Pereira manda desiluminar rua na Vila Serrana

Depois de ter herdado do governo Guilherme  Menezes, todo equipamento  para trocar  100% da iluminação do município de Vitória da Conquista para uma qualidade melhor, o prefeito Gusmão Pereira não conseguiu implementar o serviço e queixas da população ocorrem nos quatro cantos da cidade. os bairros periféricos são os mais prejudicados com a inércia da prefeitura … Leia Mais



Nossa história nossa gente: Vitória da Conquista na Época do Populismo

A dinâmica social seria responsável pela mitigação daquele domínio familiar. Novos fatores vão penetrar a realidade social, refletindo politicamente nas disputas em torno do mando local. O comércio, o desenvolvimento econômico, sua diversificação, fazem surgir os personagens correspondentes às novas atividades econômicas, inclusive imigrantes atraídos pela expansão econômica e urbana que a cidade começa a … Leia Mais


Anchieta e a carta de boas intenções, mas delas o inferno está cheio?

Estiveram em Belo Horizonte, o secretário Ivan Cordeiro (Mobilidade Urbana) e a advogada Nadjara Regis, representando da PGM. Os representantes da municipalidade conheceram a estrutura da Anchieta, uma das empresas que opera no transporte coletivo em Belo Horizonte. Acompanhando os representantes do município integrou a comitiva também o Advogado da Viação Vitória, Sr, Pedro Eduardo, … Leia Mais



Estado de Sítio: Pereira impõe Lei da mordaça aos professores


O segmento mais politizado entre os servidores públicos municipais, profissionais da Rede Municipal de Ensino lotaram os corredores do prédio da Prefeitura de Vitória da Conquista em protestos na manhã desta terça-feira (24). Dessa vez, o ato puxado pelo SIMMP [Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista] levou a intervenção artística “Amordaçados” sob muitos protestos direcionados ao emedebista de 70 anos, no momento prefeito do município e,  carinhosamente batizado pela população com o nome de Pereira.

Diversas manifestações em apoio têm chegado aos professores, como de entidades como a bancada de oposição da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Sindicato dos Bancários e Partido Comunista do Brasil. deputados Jorge Solla, Alice Portugal, Jean Fabrício e individualmente se manifestaram os vereadores Coriolano Moaraes e Níldima Ribeiro que encaminharam nota à Imprensa na primeira hora, a prefeitura se nega a repassar o percentual de 6,81% enviado pelo Ministério da educação desde o mês de janeiro de 2018. Concordando em repassar apenas 2,87% retendo 4,8% para pagar outras atividades da educação, inclusive consultorias educacionais contratadas com dispensa de licitação.

A prefeitura justifica ainda usando o velho argumento do equilíbrio das contas públicas no limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em uma demonstração de responsabilidade e prudência com as contas públicas, a Prefeitura assegurou os reajustes de 2,76% no salário e 5% no auxílio-alimentação retroativo a maio, garantindo, assim, a recomposição da inflação e evitando perdas para os servidores”. (mais…)


Ditador Pereira, decreta estado de sítio em Vitória da Conquista


Estado de Sítio-Quando o estado de sítio está em vigor, o poder legislativo e judiciário passam para o poder executivo, como uma forma de proteger a ordem pública. Assim, o Estado fica com a capacidade de reduzir algumas liberdades dos seus cidadãos. Algumas das restrições podem ser: suspensão do direito de liberdade de reunião, alguns indivíduos podem ser obrigados a permanecer em um lugar determinado, bens podem ser requisitados, intervenção em empresas de serviço público. No entanto, o Governo não pode interferir no direito à vida, à integridade pessoal, à capacidade civil, à cidadania, à liberdade de religião, etc.

Vitória da Conquista jamais cedeu a ditadores, antes da ditadura militar acabar no Brasil, acabou primeiro em Vitória da Conquista, a cidade recebeu o carinhoso apelido de de ” Trincheira da Resistência Democrática” em 1972, o governo ditatorial de Antônio Carlos Magalhães aprendeu a lição de que o  conquistense não cede, resite por natureza a qualquer ato ditatorial, e escolhe as urnas para surrar os adversários da democracia.  Ao que parece Pereira, atual prefeito  do município se esqueceu disso.

Invocando o artigo 29 do Regime Jurídico Único, tenta admoestar os servidores municipais, os proibindo de  fazer manifestação nas dependências da Prefeitura Municipal, ato jamais praticado na História de Vitória da Conquista, sem explicar à sociedade, os motivos e as reivindicações do movimento grevista, busca humilhar os servidores, lhes negando salário e condições dignas de trabalho.  desde janeiro,  o  Governo federal repassou ao município de Vitória da Conquista, 6.8% do aumento do PISO NACIONAL DO PROFESSOR, esse montante está na mão de Pereira, que deve destiná-lo aos trabalhadores da educação, mas Pereira pretende usar esse capital para pagar mais uma empresa de consultoria, vale lembrar  à população conquistense que quem paga professor, agente de saúde, agente de endemias é o  Governo Federal, além de uma verba para manutenção das instalações usadas por esses servidores, Pereira mente ao afirmar que  não tem como pagar. 

