Vereadores comprovam denúncias de falta de alimentação escolar na rede municipal

Na manhã desta quinta-feira, 13, os vereadores Valdemir Dias (PT), líder da Bancada de Oposição e relator da Comissão de Educação, e Viviane Sampaio (PT), membro da Comissão de Direitos Humanos, estiveram na Creche Municipal Recanto das Águas para averiguar as constantes denúncias de falta de alimentação escolar na unidade. “Pudemos verificar, conversando com as … Leia Mais


Haddad arrasta multidão em Vitória da Conquista

Disparado como o candidato a presidente que mais cresce nas intensões de voto, segundo a pesquisa Datafolha divulgada ontem, Fernando Haddad (PT) fez caminhada na manhã deste sábado (15), no município Vitória da Conquista, atraindo um público estimado pela coordenação do evento em 5 mil pessoas. Ao final, ele saudou a população, protestou contra a … Leia Mais


Morre Paulo Alves Bonfim ( Paulinho Garçom )

Recebemos coo tristeza a notícia o falecimento de Paulo Alves Bomfim, de 6e anos de idade. Personagem do cotidiano conquistense, Paulinho Garçom era um amante da política, onde conquistou centenas de amigos, entre eles o psicanalista Messias Carvalho Santos, conhecido como Messias do Salão Bahia. O velório acontece na rua Guaporé, bairro Ibirapuera, e o … Leia Mais



Famílias que instalam kit gratuito da TV digital podem concorrer a prêmios de R$ 2 mil


A Campanha Instalação Premiada tem o objetivo de estimular as famílias a instalarem a antena digital e conversor e vivenciarem mais rápido a experiência com a TV Digital

As famílias de Vitória da Conquista e Barra do Choça, que estão recebendo kits gratuitos da Seja Digital, entidade responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no Brasil, podem concorrer a prêmios de R$ 2 mil, em cartões pré-pagos. Para participar, as famílias devem, primeiro, verificar se têm direito ao kit distribuído pela Seja Digital, ligando gratuitamente para 147 ou acessando o site sejadigital.com.br/kit e, em caso afirmativo, realizar o agendamento, escolhendo a melhor data, horário e local para retirar os equipamentos.

Com o kit em mãos, basta seguir as instruções para instalar o conversor e a antena digital. No final do processo de instalação aparece um código na tela da TV, que deve ser cadastrado no site sejadigital.com.br/concorra ou no telefone 147 (ligação gratuita). Informando o código, o beneficiário já estará participando do sorteio e concorrendo aos prêmios.

Os sorteios serão realizados até o desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá no dia 5 de dezembro nos municípios de Vitória da Conquista e Barra do Choça.

O nome dos vencedores será divulgado no site da Seja Digital e em sua página no Facebook e o primeiro sorteio acontecerá na quarta-feira, dia 3 de outubro.

Retire o kit gratuito, instale os equipamentos e participe! (mais…)


Ideb 2017: últimos anos decepcionam na rede municipal de Vitória da Conquista, mas o ensino médio estadual é um desastre


Por Giorlando Lima

A Prefeitura de Vitória da Conquista e o candidato a deputado federal Marcelo Melo (PHS) comemoram o crescimento médio do Ideb das escolas municipais na primeira etapa, ou seja, no 5º ano (ou 4ª série) do ensino fundamental. Fizeram propaganda porque 23 escolas, das 79 que atendem aos primeiros anos da educação básica, conseguiram alcançar ou superar, individualmente, a meta prevista pelo Ministério da Educação (MEC). Deixaram de dizer que a meta geral  foi de 4.9 para 2017 e que Vitória da Conquista ficou abaixo, com 4.7, depois de ter obtido 4.1 na avaliação de 2015, 3.9 em 2013, 3.4 em 2011 e 2.8 em 2009, em uma clara evolução, mas ainda não satisfatória.

