Governo do Estado entrega em 23 julho Novo Aeroporto Glauber Rocha

 A Bahia ocupa o segundo lugar em número de aeroportos no país, de acordo com dados da Secretaria de Aviação Civil (SAC). O estado contabiliza cerca de 80 equipamentos, perdendo apenas para Minas Gerais. O desenvolvimento da aviação regional baiana fica ainda mais fortalecido com o início da operação, em julho de 2019, do novo … Leia Mais


Rui vistoria obras do Governo do Estado em Vitória da Conquista nesta quinta

O governador Rui Costa vistoria três obras do Governo do Estado em Vitória da Conquista nesta quinta-feira (18). A agenda oficial na cidade terá início às 8h30, com visita às obras da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case), cujo investimento é de R$ 22,3 milhões. Na sequência, o governador vai à Policlínica Regional de Saúde que … Leia Mais



ônibus da Rosa, administrado por Pereira, quebra no primeiro dia de operação

Infelizmente, mesmo subsidiada pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, a empresa Viação  ” ROSA” já demonstra problemas, já houve ônibus quebrado na Rua Catão Ferraz e agora à tarde outro veiculo quebrou, exatamente na curva que separa a av. Vivaldo Mendes da Av. Siqueira Campos, provavelmente Pereira irá dizer que é praga de ” … Leia Mais



Prefeitura promete fechar o cerco contra os vanzeiros ; a piada eterna, quá.


e Vitória da Conquista (BA) pretende aumentar ainda mais a rigidez na fiscalização e punição contra vanzeiros e outros motoristas que trabalham no transporte pirata de passageiros e estudantes na cidade. Enquanto não sai a licitação para legalizar o transporte alternativo, as vans, mesmo as que pertencem à associações conhecidas na cidade, são consideradas como clandestinas.

Na última terça-feira (9), a promotora de Justiça Guiomar Miranda promoveu uma audiência  na sede do Ministério Público reunindo membros da Prefeitura de Vitória da Conquista, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Conselho Municipal de Segurança.O objetivo foi articular e intensificar as ações de combate ao transporte clandestino em Vitória da Conquista,

 

Segundo a Prefeitura, nos últimos 04 meses, a Coordenação Municipal de Trânsito, com o apoio da Polícia Militar, realizou 38 blitzes na cidade, com 33 autos de infração a condutores de vans, um crescimento significativo, tendo em vista que durante os 12 meses do ano de 2018, foram expedidos 44 autos de infração a vanzeiros.

Lei Federal – Durante o encontro, os órgãos também discutiram a Lei Federal 13.855/19, sancionada nessa terça-feira (09), que altera o Código de Trânsito Brasileiro. O novo dispositivo enquadra como infração gravíssima o transporte pirata, seja de ônibus ou van escolar sem autorização, ou transporte remunerado de pessoas ou bens. Isso implica aumento no valor da multa e remoção do veículo como medida administrativa.

Com informações da Secom-PMVC e matéria do blogdocaiquesantos


Rui virá a inauguração do aeroporto Glauber Rocha


Rui também irá a inauguração de aeroporto em Conquista

Foto: Reprodução / Revista Forum

O governador Rui Costa (PT) deve encontrar o presidente Jair Bolsonaro (PSL) na inauguração do aeropoto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, no próximo dia 23 de julho. Além do presidente, o governador confirmou a sua presença durante o Papo Correia desta quarta-feira (9). 

Esse deve ser a primeira agenda pública entre Bolsonaro e o petista, ventilado como candidato da oposição à presidência da República em 2022 (leia aqui). Rui e Bolsonaro se encontraram da última vez em reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do  Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) (veja aqui). 


Morre o ex-vereador Ildenor Marinho ( seu nonô);tinha 91 anos de idade


 comunicamos o falecimento  Ildenor Marinho Carvalho. líder espírita de Vitória da Conquista, ex-vereador do município.

De acordo com André Marinho, o seu pai estava no Hospital Unimec após um mal-estar, mas não resistiu, vindo a óbito no final da manhã desta quarta-feira (10). Seu Nonô  foi uma das fontes utilizadas por mim para aprender e escrever um pouco da história de Vitória da Conquista.

Ildenor Marinho nos confidenciou que construiu mais de trezentas casas em Vitória da Conquista, era um famoso mestre de obras na construção civil.

O velório está sendo realizado no Centro Espírita João Batista, situado na  Rua dez de novembro, 242, o sepultamento ocorrerá amanhã as 10 horas no cemitério da Saudade.

