WENCESLAU RIZÉRIO DE ARAÚJO E A HISTÓRIA DE BRUMADO
Por Clidemar Amorim Risério
Relatos dão conta que WENCESLAU RIZÉRIO DE ARAÚJO, descendente de Italiano, nasceu na Chapada Diamantina em março de 1822, no então povoado de Furnas, atual distrito de Arapiranga, Município de Rio de Contas, Estado da Bahia. Ainda, muito jovem, casou-se, com CONSTANÇA DE MOURA E ALBUQUERQUE, moça pertencente à tradicional e abastada família “MOURA” de Boa Sentença, e com a mesma gerou os seguintes filhos: Florindo Rizério de Moura, Teodulo Rizério de Moura, Juvêncio Rizério de Moura, Sebastião Rizério de Moura, Marcolino Rizério de Moura, Augusta Rizério de Moura, Adelaide Rizério de Moura, Camila Rizério de Moura, Bela Rizério de Moura, Deolinda Rizério de Moura, Maria Carlota Rizério de Moura e Ana Rizério de Moura.
Segundo informações colhidas de alguns moradores da fazenda São Gonçalo, WRA, chegou naquela localidade no final da quarta década do século XVIII, e atuou como um verdadeiro desbravador, de imediato construiu um enorme casarão no estilo sobrado onde viveu com sua prole até o seu último dia de existência. Sem sombra de dúvidas, Ele foi o principal responsável pelo desenvolvimento da comunidade. Incentivou a indústria, o artesanato, a agricultura, e a pecuária. E daí por diante, a Região passou a ser uma grande produtora de: algodão, mamona, milho, feijão, mandioca, carne, sal, pele de animais, tecidos, telhas, tijolos, potes e panelas.
Pessoas idosas com bastante conhecimento do assunto informaram que a sede da Fazenda supra mencionada foi também uma mini-freguesia, onde a produção local e regional e demais produtos indispensáveis ao homem de outrora, eram comercializados de maneira diversificada.
Está bem claro como um dia ensolarado que o mencionado senhor foi um homem destemido, progressista, dotado de muita sabedoria, e acima de tudo ostentava o condão da liderança.
WRA possuiu elevado prestígio político junto ao sistema de Governo de sua época e por isso contribuiu muito para o acontecimento da independência do território Meirense. Com o objetivo de continuar defendendo os interesses de Bom Jesus dos Meiras, o mesmo conseguiu no mês de novembro de 1905, promover, o seu filho Marcolino Rizério de Moura, ao posto de Coronel da Guarda Nacional. O promovido de espada em punho e sob o manto do Coronelismo comandou o território Caetitense até a data do desmembramento do distrito de Bom Jesus dos Meiras. A partir daí foi nomeado para o cargo de intendente do Município de Brumado, onde governou por vários anos. Exerceram também o mesmo ofício o Doutor Antônio Rizério Leite e o Coronel Fidelcino Alves Rizério dos Santos, netos do velho patriarca e sobrinhos do poderoso Coronel.
Os habitantes da fazenda acima citada disseram também que o mesmo passou para a vida eterna em junho de 1910, e os seus restos mortais estão repousados em um jazigo na sua terra natal.
Ele desceu ao túmulo há mais de 100 (cem anos), os lustros passaram! Mas, o seu espírito de coordenador continuou e ainda continua atuando, configurando tal realidade, o Município Brumadense é hoje governado democraticamente pelo Doutor Eduardo Lima Vasconcelos, bisneto do inesquecível líder.
O casarão que pertenceu ao velho guerreiro fica localizado na margem esquerda do Rio São João, distrito de Iguatemi, Município de Livramento de Nossa Senhora, Estado da Bahia. Atualmente pertence ao senhor Joaquim Francisco de Oliveira, e está há muitos anos sob os cuidados do casal Vital Antônio Dias e Maria José da Silva Dias.
Na minha maneira de raciocinar, embora ainda não reconhecido, o saudoso WENCESLAU RIZÉRIO DE ARAÚJO, também faz parte da história do Município de Brumado. Seria de fundamental importância a Secretaria Municipal competente, realizar estudo visando à possibilidade de reconhecer e incluir o nome do inolvidável herói, nos anais do acervo histórico do antigo Bom Jesus dos Meiras.
