Câmara promove Sessão Especial em homenagem ao cinquentenário do 9º Batalhão

  Será realizada nesta sexta-feira, 27, às 8h30, no plenário da Câmara Municipal, uma Sessão Especial pelo cinquentenário do 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação da Polícia Militar de Vitória da Conquista. A homenagem foi aprovada por unanimidade na Casa. Foram convidados para compor a mesa a prefeita Sheila Lemos (DEM) e autoridades militares … Leia Mais


Morre Edmundo Vieira (73 anos)

Faleceu hoje, às 05 horas, na cidade de São Paulo, o radialista esportivo Edmundo Vieira, vítima de infarto. Edmundo, trabalhou muitos na Rádio Clube de Conquista, assim como trabalhou muitos anos na função de cinegrafista do SBT, antes do SBT, trabalhou na  TV Tupi, trabalhando como cinegrafista da novela “Jerônimo o herói do Sertão”  quando … Leia Mais


Wigwam: a memória musical do Cine Madrigal

12 de dezembro de 2019 Publicado por  I. Malförea O Cine Madrigal, provavelmente em 1998. (foto: autor desconhecido) Em Vitória da Conquista existiu, para aqueles que, como eu, nasceram até a década de 80, um lugar especial, responsável pela criação de diversas memórias afetivas, especialmente de infância: falo do Cine Madrigal, o último cinema de rua … Leia Mais


Morre Paulino Correia Fonsêca, aos 97 anos de idade

Faleceu nesta segunda-feira (2) um dos ilustres personagens da História Conquistense. Aos 97 anos, partiu o cirurgião dentista Paulino Correia Fonsêca. Ele residia no Casarão dos Correias que fica na Praça Joaquim Correia, em frente a Prefeitura de Vitória da Conquista. Viúvo da professora Maria Sofia de Aragão Correia Fonsêca, Seu Paulinho deixa os filhos … Leia Mais


Morre Fábio Silva Porto (Fafá da Embasa)


Noticiamos o falecimento de Fábio Silva Porto, 68 anos, ocorrido hoje as 9 horas. A causa da morte não foi divulgada. Fafá era filho de Celso Lima Porto e Cassemira da Silva Porto, ambos já falecidos, Fábio era irmão de Harrison Porto, Nadja Porto, Rita Porto, Miriam Porto, Ada porto, Angélica Porto Falcão, Armando Porto, Celso Porto e Fátima Porto Nunes. Fabio trabalhou por mais de trinta anos na Embasa, deixou ainda esposa Lilian Gusmão Porto e os filhos Rodrigo Gusmão Porto, Ricardo Gusmão Porto e Vanessa Gusmão Porto.
Não temos ainda informação sobre o velório, que será em cerimônia restrita à família.


Ruas de Vitória da Conquista


O cronista Valter Freire nos brinda com outra bela crônica. As ruas conquistenses de outrora. Vi nomes, na crônica, que desde criança não ouvira mais. Por que será que políticos de ocasião adoram enterrar a história das cidades? O questionamento de Valter aguarda respostas. Vamos à crônica! E fotos que farão adultos se emocionarem a ponto de chorar.

Escola Barão de Macaúbas – não existe mais

Na Escola Barão de Macaúbas, sob a regência da professora Anita, aprendi o hino de Conquista e lembro-me de um  trecho: “Conquista, de emoção vibra o meu peito, ao fitar-te no mapa do Brasil”. Como estou fora dessa cidade há muitos anos, saudosamente, acessei  o Google Maps  (como se vivia sem o Google?!) e procurei as ruas em que aprendi a viver. Fiquei confuso, “estatelado”, como dizia minha mãe.  As ruas sumiram? Onde estão as Ruas de Areião,  do Cobertor, do Bueiro,  dos Cachorros, do Espinheiro, do Tanque,  das Sete Casas, da Moranga, da Boiada, da Conquistinha, e Rua dos Tócos?


Faleceu hoje em Salvador, Dr. Luiz Barreto Vieira


“Existem pessoas que se fazem presentes eternamente por onde passam”.

Dr. Luiz Barreto

Dr. Luiz Barreto foi um cidadão que chegou em nossa Cidade na década de 50, constituiu família e marcou presença na educação como professor e diretor de colégios e, como educador da alma, foi um dos pioneiros da massificação da Doutrina Espirita e um dos principais criadores da Semana Espirita em nossa Cidade, e o primeiro palestrante.

