Cartório fechado por PF volta a funcionar em nova sede

Foto: Reprodução / TV Sudoeste Fechado desde abril, o cartório do 1° Ofício de Vitória da Conquista, no sudoeste, foi reaberto nesta quarta-feira (11). Segundo o G1, o serviço passou a funcionar em nova sede, na Rua Lions Clube, no centro da cidade. O estabelecimento foi fechado durante operação Factum da Polícia Federal. Na ação, … Leia Mais



Morre Salvador Bicudo

  Foto: Divulgação | Família Comunicamos o falecimento de  Salvador Silva Reis, o popular Salvador Bicudo. Ele estava internado há dez dias no Hospital Samur. O velório está acontecendo no Salão Nobre da Pax Nacional, ao lado da Capelinha do São Vicente. O sepultamento ocorrerá às 9 horas desta sexta-feira (13), no Cemitério Memorial das … Leia Mais


O coronel Lira Júnior se despede de Conquista. Transmissão oficial do comando regional da PM a Ivanildo da Silva acontece nesta terça

Os coronéis Ivanildo e Lira Júnior (Foto: Blog do Anderson) Depois de três passagens por instituições da Polícia Militar em Vitória da Conquista, a primeira como comandante do IX Batalhão, depois como diretor do Colégio Militar e, por último, à frente do Comando de Policiamento Regional do Sudoeste (CPRS), onde se aposentou depois de 38 … Leia Mais


OAB Conquista luta incansavelmente por instalação de mais varas e designação de juízes titulares junto ao TJBA


Resultado de imagem para TJ BA

O Presidente da Subseção de Vitória da Conquista esteve reunido com dirigentes do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia exigindo a instalação imediata das seguintes serventias:

  • 2ª VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES;
  • JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA;
  • 2ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA;
  • VARA EXCLUSIVA DE EXECUÇÕES PENAIS.


Paulo Alberto Chenaud, Juiz Coordenador dos Juizados Especiais.

Através de comunicação formal, a OAB Conquista ressaltou que já existe previsão na legislação de regência acerca da criação e instalação destas serventias, sendo os pleitos justos, necessários e urgentes, tendo em vista a imensa demanda, já que a estrutura existente não dá conta do número de processos.


Humberto Nogueira, Juiz Assessor Especial da Presidência.

Com efeito, o presidente da OAB Conquista apresentou ofícios oriundos das varas já existentes na Comarca de Vitória da Conquista, comprovando a seguinte realidade:

A Vara de Fazenda Pública conta hoje com 31.130 processos com apenas seis servidores, uma juíza titular e um juiz auxiliar, ou seja, é humanamente impossível dar vazão a essa quantidade de feitos, a revelar que a vara se encontra quase que totalmente inviabilizada.

Já a Vara de Família e Sucessões conta hoje com 10.662 processos em curso, sendo que apesar do trabalho de dois juízes, um titular e um auxiliar, diante da importância da matéria para a sociedade, além de ser um dos principais nichos para a advocacia, de igual modo, não há a mínima condição de viabilidade da referida serventia. (mais…)


Comunicado da Embasa: Abastecimento de água momentaneamente suspenso em bairros da parte alta da Zona Oeste e localidades rurais de Conquista neste sábado (07)


image description

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, para possibilitar a manutenção emergencial de correção de vazamento na rede distribuidora que atende à parte alta da Zona Oeste e o entorno do distrito de Bate-pé, o abastecimento encontra-se temporariamente suspenso nesta região da cidade neste sábado (07). O serviço está previsto para ser concluído no início da tarde, quando o fornecimento de água será restabelecido gradualmente.

Enquanto realiza a manutenção, a Embasa solicita a compreensão da população no uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios. Os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção.

As localidades afetadas são: Bruno Bacelar, Senhorinha Cairo, Vilas Serranas, Urbis V, Henriqueta Prates, Miro Cairo, Cidade Serrana, Sobradinho, Terras do Remanso, Nossa Senhora Aparecida, Laje Grande, Nenzinha Santos, Bate-pé e região.


IFBA campus Vitória da Conquista disponibiliza 440 vagas por meio do Processo Seletivo 2019


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA lançou hoje (27), editais referente ao Processo Seletivo 2019 para cursos técnicos nas formas integrada e subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

Ao todo, são ofertadas 5.185 vagas, sendo 2.715 para o integrado e 2.430 para o subseqüente, distribuídas em 19 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.

Em Vitória da Conquista, foram disponibilizadas 440 vagas, divididas entre 300 vagas para os cursos subsequentes e 140 para os integrados. Os cursos disponibilizados são: Edificações, Eletromecânica, Eletrônica, Informática, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

Podem se inscrever, estudantes que concluíram o ensino fundamental (para os cursos da forma integrada) e estudantes que concluíram o ensino médio (para os cursos da forma subsequente). Dentre as novidades deste ano, estão a possibilidade de inclusão da 2ª opção de curso, a exclusão da prova de redação, e a possibilidade de atendimento pelo nome social no dia da aplicação da prova.

As inscrições serão realizadas no período de 3 de julho a 16 de agosto, através da página do processo seletivo. O candidato que não tenha acesso à internet poderá utilizar as instalações físicas do IFBA para realizar sua inscrição. Nesse caso, é necessário entrar em contato com os campi ou com a reitoria e verificar os horários disponíveis.

O edital do Processo Seletivo 2019 está disponível também na versão adequada à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).  Caso o candidato necessidade atendimento diferenciado, é possível realizar a prova em braile, conforme item 8. do edital. (mais…)


Nova banda conquistense “Há Vida em Marte” lança sua primeira música


Com influências que vão do rock dos anos 80 ao samba, um novo projeto musical acaba de surgir em Vitória da Conquista. Nesta sexta-feira (29/06), a banda Há Vida em Marte lançou oficialmente a sua primeira música: “Somebody”, um rock com elementos de samba.
Com a assinatura dos compositores Guilherme Piccoli e Matheus Dias, a música foi gravada e mixada no estúdio LuArt. “Somebody” faz parte de um EP que conta com outras três faixas e deve ser lançado em breve.
A Há Vida em Marte traz em sua formação os músicos Rerbert Viana (baixo), Isadora Oliveira (bateria), Werbert Viana (teclado), A.J. Oliveira (voz) e Guilherme Piccoli (guitarra e voz). O grupo deve anunciar em breve um show de lançamento.
Ouça “Somebody” através de um dos links abaixo:
Mega (para baixar): https://bit.ly/2tPMbJn

Inaugurada sala da Advocacia no Conjunto Penal de Vitória da Conquista; recebeu o nome do advogado Coriolano Sousa Sales


Uma cerimônia com a participação de dezenas de advogados e advogadas, autoridades civis e militares marcou a inauguração da Sala da OAB no Conjunto Penal de Vitória da Conquista. O evento ocorreu na quinta-feira (21). A inauguração foi acompanhada, dentre outros, pelo secretário-geral da Seccional Bahia, Carlos Medauar, pelo chefe de gabinete da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), Carlos Sodré, pelo diretor do presídio, Capitão Gilberto Filho e pelo presidente da OAB Vitória da Conquista, Ubirajara Ávila, que conduziu o ato homenageando a memória do advogado Coriolano Sousa Sales, cujo nome intitula a sala.

Coriolano Sousa Sales foi uma das figuras mais atuantes em defesa da garantia das prerrogativas e da assistência aos advogados baianos, fazendo parte do grupo que fundou a Subseção da OAB de Vitória da Conquista, tendo sido o seu primeiro presidente, além de dirigir a Assembleia Constituinte Estadual.

Carlos Sodré, que representou o secretário Nestor Duarte, afirmou que o ato era um momento histórico, pois resgatava a memória do ex-deputado Coriolano Sousa Sales, mas também porque simbolizava a dignidade do profissional que atende seus clientes encarcerados naquela unidade.

Já o secretário-geral da OAB-BA, Carlos Medauar, afirmou que a OAB Seccional da Bahia vem desempenhando diversas atividades para a valorização da Advocacia baiana. “Já construímos cinco sedes novas, reformamos outras 18 e vamos chegar ao final da gestão com 75 salas de advogados reformadas e entregues em todo o estado.” informou.

Para o presidente da OAB de Vitória da Conquista, Ubirajara Ávila, o espaço operacionalizará de forma eficiente o cotidiano do trabalho dos advogados e advogadas. “A OAB é a casa das liberdades e os advogados e advogadas, no exercício do seu munus, que é público, desenvolve esse trabalho observando os direitos humanos, assegurando o contraditório, a ampla defesa, velando pelas garantias constitucionais. Tenho certeza que esse espaço servirá para que todos possam desenvolver suas atividades com muita dignidade.” afirmou. A família de Cori foi representada pelo Sr. Messias Carvalho, amigo doe Coriolano Sales e integrante de seu staff político. Em sua fala Messias lembrou a consequência de obras e serviços promovidas pelo deputado Coriolano Sousa Sales que beneficiaram tanto, Vitória da conquista, como a Bahia e o Brasil.
Argumentou que Coriolano Sales não ficou apenas na presidência da OAB de Vitória da Conquista por duas vezes, mas que representou o município como deputado por seis vezes, sendo o terceiro conquistense a presidir a Assembleia Legislativa da Bahia, como também foi Presidente da Assembleia Constituinte da Bahia, destacou que no período em que foi deputado, trouxe para Vitória da Conquista a primeira Vara da Justiça Federal e por consequência a Polícia Federal e o Ministério Público federal, quanto a Justiça Federal, como relator do projeto, ampliou as varas de Salvador e contemplou cidades com feira de santa, Guanambi, Bom Jesus da Lapa, barreiras, Jequié e Campo Formoso entre outras, levando a Justiça federal para todo estado, foi responsável direto pela instalação da segunda Vara da Justiça do trabalho em Vitória da Conquista. (mais…)


Viação Cidade Verde mantém o clima da COPA



O município de Vitória da Conquista enfrenta um grave problema no transporte coletivo urbano, esse de responsabilidade total da Prefeitura de Vitória da Conquista, pois segundo o prefeito municipal, Sr. Pereira é necessário a presença de várias condutores de “VANS” conduzindo passageiros e não recolhendo impostos para os cofres do município. Não está clara ainda, qual a intenção do prefeito municipal para agir contra as empresas concessionárias do trasporte coletivo na cidade de Vitória da Conquista.
Todavia a ” Viação Cidade Verde” apesar de não estar alheia a tudo isso, mantém sua frota circulando normalmente e ainda se integra à população, tornando a vida de seus usuários mais prazerosa, afinal o transporte coletivo para a vida dos mais pobres se torna um termo integrante e essencial na sua qualidade de vida. com essas campanhas sem dúvida alguma, melhora a saúde dos quase 50 mil passageiros que usam esse tipo de transporte através da empresa.


Bramont é beneficiado com prisão domiciliar ( Blitzconquista)


Antônio Carlos de Jesus Bramont foi beneficiado com a prisão domiciliar e seguiu para sua residência nessa quinta-feira (28).

Muito brincalhão com as coisas da política, com grande vocação para sátira, Antônio Carlos de Jesus Bramnont inventou o famoso quadro na rádio Bandeirantes de Vitória da Conquista o “ASA DE PARDAL”  insinuando que o chá daria um vigor aos presenteados, por  ocasião do golpe contra a presidente Dilma, em seu site els comemorou com uma foto emblemática, no velho estilo Bramont, dando um peteleco na bunda da  Dilma.

A decisão foi da 2° Vara Criminal de Salvador. Não se sabe o que levou o juiz a decidir pelo benefício, pois o caso transcorre em segredo de justiça.

Bramont estava no Conjunto Penal de Conquista há três meses. Ele foi preso durante operação da PF que investigava o esquema criminoso que funcionava no cartório 1º Ofício de Registro de Imóveis e Hipotecas de Vitória da Conquista em que respondia como titular.

 

As investigações foram originadas, após Bramont descumprir decisões em processos na Justiça Federal e na Justiça do Trabalho, revelou o delegado da PF, Jorge Vinicius.

Além de provas adquiridas por meio de interceptações telefônicas e filmagens autorizadas pela Justiça, a PF apreendeu documentos no Cartório e no imóvel de Bramont, onde a PF encontrou um cartório paralelo, informou o delegado.

(mais…)