Título na Copa da Rússia premia a eficiência francesa

Seleção não primou por futebol envolvente, mas foi pragmática em toda a competição e contou com o talento de seus craques no ataque Técnico Didier Deschamps foi o símbolo do pragmatismo da campeã (Kai Pfaffenbach/Reuters) MOSCOU – A França entrou de vez para o clube das grandes seleções de futebol. O segundo título mundial dos “Bleus” chegou neste … Leia Mais



Seis meninos são os primeiros resgatados de caverna na Tailândia

Reuters – A operação de resgate dos 12 meninos tailandeses e de seu monitor começou neste domingo e seis deles deixaram a caverna já nas primeiras horas da operação. Às dez da manhã deste domingo na Tailândia (23h de sábado em Brasília), 13 mergulhadores internacionais e 5 tailandeses começaram o trajeto para retirar o grupo … Leia Mais


Por que é tão difícil resgatar jovens presos na caverna da Tailândia

As chuvas de monções e o trajeto de mergulho desafiador podem fazer com que o salvamento demore até quatro meses para ser concluído 1/12Captura de vídeo mostra as crianças desaparecidas dentro da caverna Tham Luang, na província de Chiang Rai, na Tailândia – 02/07/2018 (Royal Thai Navy/AFP) 2/12Adolescentes da Tailândia presos em caverna são encontrados vivos (EKATOL/Facebook/Reprodução) … Leia Mais



PM será investigado por zombar de mulher em vídeo com torcedores


Tenente Eduardo Nunes, que serve em Lages (SC), é o segundo torcedor identificado nas imagens em que brasileiros assediam estrangeira

Visto em vídeo machista na Rússia, policial será alvo de processo na PM-SC

Depois do ex-secretário de Turismo de Ipojuca (PE) Diego Valença Jatobá, foi identificado um segundo homem que participou do vídeo em que torcedores brasileiros humilham uma estrangeira na Rússia, na semana passada, durante a Copa do Mundo. Trata-se de Eduardo Nunes, um tenente da Polícia Militar de Santa Catarina que serve na cidade de Lages, a cerca de 230 quilômetros de Florianópolis.

Segundo a PM catarinense, a atitude do policial, que está de férias, é “incompatível com a profissão e o decoro da classe”. Assim que retornar ao trabalho, Nunes será alvo de um processo administrativo disciplinar.

No vídeo, que gerou revolta nas redes sociais, o tenente é o torcedor de camiseta branca, que aparece logo atrás da jovem. Ele e outros quatro brasileiros, que vestiam camisas da seleção brasileira, rodearam a moça e gritaram termos chulos em alusão ao órgão sexual dela. Sem entender do que se tratava, a estrangeira tentou acompanhar os gritos.

Ironicamente, em março de 2018, Eduardo Nunes trabalhou em um protesto de estudantes da Universidade Estadual de Santa Catarina (UESC) contra o assédio sexual sofrido por elas no trajeto até o campus. Nunes foi entrevistado pela NCS, afiliada da Rede Globo na região.

“A partir do momento que tomamos conhecimento sobre esses fatos, a Polícia Militar começou a intensificar os policiamentos, principalmente no horário de entrada e saída da faculdade aqui, que é uma preocupação das mulheres que frequentam a faculdade”, disse ele à reportagem.

(Reprodução/Reprodução)

Veja abaixo a íntegra da nota da PM de Santa Catarina:

Sobre um vídeo gravado na Rússia, em que um grupo de homens brasileiros desrespeita uma cidadã estrangeira, a Polícia Militar de Santa Catarina esclarece que:

1.       Um policial militar foi identificado como um dos integrantes que aparecem no vídeo;

2.       A corporação não corrobora com este tipo de atitude que é incompatível com a profissão e o decoro da classe, previsto no Regulamento Disciplinar e no Estatuto da PMSC, independentemente de estar em período de férias, folga de serviço ou qualquer outra situação de afastamento, devendo portanto, responder por suas atitudes.

