Zé Raimundo homenageia Vitória da Conquista pelos seus 179 anos

Às vésperas do aniversário de 179 anos de emancipação político-administrativa de Vitória da Conquista, no próximo dia 9 (sábado), o deputado Zé Raimundo discursou em homenagem ao município onde se projetou politicamente, foi prefeito no período de 2002 a 2008 e teve a maior votação para três mandatos na Assembleia Legislativa da Bahia. Na sessão … Leia Mais




ônibus novos ou Maria Fumaça; prenúncio do VLT prometido

A cada dia  se confirma que o transporte coletivo de Vitória da Conquista caminha para uma possível tragédia. Constantemente, os ônibus emergências operados pela Prefeitura tem apresentado problemas mecânicos e colocado em risco a integridade de passageiros e cidadãos que circulam pelas ruas da cidade. Nessa sexta-feira (13), mais um veículo quebrou no terminal. O … Leia Mais


Embasa entrega sistema de esgotamento sanitário em novos bairros de Conquista

Obras de ampliação do sistema de esgotamento contemplaram bairros Recanto das Águas e Espírito Santo Com investimentos de R$1,3 milhão, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) colocou em operação, no final de agosto, as redes coletoras de esgoto e as estações de bombeamento que atenderão 700 imóveis nos bairros Recanto das Águas e … Leia Mais


MST quer Noeci comando do PT em Vitória da Conquista; PED será dia 8 na Câmara de Vereadores


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) emitiu uma nota defendendo a indicação de um petista histórico para o comando do Partido dos Trabalhadores (PT) do município de Vitória da Conquista. Noeci Salgado é um dos fundadores do PT, participou da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e foi candidato a vice-prefeito em 1982, pelo próprio partido. Sua candidatura no Processo de Eleição Direta (PED) é defendida pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que ressalta a atuação de Salgado como vereador em Vitória da Conquista e como coordenou a Comissão Regional de Diáconos da Pastoral da Terra (CRD/CPT) regional.
“Sua atuação é junto aos movimentos sociais. Vitória da Conquista retrocedeu muito com a vitória da direita e a cidade precisa reencontrar o caminho de desenvolvimento, da distribuição de renda experimentados nos governos do PT, para isso o partido tem que está fortalecido e unido. Noeci foi vereador e participou da administração municipal durante os 20 anos de gestão do PT. Ele sabe como ninguém enfrentar uma luta”, diz Valmir. Em nota, o MST diz que “é possível a unidade do PT no PED de 2019 em Vitória da Conquista”.

Os militantes defendem a unidade interna para as eleições e apontam como o melhor caminho para a sigla. “São muitos nomes com esta possibilidade, porém Noeci Salgado é o que poderá unificar o PT em Vitória da Conquista. Ele dialoga com todos os grupos dentro do PT local, além dos movimentos sociais. Entendemos que é necessário experiência política para unir as forças internas do PT para conduzir o processo eleitoral em 2020 em condições de ganhar as eleições municipal e restabelecer as políticas públicas populares”, informa texto assinado pelo MST do Sudoeste.

Com 69 anos de idade, destes 31 dedicados ao Partido dos Trabalhadores, Noeci Ferreira Salgado, agora está com atenções voltadas para o Processo de Eleições Diretas (PED), que acontece amanhã,dia (8) na Câmara de Vereadores das 8 às 17 horas.
Atuante nos movimentos sociais, Noeci Salgado conta com muitos apoiadores, entre eles o do grupo liderado pelo ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade.


Embasa inicia construção da Barragem do Catolé


Na etapa inicial da obra estão sendo desenvolvidas ações de sustentação e estruturação logística

Prevista para ser concluída em até 33 meses, a construção da Barragem do Catolé, no município de Barra do Choça, foi iniciada e garantirá segurança hídrica para Vitória da Conquista, Belo Campo e Tremedal. A obra está sendo executada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), e terá investimento de R$210 milhões provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com contrapartida do Tesouro do Governo Estadual.

No local, as equipes trabalham em ações de sustentação com o serviço de supressão vegetal da área que será alagada pela barragem, investigações arqueológicas, instalação do viveiro de plantas nativas, resgate de fauna e flora, além das ações executivas de construção do canteiro de obras e recuperação das estradas de acesso ao local da obra.

