Gilmar Mendes é hostilizado por brasileiras em Portugal

O ministro aparece passeando em frente à uma livraria, em Lisboa, quando é abordado e acusado de ser “uma injustiça imensurável” Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil   Um vídeo que está circulando pelas redes sociais mostra o ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, sendo hostilizado por duas mulheres … Leia Mais


Hoje é aniversário de Ruby Bridges!

Ruby foi a primeira criança negra a ir para a escola, com o fim da política de segregação racial nos EUA, em Nova Orleans, em 1960. Seu primeiro dia de aula foi marcado por xingamentos, medo, racismo. A escola, pasmem, estava vazia, pois os pais não deixaram seus filhos frequentarem o ano escolar com a … Leia Mais



Em Cuba, Rui busca ampliar presença de empresas baianas no país

“Estamos identificando possibilidades de negócios para ampliar a participação de empresas baianas no comércio com Cuba”, afirmou o governador Rui Costa durante a abertura da 35º Feira Internacional de Havana (FIHAV), nesta segunda-feira (30). Ao lado do embaixador do Brasil em Cuba, Antonio Alves Junior, Rui visitou a área onde as empresas brasileiras estão expondo … Leia Mais


Maior ataque em massa dos EUA mata 50 e fere 400

Um atirador matou ao menos 50 pessoas e feriu mais de 400 em um festival de música country na emblemática avenida Las Vegas Strip na noite de domingo, disparando sequências rápidas de tiros do 32º andar de um hotel durante vários minutos antes de cometer suicídio, de acordo com a polícia; saldo de mortes, que … Leia Mais


“Mais um passo, mais uma vitória”, diz Rui após assinar acordo na China


“A assinatura de hoje representa a nossa determinação em colocar a Bahia num novo patamar de atração de investimentos. É mais desenvolvimento para o interior. É mais emprego e renda para milhares de baianos”, afirmou o governador Rui Costa após assinar na China memorando de entendimento com cinco empresas chinesas e a Bahia Mineração (Bamin) para financiamento do projeto do Porto Sul, da Fiol e da mina de Pedra de Ferro. O ato aconteceu no Palácio do Povo por volta das 8h desta sexta-feira (1º) na Bahia, 19h em Pequim.

“Nosso foco na China é garantir mais qualidade de vida para nossa gente, transformar a vida das pessoas. Somos um povo forte e não baixamos a cabeça diante da dificuldade. Prova disso é que estamos do outro lado do mundo trabalhando intensamente para levar resultados concretos para a Bahia, mesmo diante de um cenário de crise econômica no Brasil”, acrescentou o governador ao concluir um dos principais compromissos nesta sua terceira missão internacional à frente do Governo do Estado. (mais…)


Na China, Rui assina acordo para viabilizar Porto Sul


Um dos principais compromissos da agenda do governador Rui Costa em sua missão internacional na China ocorre no início da manhã desta sexta-feira (1º), quando ele assina, em Pequim, memorando de entendimento com cinco empresas chinesas e a Bahia Mineração (Bamin) para financiamento do projeto do Porto Sul, que será implantado no município de Ilhéus.

Também integram o acordo ações que visam a execução da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e a exploração de uma mina de minério de ferro localizada no sudoeste da Bahia. O ato de assinatura está marcado para as 18h15 de Pequim, ou seja, 7h15 no horário de Brasília.

O documento estabelece que o Governo do Estado, as empresas chinesas e o Eurasian Resources Group, acionista da Bahia Mineração, “desejam cooperar para o desenvolvimento totalmente integrado do projeto do Porto Sul, da Fiol e da mina Pedra de Ferro”.

Ainda de acordo com o documento, a participação em grupo de investimento para financiar o desenvolvimento dos projetos será liderada pelo consórcio chinês formado pelas seguintes empresas: China Railway Group Limited; China Communications Construction Company Ltd; Minmetals Development Co. Ltd; Shougang Fushan Resources Group Limited; e Dalian Huarui Heavy Industry Group Co. Ltd. (mais…)


Na Ucrânia, Rui assina acordo para produção de insulina na Bahia


“Acabamos de assinar protocolo importante, da transferência de tecnologia e da implantação da unidade de produção de insulina na Bahia. É bom para a saúde dos brasileiros, e é bom para a economia brasileira”, disse nesta manhã o governador Rui Costa ao publicar vídeo nas redes sociais sobre assinatura do termo de compromisso do Governo da Bahia com a empresa ucraniana Indar em Kiev, capital da Ucrânia. Com a parceria, a Bahiafarma será o primeiro laboratório do Nordeste a produzir insulina, medicamento utilizado no controle do diabetes.

