ônibus novos ou Maria Fumaça; prenúncio do VLT prometido

A cada dia  se confirma que o transporte coletivo de Vitória da Conquista caminha para uma possível tragédia. Constantemente, os ônibus emergências operados pela Prefeitura tem apresentado problemas mecânicos e colocado em risco a integridade de passageiros e cidadãos que circulam pelas ruas da cidade. Nessa sexta-feira (13), mais um veículo quebrou no terminal. O … Leia Mais


Embasa entrega sistema de esgotamento sanitário em novos bairros de Conquista

Obras de ampliação do sistema de esgotamento contemplaram bairros Recanto das Águas e Espírito Santo Com investimentos de R$1,3 milhão, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) colocou em operação, no final de agosto, as redes coletoras de esgoto e as estações de bombeamento que atenderão 700 imóveis nos bairros Recanto das Águas e … Leia Mais



Embasa inicia construção da Barragem do Catolé

Na etapa inicial da obra estão sendo desenvolvidas ações de sustentação e estruturação logística Prevista para ser concluída em até 33 meses, a construção da Barragem do Catolé, no município de Barra do Choça, foi iniciada e garantirá segurança hídrica para Vitória da Conquista, Belo Campo e Tremedal. A obra está sendo executada pela Empresa … Leia Mais



Câmara Municipal prestigia abertura da 66ª Semana Espírita de Vitória da Conquista


Imagem Câmara Municipal prestigia abertura da 66ª Semana Espírita de Vitória da Conquista

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista prestigiou a abertura da 66ª Semana Espírita de Vitória da Conquista, na noite do último sábado, 31. A atividade reuniu diversas autoridades políticas e espíritas no Centro Convenções Divaldo Franco.

Presente ao evento, o presidente do Legislativo Municipal, vereador Luciano Gomes (PL), disse que assistir à palestra de Artur Valadares foi um momento ímpar. “Um jovem preparado para a missão de levar o Evangelho de Jesus Cristo às pessoas que ali estavam, fiquei muito comovido e sai de lá com uma visão mais aberta sobre as questões espirituais, além de impressionado com a qualidade do público, com a atenção das pessoas, foi muito gratificante”, disse.

O vereador Professor Cori (PT) também estava presente e se mostrou impressionante com o evento. “Muito bom, um evento à altura de Vitória da Conquista e do público presente, uma palestra comovente e esclarecedora, parabéns à União Espírita por nos proporcionar um momento tão enriquecedor”, afirmou.

A Semana Espírita, realizada pela União Espírita de Vitória da Conquista, segue até o dia 09 de setembro, com a participação de palestrantes renomados, como Frederico Menezes, Patrick Pires, Max Lânio Lacerda, Denise Lino, Lacordaire Abrahão Faiad, Alberto Almeida e Divaldo Franco, que fará o fechamento do evento no próximo domingo, às 11h30.


Prefeitura de Conquista não paga conta de energia e Coelba deixa escola sem energia; Deus no comando


Foto: Blitz Conquista

A extensão da Escola Municipal Anísio Teixeira, localizada na via principal do bairro Conveima 2, está com o fornecimento de energia interrompido. O motivo: falta de pagamento de vários meses.

Fontes informaram que há, pelo menos, cinco contas vencidas. Sem energia, sem lâmpadas acessas, sem iluminação, as crianças assistem aulas na penumbra, o que afeta o aprendizado.

No final da tarde desta quinta-feira (29), a reportagem do BConquista esteve no local. A unidade estava fechada, mas foi possível observar que a Coelba colocou um tipo de presilha que impede o acionamento do disjuntor. A peça é conhecida pelos eletricistas como ‘unha de gavião’.

Foto: Blitz Conquista

Na quarta-feira (28), a reportagem entrou em contato com a Secretária de Comunicação para saber, oficialmente, o motivo do corte de energia. A resposta chegou 24h depois. Entretanto, a Secom não esclareceu o motivo do corte.

A nota se atém a dizer que o “problema na extensão da Escola Anísio Teixeira foi pontual e já está resolvido”. Na mesma nota a prefeitura informa: “A Smed – Secretaria Municipal de Educação ressalta que a escola funciona em dois períodos, manhã e tarde. Sendo assim, as aulas foram  mantidas normalmente”.