De acordo com o engenheiro fiscal da obra Jackson José Rangel Silva, nesta etapa da obra “os serviços contemplam ações para possibilitar o transporte adequado de materiais, equipamentos e a equipe de execução, além da supressão vegetal em conformidade com as diretrizes ambientais de maneira a não interferir na execução dos demais serviços que seguem um cronograma pré-estabelecido”, explica. (mais…)


Transporte Coletivo: Relação incestuosa entre Prefeitura, Sindicato, Vanzeiros e Viação Vitória ( Parte 29)


No dia 12 de junho a Prefeitura de Vitória da Conquista colocou para circular na área urbana de Vitória da Conquista
veículos que segundo a Prefeitura passaram por vistorias da equipe técnica da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e são adaptados para os cadeirantes. Todavia, não havia nenhum veículo novo, cinco dias após a pseudo vistoria efetuada pela prefeitura, um dos ônibus quebrou no terminal de ônibus principal da cidade. veja aqui parte 28

O veículo da Viação Rosa, empresa recém-chegada ao município para operar no emergencial apresentou problemas, não se sabe se mecânico ou elétrico e precisou ser empurrado pelos funcionários. veja o vídeo

Já no dia 22 de agosto, outro veículo vistoriado pela Secretaria de Mobilidade Urban de Vitória da Conquista, perde freio e colide com um muro;

Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida, Zona Norte de Vitória da Conquista, queixam-se das condições dos ônibus da empresa Rosa, que foi contratada pela Prefeitura para assumir linhas que eram da Cidade Verde.

De acordo com informações de moradores, em menos de um mês, dois veículos teriam perdido os freios após atingir duas casas. O mais recente aconteceu na noite da segunda-feira (19) quando um ônibus invadiu a calçada na Rua Santa Ana. A empresa foi notificada pela prefeitura, que prometeu apurar as causas do acidente. (mais…)


Câmara Municipal prestigia abertura da 66ª Semana Espírita de Vitória da Conquista


Imagem Câmara Municipal prestigia abertura da 66ª Semana Espírita de Vitória da Conquista

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista prestigiou a abertura da 66ª Semana Espírita de Vitória da Conquista, na noite do último sábado, 31. A atividade reuniu diversas autoridades políticas e espíritas no Centro Convenções Divaldo Franco.

Presente ao evento, o presidente do Legislativo Municipal, vereador Luciano Gomes (PL), disse que assistir à palestra de Artur Valadares foi um momento ímpar. “Um jovem preparado para a missão de levar o Evangelho de Jesus Cristo às pessoas que ali estavam, fiquei muito comovido e sai de lá com uma visão mais aberta sobre as questões espirituais, além de impressionado com a qualidade do público, com a atenção das pessoas, foi muito gratificante”, disse.

O vereador Professor Cori (PT) também estava presente e se mostrou impressionante com o evento. “Muito bom, um evento à altura de Vitória da Conquista e do público presente, uma palestra comovente e esclarecedora, parabéns à União Espírita por nos proporcionar um momento tão enriquecedor”, afirmou.

A Semana Espírita, realizada pela União Espírita de Vitória da Conquista, segue até o dia 09 de setembro, com a participação de palestrantes renomados, como Frederico Menezes, Patrick Pires, Max Lânio Lacerda, Denise Lino, Lacordaire Abrahão Faiad, Alberto Almeida e Divaldo Franco, que fará o fechamento do evento no próximo domingo, às 11h30.


Prefeitura de Conquista não paga conta de energia e Coelba deixa escola sem energia; Deus no comando


Foto: Blitz Conquista

A extensão da Escola Municipal Anísio Teixeira, localizada na via principal do bairro Conveima 2, está com o fornecimento de energia interrompido. O motivo: falta de pagamento de vários meses.

Fontes informaram que há, pelo menos, cinco contas vencidas. Sem energia, sem lâmpadas acessas, sem iluminação, as crianças assistem aulas na penumbra, o que afeta o aprendizado.

No final da tarde desta quinta-feira (29), a reportagem do BConquista esteve no local. A unidade estava fechada, mas foi possível observar que a Coelba colocou um tipo de presilha que impede o acionamento do disjuntor. A peça é conhecida pelos eletricistas como ‘unha de gavião’.

Foto: Blitz Conquista

Na quarta-feira (28), a reportagem entrou em contato com a Secretária de Comunicação para saber, oficialmente, o motivo do corte de energia. A resposta chegou 24h depois. Entretanto, a Secom não esclareceu o motivo do corte.

A nota se atém a dizer que o “problema na extensão da Escola Anísio Teixeira foi pontual e já está resolvido”. Na mesma nota a prefeitura informa: “A Smed – Secretaria Municipal de Educação ressalta que a escola funciona em dois períodos, manhã e tarde. Sendo assim, as aulas foram  mantidas normalmente”.

No mesmo horário que a nota foi enviada ao BConquista, a reportagem constatou que o fornecimento de energia permanecia interrompido.