3.       Assim que der seu retorno, a corporação abrirá um processo administrativo disciplinar para apurar a conduta irregular do militar.

Quartel do Comando-Geral, 19 de junho de 2018.

 


Ditador americano e presidente norte-coreano assinam declaração em Singapura


O ditador  dos Estados UnidosDonald Trump, e o presidente da Coreia do NorteKim Jong-un, assinaram uma declaração, após seu histórico encontro em Singapura nesta terça-feira (12).

Segundo o presidente americano, este é um “documento muito importante, um documento bastante abrangente”. Já o líder norte-coreano afirmou que reunião foi “histórica”. “Decidimos deixar o passado para trás”, disse.

Segundo fotos da declaração divulgadas pela imprensa americana, Kim se comprometeu a trabalhar pela desnuclearização da Península Coreana. Em troca, o presidente americano deve garantir segurança à Coreia do Norte.

Os líderes também se comprometeram a lutar pela paz na Península. O documento estabelece ainda que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, se reunirá na “data mais próxima possível” com um alto funcionário norte-coreano para continuar o diálogo bilateral sobre a desnuclearização.


Colômbia entra para Otan como primeiro ‘parceiro global’ latino-americano


Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos anunciou entrada do país na Otan Foto: HANDOUT / REUTERS
Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos anunciou entrada do país na Otan – HANDOUT / REUTERS

BOGOTÁ – A Colômbia formalizará sua entrada na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) como o primeiro “parceiro global” latino-americano na próxima semana em Bruxelas, capital da Bélgica, anunciou o presidente colombiano Juan Manuel Santos.

LEIA: Colômbia vai às urnas pacificada e em crescimento

Colômbia denuncia plano de Maduro de levar estrangeiros à eleição da Venezuela

— Formalizaremos em Bruxelas, na próxima semana, a entrada da Colômbia na Otan na categoria de parceiro global, e isso é muito importante. Nós seremos o único país da América Latina com esse privilégio — destacou Santos, em um discurso televisionado na sexta-feira à noite na sede do governo, a Casa de Nariño, em Bogotá.

O presidente colombiano, prêmio Nobel da Paz em 2016 por seus esforços para acabar com meio século de conflito armado no país, afirmou que adotar esta posição vai “melhorar a imagem da Colômbia” e “permitir ter muito mais peso no cenário internacional”.

Além da Colômbia, são parceiros globais da Otan Afeganistão, Austrália, Iraque, Japão, Coreia do Sul, Mongólia, Nova Zelândia e Paquistão.

PARCERIA TAMBÉM COM A OCDE

O governo colombiano também acertou parceria com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

— Sermos membros da OCDE nos permitirá fazer melhor as coisas, ver o que deu errado e o que funcionou em outros países. Com nossa entrada, melhoraremos nossas políticas públicas — disse Juan Manuel Santos.

A Colômbia aceitou, em dezembro de 2016, uma cooperação militar “maior” com a organização para administrar o pós-conflito, após o acordo que desarmou e transformou em partido político a antiga guerrilha das Farc.

O acordo gerou uma forte rejeição do governo venezuelano, que considerou “uma tentativa de introduzir fatores externos com capacidade nuclear” na região. As relações entre os dois países passam pelo pior momento. Bogotá lidera a pressão internacional contra o governo de Nicolás Maduro, em meio à grave crise econômica que cerca o país com as maiores reservas de petróleo do mundo. (mais…)


ESPECIAL COPA: Em busca do bi, França aposta em nova geração de ouro


Por Raphael Costa

Ah, a França. Terra da cidade luz, do croissant, da torre Eiffel, e, é claro, do futebol. Sonhando com o bi mundial, Le Bleus chegam à Copa do Mundo de 2018 com motivos

Em 2014, a equipe francesa fez uma campanha razoável. Com duas vitórias e um empate na fase de grupos, os campões mundiais em 1998 derrotaram a Nigéria por dois a zero nas oitavas de final, mas foram eliminados pela Alemanha, que seria a campeã daquela edição.