 

 


Elton Becker, melhor comunicador do rádio, fora do ar ; o argumento da força vencendo a força do argumento


Foto: Blog do Anderson

Após o ex-chefe de gabinete do prefeito Herzem Gusmão, Marcos Ferreira, assumir a direção da Rádio Bandeirantes, aconteceram algumas mudanças na programação. Mesmo pregando que irá gerir sem bandeira partidária, o primeiro programa tirado do ar por Marcos foi o Conquista de Todos, que tem como âncora Elton Becker. Depois de várias críticas, a direção permitiu o retorno do programa. segunda (17), Elton voltou ao comando do microfones e fez uma forte defesa ao direito à liberdade de imprensa.

O radialista frisou que “não há como conceber a democracia sem as inúmeras formas de imprensa”. “Deste modo, entendemos a comunicação e informação como bem social. Portanto, deve estar a serviço da cidadania sempre”, afirmou.

Elton também destacou a trajetória e o respaldo do programa Conquista de Todos no município. “Desde estreamos em 31 de maio de 2008, graças ao público e audiência que conseguimos construir, o programa Conquista de Todos alcançou resultados preciosos devido a coleta e oferta de informações, de modo que se tornou um lugar distinto e valorizado, programa confiável de informação e serviço e de fato um programa de todos”.

Sem querer puxar a sardinha para nossa brasa, o editorial que foi ar, fez lembrar os velhos tempos de Paulo Nunes no microfone da Clube, entretanto, salientamos que o editorial de Elton Becker superou Paulo Nunes, em gênero, número e grau, a mensagem cortou como navalha, a carne daqueles que sempre usam o argumento da força para fazer prevalecer sua opinião, todavia apesar da leveza da força do argumento, essa demonstra que é avassaladora e rasga as mentes selvagens, que reagem sempre com o disparo da raiva e atiça o corte da cabeça pensante, com um objetivo conhecido: a mediocridade .

Afinal, quem teme os editoriais de Elton Becker, radialista clássico, bem formado e bem informado, cem quilômetros à frente, com o devido respeito da maioria dos radialistas conquistenses, a cidade perde com a saída de Becker, volto a perguntar, quem ganha|||||||||||||||||||||||||||?

Abaixo a íntegra do editorial do Conquista de Todos

“Quem somos

CONQUISTA DE TODOS é uma iniciativa de utilidade pública, sem fins lucrativos e com origem na sociedade civil. É constituída de professores, estudantes, pesquisadores, lideranças comunitárias e sindicais, comunicadores, jornalistas e outros colaboradores em prol de uma causa solidária.

Na verdade, trata-se de um projeto de comunicação social que, logo logo, vai passar a envolve dois tipos de mídia eletrônica: o rádio e a internet.

No rádio, vamos continuar por aqui, de segunda a sexta-feira, às 18:00H, na Band FM (99,1), e pela Internet, em breve, vamos estrear novos canais de distribuição de conteúdo.

Isto porque a comunicação é algo fundamental ao sistema democrático contemporâneo. E não há, pois, como conceber democracia sem as inúmeras formas de imprensa que a nossa sociedade alcançou. Deste modo, nós entendemos a comunicação, a informação, como “bem social”, e, portanto, deve estar a serviço da cidadania.

E tendo o respeito à democracia como princípio fundamental, a nossa ética baseia-se nos mesmos termos da Constituição Brasileira de 1988: ênfase em ações educativas, artísticas, culturais e informativas; regionalização e estímulo destas ações e respeito aos valores éticos e sociais da pessoa.

Demais, desde que estreamos, em 31 de março de 2008, graças ao público e à audiência que conseguimos construir neste horário, o programa Conquista de Todos alcançou resultados preciosos sobre a oferta e a coleta de informações, de modo que CONQUISTA DE TODOS tornou-se um lugar distinto e valorizado; um programa confiável de informação e serviço.

Sobretudo porque pensamos, exatamente como o crítico, escritor e jornalista Miguel Esteves Cardoso, quando disse que os “verdadeiros democratas não são aqueles histéricos que exigem isto e reivindicam aquilo, que dizem que precisamos de não sei quê e que vamos todos morrer estúpidos se não fizermos não sei que mais. [Os democratas são] os que vivem e deixam viver. [Os verdadeiros democratas são aqueles] que respeitam as opiniões, as excentricidades e [até] as manias dos outros, sem ceder à tentação de os desconvencer à força”.

Enfim, como Antonio Carlos Belchior, dissemos: “Enquanto houver espaço, corpo, tempo e algum modo de dizer não/ Eu canto”…

 


Frota velha operada pela Prefeitura de Vitória da Conquista falha em praça pública


Com apenas uma semana de operação em Vitória da Conquista, os ônibus da Viação Rosa já apresentam falhas mecânicas. Na manhã dessa segunda-feira (17), um dos veículos teve problemas na Travessa Justino Gusmão, próximo ao Terminal Lauro de Freitas, e foi empurrado por funcionários da empresa e populares.