Brumado – Bahia, 23 de maio de 2011
Clidemar Amorim Risério
| 3.564 visualizações













28/mai/2011 . 12:33 at 12:33
Augusta Rizério de Moura, era minha avó materna. Sou filho de Guiomar Rizério Santos/Misael Rizério Amorim. Ambos primos.
Fiquei muito emocionado com o aparecimento do nome da minha avó. E parabéns pelo trabalho/pesquisa, Execelente.
Antônio Rizério
31/mai/2011 . 7:31 at 7:31
Camila Rizério Moura, minha bisavó, casou-se com Virgílio Rizério Vasconcelos,meus avós maternos,pai de Pedrina Lima Rizério de Carvalho e Eduardo Lima Vasconcelos.
Marcolino Risério de Moura casou-se com Plascídia Santos de Carvalho, filha de Manoel Joaquim Alves dos Santos, conhecido por Coronel Santos, avô de Manoel Joaquim dos Santos Carvalho,conhecido por Dr. Nezinho,meu pai.
Estou completando a pesquisa. Parabéns!!!
31/mai/2011 . 11:54 at 11:54
Camila Risério de Moura casou-se com Faustino Vasconcelos Bittencourt. Era minha avó porque é mãe do meu pai Osório Risério Vasconcelos. Meu tio Virgílio Risério Vasconcelos, é irmão do meu pai, logo filho também da vovó Camila.
Arlete, minha querid prima, da parte de Pedrina, reveja o caso. Valeu a sua participação. Sempre às ordens.
31/mai/2011 . 13:41 at 13:41
Corrigindo.
Camila Rizério de Moura,casou-se com Faustino Vasconcelos Bitencut,os pais de Virgílio Rizério de Vasconcelos,meu avô.
Camila, minha bisavó. Virgílio Rizério de Vasconcelos casou-se com Antônia Lima Rizério, os pais de Pedrina L. Rizério de Carvalho, minha mãe, e Eduardo Lima Vasconcelos.
31/mai/2011 . 14:30 at 14:30
É incrivel a história desta família, única no Brasil, tem gente viva completando a pesquisa. Parabéns não vou dar meu palpite por que o pesquisador teve um trabalho intenso até chegar aqui! mas com certeza ainda temos muito chão para percorrer. Já está na hora de uma grande reunião com a família toda, mesmo tendo as suas diferenças seria muito bom se isso acontecesse. Sou um sério canditado a ir nesta reunião.
31/mai/2011 . 19:12 at 19:12
Antônio Rizério, quanta satisfação comunicar-me com vocês neste espaço. Conheci seus pais Guiomar Rizério Santos (Guió) e Misael Rizério Amorim, quando ainda menino na minha terra natal Ubiraçaba. Somos de uma família única (RIZÉRIO ou RISÉRIO) com origem na região de Brumado e Chapada Diamantina, Bahia,e que, segundo pesquisa, do italiano RIZELLI ou RIZZIERE. Não importa, hoje estamos em muitos lugares neste Brasilzão. Procurarei estar sempre que puder trocando informações úteis com os conterrâneos. Moro em Salvador de Todos os Santos há 37 anos. Inteiramente ao dispor.
31/mai/2011 . 23:15 at 23:15
sou Filho de Nelson Rizerio dos Santos filho de Augusta Rizerio e Aurelio Alves dos Santos, meus avos tinham plantacao de cafe na regiao de ubiracaba, eles faleceram quando papai era adolescente, mais informacao a respeito deles seria otimo, e adoraria ir para a reuniao.
Nelluzio Lobianco Rizerio
Boston USA
1/jun/2011 . 12:01 at 12:01
Primo Pedro de Vasconcelos,percebí o meu erro após a digitação. Muito Obrigada!!! Valeu!
Um grande abraço.
Arlete Rizério.
Brumado Bahia
1/jun/2011 . 13:01 at 13:01
Nelluzio, como a Net aproxima as pessoas. Gostei muito de poder lembrar de seus familiares (todos temos a mesma origem: Risério,Moura, Vasconcelos), por que não, parentes. Os irmãos de seu pai, acredito que conheci todos: Leonel, Waldemar, Mário, Euvaldo, Edgar, Adelaide, Zilda, Guiomar, Santinha, Neide, quando ainda residiam em Ubiraçaba.Anos depois os vi em Goiânia. Seu avô Aurélio Alves dos Santos cultivava lavoura de algodão. A região onde vivíamos (Ubiraçaba) nunca foi proprícia à cultura do café. Um abraço.