O governo municipal e o candidato Marcelo Melo também deixaram de falar que as escolas que chegaram às metas individuais representam apenas 29% das 79. Pior: se consideradas todas as escolas avaliadas, 107, o percentual de aproveitamento é menor ainda e não passa de 26%, ou pouquinho mais de 1/4 do total das escolas que obtiveram nota na Prova Brasil. Porém, o que puxa o índice mais para baixo é justamente o desempenho dos alunos do 9º ano, ou 8ª série. Das 28 escolas municipais de Vitória da Conquista listadas pelo Instituto Nacional de Estudos  e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), apenas cinco, 18%, conseguiram chegar à meta. Em 2015, foram dez. Destas, a Escola Municipal Paulo Freire, que havia atingido a meta em todos as cinco avaliações anteriores, não teve número de participantes no SAEB suficiente para que os resultados fossem divulgados.

Escola Fidelcina Carvalho Santos
A melhor nota do Ideb municipal do 9º ano, a Escola Fidelcina Carvalho Santos, na Urbis VI foi ampliada em 2012.

São as seguintes as cinco escolas municipais que obtiveram a meta do IDEB 2017: Fidelcina Carvalho Santos, nota 4.1, exatamente igual à meta; Francisco Antônio Vasconcelos, que teve 4.0, ante meta de 3.3; José Rodrigues do Prado, 3.9 e meta de 3.5; Professor Josias Casaes França, 3.8, com meta 3.5; e Centro Educacional Moisés Meira, cujo IDEB, 3.5, superou a meta de 3.2.

Nada menos que sete escolas que bateram a meta em 2015 ficaram para trás no Ideb 2017. O Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, de 3.7 para 3.1, ante uma meta de 3.9; o Centro Municipal de Educação Erathósthenes Menezes, que saiu de 4.1 para 3.3, ante uma meta de 4.3; a Escola Municipal Bem Querer, que em 2015 teve nota 5.2, ficando bem acima da meta de 4.0 e caiu para 4.0, ante a meta de 4.2; Frei Serafim do Amparo, de 4.5 para 3.1, ante meta de 4.3; Professora Edvanda Maria Teixeira, queda de 1.3, saindo de 4.9 para 3.6, ante meta de 4.0; e Zélia Saldanha: 3.7 para 3.3, com meta 2017 de 3.5. Já a escola Milton de Almeida Santos, repetiu a nota de 3.5 e ficou abaixo da meta de 3.8.

Escola Cláudio Manuel da Costa
A Cláudio Manuel da Costa obteve Ideb baixíssimo e repete mal desempenho histórico

Algumas escolas ficaram muito longe da meta. A Cláudio Manuel da Costa teve o pior desempenho, o que se repete desde 2009, quando a escola obteve o índice de 0.7. Em 2017, ela ficou com 2.4, abaixo 1.7 da meta de 4.1; Euclides da Cunha: diferença de 1.9 entre nota (2.8) e meta de 4.7; Domingos de Oliveira: Ideb de 3.3 para meta de 4.1, ficando 1.8 abaixo; Frei Serafim do Amparo, diferença de 1.2 entre índice (3.1) e meta (4.3). A Escola Marlene Flores, com 3.4, ficou 1.1 abaixo da meta de 4.5; Mozart Tanajura, ficou 0.8 abaixo da meta, com nota 3.6, ante meta de 4.4. A Erathósthenes Menezes ficou abaixo 1.0. Escola Maria Leal, nota 3.1 e meta 3.9, diferença de 0.8; Peri Rosa, que  também precisava de 0.8 para alcançar o índice; Paulo Setúbal, com nota 3.0 e meta 3,7, diferença de 0.7; e Ridalva Correa de Melo Figueiredo, com índice 3.5 e meta de 4.1, 0.6 abaixo.

Curiosamente, uma escola fez a prova, foi avaliada, mas não tinha meta prevista. A Escola Municipal Fábio Henrique, conseguiu 2.8 em seu primeiro Ideb, mas não dá para dizer se esse desempenho é razoável ou não pelos parâmetros do MEC/INEP. Como a Fábio Henrique, outras duas escolas tiveram índice menor que 3.0: Euclides da Cunha (2.8) e Cláudio Manuel da Costa (2.4). Casos preocupantes, que merecem atenção especial da Secretaria Municipal de Educação.

Como visto, se os resultados das primeiras séries – avaliadas com a Prova Brasil aplicada a alunos do 5º ano/4ª série -, não admitem que se toquem bumbos festivamente, os índices do 9º ano/8ª série pedem trombetas, não de júbilo, mas de aviso.