Para voltar ao Mundial, a França fez o que se espera de uma grande seleção: terminou as eliminatórias europeias em primeiro lugar no grupo, sem muitos sustos. Durante a fase de classificação, os franceses tiveram um aproveitamento de mais de 75%, com sete vitórias, dois empates e uma derrota.

Depois de deixar escapar o título mundial em 2006 diante da Itália, os franceses tentam na Rússia repetir o feito de 1998, na fatídica final contra o Brasil.

(mais…)


Gilmar Mendes é hostilizado por brasileiras em Portugal


O ministro aparece passeando em frente à uma livraria, em Lisboa, quando é abordado e acusado de ser “uma injustiça imensurável”
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

 

Um vídeo que está circulando pelas redes sociais mostra o ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, sendo hostilizado por duas mulheres brasileiras que o encontram passeando pelas ruas de Lisboa, Portugal.

O ministro aparece passeando em frente à uma livraria, no bairro de Chiado, quando é abordado. Uma das mulheres o acusa de ser “uma injustiça imensurável”. Ao ser perguntado se “não tem vergonha”, em alusão aos polêmicos votos no Supremo, ele sorri, vira as costas e caminha, reação que se repete durante outras frases proferidas pelas mulheres.

“Inclusive, deve estar querendo se disfarçar aqui, andando como um comum dos mortais, coisa que não é”, continua a mulher. “O senhor não tem vergonha do que faz pelo País?”, questiona a outra brasileira

Gilmar Mendes segue caminhando, sem responder as mulheres.


Hoje é aniversário de Ruby Bridges!


Ruby foi a primeira criança negra a ir para a escola, com o fim da política de segregação racial nos EUA, em Nova Orleans, em 1960.
Seu primeiro dia de aula foi marcado por xingamentos, medo, racismo. A escola, pasmem, estava vazia, pois os pais não deixaram seus filhos frequentarem o ano escolar com a presença de Ruby. Também não havia professores, apenas um educador quis dar aula para Ruby. Seus pais foram severamente ameaçados. E, durante meses, ela teve que ir e voltar da escola acompanhada por 4 policiais.
E mesmo quando objetos e xingamentos eram jogados contra seu corpo, com 6 anos de idade, Ruby não desistiu, não chorou, sequer fraquejou. Era uma pequena soldada – palavras de Charles Burks, um dos quatro policiais que a escoltavam.
No ano seguinte, Ruby não estava mais sozinha na escola. Inspirados por sua coragem e pela de sua família outras crianças negras foram matriculadas.


Atirador invade igreja e mata pelo menos 27 pessoas no Texas, Estados Unidos


Atirador invade igreja e mata pelo menos 27 pessoas no Texas, nos Estados Unidos

Foto: Reprodução / Twitter Sarah Rosario

Pelo menos 27 pessoas foram mortas e 24 estão feridas com um tiroteio nos Estados Unidos neste domingo (5). Dessa vez, o crime ocorreu em uma Igreja Batista na cidade de Sutherland Springs, no Texas. Segundo informações do G1, a CNN informou que o atirador foi morto após uma breve perseguição policial nas proximidades do lugar do atentado. No entanto, o porta-voz da polícia local, Robert Murphy, não informou se ele foi morto pela corporação ou se cometeu suicídio. Uma testemunha ouvida pela KSAT, afiliada da rede ABC na cidade, relatou que o homem entrou na Igreja e abriu fogo por volta das 11h30 do horário local, que seria 14h30 pelo horário de Salvador. Em viagem no Japão, o presidente Donald Trump desejou, através do Twitter, “que Deus esteja com as pessoas de Sutherland Springs”. Até o momento, não há informações de que o crime se trata de mais um atentado terrorista. Mas em menos de uma semana, é o terceiro ataque nos Estados Unidos. Na última terça (31), um homem matou oito pessoas atropeladas em Nova York e, na quinta (2), outro homem matou três pessoas em um supermercado, no Colorado.

(mais…)