seleção acontecerá em etapa única, por meio análise das médias, conforme declaração expedida e assinada pelo Diretor da Unidade Escolar. Todos os detalhes da seleção e requisitos exigidos podem ser conferidos no Edital.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o setor de Recursos Humanos: (77) 3424-8736, em Vitória da Conquista; (73) 3528-9620, em Jequié; ou (77) 3261-8456, em Itapetinga.


7ª chamada do Vestibular para 2019.1: prorrogação das matrículas


Por meio da Portaria 0517/2019, foi prorrogado o período de matrícula para os aprovados em sétima chamada no Vestibular Uesb 2019, para ingresso no primeiro semestre letivo. Agora, os convocados podem se matricular de 12 a 14 de agosto.

A matrícula acontece na Secretaria de Cursos do campus em que o estudante foi aprovado, das 14h30 às 17h30. Toda documentação necessária pode ser conferida no Edital 126/2019.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria de Cursos pelos telefones (77) 3261-8612, em Itapetinga; (73) 3528-9654, em Jequié; e (77) 3424-8661, em Vitória da Conquista.


      FAINOR recebe prêmio nacional Silvio Tendler



Faculdade venceu concurso de vídeos sobre Responsabilidade Social

O Diretor Geral da FAINOR, professor Edgard Larry Andrade Soares, acaba de receber em nome da Faculdade o prêmio Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social. A FAINOR venceu na categoria Videoclipe e a cerimônia de premiação nacional foi realizada na sede da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior – ABMES, em Brasília.

Faculdades particulares de todo o país inscrevem suas produções a cada ano. “Este prêmio é mérito de toda a equipe Fainor, especialmente daqueles que participaram na realização do videoclipe”, comentou o professor Edgard Larry. O representante da Mantenedora da FAINOR, Iure Andrade, também esteve presente na solenidade.

Esta é a terceira vez que a FAINOR recebe o prêmio Silvio Tendler nessa categoria. Nesta edição, a FAINOR enfatizou os serviços que cada setor oferece ao público externo e à comunidade acadêmica, tudo isso em formato de um repente composto e interpretado pelo funcionário Sandro Robério. A ideia por trás do videoclipe foi valorizar a cultura do Nordeste, já que o concurso tem visibilidade nacional.

O Concurso Silvio Tendler de Vídeos tem como objetivo promover e incentivar a criação de vídeos relativos às ações de responsabilidade social das instituições, realizados durante a Campanha da Responsabilidade Social, atividade promovida anualmente pela ABMES.

Veja o videoclipe vencedor:

Escola Alcides dos Santos inova no ensino musical em Cachoeira


Jornalista José Bonfim

Mais uma ótima colaboração da jornalista Claudia Correia ao blog. Desta vez ela fala do trabalho da Escola Alcides dos Santos, mantida pela Minerva Cachoeirana, na histórica cidade de Cachoeira. Leia o texto de Claudia e conheça um pouco do que vem sendo feito por esse projeto pedagógico.

A Escola Alcides dos Santos, mantida pela Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana iniciou as atividades do segundo semestre com um novo projeto pedagógico, voltado para o ensino teórico prático de música. O objetivo é formar novos músicos e estimular a educação para a cidadania de crianças, adolescentes e jovens. Tecnologias modernas serão usadas nas ações educativas com os alunos, envolvendo a participação das famílias.

A escola atende gratuitamente em média 50 alunos, com aulas de segunda a sexta-feira à tarde, na sede da Filarmônica Minerva Cachoeirana, na Praça Rio Branco, em Cachoeira (cidade baiana a 117Km de Salvador). O trabalho sociopedagógico é coordenado por Denise Marques, diretora pedagógica; Caliane Patricia, diretora social; Crislaine Moreira, supervisora; e os monitores Gabriel Lucas e Ribamar Lima.

Para a diretora Denise Marques o trabalho está sendo aprimorado para tornar o aprendizado mais atraente para os alunos e elevar o desempenho deles. “Estamos encontrando o caminho junto com os pais para oferecer um ensino de qualidade, mas temos muito trabalho pela frente ainda”, afirma com entusiasmo.

A Minerva Cachoeirana completou em fevereiro 141 anos e mantém suas atividades com a colaboração de sócios e amigos, além de parcerias com órgãos públicos e outras filarmônicas. A agenda da banda inclui concertos, festivais em outros municípios, cerimônias religiosas, desfiles cívicos e apresentações em entidades sociais da comunidade como o Lar de Idosos Aconchego.

Os interessados em apoiar a instituição e a Escola Alcides dos Santos podem entrar em contato através de mensagens para o presidente Roberto Franco, telefone: (71) 98830-9477.

Na página do Facebook Minerva Cachoeirana Os sons de Filarmônica desde 1878

No Instagram @minervacachoeirana