Morre Sinhozinho do Salão Bahia

Atualizada às 21:34 Acaba de falecer no hospital SAMUR em Vitória da Conquista, o mais antigo cabeleireiro de Vitória da Conquista, Odilo José dos Santos, (89) figura ilustre de Vitória da Conquista, era o proprietário do tradicional Salão Bahia, recebi essa triste notícia através do meu amigo irmão, filho de Sinhozinho, nosso querido Messias Carvalho … Leia Mais



Cara, cadê o Vivaldo?

POR BOMFIM BROWN 17/12/2019 BLOG DO BROWN FERNANDO ZAMILUTE OS TREPIDANTES VALTER FREIRE VIVALDO BONFIM No início da noite de segunda-feira, 16, Fernando Zamilute manda mensagem com o link do blog do Rodrigo Ferraz falando da morte de um cantor conquistense. Ele foi surpreendido pela morte quando se preparava para se apresentar nas festividades do Natal Conquista de Luz dentro da programação … Leia Mais


Gasolina tinha 96% de etanol no Posto Tangará, em Conquista, aponta DPT

Estabelecimento está interditado desde o dia 28 pela força-tarefa da operação Posto Legal por vender combustível a menos devido a um dispositivo fraudulento, constatado por laudo metrológico do Ibametro.   Além de entregar aos clientes muito menos combustível que o indicado na bomba, o posto Tangará, em Vitória da Conquista, também vendia gasolina com 96% … Leia Mais


Pesquisador de Odontologia da Uesb está entre os mais influentes do mundo



No último mês de novembro, a Associação Americana de Ortodontia divulgou um estudo bibliométrico apontando as tendências atuais na publicação de artigos da ortodontia, ou seja, a área que desenvolve estudos de prevenção e tratamento de disfunções dento-faciais. No estudo, foi divulgado um ranking com os pesquisadores mundiais mais influentes na área, no qual é possível identificar o pesquisador e professor da Uesb, Matheus Melo Pithon.

Fundador do grupo de pesquisa “Orthodontics Uesb”, Pithon aparece como o quarto pesquisador mais influente do mundo e ocupa a segunda posição quando a análise se restringe ao Brasil. A pesquisa foi desenvolvida por pesquisadores espanhóis, que analisaram artigos publicados em periódicos ortodônticos incluídos no Journal Citation Reports (JCR), entre os anos de 2007 e 2017, uma base que apresenta indicadores bibliométricos de periódicos de todo o mundo.

Para Pithon, o resultado é fruto do intenso trabalho de pesquisa desenvolvido junto a professores e alunos do curso de Odontologia que integram o “Orthodontic Uesb”. “Os feitos alcançados pelo grupo demonstram que é possível sim desenvolver pesquisa séria e relevante frente a adversidades econômicas e geográficas presentes”, analisa o pesquisador.

Inovação científica – Criado em 2010, o “Orthodontic Uesb” já possui três patentes registradas na área de Ortodontia. Além disso, o grupo já publicou mais de 360 artigos em periódicos científicos internacionais e nacionais e capítulos em livros da área, além de ter projetos aprovados junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).


Zé Raimundo homenageia Vitória da Conquista pelos seus 179 anos


Às vésperas do aniversário de 179 anos de emancipação político-administrativa de Vitória da Conquista, no próximo dia 9 (sábado), o deputado Zé Raimundo discursou em homenagem ao município onde se projetou politicamente, foi prefeito no período de 2002 a 2008 e teve a maior votação para três mandatos na Assembleia Legislativa da Bahia. Na sessão desta quarta-feira, ele ocupou a tribuna do plenário para destacar a história deste que é o terceiro município do estado.

Zé Raimundo falou especialmente sobre os últimos 20 anos antes da atual gestão municipal, quando, sob os governos do PT e partidos aliados, Vitória da Conquista “experimentou seu maior crescimento econômico e social e passou a ser referência nacional nos serviços de saúde, educação e proteção dos direitos humanos”. Isto , completou, graças às administrações petistas municipais, que também tiveram o apoio dos ex-presidentes Lula e Dilma e do ex-governador Jaques Wagner.

Agora, enfatizou, mesmo tendo um prefeito de oposição, Vitória da Conquista tem contado com o forte apoio do governador Rui Costa, que tem feito importantes investimentos, como o aeroporto Glauber Rocha, a construção da barragem do Catolé e do novo hospital Afrânio Peixoto, além da Policlínica e ampliação de leitos e melhorias no Hospital de Base, dentre outros. “Eu e o deputado federal Waldenor Pereira também temos investido em melhorias para o município, através de emendas parlamentares e de articulações para destinar recursos que asseguram estas melhorias”.

