Morre Dema do Salão Bahia

Atualizado às 12:12h Faleceu hoje, em Vitória da Conquista, às 08:30, o cabeleireiro Valdemar Silva Aragão aos 79 anos de idade, Dema como era chamado por amigos e clientes, trabalhou por mais de 50 anos no Salão Bahia de propriedade do saudoso Sinhozinho, Valdemar Deixa mulher e filha, como também irmãos, entre eles, Lucinha, Mineral, … Leia Mais


OAB-Vitória da Conquista consegue apoio da Assembleia Legislativa da Bahia para publicar obra autobiográfica sobre Coriolano Sales

No dia de ontem (16), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Vitória da Conquista, Ronaldo Soares, esteve na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na cidade de Salvador. O encontro teve como objetivo fazer gestões junto à diretoria, por intermédio do deputado e um dos diretores da instituição, Fabrício Falcão, visando a … Leia Mais


A visita de N. Srª das Graças

 por Bomfim Brown Vitória da Conquista comemora neste 9 de novembro 181 anos de emancipação política. Valter Freire, conquistense que está no Rio de Janeiro desde os anos 70, reverencia a data com uma lembrança da infância na “terra do frio”. Imagem de Nossa Senhora das Graças – em Vitória da Conquista   Eu tinha asma quando … Leia Mais


Nota de Pesar: Câmara lamenta a morte da fotógrafa e jornalista Edna Nolasco

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista, por meio do presidente Luís Carlos Dudé, e dos demais vereadores, manifesta profundo pesar pelo falecimento da fotógrafa e jornalista Edna Nolasco, ocorrido na tarde dessa quinta-feira, 11. Edna tinha 63 anos e estava internada no Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde se tratava da Covid-19, doença … Leia Mais




Nossa história nossa gente: Ney Ferreira e Silva, um importante político conquistense


Um dos poucos ex-vereadores que retornava à Câmara para assistir as sessões

Ney Ferreira e Silva nasceu em 22 de fevereiro de 1936, no Município de Tremedal, Bahia. filho de Juvenal Melvino e Silva e Almira Ferreira dos Santos, no Município de Tremedal, Bahia. Com 4 anos de idade, Ney veio para Vitória da Conquista com sua família: Os pais e irmãos Verdeval, Wanderval, Vanderley, Juvelmira e Solange.

Desde cedo Ney Ferreira e Silva trabalhou. Iniciou seu trabalho como comerciante de fogos, mas logo se estendeu à cafeicultura e o ramo imobiliário em Vitória da Conquista.

Ney Ferreira começou sua vida política na década de 60, quando se alistou nas fileiras do José Pedral, candidato a Prefeito, eleito em 1962 e que teve seu mandato cassado, em 1964 pelo Golpe Militar. Já em 1963, Ney foi nomeado pelo prefeito Pedral, como Administrador do Distrito de Iguá, sobressaindo dentre os administradores distritais.

Para Ney, o Iguá apesar de  não ter escola boa, nem professores, era tido como um distrito pronto, mesmo assim, contratou professores em  cidades vizinhas e os levou para lecionarem em Igua. Dalí partiu para a fundação do Distrito do Bate-Pé
Vereador por três mandatos, alinhado ideoligamente com a esquerda emedebista,  Ney Ferreira conta como vários fatos expressivos em sua carreira pública. A fundação de Bate-pé. (A partir da criação da feira semanal, da capela e do Posto médico com recursos próprios em prol do povo local, pois naquela época os recursos públicos eram limitados.)

Um dos destaques em sua vida pública foi a doação do terreno, de sua propriedade, para construção do Colégio Centro Integrado de Educação Navarro de Brito, contribuindo para o desenvolvimento da zona oeste de Vitória da Conquista.
Neste episódio, Ney foi além, para que o município pudesse doar o terreno, ainda que fosse um terreno particular, era necessária aprovação da Câmara de vereadores e teria que ser por maioria de dois terços, no momento, Ney era vereador de oposição e a Prefeitura precisava do voto de Ney, ele não faltou para com cidade e votou a favor. (mais…)


Câmara Municipal entrega Título de Cidadão Conquistense em Sessão Solene


Imagem Câmara Municipal entrega Título de Cidadão Conquistense em Sessão Solene

Na próxima terça-feira, 9 de Novembro, Vitória da Conquista comemora 181 anos de emancipação política, e como já é de costume no mês de aniversário da cidade, a Câmara Municipal (CMVC) realizou na noite desta quinta-feira, 4, a Sessão Solene de Entrega do Título de Cidadão Conquistense – Edição 2021.