“O Ministério da Saúde passa a fazer a aquisição [da insulina] por um preço muito menor, facilitando assim o acesso a esse medicamento para milhares de pessoas. É um passo importante para a saúde pública do Brasil, afirmou Rui no depoimento gravado ao lado da presidente da Indar, Liubov Viktoriyna Vyshnevska.

De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e divulgada em março deste ano, o número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, passando de 5,5% da população em 2006 para 8,9% em 2016. (mais…)


Vídeo: van atropela dezena de pessoas em Barcelona


Segundo a imprensa local, após o ataque dois homens foram vistos armados no local

Foto: Reprodução/ Twitter
Foto: Reprodução/ Twitter

 

Uma van atropelou dezenas de pessoas, nesta quinta-feira (17), em Barcelona. De acordo com a Folha, há diversos feridos e trata-se de um atentado terrorista.O atentado aconteceu nas Ramblas, uma área movimentada da capital. Segundo a imprensa local, após o ataque dois homens foram vistos armados no local.

O jornal espanhol “El País”, citando uma fonte policial, afirmou que o motorista do veículo fugiu a pé. Os serviços de emergência pediram que as estações de metrô e trem da região fossem fechadas.


A fuga da procuradora venezuelana


Luisa Ortega Díaz foi resgatada por manifestantes que impediram a sua prisão pelo regime de Nicolás Maduro

                                                                              A procuradora-geral da Venezuela Luisa Ortega Díaz (Ariana Cubillos/AP)

Destituída de seu cargo de procuradora-geral da Venezuela, Luisa Ortega Días precisou da ajuda de manifestantes para fugir das forças policiais de Nicolás Maduro. As tropas invadiram a sede do MP venezuelano com o objetivo de prendê-la, depois que o governo anunciou que ela não era mais a chefe da Procuradoria. Luisa Ortega subiu na garupa de uma moto e saiu pelas ruas de Caracas. Além de destituí-la do cargo, o governo pediu a sua prisão alegando crime de traição. Aliada do chavismo desde o princípio, Luisa Ortega passou a criticar a radicalização de Nicolás Maduro. A mais recente de suas medidas foi pedir a anulação da Assembleia Constituinte instalada pelo regime nesta semana. (Leonardo Coutinho, de Washington)


Americano fica 17 anos preso por crime cometido por sósia… –


Richard Anthony Jones (à direita) foi libertado depois que polícia descobriu seu sósia (à esquerda) (Foto: Polícia de Kansas City)Richard Anthony Jones (à direita) foi libertado depois que polícia descobriu seu sósia (à esquerda) (Foto: Polícia de Kansas City)

Richard Anthony Jones (à direita) foi libertado depois que polícia descobriu seu sósia (à esquerda) (Foto: Polícia de Kansas City)

Um americano passou 17 anos na prisão por um roubo cometido por um sósia.

Richard Anthony Jones foi libertado depois que testemunhas afirmaram que não conseguiam distinguir os dois homens.

Um juiz determinou que não havia provas para mantê-lo na prisão.

Jones disse que a descoberta do outro homem – que além de parecer com ele também tem o mesmo nome – foi “uma agulha no palheiro”.

“Não acredito em sorte, mas acredito que fui abençoado”, disse Jones ao jornal Kansas City Star.

Até agora, o sósia de Jones – conhecido apenas como Ricky – ainda não sofreu nenhuma acusação formal. Ele alega ser inocente.

Apesar de não dizer que Ricky era culpado, o juiz afirmou que, com base nas novas provas, nenhum jurado condenaria Jones pelo crime “em sã consciência”.

Jones disse que começou a achar que nunca sairia da prisão depois de ter apelado diversas vezes da condenação. Ele havia sido sentenciado em 1999 a 19 anos de prisão por roubo.

“Todas as minhas apelações foram negadas. Tem sido uma jornada muito dura”, disse ele.

Mas, em 2015, Jones falou com pesquisadores da ONG Midwest Innocence Project – grupo que ajuda prisioneiros condenados por erro – sobre um homem chamado Ricky de quem tinha ouvido falar.

(mais…)


Com 65% dos votos, Macron é eleito presidente da França


O centrista concorria com a rival nacionalista Marie Le Pan, em eleição realizada neste domingo (7)

Fernanda Lima
Foto: Reprodução/Jornal Ourleme
Foto: Reprodução/Jornal Ourleme

 

O candidato Emannuel Macron foi eleito presidente da França neste domingo (7) com 65% dos votos. O centrista concorria diretamente com a rival nacionalista Marie Le Pan. As urnas foram abertas às 20h do horário francês, 15h no horário de Brasília.

O presidente eleito representa o movimento independente Em Frente! e governará pelos próximos cinco anos a sétima maior economia do mundo.