2/jun/2011 . 9:02 at 9:02
Primo Pedro,é um prazer enorme, me comunicar com você. Realmente você sabe das coisas, sou filho de Guió(Guiomar)e Ebrão(Misael), ambos já falecidos.
O meu E-mail é antoniorizerio@bol.com.br, se quiser comunicar fique á vontade.
2/jun/2011 . 9:05 at 9:05
Nelluzio, a tanto tempo não o vejo, sei que você mora nos E.U.A, gostaria de saber notícias de você e de sua família.
Meu E-mail:antoniorizerio@bol.com.br.
2/jun/2011 . 12:53 at 12:53
Primos,
Tenho 2 emails : Lixo2000@aol.com & NellLo@hotmail.com
facebook : Nelluzio Lobianco Rizerio
adorei o blog, fiquei emocionado tambem.
Primo Antonio, logico que lembro de voce, sobrinho querido do paizinho.
Primo Pedro, voce e’uma biblioteca ambulante de historia da familia Rizerio, trabalho magnifico, obrigado por dividir a sua sabedoria.
por favor entrem em contato, prazer enorme
Primo Nelluzio
3/jun/2011 . 13:38 at 13:38
Parabéns ao meu querido esposo Clidemar Amorim Risério, pelo excelente texto intitulado “WENCESLAU RIZÉRIO DE ARAÚJO E A HISTÓRIA DE BRUMADO”, que despertou a atenção da diretoria de cultura do nosso município. Onde o representante legal da mesma imediatamente criou uma comissão que já se encontra pesquizando criteriosamente essa tão honrada família. Incluir WENCESLAU RIZÉRO DE ARAÚJO na história de Brumado, não é só um ato de reconhecimento, mas também de JUSTIÇA. Ele deixou um grande legado recheado de bons exemplos. Não sou uma RISÉRIO de sangue, mas sou de coração.
Brumado-BA, 03 de junho de 2011
Juscelia Silva Souza Risério
4/jun/2011 . 8:30 at 8:30
Juscélia, concordo plenamente com você. E desde já á consideramos uma Rizério de ‘sangue’.
Antônio Rizério
4/jun/2011 . 9:50 at 9:50
Juscelia e Clidemar,
eu de novo, me esqueci de agradecer a voces, pelo seu amor e dedicacao, e o mais importante, trazer justica, sabedoria e fazer historia a qual poderemos passar de geracao para geracao. Voce tem meu e-mail,fica a vontade em entrar em contato,se precisar de alguma coisa.
Grande abraco primos
Nelluzio Lobianco Rizerio
Boston
4/jun/2011 . 16:54 at 16:54
Desde já parabenizo meu irmão Clidemar pela belíssima historia a respeito de nossa familia, continue, é uma história muito bonita. parabéns!!!
4/jun/2011 . 16:58 at 16:58
Amorim, você sabe que lhe admiro bastante, a história dos Rizerios é muito importante, pra nós que somos o rizerio “tipo 2″ (noras), sentimos agraciados pelo seu trabalho em pesquisar a familia. Espero em breve um histórico sobre Eujácio Riserio Santos, do qual sou casada cjm o neto de mesmo nome.
4/jun/2011 . 17:00 at 17:00
Muito bem tio , adorei conhecer mais um pouco da historia da nossa linda e importante familia .
5/jun/2011 . 10:07 at 10:07
Obrigado pai, por ter mostrado um pouco da nossa história familiar. Fazer parte da descendência de Wenceslau Rizério de Araújo, é uma grande honra.
Brumado – Bahia.
5/jun/2011 . 12:09 at 12:09
Antônio Rizério,
Venho novamente a esse conceituado espaço, para agradecer sua modéstia e gentileza. Sinto-me honrada por ser casada na família “RISÉRIO” e ter gerado mais um membro da mencionada família, meu querido filho Caio Henrique Silva Risério.
Aproveito a oportunidade para agradecer também a atenção e o reconhecimento do primo Nelluzio Lobianco Rizério.
Brumado – Bahia.
9/jun/2011 . 9:42 at 9:42
Pessoal, houve um arrefecimento nos contatos da família, não vamos deixar a peteca cair, vamos continuar nos comunicando!