Durante a cerimônia foram homenageados 42 cidadãos que escolheram Vitória Conquista para morar, estudar, trabalhar, ou que trouxeram benefícios para a cidade, colaborando com o desenvolvimento do município. Outras duas personalidades que não puderam comparecer à solenidade – o Arcebispo Dom Josafá e o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Lourival Almeida Trindade –  receberão a honraria posteriormente. Ao todo são 45 títulos nesta edição.

Neste ano, o troféu que simboliza o Título traz como referência o monumento da Praça Mármore Neto, localizada no Bairro Brasil, que homenageia os imigrantes.  O monumento, que expressa o acolher a todos aqueles que chegam ao município, é representado por um grande boneco de braços abertos que traz no peito o mapa da cidade.

O presidente da Câmara, vereador Luís Carlos Dudé (MDB), abriu a solenidade ressaltando que esse é um momento de manifestação da gratidão de Vitória da Conquista àqueles que, mesmo não tendo nascido aqui, fazem do município  um lugar melhor. “Uma cidade que sempre pensou grande, pensou em seu desenvolvimento. É uma cidade feita a muitas e muitas mãos”, destacou ele.

Dudé ressaltou o potencial que Conquista tem, graças  à colaboração de cada um. “Cidade predestinada para o crescimento, para o avanço. A melhor cidade do Brasil para se viver, para investir”, disse. Ainda em seu pronunciamento, o presidente da Casa parabenizou aos homenageados e pediu que sigam colaborando com a cidade. “Agora, com o Título de Cidadão Conquistense, que possam continuar contribuindo para o avanço de Vitória da Conquista”, finalizou

A prefeita Sheila Lemos (DEM) disse ser uma felicidade receber oficialmente os novos cidadãos conquistenses. “É uma alegria enorme estar aqui nesta noite recebendo novos irmãos conquistenses, que têm um trabalho prestado à nossa cidade, e fazem a nossa cidade ser essa Jóia do Sertão Baiano”, saudou Lemos.

De acordo com a prefeita, Conquista tem a pujança reforçada por àqueles que chegam de outros municípios. “Vitória da Conquista é a capital do sudoeste baiano por conta de nós conquistenses, nascidos aqui ou que têm Vitória da Conquista como sua cidade do coração. Essa cidade abraça a todos que aqui chegam”, finalizou Sheila Lemos.

(mais…)


Morre Marcelo Moura


 

Marcelo Moura (irmão de Gilson Moura Filho), um dos donos do Shalako Hotel, morreu nesta noite, 28 de outubro, Vítima de AVC- Acidente Vascular Cerebral. Marcelo era dentista.


Vitória daConquista perde o “sargento Quincão”, o homem do riso fácil e de múltiplos amigos


Conquista perdeu Joaquim Ernesto Vieira dos Santos, o Sargento “Quincão”, morto aos 60 anos de idade. Quincão faleceu na madrugada desta quinta-feira (28), no Hospital Samur, em Vitoria da Conquista, vítima de infarto. Atualmente Quincão era coordenador da Defesa Civil da Prefeitura de Conquista. Prestativo, Conquista perde o “sargento Quincão”, o homem do riso fácil e de múltiplos amigos./ Sudoestedigital


Vitória da Conquista chega a trágica marca de 618 mortos pela COVID-119


Após 30 dias sem registro de óbito, foi informada à Secretaria Municipal de Saúde, nesta terça-feira (19), a morte de homem, 76 anos, residente do bairro Miro Cairo, por Covid-19, ocorrida ontem. O paciente estava internado desde o dia 05, no Hospital Geral de Vitória da Conquista. Até 17 horas de hoje, houve três novos caso confirmados.

De acordo com o boletim epidemiológico, foram confirmados 35.066 casos desde o início da pandemia e, destes, 34.423 estão recuperados, 618 evoluíram para óbito e 25 estão em recuperação.

Ainda aguardam classificação final 190 casos suspeitos.

Ocupação de leitos – No momento, 14 pessoas encontram-se internadas, sendo sete de Vitória da Conquista e sete de outros municípios. Do total de 68 leitos (38 clínicos e 30 de UTI), a taxa de ocupação de leitos clínicos está em 21,1% e de leitos de UTI em 20,0%.