No mesmo horário que a nota foi enviada ao BConquista, a reportagem constatou que o fornecimento de energia permanecia interrompido.

È lamentável  que um governo chegue a esse ponto, um erro grave que prejudica tudo na escola, uma nota bestial,  ” a escola funciona pela manhã e a tarde”  e por isso não precisa da energia? a energia elétrica numa escola só serve para acender lâmpadas? a merenda escola nã necessita de geladeira para conservação? Enfim, um pouquinho de vergonha na cara não faz mal a ninguém.


NOTA DE ESCLARECIMENTO – Câmara Municipal de Vitória da Conquista


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista esclarece que o Projeto de Lei nº 76/2019, de autoria do vereador David Salomão (PRTB) – que tentava impedir a apreensão de veículos nas chamadas “Blitze do IPVA”, no município de Vitória da Conquista – não foi aprovado por receber parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça da Casa que o julgou como inconstitucional, baseando-se nos artigos 155 da Constituição Federal; no 28, da Constituição Estadual, e nos artigos 22, 130 e 133 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

Apesar de entender que a intenção do projeto é ajudar aos trabalhadores que dependem de seus veículos para o sustento de suas famílias, ainda mais em tempos de crise econômica, o município, por lei, não tem jurisdição no tema que é de exclusividade dos estados – cabendo a eles a cobrança destes impostos (Art. 155, CF) – e da União – para legislar sobre o trânsito em todo o território nacional. (Art. 22, CTB).

Desta forma, o PARECER CONTRÁRIO ao PL 76/2019 está sustentado pela legislação federal e estadual, além do Código Brasileiro de Trânsito, deixando claro que o município não pode atuar em questões de âmbito superior.

A Câmara condena qualquer comportamento contrário a decisão amparada pelas leis vigentes no nosso país e entende que o respeito à decisão da CCJ faz parte da democracia. É de entendimento da Casa do Povo que a sociedade civil de Vitória da Conquista e as instituições devem se juntar para buscar sempre o diálogo em todas essas questões para que sejam construídas oportunidades de melhoria a todos os conquistenses.

 


Prefeitura de Vitória da Conquista, mais uma vez deixa remédios perderem a validade e prejudica a população


Comissão de Saúde encontra sala “entupida” de medicamentos vencidos no Almoxarifado Central da prefeitura de Conquista; em unidades faltam medicamentos.

Em mais uma reportagem sobre saúde, o jornalista Frarley Nascimento mostra o descaso da Prefeitura de Vitória da Conquista na gestão Pereira

Vereadores também constataram falta de medicamentos de uso contínuo.

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal visitou, na manhã desta quinta-feira, 22, o almoxarifado central da Prefeitura de Vitória da Conquista para apurar denúncias sobre a existência de medicamentos vencidos armazenados no local. Os vereadores Viviane Sampaio (PT), presidente da Comissão, e Cícero Custódio (PSL), relator, encontraram um grande volume de mediação vencida.

Os parlamentares foram recebidos por funcionários do local que informaram não ter autorização para o descarte dos medicamentos, os quais são armazenados em local à parte, enquanto aguarda para serem incinerados.

Viviane revelou ao BConquista que encontrou “uma sala totalmente entupida de medicação vencida”. A sala está fechada sem espaço para “colocar, sequer, uma caixa de medicação vencida”, destacou a edil.

De acordo com a vereadora, a decisão da prefeitura de retirar farmacêuticos das unidades de saúde da família gerou aumento de medicamentos vencidos no município. Ainda segundo Viviane, a sociedade precisa saber qual o valor em recursos públicos que será incinerado.

“Viemos aqui para saber o porquê de estarem estocando esses medicamentos que já não podem mais ser utilizados”, explicou o relator da Comissão, Cícero Custódio. Segundo ele, os funcionários do setor esclareceram que quando recebem produtos com validade próxima, encaminham para a Farmácia da Família onde existe uma demanda maior.

Ao receber os lotes, o Almoxarifado Central distribui os medicamentos para a zona urbana, rural, CAPS, Farmácia da Família, presídios, entre outros.

– Medicamentos vencidos e lixo hospitalar acumulado há três meses em postos de Conquista

– Após denúncia ao MPF prefeitura corre para recolher lixo hospitalar e medicamentos vencidos

– Vereadores encontram lixo contaminante, transportado irregularmente, armazenado em local inadequado em unidade de saúde

Essa não é a primeira vez que medicamentos vencidos são estocados em grande quantidade em dependências da Prefeitura. Em 2017, medicamentos vencidos e lixo hospitalar ficaram acumulados por vários meses em várias unidades de saúde. Após denúncia ao MPF a prefeitura correu para recolher lixo hospitalar e medicamentos vencidos.


MPF denuncia 5 pessoas por invadir área para construir aeródromo particular em Vitória da Conquista


Cinco homens foram denunciados por invadir e desmatar um terreno público com o objetivo de construir um aeródromo privado em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Segundo o Ministério Público Federal na Bahia (MPF), autor da denúncia, a área é de Mata Atlântica, de preservação permanente, também destinada ao Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). O aeródromo particular Fly Club Ninho das Águas foi construído no terreno que integra o Projeto de Assentamento Amaralina (PA Amaralina).

Ainda segundo a denúncia, os crimes foram descobertos em 2014, quando agentes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) deram início à titulação dos beneficiários do projeto e encontraram uma pista de pouso e decolagem medindo aproximadamente 1,2 mil metros.

A apuração dos fatos (Inquérito Policial n° 0173/2015) culminou na deflagração da Operação Overbooking, realizada em conjunto pelo MPF, Polícia Federal (PF) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em outubro de 2016, quando foram cumpridos mandados de busca e apreensão no aeródromo e em quatro residências.

Na ação, o MPF pede também a penhora de bens dos acusados como garantia para pagar o dano ambiental pelo desmatamento de 15 hectares de Mata Atlântica.

O órgão agora espera que a Justiça Federal receba a denúncia para instaurar a respectiva ação penal. A medida pode resultar na condenação e na aplicação das penas cabíveis aos denunciados.


Revitalização da Olívia Flores: mais uma obra do governo Guilherme Menezes


Da Secom/PMVC (Conteúdo)

Nessa semana, os trabalhos têm se concentrado na parte central da avenida,

A fase de final da obra de requalificação da Avenida já começou.

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista continua intensificando o trabalho de requalificação de uma das principais e movimentadas avenidas da cidade: a Avenida Olívia Flores.

A obra é orçada em R$ 10.905.378,64 e está sendo realizada pelas Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Mobilidade Urbana (Semob), Meio Ambiente (Semma), Serviços Públicos (Sesep) e pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurc). Os recursos e o projeto, foram entregues no dia 2 janeiro ao atual gestor Herzem Pereira para dar seguimento a essa obra  do governo Guilherme Menzes, junto com mai 56 obras.

A avenida terá uma nova pavimentação asfáltica, além de iluminação, paisagismo e acessibilidade. Terá também um eficiente e moderno sistema de drenagem pluvial que irá beneficiar toda a região do seu entorno.

(mais…)


Pereira “já tem um nome técnico” à Secretaria; mas não tem médico para reabrir o Posto de Saúde da Matinha


Fontes do Gabinete Civil da Prefeitura de Vitória da Conquista anunciam o nome da ou da nova titular da Secretaria Municipal de Saúde, no entanto o prefeito Herzem Gusmão Pereira ainda não anunciou.  fonte diz que  “Ele já tem um nome técnico”.  Trata-se de um devoto fiel de Herzem PEREIRA. Essa será a quarta mudança na SMS- Secretaria Municipal de Saúde. O emedebista começou o seu mandato com a enfermeira  Ceres Neide Almeida Costa, como secretaria de saúde, depois veio José Raimundo Costa Fernandes e por último  a enfermeira Ramona Cerqueira Pereira. Se seguir esse roteiro, agora deverá ser um secretário para não fugir à regra do jogo.

Falta um projeto de Saúde perene, o gestor municipal trata esta pasta  importante, como a  ” operação cata bagulho” que pode esperar, a Saúde é algo mais importante, o prefeito manobra a verba pública da saúde, demonstra claramente interesses pessoais  no investimento da verba de R$ 7,4 milhões de reais que, chegam religiosamente todo mês aos cofres municipais, com um adendo, a verba chega antecipadamente ao gasto dos serviços.

Postos de saúde estão fechados por falta de médico e alguns abandonados, como esse que mostramos no vídeo abaixo, acreditamos que não seja Deus quem esteja neste descomando  que é o governo Pereira.