Antônio Rizério
19/jun/2011 . 23:41 at 23:41
O Moises rizerio de Oliveira e parente de voces? Ele e meu tio e estou a procura dele, podem me informar algo sobre ele?
Muito grata.
Zena.
21/jun/2011 . 18:08 at 18:08
Zena,Com certeza toda pessoa que assinar (RIZÉRIO),ele será nosso parente. Mas não conheço este Moisés. Infelizmente não posso te ajudar.
Antônio Rizério
22/jun/2011 . 8:49 at 8:49
Pessoal, vamos ver se alguém conhece o Moisés Rizério, e dar uma ajuda para a Zena encontrá-lo.
Antônio Rizério
25/jun/2011 . 9:03 at 9:03
Família Rizério querida, é muito importante a história de uma maneira geral, e, mais ainda quando nos deparamos com um pedacinho da nossa própria. Sempre tive curiosidade em conhecer sobre nossa ascendência e agora resgatamos um pedaço dela, lindo. Uma vez viajando de carro pelo Nordeste, passei por Brumado e fiz questão de lá ficar um dia, dormir uma noite e andar pela cidade onde meu pai nascera; Waldemar Rizério dos Santos, filho de vó Augusta e vô Aureliano; senti grande emoção em estar lá. Aos primos mais conhecidos, Antônio Rizério e Nellúzio Lobianco Risério, um beijo carinhoso da prima e aos demais, meus respeitosos abraços.
Cleusa Rizério, Brasília (DF)
3/jul/2011 . 12:10 at 12:10
Sou neta por parte de mãe de Ana Bela Riserio de Oliveira e Sebastião Riserio de Oliveira. No ano de 1958 eles vieram para São Paulo com a família. Na Bahia, moravam em Iguatemi. Meu bisavô materno era Aureliano e os bisavós paternos eram Ernestina Riserio e Leôncio Alves.
Meus pais são Cleusa Riserio do Bomfim e Ivo Riserio do Bomfim, também parentes.
Zena, tenho um tio chamado Moisés Risério de Oliveira. Nunca o conheci, ele deixou a esposa com 4 filhos e nunca mais tivemos notícia. Seus filhos são Reinaldo, Oflavio, Zenaide e Telma. Mas acredito que não seja o mesmo.
Grande abraço a todos.
Andrea Riserio do Bomfim, São Paulo
4/ago/2011 . 16:27 at 16:27
Zena, este Moisés que a Andreia encontrou é o que você está procurando?
5/ago/2011 . 17:04 at 17:04
Olá famíla, estamos de volta!!!!!
Antônio Rizério
22/set/2011 . 22:24 at 22:24
Meu Avô era Deocleciano Rizério de Carvalho.Primeiro Farmaceutico e depois Médico. Nos anos 30 foi de Ilhéus a Brumado, sozinho, como abnegado cuidar de uma epidemia de cólera ou Tifo. Era filho de Anna Rizério.
29/set/2011 . 16:46 at 16:46
Seja, bem vindo!!! Jan fernando.
Antônio Rizério
2/out/2011 . 21:45 at 21:45
Meu avó era o coronel Fidelcino Rizério, neto de Wenceslau Moura, conheço um pouco da história do meu avô, pois não tive o prazer de conhecê-lo. É emocionante ver o tamanho da familia Rizério e o interessane é que não se misturam, é familia única.
4/out/2011 . 11:17 at 11:17
Agradeço ao Doutor Paulo Nunes pela publicação do meu simples artigo de opinião, intitulado “WENCESLAU RIZÉRIO DE ARAÚJO E A HISTÓRIA DE BRUMADO” e também aos menbros da família RIZÉRIO pelos seus brilhantes comentários que enriqueceram ainda mais a história da nossa prole.
Peço desculpas a todos pela minha falta de contato, onde a mesma se deu em razão de uma erfermidade cardiovascular, e no mês de julho do ano em curso fui submetido a uma cirurgia cardíaca de grande porte, e ainda me encontro em convalescência domiciliar.
Que o ETERNO abençoe a todos,
Clidemar Amorim Risério
Brumado-Bahia-Brasil
5/out/2011 . 16:07 at 16:07
Clidemar, excelente recuperação prá e volte a escrever o mais rápido possível. Você é grande. Que Deus te abençoe.