BLOG não tem a pretensão de atribuir culpa ou mérito à atual administração nem à anterior. Uma leitura detida dos números e uma avaliação mais aprofundada dos elementos disponíveis mostram que o histórico errático das políticas de educação no município trouxeram a esse quadro. A Prova Brasil, usada pelo MEC/INEP para a aferição do Ideb, foi feita entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro do ano passado, quando a administração Herzem Gusmão completava 11 meses. O Ideb não pode ser atribuído a ela, pelo lado bom ou pelo lado ruim. Tampouco pode-se jogar somente no colo do governo petista que a antecedeu. O Ideb é reflexo de uma política de Estado, não de governo, ou pelo menos deveria ser. Não pode se tornar ferramente de propaganda incompleta (para não dizer enganosa), seja para enaltecer seja para criticar.

(mais…)


Não dá para bater bumbo. Uma avaliação do Ideb 2017 nas primeiras séries da rede municipal de Vitória da Conquista


Por Giorlando Lima

Nesta quinta-feira (6), o BLOG trará os números e a avaliação do desempenho da educação básica ofertada nas séries finais pela Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista. O Ideb da 8ª série/9º ano é dramático. Comparando as notas obtidas em cada etapa, o desempenho dos alunos da 4ª série/5º ano pode ser mesmo comemorado, apesar da realidade que pode ser vista no estudo mais detido das notas divulgadas. Veja a seguir.

A Prefeitura de Vitória da Conquista comemorou parte dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, divulgados esta semana. Boa parcela da mídia conquistense seguiu e publicou o release sem questionar. O ex-secretário de Educação, Marcelo Melo, candidato a deputado federal, usou a parte mencionada como propaganda política. Prefeitura e Marcelo vendem mais que a realidade. E ela não é boa. Principalmente fazer propaganda sem expor os dados completos não é bom. Erram os que assim o fazem. A parte pela qual governo e candidato a deputado fizeram a festa refere-se aos resultados para a 4ª série/5º ano, em que a rede municipal de ensino teve melhor desempenho, cravando 23 das 79 escolas entre as que alcançaram ou superaram a meta.

Já a oposição ao prefeito Herzem Gusmão estava esperando um desastre maior. Acreditava que os números viriam piores que o Ideb 2015, divulgado em 2016. Parece que não acharam terem sido tão ruins assim. Pelo menos, até o momento em que estava matéria está sendo escrita, não houve manifestação de vereadores de oposição ou de representantes do governo passado sobre o assunto. Apenas um ex-secretário, que tem o nome reservado porque seu comentário foi feito em caráter particular, escreveu no WhatsApp: “[17:50, 3/9/2018] ***: Antes que Pereira bata bumbo, é bom lembrar que os resultados se referem à prova feita ano passado – antes que a tal mudança dele produzisse efeitos práticos na rede municipal”.
(mais…)


Morre Anísio Matos


informamos  o falecimento de Anísio Matos Rocha, figura bastante conhecida em Vitória da Conquista, principalmente no meio político e esportivo. grande colaborador das campanhas do falecido deputado Coriolano Sales, percorremos com Anísio os  quatro cantos desse município de Vitória da Conquista, Messias Carvalho, Clóvis Flores, Beth Galega, Angélica , Dajuda e eu sempre estávamos juntos nas campanhas políticas.

No esporte, Anísio dirigiu o Serrano Futebol Clube..  Anísio  deixa 5 filhos e três netos. O corpo está sendo velado na capelinha do Hospital São Vicente e deverá ser sepultado na cidade de Mucugê.

O Anísio também era escritor, a foto que ilustra essa matéria foi retirada de seu livro, que conta o fato histórico, de onde seria a capital  no século 19, exatamente onde hoje é o distrito de Cascavel no município de Ibicoara, o projeto ficou pronto,  ficaria no meio da Bahia, se o fosse à frente o projeto, nossa região seria outra, com certeza bem mais desenvolvida. Descanse em paz meu amigo.


Wilton Cunha permanece na UTI e deve passar por outra cirurgia


O professor Wilton Cunha permanece internado desde o domingo (02) na Unidade de Terapia Intensiva da Fundação Bahiana de Cardiologia em Salvador, depois de ter sido submetido a uma angioplastia.Há informações que o nosso amigo Wilton deixará a UTI hoje e fará uma série de exames, para se preparar para outra intervenção, o quadro atual é estável. Estamos na torcida para seu pleno restabelecimento.