Apesar da decisão do prefeito, verificamos que sua chefe de gabinete Jeanne Cássia, em passado recente e ao que parece lutando em favor dos servidores do seu  sindicato, fez até feijoada nas dependências da Prefeitura Municipal, ato aprovado por  esse prefeito, porém naquele instante era um locutor de rádio e com interesses eleiçoeiros aprovou todas as greves de servidores contra o governo anterior.

De outro lado porque o prefeito Herzem Gusmão Pereira não explica à população  o artigo 129 VII-  LEI COMPLEMENTAR Nº 1.786, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2011- delegar a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de
atribuições que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado; Quem é Claudiana, o que essa pessoa faz na Prefeitura?  seria uma boa oportunidade para a falsa moral do prefeito ser questionada, afinal a manifestação garantida com Constituição é crime na prefeitura, mas delegar a pessoa estranha atribuição em órgão público sem nomeação é o que? (mais…)


Transporte Coletivo: Relação incestuosa entre Prefeitura, Sindicato, Vanzeiros e Viação Vitória (Parte 20)


Pereira ajeitando a batida da Vitória

Nosso blog vem denunciando numa série de artigos, a trajetória oculta e espúria entre a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, o Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo, os transportadores de vans clandestinas e a Viação Vitória, essa, concessionária do serviço de transporte coletivo público no município de Vitória da Conquista.

Ameaças, admoestação foram argumentos usados para que o blog parasse de esclarecer à população que  havia algo errado diante e tantas irregularidades no setor, sem que qualquer providência fosse tomada pelo órgão gestor do serviço, no caso  a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, através do SIMTRANS-  Secretaria de Mobilidade Urbana e Trânsito.

Logo no início de seu governo, o prefeito Herzem Gusmão Pereira, utilizando seu programa de rádio ” Resenha Geral”  decretou oralmente que  nenhum servidor da Prefeitura poderia multar, sob quaisquer irregularidades, os motoristas que executavam o transporte clandestino na cidade e disse mais, “a cidade depende dos vanzeiros, esses devem ser tratados com água gelada, salgados e cafezinhos, já que prestam relevantes serviços à cidade e disse mais”v ” possuo duas pesquisas que encomendei e  Conquista não tem problema de transporte coletivo público, apenas 2% se queixam do transporte e isso se deve as VANS”  acrescentou ainda que ordenou ao então Secretário de Mobilidade Urbana do Município a substituir os ônibus da Viação Vitória pelas VANS, ” liguei para  ele e disse, coronel se a Viação Vitória não está fazendo o transporte, coloque as VANS”.

O detalhe, é que o prefeito não poderia colocar e nem autorizar “VAN” alguma circulara explorando o serviço, já que havia no município duas concessionárias legalmente habilitadas para  a execução dos serviços e  contribuindo com  a arrecadação de 5%  do faturamento em impostos para o município. Ali, o alcaide  renunciava  a uma receita de aproximadamente 100 mil reais por mês.. Veja aqui a parte 19

Por outro lado, a Viação Vitória usando o pretexto da concorrência predatória deixava de pagar salários, recolhimentos de verbas como FGTS, INSS, contribuição sindical de seus empregados, chegando ao cúmulo de demitir servidores e não pagar qualquer verba rescisória.

Em várias situações a prefeitura fez  ” vista grossa” aos acontecimentos e o Ministério Público do Trabalho fazendo termos de acordo que jamais foram cumpridos, enquanto isso a população sofria com o serviço irregular prestado pela concessionária.

O descaso da Prefeitura com os arranjos da Viação Vitória, começou a colocar em risco a saúde da população, a Prefeitura fingia que fiscaliza e a Viação Vitória fingia que pagava as multas e em tese fazia os reparos nos veículos:  ônibus da Viação Vitória quebra barra de direção na estada Vitória da Conquista à Ilhéus; ônibus da Viação Vitória fica sem combustível  em via pública e é abastecido com combustível de outro ônibus da mesma  linha, detalhe, viagens interrompidas e situação de risco para a população; ônibus da Viação Vitória  ” pega fogo” em via pública; ônibus da Viação Vitória trafega em via pública co  eixo traseiro à mostra; ônibus da Viação Vitória tem roda traseira desprendida e por pouco não atinge os transeuntes da Lauro de Freitas;  ônibus da Viação Vitória, agora, são abastecidos em postos de gasolina da Cidade; Dois ônibus da Vição Vitória, colidem por falta de freios, vários ônibus da  Viação Vitória são apreendido pela justiça, essas notícias ocorreram  no município de Vitória da Conquista e a Prefeitura não tomou qualquer providência. (mais…)


TV UESB passa a operar com sinal digital



A comunicação da Uesb deu um grande passo no Sistema Uesb de Rádio e Televisão Educativas (Surte). Desde quarta-feira, 18, a TV Uesb passou a operar em SD Digital, medida que amplia a qualidade do sinal de transmissão ao mesmo tempo em que cumpre a legislação exigida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), liberando a frequência analógica para o órgão.