O ocorrido levanta questionamentos em relação ao anúncio da prefeitura que garantia que todos os veículos eram novos. Através das redes sociais, a população conquistense mostrou-se indignada com a situação: “De novo só tem a pintura por fora, o resto e o motor estão pobres”, disse um usuário do transporte coletivo.

Recentemente, os veículos da Viação Novo Horizonte, que operaram cinco linhas do lote 1 por cerca de dois meses, também apresentaram graves problemas. Há registros em vídeo de funcionários tentando “consertar” a porta de um ônibus com fita adesiva; já em outro episódio a porta caiu em cima de um passageiro.  Na época, a prefeitura havia firmado um contrato no valor de 810 mil com a Novo Horizonte. O prefeito também tinha garantido que os veículos eram novos e climatizados.

 

E agora, quem vai notificar? – Com um contrato no valor de R$ 1.591.709,10, válido por dois meses, a prefeitura municipal alugou os veículos da Rosa, se responsabilizando pela operação. Em casos de problemas de manutenção, as empresas de ônibus sempre são notificadas, mas desta vez fica a dúvida: Como a prefeitura irá se auto-notificar?

A Prefeitura de Vitória da Conquista é muito rigorosa no quesito  ” fiscalização” notadamente nos ônibus da concessionária Viação Cidade Verde, mas é flexível com transporte clandestino, como pergunta o jornalista Frarley Nascimento:  quem vai fiscalizar a própria prefeitura, que vai pagar as multas pelos problemas apresentados na frota, são indagações pertinentes.


Viação Rosa encontra o paraíso em Vitória da Conquista


Dez ônibus da Viação Rosa começam a circular com gestão direta pela Prefeitura de Vitória da Conquista na manhã desta quarta-feira (12). A operação em caráter emergencial substitui a Viação Novo Horizonte em decorrência da falência da Viação Vitória. As cinco linhas eram ocupadas pela Cidade Verde, porém a empresa Cidade Verde que colaborou com a Prefeitura, alegou prejuízos insanáveis nas linhas, a Prefeitura Municipal garantiu fiscalizar o transporte clandestino que domina a cidade de Vitória da Conquista, não cumpriu a combinação, após acumular oito meses de prejuízo financeiro a ” Cidade Verde, devolveu as linhas para a Prefeitura no último mês de maio. De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana Jackson Apolinário Yoshimura, a expectativa é que dentro dos próximos vinte dias todo o Lote 1 do Transporte Coletivo Urbano será exclusivo para a Viação Rosa.
A Viação Rosa que começou a operar as linhas deficitárias, o faz sem qualquer preocupação, essa detém com a Prefeitura um contrato de aluguel no valor de R$ 505.000,00 (QUINHENTOS E CINCO MIL REAIS) mensais pelo aluguel de 8 ônibus, significa que, mesmo que não consiga transportar passageiros, terá essa garantia mínima, dada pela Prefeitura.
No entanto a empresa ” Cidade Verde” trabalha disputando os passageiros com o transporte clandestino, apoiado pelo prefeito municipal, Sr. Herzem Pereira, dessa forma, se a empresa ” Cidade Verde” tiver prejuízo, ficará com o prejuízo, mas a empresa Rosa, que começou hoje a transportar passageiros em Vitória da Conquista, não terá prejuízo algum. Os cofres da Prefeitura garantem o pagamento mínimo de 505 mil.

Para uma empresa que teve graves problemas financeiros na cidade de Feira de Santana, conseguiu encontrar o melhor dos mundos em Vitória da Conquista, pois, ao conseguir colocar em operação os 80 ônibus do Lote 1, terá uma garantia minima de faturamento de R$ 5.500.000,00 (CINCO MILHÕES E QUINHENTOS MIL) por mês. No esquema montado pela Prefeitura, caso a empresa Rosa, não consiga transportar a quantidade de passageiros, que proporcione esse faturamento mensal, os cofres da Prefeitura serão usados para honrar o pagamento. É ou não é o melhor dos mundos?

Polícia encontra 35 ônibus de Feira de Santana escondidos em fazenda

Os veículos são alvo de uma ação judicial de reintegração de posse que não foi concretizada, já que a Justiça não encontrou os ônibus na garagem da empresa

O 16º Batalhão da Polícia Militar (Serrinha) localizou, em uma fazenda, na noite desta terça-feira (31) 35 dos 51 veículos da empresa Rosa, que atua no serviço de transporte urbano de Feira de Santana. Segundo a PM, os veículos são alvo de uma ação judicial de reintegração de posse, que não se concretizou porque os agentes do judiciário não encontraram os veículos na garagem da empresa, em Feira de Santana.