A partir de agora, disse o deputado, é importante debater o futuro do município para escolhermos um projeto que retome a dignidade da cidade, o diálogo com a sociedade e retome a sua capacidade de realizar obras e melhoria dos serviços públicos”. O deputado aproveitou também o momento de comemorações para saudar as lideranças partidárias conquistenses aliadas ao projeto político petista, além de lideranças religiosas e dos movimentos sociais do município.


Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima celebra aniversário de Conquista com programação especial


O ponto alto das comemorações será a apresentação do Balé do Teatro Castro Alves, no dia 09 de novembro

 

Para celebrar o aniversário de 179 anos de emancipação política de Vitória da Conquista, comemorado no dia 09 de novembro, o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima e a Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) prepararam uma agenda especial e gratuita com espetáculos, shows, oficinas e outras atividades. A programação acontece de 5 a 9 de novembro e inclui, além do espetáculo Lub Dub do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA), a apresentação da peça “Conflitos Amorosos” baseada em crônicas de Luís Fernando Veríssimo, e abertura das exposições “Auto da Gamela” e “Glauber em Movimento”, dentre outras atividades.

 

Em parceria com o Museu Regional – Casa Henriqueta Prates e a Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb), a programação começa a partir da terça-feira, 5 de novembroàs 19h, com a mesa temática “Memória e Cinema em Vitória da Conquista” com a participação dos pesquisadores doutores Milene de Cássia Silveira Gusmão e Ruy Hermann Araújo Medeiros, que abordarão as relações entre memória, cinema, audiovisual e processos de formação cultural. A mesa temática terá ainda a presença de Edilno Ferreira Macedo, o Seu Ferreira, ex-gerente do Cine Madrigal, o último cinema de rua de Conquista fechado em  30 de julho de 2007, depois de 39 anos de atuação.

 

No dia 06 de novembro, às 19h, o Camillo de Jesus Lima recebe a Sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores que concederá o Título de Cidadão Conquistense a 44 pessoas, uma honraria prestada pelo Legislativo e que tem a finalidade de reconhecer a relevância de quem escolheu a cidade para morar, estudartrabalhar e contribuir com o desenvolvimento e história do município.

 

Já no dia 07 de novembro, às 20h, acontecerá a reapresentação da peça Conflitos Amorosos”, cujo texto é baseado em crônicas de Luís Fernando Veríssimo e conta com adaptações e criações de Patrícia Chaves, Paulo Maurício e Thiago Prado. A reapresentação é uma homenagem à memória do ator e artista plástico Paulo Maurício Lopes Araújo, que faleceu no mês setembro.

 

Ainda no dia 07 será oficialmente aberta a exposição do artista plástico Sílvio Jessé em homenagem ao livro Auto da Gamela”, de autoria de Carlos Jeohvah e Esechias Araújo Lima. O livro foi publicado em 1980 e, recentemente, ganhou sua segunda edição, revista ampliada e com ilustrações de Jessé.

 

A sexta-feira, dia 08 de novembro, será dedicada ao cinema. Primeiro, com a exibição do longa-metragem “Sertânia”, do diretor Geraldo Sarno. Com cenas rodadas nos municípios de Milagres, Brumado e Vitória da Conquista, o filme conta a história de Antão, um homem que nasceu em Canudos e que com o fim da guerra, ainda criança, é levado por um militar a São Paulo, junto com sua mãe. Ao final da exibição, o próprio diretor vai comentar o filme.

 

Também sexta-feira, o público vai ter acesso à exposição “Glauber em Movimento”. Composta por 16 totens, a exposição remonta a linha do tempo do cineasta Glauber Rocha, com informações e conteúdo fotográfico, arquivístico e audiovisual, destacando não somente a trajetória profissional de Glauber, mas também sua dimensão humana e pessoal. A exposição é uma pequena mostra do Acervo Glauber Rocha e a curadoria é de Paloma Rocha, filha do cineasta.