Durante os próximos 90 dias, a emissora entra em caráter experimental, aumentando progressivamente a potência do sinal até atingir 1.250 watts. Agora, o Surte conta também com um gerador próprio na torre de transmissão, que garante uma maior estabilidade na manutenção da TV Uesb e Uesb FM no ar. Para ter acesso à programação da TV Uesb em sinal digital, é necessário ter o conversor instalado em sua televisão e ressincronizar no canal 4.1.

“Com a digitalização da TV, o conteúdo produzido chegará a mais pessoas com maior qualidade. A Universidade, enquanto instituição pública, tem um compromisso social muito grande. É uma preocupação nossa oferecer serviços de qualidade para a população, não só em extensão, mas também no ensino e na pesquisa”, defende a professora Gleidi Magali Lemos, pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários.  (mais…)


Prefeitura fiscaliza transporte coletivo municipal


Após 18 meses de fiscalização de araque, o governo de Pereira informa em nota abaixo, que lacrou 74 veículos da Viação Vitória, concessionária do serviço de transporte público na cidade de Vitória da  Conquista, o grande problema é que informações como esta, a Prefeitura Municipal já fez várias vezes, entretanto logo após a divulgação, veículos que supostamente estariam lacrados, estavam circulando na cidade. A Prefeitura falha, quando não informa as placas dos veículos, os respectivos números para que a população se acautele. normalmente o governo Pereira surfa, faz onda em absolutamente tudo.  Senhores e senhoras, uma empresa que possui 80 veículos e 74 são lacrados numa simples inspeção de rotina, não reúne as condições mínimas de operar, mais de 90% da frota com problemas, enfim, um governo desse é sério?

Fiscalização surpresa na garagem da Viação Vitória; 74 veículos foram lacrados

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista informa que às 4:20 desta terça-feira (17), agentes de transporte e o coordenador de Transporte Público, Jackson Yoshiura, foram à garagem da Viação Vitória para realizar inspeção surpresa nos veículos da empresa. 74 veículos que não se adequavam a condições mínimas de segurança foram lacrados.

As principais irregularidades encontradas foram pneus carecas, sinalização deficiente, tacógrafo em mau estado, entre outros. Os veículos só serão liberados após nova vistoria, quando a empresa fizer a manutenção dos itens de segurança que se encontram em estado irregular.

A Prefeitura esclarece que prioriza a segurança da população, bem como reconhece o direito a padrões adequados de qualidade no oferecimento do serviço de transporte coletivo.


Câmara entregará Título de Cidadão Conquistense ao governador Rui Costa nesta terça-feira(3)


 

Imagem Câmara entregará Título de Cidadão Conquistense ao governador Rui Costa nesta terça-feira(3)

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) entregará, na próxima terça-feira, 3, o Título de Cidadão Conquistense ao Governador Rui Costa (PT). A entrega é fruto da iniciativa do vereador Rodrigo Moreira (PP), que apresentou o Decreto Legislativo Nº 04/2017, aprovado em agosto de 2017. A solenidade acontecerá no plenário Carmem Lúcia, da CMVC, às 18h. 

Nascido em Salvador, no dia 18 de janeiro de 1963, Rui Costa dos Santos viveu a infância e a juventude no bairro da Liberdade. É filho do metalúrgico Cloves dos Santos e da dona de casa e doceira Maria Luzia Costa dos Santos, falecida em 1995. A trajetória de seus pais, especialmente de sua mãe, o inspirou aos estudos e ao início à vida política. Estudou do primário à universidade em escola pública. Na Escola Técnica Federal da Bahia, formou-se como técnico em Instrumentação Industrial. Ele iniciou a vida profissional e sindical no Polo Petroquímico de Camaçari. É graduado em economia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

(mais…)


Chafariz do Nossa Senhora Aparecida é restaurado


Existe um chafariz no Panorama seria bom que a Prefeitura recuperasse também

O chafariz após a reforma: pintura, restauração e rebaixamento de 25 canos que garantem o fornecimento de água

Com o objetivo de intensificar as melhorias em bairros mais carentes do município, a Prefeitura continua a revitalização do chafariz da comunidade do Nossa Senhora Aparecida. Em janeiro deste ano, a Secretaria de Serviços Públicos já havia feito uma ampla reforma no local. Agora, os trabalhos foram retomados, com a restauração e rebaixamento de 25 canos que garantem o fornecimento de água.

“O chafariz estava desativado porque vândalos quebraram a tubulação que sai da nascente. Então nós restauramos toda a tubulação, fizemos rebaixamento, pintura e todas as melhorias possíveis para que a comunidade ficasse satisfeita”, afirma o Coordenador de Serviços Básicos, Iluminação e Posturas, José Marques.

Seu José, morador da região há 32 anos: “Estou muito satisfeito com as melhorias que foram feitas pela Prefeitura”

(mais…)