Os veículos foram encontrados por volta das 19h em uma fazenda, situada a 12 quilômetros da sede do município. 

https://s04.video.glbimg.com/x360/5617683.jpg
Ônibus estavam escondidos em fazenda no município de Serrinha (Foto: Reprodução/TV Bahia)

A PM chegou ao local após uma denúncia formalizada ao Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL). Foi feito o registro junto à Polícia Civil e remetido o relatório ao CPRL para ser formalizado o registro junto ao Poder Judiciário.


“Fantasmas” atacam cadastros econômicos e financeiros da Prefeitura de Vitória da Conquista


Prefeitura de Vitória da Conquista admite invasão a cadastros das secretarias de Finanças e Infraestrutura, após denúncia do BConqusita  

Na noite deste domingo (09), o BConquista divulgou com exclusividade que dados de cadastros econômicos do sistema da Secretaria de Finanças do Município podem estar sendo alterados clandestinamente. As alterações estariam ocorrendo fora do espaço físico da secretaria.

     Cadastros econômicos do Município podem estar sendo alterados clandestinamente

Em nota enviada ao Blog de Giorlando Lima, nesta segunda (10), a Prefeitura assumiu que houve possíveis alterações em dados cadastrais nas secretarias de Finanças e da Infra Estrutura.

Ainda segundo a Prefeitura, foram “tomadas todas as providências de trâmite interno e que será solicitada uma sindicância e posterior, se assim for o relatório da sindicância, a abertura de processo administrativo para apuração de responsabilidade referente aos atos e pelos envolvido”.

Segundo apurou o BConquista, as invasões suspeitas ocorrem há vários meses. Entretanto, somente depois da revelação do site que a prefeitura anuncia abertura de sindicância para apurar o fato. Apesar de se tratar de uma ação criminosa, a nota emitida pela Secretaria de Comunicação não informa se o fato foi comunicado à Polícia Civil.

Fontes informaram que já estaria comprovada a liberação de alvarás de empresas em situação irregular e não está descartada a possibilidade de que os acessos ‘ilegais’ tenham como alvo o cadastro da dívida ativa do município.

Em março de 2017, início da gestão do Prefeito Herzem Gusmão Pereira, o jornalista Paulo Nunes denunciou a invasão noturna ocorrida na secretaria de finanças, que teria sido praticada por um secretário, que não era da pasta, e com participação de um hacker.

A denúncia da invasão em 2017

Segundo Nunes, no dia 24 de janeiro de 2017, às 10h30 da noite,  na Prefeitura Municipal de Vitória da Conquistao então secretário de administração, Paulo Willians, adentrou a prefeitura de Vitória da Conquista, acompanhado de duas pessoas. De acordo com o jornalista, inexplicavelmente, ele (Paulo Willians) seguiu até a secretaria de finanças e com um hacker teria invadido um dos computadores.

O vigia teria telefonado para a secretária de finanças e comunicado que salas estavam sendo ocupada. Ela foi até o órgão e encontrou a situação. Ao mesmo tempo, a secretária comunicou ao prefeito Herzem Pereira, que foi até lá. Conforme PN, “muita discussão foi travada, mas, o prefeito não tomou nenhuma decisão”. A secretária teria pedido demissão, porém, Pereira preferiu dar outro “contorno” à questão.

Quando fazia a denúncia no programa de rádio, PN questionou o posicionamento de Pereira, pediu transparência e declarou; “Se começar esconder as coisas, aí vira esquema de Gedell Vieira Lima”, numa referência a estreita relação do prefeito com o cacique do MDB.

Respostas nada republicanas do Prefeito

Sem responder a denúncia por meio da Secretária de Comunicação, o Prefeito optou em partir para o ataque contra o comunicador e àqueles que repercutiram o fato.

Dias depois o alcaide foi ao seu programa, Resenha Geral, e afirmou que a denúncia era “baixa, criminosa, para tentar fomentar uma crise que não existe”. Mas acabou admitindo que técnicos estiveram no prédio da Secretaria para quebrar senha, justificando que estava sendo “ameaçado, chantageado”.

Leia a nota na íntegra;

A prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Finanças e do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), informa que o município já adotou as medidas necessárias para apurar e identificar possíveis alterações em dados cadastrais da Secretaria de Finanças e a de Infraestrutura.

Prefeitura informa ainda que foram tomadas todas as providências de trâmite interno e que será solicitada uma sindicância e posterior, se assim for o relatório da sindicância, a abertura de processo administrativo para apuração de responsabilidade referente aos atos e pelos envolvidos, além do mais todos os atos que ocorreram com a senha estarão em análise e suspeição para averiguação.