A história política foi marcada pelo determinismo de seus protagonistas

Escrito originalmente em 2016 No mundo, no Brasil e na Bahia. Foram 176 anos de grandes transformações políticas, de idéias, de choques ideológicos, de revoltas, guerras e de duas grandes conflagrações mundiais que modificaram, substancialmente, o mapa geopolítico do planeta. O Brasil acompanha a inquietude política. Experimentou o auge do Império e as adversidades da … Leia Mais


Morre o advogado Djalma Nobre (83 anos)

Um dos maiores oradores que tive o privilégio de ouvir, advogado criminalista e meu amigo pessoal, DJALMA EVANDRO NOBRE faleceu em 14 de maio na cidade de São Luis do Maranhão. O advogado tinha 83 anos e residia na casa de acolhimento, LAR DE IDOSOS, de propriedade de João Marcelo, local onde passou os últimos … Leia Mais


Morre Norilde Chequer Nascimento, aos 75 anos de idade

  Foto: Divulgação | Família Uma das professoras mais queridas do Instituto de Educação Euclides Dantas concluiu a sua missão. Aos 75 anos, faleceu em Salvador, na noite dessa quarta-feira (13), vítima de complicações de saúde, Norilde Chequer Nascimento. Viúva, a Professora Norilde deixa as filhas Juliana e Nanaina Chequer Nascimento. Informações sobre o funeral … Leia Mais




Morre Ronaldo Pinto, filho de Zoroastro da Casa Cipreste


Foto: BLOG DO ANDERSON

Personalidade querida que colaborou com o progresso de Vitória da Conquista, Ronaldo Guimarães da Silva Pinto partiu aos 83 anos. Por muitas décadas ele tinha o seu ponto ali no Beco da Tesoura onde fazia de tudo além de ser um ponto de encontro de amigos. Ainda em processo de recuperação de uma intervenção cirúrgica, Ronaldo estava internado no Hospital São Vicente de Paulo se recuperando de um infarto, mas não resistiu e evoluiu ao óbito às 18h 55 m desta sexta-feira (17). “Um amigo de coração puro e muito servidor. Parte deixando saudade”, comentou Paulo Márcio Fernandes, um dos conhecedores da História Conquistense. O velório acontece no Salão Nobre da Pax Nacional [ao lado da Capelinha do São Vicente] a partir das 13 horas do sábado (18). O sepultamento será no Cemitério da Saudade às 16 horas./blogdoanderson


Boletim Epidemiológico: 62 notificações de casos suspeitos para Coronavírus no município de Vitória da Conquista


A Secretaria Municipal de Saúde já registrou em Vitória da Conquista, até às 00h desse sábado (21), 62 casos notificados com suspeita clínica e epidemiológica de infecção pelo Novo Coronavírus (Covid-19). Até o momento, 16 foram descartados laboratorialmente e nenhum caso foi confirmado, de acordo com o boletim atualizado emitido hoje (22) pela Diretoria de Vigilância em Saúde.

A divulgação dos resultados dos exames é de responsabilidade do Governo do Estado da Bahia. As amostras coletadas estão sendo enviadas diariamente para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador, onde são realizados exames de biologia molecular para detectar o Covid-19.

Os números de casos suspeitos aumentaram após a ampliação dos critérios adotados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/BA) que inclui viajantes, que nos últimos 14 dias, retornaram de áreas de transmissão comunitária nacional e internacional.

Call Center – A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um Call Center para tirar dúvidas da população sobre o Covid-19 e atender pessoas que estiveram em viagem para as áreas de transmissão ou em contato com pessoas desse perfil, apresentando febre ou, pelo menos, um sintoma respiratório.


Ministro recebe comissão capitaneada por Zé Maria Caires


O Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes, recebeu em audiência uma comissão de lideranças regionais de Vitória da Conquista, vinte deputados federais e estadual (Fabrício Falcão) da Bahia, se fizeram presentes também,assim como os vereadores Luciano Gomes e Fernando Jacaré e Níldima representando a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista.