 

(mais…)


Cícero Amorim faz 99 anos; Vitória da Conquista agradece a chegada do Pernambucano


O empresário Cícero Amorim e o jornalista Paulo Nunes

 

 Ha cerca de 6 anos, comecei a brincar com Cícero Amorim,  sempre que o encontro faço questão de dizer sua idade, com um ano  menos, para sentir o prazer dele dizer a idade correta. Cícero desafia o tempo. Faz o que a maioria das pessoas de sua idade não faz. Cícero anda pelas ruas, dirige carro, frequenta supermercados, igrejas e praças. No mês de setembro passado, o encontrei no Hipper mercado e  brinquei mais uma vez: ” Cícero 96 anos?”  ele retrucou  -(99) faço dia 9 de outubro, eu disse- eu também faço, ele perguntou quantos anos Paulo Nunes-  respondi: 63, ele então disse: você é novinho, trocamos um abraço e aguardamos o dia 9 de outubro, enfim completamos 99 e 63 respectivamente.

Hoje quero aqui registrar o meu apreço a esse homem que escolheu minha terra pra viver. O Sertão da Ressaca recebeu Cícero em março de 1951, eu ainda não havia nascido, Vitória da Conquista possuía  17 mil habitantes, a estrada Rio- Bahia, ainda era em leito natural, mas ele acreditou no sucesso desta terra.  Ainda no Hipper Mercado, no nosso último encontro Cícero me disse,  ” ainda tomo conta das lojas e da s fazendas,dirijo todo dia, ando a pé também”.  Cícero é um retrato da história que o Nordestino é antes de tudo um forte. Nossos parabéns a esse grande conquistense e cidadão baiano.

 

Encontrei essa entrevista feita por Pedro Massinha em 2015, resolvi publica-la sem a a devida vênia do autor.

Natural de Afogados de Ingazeira, no agreste pernambucano, o empresário Cícero Amorim traz ao longo de seus 99 anos, a dedicação e luta que o fizeram uma das grandes personalidades de Vitória da Conquista.

Desde sua chegada ao sudoeste baiano são 64 anos dedicados a muito trabalho e esforço, que fazem do proprietário da empresa C Amorim, especializada em acabamentos para construções, uma das figuras mais respeitadas da sociedade conquistense.

BM: Como foi sua chegada a Vitória da Conquista?

CA: Vim por intermédio de meu irmão José Amorim, ele viajando comprou um caminhão em Pernambuco, no ano de 1946, e fez a viagem para São Paulo; o primeiro pau de arara trazido para capital paulista foi com ele.  Meu irmão tinha recém chegado da II Guerra Mundial, onde combateu como soldado expedicionário e nessas andanças após o período em que serviu e já com o caminhão, acabou descobrindo a cidade de Vitória da Conquista. Aqui ele arranjou uma namorada e falou comigo que iria se mudar para cidade, e me perguntou se não tinha interesse em vir com ele, pois o comércio era muito bom.  Eu já tinha começado lá em Ingazeira com uma mercearia e padaria. Mas, resolvi vir para o sudoeste baiano, após conseguir vender meu comércio no finalzinho de 1950, em Pernambuco.

Cícero com o deputado Fabrício o arcebispo Dom Pompeu

BM: O Seu ramo de negócio sempre foi material de construção?

CA: Logo quando cheguei aqui foi armazém, Silva Cereais, acompanhando um sergipano que vendia de tudo e tinha uns armazéns. Cheguei a ter armazém também, e daí aluguei a fábrica de bebidas Guarani. Fiquei com o armazém e a fábrica que produzia vinhos, cerveja preta e o guaraná Lucy. Depois chegou um camarada com a fábrica de balas Branca de Neve, lá de Caruaru, que depois eu comprei.  Acabei ficando com as duas fabricas só que meu comércio mesmo era o armazém. Já em 1962, fechei o comércio de cereais e passei pra o ramo de ferragens. (mais…)


ônibus novos ou Maria Fumaça; prenúncio do VLT prometido


A cada dia  se confirma que o transporte coletivo de Vitória da Conquista caminha para uma possível tragédia. Constantemente, os ônibus emergências operados pela Prefeitura tem apresentado problemas mecânicos e colocado em risco a integridade de passageiros e cidadãos que circulam pelas ruas da cidade.

Nessa sexta-feira (13), mais um veículo quebrou no terminal. O tráfego ficou bloqueado, atrapalhando a vida das pessoas que necessitam do transporte coletivo, como também a vida dos outros conquistenses que necessitavam trafegar pelo cento da cidade.

O BConquista recebeu o registro feito por um leitor. dando conta que outro veículo trafegava pela cidade espalhando fumaça pela avenida, dificultando a visibilidade dos  condutores que  estavam atrás do ônibus, além de espalhar gás carbônico nos pulmões da população. O ‘Maria Fumaça’ da Viação Rosa, de responsabilidade da Prefeitura, circulava fumegando pela Av. Brumado.