È lamentável  que um governo chegue a esse ponto, um erro grave que prejudica tudo na escola, uma nota bestial,  ” a escola funciona pela manhã e a tarde”  e por isso não precisa da energia? a energia elétrica numa escola só serve para acender lâmpadas? a merenda escola nã necessita de geladeira para conservação? Enfim, um pouquinho de vergonha na cara não faz mal a ninguém.


NOTA DE ESCLARECIMENTO – Câmara Municipal de Vitória da Conquista


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista esclarece que o Projeto de Lei nº 76/2019, de autoria do vereador David Salomão (PRTB) – que tentava impedir a apreensão de veículos nas chamadas “Blitze do IPVA”, no município de Vitória da Conquista – não foi aprovado por receber parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça da Casa que o julgou como inconstitucional, baseando-se nos artigos 155 da Constituição Federal; no 28, da Constituição Estadual, e nos artigos 22, 130 e 133 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

Apesar de entender que a intenção do projeto é ajudar aos trabalhadores que dependem de seus veículos para o sustento de suas famílias, ainda mais em tempos de crise econômica, o município, por lei, não tem jurisdição no tema que é de exclusividade dos estados – cabendo a eles a cobrança destes impostos (Art. 155, CF) – e da União – para legislar sobre o trânsito em todo o território nacional. (Art. 22, CTB).

Desta forma, o PARECER CONTRÁRIO ao PL 76/2019 está sustentado pela legislação federal e estadual, além do Código Brasileiro de Trânsito, deixando claro que o município não pode atuar em questões de âmbito superior.

A Câmara condena qualquer comportamento contrário a decisão amparada pelas leis vigentes no nosso país e entende que o respeito à decisão da CCJ faz parte da democracia. É de entendimento da Casa do Povo que a sociedade civil de Vitória da Conquista e as instituições devem se juntar para buscar sempre o diálogo em todas essas questões para que sejam construídas oportunidades de melhoria a todos os conquistenses.

 


Prefeitura de Vitória da Conquista, mais uma vez deixa remédios perderem a validade e prejudica a população


Comissão de Saúde encontra sala “entupida” de medicamentos vencidos no Almoxarifado Central da prefeitura de Conquista; em unidades faltam medicamentos.

Em mais uma reportagem sobre saúde, o jornalista Frarley Nascimento mostra o descaso da Prefeitura de Vitória da Conquista na gestão Pereira

Vereadores também constataram falta de medicamentos de uso contínuo.

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal visitou, na manhã desta quinta-feira, 22, o almoxarifado central da Prefeitura de Vitória da Conquista para apurar denúncias sobre a existência de medicamentos vencidos armazenados no local. Os vereadores Viviane Sampaio (PT), presidente da Comissão, e Cícero Custódio (PSL), relator, encontraram um grande volume de mediação vencida.

Os parlamentares foram recebidos por funcionários do local que informaram não ter autorização para o descarte dos medicamentos, os quais são armazenados em local à parte, enquanto aguarda para serem incinerados.

Viviane revelou ao BConquista que encontrou “uma sala totalmente entupida de medicação vencida”. A sala está fechada sem espaço para “colocar, sequer, uma caixa de medicação vencida”, destacou a edil.

De acordo com a vereadora, a decisão da prefeitura de retirar farmacêuticos das unidades de saúde da família gerou aumento de medicamentos vencidos no município. Ainda segundo Viviane, a sociedade precisa saber qual o valor em recursos públicos que será incinerado.

“Viemos aqui para saber o porquê de estarem estocando esses medicamentos que já não podem mais ser utilizados”, explicou o relator da Comissão, Cícero Custódio. Segundo ele, os funcionários do setor esclareceram que quando recebem produtos com validade próxima, encaminham para a Farmácia da Família onde existe uma demanda maior.

Ao receber os lotes, o Almoxarifado Central distribui os medicamentos para a zona urbana, rural, CAPS, Farmácia da Família, presídios, entre outros.

– Medicamentos vencidos e lixo hospitalar acumulado há três meses em postos de Conquista

– Após denúncia ao MPF prefeitura corre para recolher lixo hospitalar e medicamentos vencidos

– Vereadores encontram lixo contaminante, transportado irregularmente, armazenado em local inadequado em unidade de saúde

Essa não é a primeira vez que medicamentos vencidos são estocados em grande quantidade em dependências da Prefeitura. Em 2017, medicamentos vencidos e lixo hospitalar ficaram acumulados por vários meses em várias unidades de saúde. Após denúncia ao MPF a prefeitura correu para recolher lixo hospitalar e medicamentos vencidos.