Professores esclarecem falsas notícias sobre o fim da greve e denunciam situação das escolas


Em nota enviada à imprensa, o sindicato que representa os profissionais da educação de Conquista reafirmou que continuam mobilizados em campanha salarial, apesar da suspensão momentânea da greve.

“Depois de 24 dias de greve, iniciada após a Prefeitura de Vitória da Conquista encerrar o diálogo e as negociações da Campanha Salarial 2018, deixando claro sua ausência completa de habilidade para negociar, os profissionais da educação, na última assembleia, optaram pela suspensão da greve”, diz a nota.

“Foram intensas mobilizações, todas de caráter pacífico. Nosso movimento não tem qualquer motivação político-partidário e jamais foi conivente com a proposta vergonhosa da administração municipal, uma vez que não houve qualquer tipo de negociação, nem durante nem após a suspensão da greve”, prossegue.

GREVE CONTINUA

De acordo com a nota, os professores continuam “em mobilização permanente e a suspensão das ações de greve não significa a sua finalização”. Os educadores afirmam que possuem “atividades agendadas”  e que estão fazendo o “acompanhamento das funções do Legislativo”, com o intuito de pressionar os vereadores a não aprovarem o prpjepr de lei do executivo que determina um aumento que, segundo a classe, significará a perda de direitos adquiridos.

TRUCULÊNCIA E PERSEGUIÇÃO AOS SERVIDORES

“Vivenciamos a truculência do poder executivo que, durante todo esse período, utilizou-se de inúmeras estratégias para tentar coibir e desmobilizar o movimento grevista. A proibição de manifestações no interior de prédios públicos (Ofício da Mordaça), ameaças veladas aos servidores, constante ameaça de corte de ponto e inúmeras outras ações na tentativa de frustrar e impedir protestos contra o descaso com a educação e a falta de respeito com os servidores municipais”, diz o manifesto.

CRÍTICAS A SETORES DA IMPRENSA

Os professores também denunciam a falsa informação divulgada por parte da mídia e pela Secretaria de Comunicação (Secom) do governo, de que a categoria teria aceitado o reajuste dado pela administração municipal.

“Vemos com assombro e indignação as declarações no site oficial da Prefeitura e de seus agentes na mídia. O SIMMP, bem como a categoria a qual representa, não aceitou a proposta vergonhosa do Poder Executivo. Essas declarações visam apenas descredibilizar o movimento e desmotivar a categoria”, diz o comunicado.

SITUAÇÃO DAS ESCOLAS

Os professores denunciam também que não procedem as informações disseminadas pela prefeitura e repercutida por alguns jornalistas a respeito do funcionamento normal das unidades escolares.

“Em tempo, questionamos inclusive essas constantes declarações a respeito do funcionamento ‘normal’ das unidades escolares, quando sabemos do funcionamento em horário alternativo e precário, baixa frequência dos estudantes, continuidade dos problemas de transporte e merenda escolar. O descaso é tamanho que nem houve a preocupação em manter a maquiagem destas escolas em funcionamento. Muitas foram as denúncias a respeito desta precariedade, tudo nos levando a questionar quão séria é a preocupação da Secretária de Educação com o oferecido a nossas crianças e adolescentes’, diz a nota.

LEIA O COMUNICADO NA ÍNTEGRA

Depois de 24 dias de greve, iniciada após a Prefeitura de Vitória da Conquista encerrar o diálogo e as negociações da Campanha Salarial 2018, deixando claro sua ausência completa de habilidade para negociar, os profissionais da educação, na última assembleia, optaram pela suspensão da greve.

(mais…)


Nota de Pesar por Naldo


Foi com enorme pesar que a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) recebeu a notícia do falecimento na manhã desta segunda-feira, 13 de agosto, do ex-jogador de futebol do Conquista Futebol Clube, Marinaldo Dias Bacelar.

Naldo, como era carinhosamente chamado, ficou famoso quando formou dupla com o ex-jogador Piolho, na década de 70. Marinaldo Bacelar morreu aos 67 anos de idade, vítima de complicações cardíacas. O sepultamento será nesta terça-feira (14), no Cemitério da Saudade, em Vitória da Conquista.
SUDESB