Antônio Rizério Amorim
Brasília-DF-Brasil.
11/out/2011 . 17:17 at 17:17
Correção: Clidemar, excelente recuperação prá você e volte a escrever o mais rápido possível. Você é grande. Que Deus te abençoe.
15/out/2011 . 22:46 at 22:46
Augusta Moura Rizerio, filha de Wenceslau Rizerio Araújo, Casou-se com Juvenciano Alves dos Santos e tiveram cinco filhos dentre eles Fiudelcino Augusto dos Santos (neto de Wenceslau rizerio Araújo). Eu sou fiçha de Fidelcino augusto dos Santos, bisneta de Wenceslau Rizerio Araújo; Meu avô paterno quis homenagear sua esposa colocou no nome de Fidelcino Augusto, por isso ele não assinava Rizerio.Já o irmãp de Fidelcino assinava Eujácio Rizerio dos Santos;Cel. Marcolino Rizerio era tio de Fidelcino (meu Pai).
24/nov/2011 . 13:42 at 13:42
Sou filha de Nestor de Souza Freire, nascido aos 31/12/1919 em Iguatemi, Livramento de Brumado, filho de Genesio de Souza Freire e Ana Apolonia de Mesquita. Ele, Genesio de S.Freire filho de Salustiano de Souza Freire e Maria Rosa Rizério de Araujo.
Alguém sabe onde os caminhos cruzam??
Obrigada,
Ana Rosa
27/nov/2011 . 15:07 at 15:07
EuMaria Stela Santos Villas-Boas; sou neta de Fdelcino Augusto
dos Santos ede Cecília Lima Santos pais de Georgina Lima Villas
Boas que é minha mãe. (falecida) Tenho outros tios,Agenor,José,Gumercindo, Celsina, Zilda e Guimar. Hoje só tia Zilda que está viva.
14/dez/2011 . 9:40 at 9:40
Feliz Natal á todos, e próspero ano novo!
21/dez/2011 . 10:36 at 10:36
Desejo a todos parentes um feliz natal e um prospero ano 2012
neto de Fildesino Augusto dos Santos Filho de Wenceslau Rizério. Do qual eu sou bisneto.
27/dez/2011 . 9:23 at 9:23
A família Rizério teve forte presença militar, com os seus membros sendo grandes Oficiais que foram promovidos às altas patentes. Mas com o passar dos anos, essa liderança foi se perdendo ao ponto de restar apenas o Sargento Clidemar Amorim Rizério, que é apenas um Praça da Reserva da Polícia Militar do Estado da Bahia.
29/dez/2011 . 11:07 at 11:07
Cel.Zeca Leite. Com o tempo todo se transforma, esperamos mais integrante da famìlia na área militar com altas patentes com certeza.
31/dez/2011 . 12:15 at 12:15
Senhor Cel. Zeca Leite. Não sou o último militar da família Risério! Sou sim, um humilde praça da reserva da gloriosa Polícia Militar do Estado da Bahia.
Na Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, tenho um primo, o Tenente Coronel PM RIDELMAR RISÉRIO LIMA, promovido no início desse mês por merecimento. No mês de junho de 2011, o mesmo foi agraciado com a medalha Alferes Tiradente. O referido Tenente Coronel é filho de Eloísio Risério dos Santos e Neide Lima Risério, ambos brumadenses do distrito de Itaquaraí.
31/dez/2011 . 12:20 at 12:20
Desejo um feliz 2012, ao Doutor Paulo Nunes e a todos internautas que acessam este conceituado Blog.
31/dez/2011 . 14:34 at 14:34
NAVEGANDO PELA NET, ENCONTREI ESTE BLOG COM A HISTÓRIA (ou parte de uma imensa história) SOBRE A FAMILIA RISÉRIO, MOURA, VASCONCELOS. EU TENHO FASCINAÇÃO POR ESTUDOS BIOGRÁFICOS. SOU NATURAL DE LIVRAMENTO E ME CRIEI EM BRUMADO. CONHECI E CONHEÇO MUITOS DESTA FAMILIA: CONHECI DONA GUIÓ E SR. MISAEL E CONHEÇO UNS FILHOS DELES: ARLETE, RITA, ADÃO (DAC) ETC. FUI ALUNA DE DR.NEZINHO, DE DONA ZILDA E DONA DINÁ VASCONCELOS E TENHO MUITO ORGULHO DISSO. CONHEÇO DONA PEDRINA E SUAS FILHAS, ENFIM… ESTOU POSTANDO TUDO ISSO PARA EXPRESSAR A MINHA ADMIRAÇÃO POR TER LIDO OS COMENTÁRIOS DE VOCÊS, POIS FICO FACINADA QUANDO VEJO “BROTAR”
ESTAS RAMIFICAÇÕES FAMILIARES. ACREDITO QUE COM ESTA PEQUENA BIOGRAFIA FEITA POR CLIDEMAR, MUITOS IRÃO SE CONHECEREM E DESCOBRIREM SEUS ANTEPASSADOS. MARAVILHA!!!