O destaque da presença feminina representada pela  combativa deputado Alice Portugal, a produtora cultural Valmária Caires e, como ja citamos a vereadora Nildima do PCdoB.

O assunto em pauta foi a duplicação da BR-116, notadamente o trecho entre Jeguié  e a cidade mineira de Divisa Alegre,  trecho controlado pelo concessionária  “Via Bahia”, essa detém contrato de exploração doo trecho até 2034, mas tem também o compromisso de duplicar a rodovia, entretanto o prazo estipulado no contrato se exauriu e não houve qualquer duplicação. Por sua vez a  concessionária  quer aumento de tarifa para para começar os estudos da duplicação.

O Movimento  ” Duplica Sudoeste”,capitaneado pelo empresário  José Maria Caires, vem tentando sensibilizar o Governo Federal para necessidade da obra contratada e paga com o volume de dinheiro arrecado pela ” Via Bahia”, a tarifa hoje para veículos de passeio é de R 5,60 e há notícia de um movimento geral de veículos no trecho em ordem superior  a 9 mil veículos por dia, não justificando assim a atitude da concessionária em alegar aumento de tarifa para cumprir um contrato firmado com a União Federal.

O empresário José Maria salientou que o ministro Tarcísio Gomes, informou que a a concessionária  ” VIA BAHIA”, não tem condições de cumprir qualquer acordo eque várias tratativas foram feitas, sem sucesso algum.

Em entrevista ao jornalista Rodrigo Ferraz, o diretor de relações institucionais da concessionária que administra a rodovia, Carlos Bonini, criticou o descumprimento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que não tem cumprido o contrato que prevê a revisão. “Isso já se estende há um bom tempo, sem a revisão não podemos investir”,

No áudio o empresário José Maria Caires nomina  praticamente todos que se fizeram presentes a reunião, ouça acima da foto principal.

 

 

 


A rua estreita e o raciocínio obtuso


Um fato inusitado tem chamado atenção dos moradores do bairro Henriqueta Prates, em Vitória da Conquista, a 517 Km de Salvador. A prefeitura da cidade resolveu pavimentar as ruas do bairro, fato comemorado pela população. O que os moradores não esperavam é que o piso tátil, utilizado para orientar e direcionar o trajeto de deficientes visuais, fosse instalado no meio da rua.

Segundo informações do Blog do Sena, o jornalista Paulo Nunes gravou um vídeo ironizando o serviço feito pela prefeitura. “Tem passeio de um lado e de outro, mas o prefeito preferiu colocar o cego no meio da rua. Porque aqui é zona oeste”, disse.

Ainda de acordo com o blog, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana está asfaltando 16 vias e completando toda a pavimentação asfáltica do bairro. Também estão sendo construídos passeios, meio fio, piso tátil, sinalização, faixa de acessibilidade e faixa de pedestres.

A obra tem o investimento total de R$ 2 milhões de reais, adquiridos por meio do Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa) e outra parte pelo próprio Executivo municipal. texto do Bocão News

 


Mais um coletivo ‘da prefeitura’ de Vitória da Conquista quebra e passageiro solta o verbo


O fato ocorreu nesta quinta-feira (13). O coletivo que atende a Lagoa das Flores quebrou, deixando os usuários na mão. Segundo o passageiro que gravou o vídeo, essa é a terceira vez nesta semana que um ônibus do mesmo itinerário quebra. Dessa vez o coletivo empacou na BR 116, altura do bairro Nossa Senhora Aparecida.


Câmara festeja Joaquim Correia e aniversário da Lei Orgânica com a exposição “Conquista Republicana”


Imagem Câmara festeja Joaquim Correia e aniversário da Lei Orgânica com a exposição “Conquista Republicana”

A vida de Joaquim Correia de Melo, último intendente conquistense durante a Monarquia (1822-1889) e o primeiro da fase republicana, proclamada em 1889, é tema da exposição “Conquista Republicana”, aberta ao público na noite desta quinta-feira (13). A iniciativa é da Câmara de Vereadores por meio do Memorial Câmara. Além de Joaquim Correia, a exposição também retrata o aniversário de 30 anos da Lei Orgânica de Vitória da Conquista, discutida e aprovada pela Câmara entre o final dos anos 80 e início dos 90, no contexto da redemocratização brasileira e promulgação da Constituição Cidadã, 1988.

Participaram da solenidade de estreia da exposição, o presidente da Casa, Luciano Gomes (PL), o prefeito Herzem Gusmão, os vereadores Luís Carlos Dudé (PTB), Edjaime Rosa Bibia (MDB) e Rodrigo Moreira (PP), além de membros da administração municipal, ex-vereadores das legislaturas que discutiram a Lei Orgânica, parentes de Joaquim Correia, historiadores e memorialistas.

O presidente Luciano Gomes afirmou que retomar as atividades do Memorial é uma grande oportunidade. Ele explicou que em 2019 foram feitos todos os esforços para que o espaço fosse reaberto ao público. Na época, a atividade de reestreia foi uma exposição sobre o político, jornalista e poeta Maneca Grosso. De acordo com Luciano, o saldo é positivo, pois o Memorial recebeu visitantes ao longo de todo o ano. Para o parlamentar, a exposição atual é um reconhecimento merecido a personalidades que têm grande contribuição para o desenvolvimento do município.

Já o prefeito Herzem Gusmão destacou a ação da Câmara e a importância de muitas autoridades ao longo da história conquistense. Ele ainda apoiou a proposta de se criar uma medalha em homenagem a João Gonçalves da Costa, fundador do Arraial da Conquista, núcleo que deu origem a Vitória da Conquista.

A coordenadora do Memorial, Fabiana Prado, ressaltou que a exposição enfatiza a importância da autonomia do município desde a proclamação da República. Ela explicou que Joaquim Correia de Melo foi presidente do Conselho Municipal naquele período e ainda se tornaria o primeiro intendente eleito a se tornar chefe do poder Executivo de Conquista naqueles primeiros anos de República.

Homenagem – Joaquim Correia de Melo foi o primeiro intendente eleito na cidade de Conquista no período republicano. Na época, ele havia sido nomeado intendente interino, já que presidia o Colegiado Municipal, nome dado à Câmara daquele período. Sua administração aconteceu de 1891 a 1896. Intendente era uma figura da administração pública, uma espécie do que viria a ser a função de prefeito.

Muitos foram os serviços prestados por Joaquim Correia. São exemplos:

• Busca pela extinção do banditismo, que assolava o município desde 1895;

• Construção de um barracão para feirantes;

• Iluminação de ruas com lampiões;

• Criação da guarda municipal;

• Também sancionou as primeiras leis municipais, dentre as quais a que obrigava o registro do ferro do gado nos livros de marca de fogo.

Lei Orgânica Municipal – A Constituição Cidadã, promulgada em 1988, é um marco de um dos mais importantes momentos da História do Brasil, a redemocratização. Entre as inovações, a nova Constituição trouxe a obrigatoriedade da Lei Orgânica para os municípios (art. 29). Naquele mesmo ano, cidades de todo o país passaram a discutir as competências das câmaras e prefeituras. (mais…)


Morre Otávio Luna


Faleceu agora à noite o empresário Otávio Mendonça Luna, tinha 87 anos de idade,  Luna foi fundador da CDL, sendo seu presidente por duas ocasiões, foi presidente do Rotary de Vitória da Conquista, foi dono da Casa Luna e da Agro Pastoril São Luis, o velório será realizado na Pax Nacional e o sepultamento ocorrerá às 16 horas no Cemitério da  Saudade, um ilustre cidadão da nossa cidade, que  descanse em paz