Meu colega oftalmologista, Dr. Barreto (como era carinhosamente chamado) juntamente com Dr. Hugo Castro Lima e Dr. Edilson Pontes, foram os pioneiros desta especialidade médica em Conquista e Região do Sudoeste, aos quais homenageamos quando da inauguração da Pro Visão, primeiro hospital de olhos de nossa Cidade em 1999, sendo o discurso da inauguração proferido por ele.

Em Salvador, a partir do ano 2003, por sua indicação, fizemos parte da Diretoria da AME (Associação de Medicina e Espiritismo), da UNIALMA (Universidade da Alma) e, mais adiante, nos reencontramos na Academia de Cultura da Bahia sob a Presidência de Dr. Benjamin Batista, onde somos membros titulares.

Professor, escritor e palestrante, Dr. Luiz Barreto deixa uma trajetória de grandes exemplos de homem, família e cidadão do bem e imensas saudades, principalmente ao vislumbrarmos a importância de homens como ele neste momento terrível pelo qual passa o Mundo.

Vá em paz meu amigo, a família Conquistense lhe agradece muito pelas marcas positivas que deixou na formação de gerações.

De seu aluno, colega, amigo e eterno admirador,
Dr. Armenio Santos
Em 13/7/2021


OAB- Nota de pesar pelo falecimento de Inis Jaciara Araújo Medeiros


A Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Vitória da Conquista manifesta profundo pesar pelo falecimento de Inis Jaciara Araújo Medeiros, ocorrido hoje (30), na cidade de Vitória da Conquista – Ba.

Aos 64 anos de idade, a irmã do advogado Ruy Hermann Araújo Medeiros e mãe do advogado Francis Augusto Medeiros, deixa familiares e muitos amigos. Conforme divulgado pela família, o sepultamento acontecerá amanhã (01), no Cemitério Parque da Cidade. Em nome da Subseção, a Diretoria da OAB-Conquista presta condolências aos familiares e amigos.



Câmara apoia projeto de livro sobre a vida política de Coriolano Sales


Imagem Câmara apoia projeto de livro sobre a vida política de Coriolano Sales

Coriolano Sales foi deputado estadual, por três mandatos, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), e deputado federal, eleito três vezes. O político, que nasceu na cidade baiana de Santa Teresinha, teve toda a sua vida política ancorada em Vitória da Conquista. Coriolano faleceu em 2018, mas sua trajetória permanece na memória da população. Essa trajetória já virou livro pelas próprias mãos de Coriolano, que escreveu suas memórias, e deve ser publicado a partir de um projeto editorial que conta com o apoio da Câmara de Vereadores.
O presidente da Câmara, Luís Carlos Dudé (MDB), se reuniu nesta segunda-feira (28) com o presidente da OAB Vitória da Conquista, Ronaldo Soares, para discutir o projeto de publicação do livro de Coriolano Sales. A ideia é criar uma comissão para tocar a iniciativa. Segundo Dudé, devem fazer parte da comissão a própria Câmara, OAB, prefeitura e outras entidades como a Assembleia Legislativa. Ele destacou ainda a importância de valorizar e divulgar a memória política da Bahia. Wagner Santos Alves Dias, procurador da Câmara, que chegou a trabalhar com Coriolano, também participou da reunião.

Morre o professor Valter Pires


Da esquerda para a direita, Noeci, Waldenor, Albertina e Valter Pires

Lamento profundamente a perda de Valter Pires. Conheci Valter em 1986, foi meu professor de História da América na UESB; companheiro de lutas sindicais e partidárias; ele esteve na minha banca de concurso em 1992; participamos de outras bancas e eventos.
Mesmo no Espírito Santo, sempre foi uma referência. Após a sua aposentadoria, de retorno a Conquista, no seu afã de atuar como docente nos procurou, juntamente com Ricardo Alexandre buscamos uma forma de integra-lo e lançar mão do seu vasto conhecimento, a forma encontrada foi com uma série de palestras vinculadas a projetos nosso de Avanete, Grayce e Jorgeval. A monitora do projeto, Carolaine nos repassava a notícia do sucesso do evento. O grande professor, amigo e companheiro de lutas Valter Pires nunca envelheceu, preservou com jovialidade a busca pelo engajamento acadêmico e nos movimentos sociais, sempre com disposição e convicta esperança em uma sociedade mais justa e solidária.
Partiu de forma abrupta, mas deixa o seu legado de intelectual orgânico, militante infatigável.
Deixa em nós um vazio e grande saudade, mas também deixa a memória do que foi vivenciado e dos inúmeros causos que continuaremos a replicar.
Minha solidariedade aos familiares. Texto do professor Belarmino.