A situação que se encontrava o veículo, por si só, demonstrava a impossibilidade da sua circulação pelas ruas da cidade. Todavia o prefeito de Vitória da Conquista garante que os ônibus são novos e que o transporte coletivo em Vitória da Conquista vive duas de glória depois de sua administração.  A Prefeitura  paga de aluguel a empresa ROSA, a quantia de 2,7 milhões por mês,  sendo que essa recebe automaticamente esse dinheiro, transportando ou não os passageiros, talvez por isso, os horários não são cumpridos, os carros quebram em via pública e nenhuma providência é tomada.

O Blog do Paulo Nunes em sucessivas reportagens,  vem denunciando a  relação incestuosa entre Prefeitura, Sindicato, Vanzeiros, Viação Vitória e agora  com a Viação Rosa,  ninguém deve estranhar se a Viação Rosa, for a mesma Viação Vitória.


Embasa entrega sistema de esgotamento sanitário em novos bairros de Conquista


Obras de ampliação do sistema de esgotamento contemplaram bairros Recanto das Águas e Espírito Santo

Com investimentos de R$1,3 milhão, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) colocou em operação, no final de agosto, as redes coletoras de esgoto e as estações de bombeamento que atenderão 700 imóveis nos bairros Recanto das Águas e Espírito Santo. Os novos equipamentos contribuem para manter o município entre os mais bem saneados do país e eleva a cobertura do Sistema de Esgotamento Sanitário para aproximadamente 90% da área urbana.

As obras contemplaram a implantação de 4,5 quilômetros de redes, 4,3 quilômetros de ramais (tubulações dos imóveis até a rede principal da rua) e os equipamentos terão capacidade para coletar e transportar até 32 metros cúbicos de esgoto por hora. Além de garantir saúde pública e qualidade de vida, os novos sistemas contribuirão com a proteção ambiental e evitará que a população lance esgoto em córregos e nascentes existentes nestes bairros.

De acordo com o gerente regional da Embasa, Joselito Pires, “o sistema de esgotamento é um equipamento público que foi construído para servir a população, e, por isso, precisa da participação popular para garantir o correto funcionamento”, explica. Para isso, “os usuários não devem lançar lixo, óleo e água das chuvas na rede coletora”, complementa. (mais…)


MST quer Noeci comando do PT em Vitória da Conquista; PED será dia 8 na Câmara de Vereadores


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) emitiu uma nota defendendo a indicação de um petista histórico para o comando do Partido dos Trabalhadores (PT) do município de Vitória da Conquista. Noeci Salgado é um dos fundadores do PT, participou da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e foi candidato a vice-prefeito em 1982, pelo próprio partido. Sua candidatura no Processo de Eleição Direta (PED) é defendida pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que ressalta a atuação de Salgado como vereador em Vitória da Conquista e como coordenou a Comissão Regional de Diáconos da Pastoral da Terra (CRD/CPT) regional.
“Sua atuação é junto aos movimentos sociais. Vitória da Conquista retrocedeu muito com a vitória da direita e a cidade precisa reencontrar o caminho de desenvolvimento, da distribuição de renda experimentados nos governos do PT, para isso o partido tem que está fortalecido e unido. Noeci foi vereador e participou da administração municipal durante os 20 anos de gestão do PT. Ele sabe como ninguém enfrentar uma luta”, diz Valmir. Em nota, o MST diz que “é possível a unidade do PT no PED de 2019 em Vitória da Conquista”.

Os militantes defendem a unidade interna para as eleições e apontam como o melhor caminho para a sigla. “São muitos nomes com esta possibilidade, porém Noeci Salgado é o que poderá unificar o PT em Vitória da Conquista. Ele dialoga com todos os grupos dentro do PT local, além dos movimentos sociais. Entendemos que é necessário experiência política para unir as forças internas do PT para conduzir o processo eleitoral em 2020 em condições de ganhar as eleições municipal e restabelecer as políticas públicas populares”, informa texto assinado pelo MST do Sudoeste.

Com 69 anos de idade, destes 31 dedicados ao Partido dos Trabalhadores, Noeci Ferreira Salgado, agora está com atenções voltadas para o Processo de Eleições Diretas (PED), que acontece amanhã,dia (8) na Câmara de Vereadores das 8 às 17 horas.
Atuante nos movimentos sociais, Noeci Salgado conta com muitos apoiadores, entre eles o do grupo liderado pelo ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade.