Eleições OAB: problemas da classe são discutidos em Conquista

As eleições da OAB Bahia serão realizadas nesta quarta-feira, 21, e a comunidade jurídica de Vitória da Conquista está mobilizada com a perspectiva de uma nova presidência na subseção. Um encontro, entre as duas chapas candidatas à subseção Conquista, foi sugerido pela Mega Rádio, mas um dos candidatos não compareceu, indo conceder entrevista a uma … Leia Mais



Morre Wesley Rodrigues de Oliveira, aos 38 anos

  Foto: Reprodução | Arquivo A sexta-feira (16) amanheceu com luto em Vitória da Conquista. Aos 38 anos, vítima de AVC [Acidente Vascular Cerebral], faleceu no Hospital São Vicente de Paulo, o médico Wesley Rodrigues de Oliveira. O corpo  está sendo  velado no Salão Nobre Pax Nacional  O médico fazia residência  médica no Hospital São Vicente … Leia Mais


Transexual é assassinada no Miro Cairo

A transexual Raphaela Souza, de 32 anos, foi assassinada a tiros na noite dessa quarta-feira (15), no conjunto habitacional Pau Brasil, bairro Miro Cairo, em Vitória da Conquista. Populares disseram que após os disparos viram uma pessoa andando armada. A polícia não acredita que o crime tenha relação com a orientação sexual da vítima. Rafaela … Leia Mais


Salgado Filho agora é mão única

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), começou nesta quarta-feira (7) a alteração do trânsito na Avenida Salgado Filho. A partir de hoje, a via fica em sentido único do centro ao bairro. A mudança trata-se da continuação do binário das Avenidas Alagoas e Maceió. A Salgado Filho … Leia Mais


Ônibus operam em horário especial durante ENEM, nesse domingo (4)


Em razão da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nesse domingo (4), serão disponibilizados horários especiais em oito linhas de transporte coletivo. As demais linhas estarão operando com quadro de horários de domingo.

De acordo a Coordenação Municipal de Transporte Público, quatros linhas vão operar com quadro de horários de dia útil, duas com quadro de horários de sábado e duas com quadro de domingo e mais tabela de reforço. Outros quatro veículos extras ficarão de plantão no terminal Lauro de Freitas para possíveis necessidades.

Segue a programação:

D32 – Nossa Sra. Aparecida x UESB, estará atendo com tabelas 02 e 04 de dia útil, além de 02 tabelas de reforço;

P50 – Vila Serranas x Conquista VI, estará operando com quadro de horários de dia útil;

P54 – Miro Cairo x Morada Real, estará operando com quadro de horários de dia útil;

R09 – Centro x UESB, estará operando com quadro de horários de dia útil;

D30 – Vila Serrana x UESB, estará operando com quadro de horários de sábado;

D39 – Miro Cairo x UESB, estará operando com quadro de horários de sábado;

D34 – Patagônia x UESB, estará operando com quadro de horário de domingo e mais 02 tabelas de reforço;

D35 – Rodoviária x UESB, estará operando com quadro de horário de domingo e mais 01 tabela de reforço.

http://www.pmvc.ba.gov.br/onibus-operam-em-horario-especial-durante-enem-nesse-domingo-4/


Morre Clazildo Dutra Correia de Melo


Fotos: Divulgação | Família

Faleceu aos 59 anos de idade, no Hospital Unimec, ao meio dia desta sexta-feira (2), o farmacêutico Clazildo Dutra Correia de Melo. Conquistense graduado na Universidade Federal da Bahia, Clazildo atuou no Hospital Geral de Vitória da Conquista e em Instituições de Cursos Técnicos.

Personalidade querida, Clazildo era irmão da empresária Cláudia Dutra Melo Pereira, ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas.  Clazildo era bisneto do primeiro governante de Conquista após a proclamação da república, Joaquim Correia de Melo, com o qual tem quase 100% de semelhança na fotografia, conviemos por cinco anos na Residência dos Estudantes de Conquista (REC) na capital baiana quando lutávamos para chegar à Universidade.  Nos falamos por telefone  há mais de dez anos, coisas da modernidade e de destinos diferentes nas nossas vidas. Em 1998 fui à sua casa para tratarmos da história de Vitória da Conquista, já que seus antepassados estiveram presentes na política conquistense através do tempo.  A Clarilton, também colega de  (REC) , Claudinha  e demais  familiares deixo meu abraço de conforto. O corpo de Clazildo  está sendo velado no Salão Premier da Pax Nacional. Ainda não temos informações sobre o horário do sepultamento, como também do local. Informações do Blog do Anderson


Emenda de Waldenor Pereira: ruas vão receber asfalto no distrito de Veredinha em Vitória da Conquista


Localizado a 41 quilômetros do Centro de Vitória da Conquista, Veredinha é o próximo distrito a receber pavimentação asfáltica. De acordo com o vereador Osmário Lacerda Ferraz de Melo, do Movimento Democrático Brasileiro, três vias serão asfaltadas com recursos via emendas do deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA).

“Estamos lá agora com as máquinas da EMURC todas trabalhando lá em Veredinha, emenda do deputado Waldenor Pereira, três ruas, mas o prefeito Herzem Gusmão autorizou todas as ruas de Veredinha”, afirmou Osmário anossa reportagem, .


PC prende responsável por pista de pouso clandestina usada para tráfico de drogas


A Polícia Civil, através das equipes da Coordenadoria e da DTE – Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, efetuaram, na presente data, a prisão em flagrante de Rogério dos Santos da Silva, de 43 anos, acusado dos crimes de associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo e munições.As quipes da PolíciaCivil, após investigações, efetuaram uma busca no sítio do autor, localizado no Parque Imperial, próximo da Uesb, onde os investigadores apreenderam um revólver calibre 38, municiado, várias munições sobressalentes do mesmo calibre, dinheiro da atividade ilícita, um veículo Renault/Sandero, pertencente ao acusado, além de celulares usados exclusivamente para conversar com os demais acusados, que já foram presos no dia 20, ocasião em que a Polícia Civil prendeu três traficantes e apreendeu um avião usado no transporte de cocaína oriunda do Pará para Vitória da Conquista.De acordo com a PC, Rogério é apontado nas investigações como a pessoa responsável pelo suporte da organização criminosa nesta cidade.Ele foi apresentado e interrogado na DTE, onde confessou a propriedade da arma de fogo e disse que foi o responsável pela construção da pista clandestina de avião localizada pela Polícia Civil na semana passada.O autor será encaminhado posteriormente para o Conjunto Penal, onde permanecerá à disposição da Justiça.Fonte: DTE / DRACO – Vitória da Conquista./ Blitzconquista


EMURC não paga fornecedores e prestadores de serviço; prejudicados prometem fechar a usina asfáltica municipal


Os prestadores de serviço para a EMURC- Empresa Municipal de Urbanização Conquista, apesar de ter recebido da Prefeitura Municipal , 6 milhões de reais para ajustar suas contas, vem se mantendo inadimplente perante aos credores, que alugam máquinas e equipamento para à EMURC, assim como aqueles que fornecem insumos como os materiais usados na fabricação de asfalto, assim como o serviço prestados por empresas, que efetuam o asfaltamento das ruas de Vitória da Conquista.
A atual administração herdou da administração anterior cerca de 111 milhões em obras, tais como creches, escolas, quadra poliesportivas, como também os contratos e o dinheiro para pagamento de pavimentação de 13 dos corredores principais de ônibus, reforma total do Terminal de ônibus Urbano da Lauro de Freitas, como também a pavimentação de 15 quilômetros da Avenida Perimetral.
Ainda assim, segundo os prestadores de serviços e fornecedores, a EMURC, vem mantendo o pagamento de um mês, e deixando de pagar dois e as vezes três , provocando insegurança nas empresas que, precisam além pagar, pelos insumos fornecidos à EMURC, como também à Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, alegam que há um débito da EMURC aos prestadores de serviços, como fornecedores, no valo aproximada de 3 milhões de reais.
Nossa reportagem tentou falar com Presidente da EMURC, Teólogo Marcelo Guerra, que respondeu nossa mensagem, dizendo que quem responde à Imprensa é a Secretaria de Comunicação da Prefeitura e que a resposta viria amanhã.
Todavia a Prefeitura de Vitória da Conquista, faz publicidade paga em determinado setores da Imprensa, anunciando o banho de asfalto, mas o custo, além de ainda, ser o tal, feito com recursos da administração anterior, prejudica exatamente que empresta seu trabalho e seu dinheiro como um cheque em branco pra o prefeito, sem qualquer garantia de honra dos pagamentos dos contratos em dia. Assim todo mundo toma banho Pereira.


Jornalista Paulo Nunes fala sobre democracia para alunos do Centro Integrado de Educação Navarro de Brito


Atendendo ao convite da professora Ivana, mestra da matéria de geografia do Centro Integrado de Educação Navarro de Brito, o jornalista Paulo Nunes proferiu uma palestra sobre democracia moderna, para uma platéia composta de alunos do primeiro ano do ensino médio, turmas B,C,D e E.
O jornalista passou a ideia para os jovens, que democracia é antes de tudo o respeito aos direitos que cada um tem, na sociedade moderna, mostrando que tais direitos, vão além do fato de que, de dois, em dois anos anos se realizam eleições e que, alguns tentam resumir democracia a tal fato, mas que a democracia vai muito além disso, principalmente em relação aos direitos à saúde, à educação, à moradia e notadamente ao direito de emprego e renda, além  de um convívio respeitoso entre os segmentos sociais.
A palestra não tratou de viés político partidário, mas sim de política como ciência social, mostrando aspectos das reivindicações, das lutas das classes menos favorecidas, em relação ao domínio do capital. Aparteado por um aluno que questionou o aumento da passagem do ” BUZU”, realizado pelo prefeito municipal sem consultar à população e muito menos explicar, o palestrante entendeu como justa a reclamação e explicou que o aumento da passagem para R$3,80, deveu-se ao fato da prefeitura do município amparar o transporte clandestino na cidade e, com isso penalizando à população que utiliza o transporte legalizado, algo democraticamente incorreto.
O jornalista aproveitou a oportunidade para fazer justiça ao ex-vereador Nei Ferreira e Silva, doador do terreno onde foi erguido o o Centro Integrado Professor Luís Navarro de Brito. Nei além de doar o terreno, também votou na Câmara de Vereadores à aprovação do projeto de construção da escola, mesmo sendo vereador de oposição ao prefeito Fernando Spínola que governou o município de 1967 à 1971.
Paulo Nunes classificou como gratificante a oportunidade de se dirigir aos jovens, carentes de informações políticas e históricas sobre seu município , deixa aqui, seu agradecimento á direção da escola que o recebeu como celebridade, um humilde advogado, jornalista da cidade de Vitória da Conquista, aos professores, com os quais se socializou no horário do lanche, e principalmente à professora Ivana, mestra, dedicada e preocupada com o futuro de seus alunos e sua formação política e social.

Sobre o homem que deu nome ainda em vida a vários colégios da Bahia e notadamente a um dos maiores estabelecimentos estudantis da de Vitória da Conquista:

Luís Navarro de Brito nasceu em São Félix (BA) no dia 21 de março de 1935, filho de Renato Navarro de Brito e de Alderiva Fraga Navarro de Brito.

Bacharel em direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1957, doutorou-se mais tarde em direito constitucional e ciência política pela Universidade de Paris. Foi chefe de gabinete de Aliomar Baleeiro quando este exerceu o cargo de secretário de Fazenda da Bahia (1959-1960) no governo de Juraci Magalhães (1959-1963). Ocupou as cadeiras de política e história na Faculdade de Filosofia da atual Universidade Federal da Bahia e na de Ciências Sociais da mesma universidade.

Após o movimento político-militar de 31 de março de 1964 que depôs o presidente João Goulart (1961-1964) e a assunção do general Humberto Castelo Branco à presidência da República (15/4/1964), Luís Viana Filho, então chefe do Gabinete Civil, nomeou Navarro de Brito para a subsecretaria dessa pasta. Ocupou essa função até maio de 1966 quando o titular se desincompatibilizou para concorrer por via indireta ao governo baiano, sendo então elevado à condição de ministro-chefe.

Durante sua curta permanência na chefia do Gabinete Civil, de junho de 1966 a março de 1967, participou da crise que eclodiu em outubro de 1966, quando o presidente da Câmara, Adauto Lúcio Cardoso, recusou acatar a cassação dos mandatos de seis deputados federais decretada pelo governo. Segundo Luís Viana Filho em seu livro O governo Castelo Branco (1975), Luís Navarro de Brito seria encarregado, no dia 19 daquele mês, de fazer um levantamento na Câmara sobre a viabilidade de sustar-se a decisão de Adauto Lúcio Cardoso. No dia seguinte, entretanto, o Congresso foi posto em recesso, só voltando a funcionar em novembro.

Após deixar a chefia do Gabinete Civil da Presidência da República, Luís Navarro de Brito foi secretário da Educação e Cultura do estado da Bahia, no governo de Luís Viana Filho (1967-1971). Diretor do Centro de Recursos Humanos da Universidade Federal da Bahia, ao responder a questionário da UNESCO sobre a situação do planejamento educacional na América Latina, criticou, segundo o Jornal do Brasil de 17 de agosto de 1977, o ensino brasileiro, que via como resultado de um planejamento inadequado, prejudicado por interesses políticos, pela repetição de modelos norte-americanos e pela excessiva centralização do governo federal na área da educação.

Com a eleição de Valdir Pires para o governo da Bahia no pleito de novembro de 1986, Luís Navarro de Brito era o nome mais cotado para ocupar a Secretaria de Educação e Cultura do novo governo. Contudo, faleceu a bordo do avião em que viajava de Paris a Nova Iorque no dia 15 de dezembro de 1986, quando se dirigia para uma reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA) em Washington, da qual era diretor do Departamento de Educação.

Era casado com Emília Maria Sales Navarro de Brito, com quem teve quatro filhos.

Além de artigos em revistas especializadas, publicou O Gabinete Civil (1967) e População, educação, emprego (em colaboração com Lícia Queirós Flavo, 1980).


Morre Isaura Peçanha, ( professora Isaura)


Está sendo velado no Salão da Igreja Batista Nova Sião, localizado na Travessa João Pessoa, no Centro de Vitória da Conquista, o corpo de Isaura Peçanha Sampaio. Isaurinha faleceu  aos 70 anos de idade. vítima de complicações cardíacas   (ZAU) que trabalhou por longos anos no Colégio Estadual Adelmário Pinheiro, faleceu no Hospital IBR onde estava internada. Moradora do Alto Maron, Isaura teve dois filhos, Rubiney e Rudiney Peçanha Sampaio. O sepultamento acontece nesta sexta-feira (26), em local e horário ainda não informados.  Isaurinha  Peçanha era nossa amiga pessoal, aliás era como irmã pra mim, nossas famílias eram separadas apenas pro um muro, no fundo de nossas casas no Alto Marom.  Zau, como carinhosamente era chamada, era filha de Antônio Peçanha e de de  Neomísia Peçanha, conhecida como dona Neca.Tive a oportunidade de abraçar Isaura, no ano passado, não sabia que era o último abraço. A família Nunes deixa aqui, o  seu pesar por essa irmã que, por certo está agora nos braços de Deus.