DESCULPE POR TER ENTRADO NUMA CONVERSA QUE NÃO ME DIZ RESPEITO, MAS NÃO RESISTI. UM ABRAÇO A TODOS
3/jan/2012 . 18:12 at 18:12
Istela,que mundo pequeno, meus pais também se chamavam Guió(Guiomar Rizério Santos), e meu pai Misael Rizério Amorim. Ambos de Brumado.Que também é minha terra natal. Você não entrou em conversa alheia, você é bemvinda.
Um Abraço da Família Rizério.
Antônio Rizério
5/jan/2012 . 21:37 at 21:37
Concordo com o Cel Zeca Leite. Esse Sargento PM da Reserva, Clidemar Amorim Risério, deveria ter honrado a família do ilustre Wenceslau Risério de Araújo e ter estudado para se tornar um grande Oficiai como os Coroneis Marcolino Moura e Fidelcino Santos. No entanto, ele preferiu “fugir da escola” e optar pelo comodismo de ser um mero “Praça” da Polícia Militar da Bahia. Quanta decepção para a família Risério!
7/jan/2012 . 10:27 at 10:27
Meus prezados Zeca leite e Tibério Meira. Não se julga o livro pela capa, se o Clidemar fez a opção por ser praça vamos respeitar está opção. Mas provado ficou que o mesmo tem talento para escrever e pesquisar, será que não está na hora de lhe força nesta nova atividade. E o mesmo encontrará o seu caminho com mais felicidade e alegria?
27/jan/2012 . 15:21 at 15:21
Pessoal, ás férias já acabaram! já está na hora de voltarmos à nos comunicamos.
29/fev/2012 . 16:15 at 16:15
E imprecionante a história de nossa familia.tenho orgulho de ser Rizerio com (Z)estou ao lado de minha,a Vó Dn.Terezinha Rizério Fernandes ela está emocionada,se relembrou de muitas coisas.E nomes de pessoas da familia.Eu fiquei encantado ao ver ela falando e eu acompanhando o testo,temos que se reunir este ano espero ir até Brumados com minha Vó.Quero agradecer o Sh.Antônio Rizério espero ter contato
Meu e-mail: Rizerio_ferreira@hotmail.com
Meu facebook: Luis fernando Rizerio ferreira Gyn
Meu telef: (062) 9180-0909
29/fev/2012 . 16:46 at 16:46
Sou filho de Ivana Barbara Rizério Fernandes ,filha de Terezinha Rizério Fernandes filha de Sebastiao Rizério dos Santos esposo de Ana Prates Rizério ,estava falando com a minha vó ela lembra da maioria de vcs … falo de Goiania abraço a todos os Goianos , vamos nos adicionar no Facebook…
3/mar/2012 . 0:04 at 0:04
Olá, graças a meu primo Victor Hugo, achei essa bela história da vida de meu pai,que é Ivan Prates Risério, filho de Sebastião Rizério dos Santos e Ana Prates Rizério… Meu pai está muito feliz em relembrar o passado. Não vamos perder o contato e quem sabe um dia podemos todos nos encontrar.
3/mar/2012 . 11:08 at 11:08
Pois é Ana estava pensando em uma grande Reuniao da familia Rizério, poderia ser em Brumado aonde todos poderia se conhecer e se rever …a minha vo Terezinha Rizério Fernandes vai em Julho pra la …
3/mar/2012 . 16:08 at 16:08
Terezinha Rizério Fernandes, filha do tio Tião. Que prazer sou o Antônio de Guió e Misael.
3/mar/2012 . 23:03 at 23:03
Olá gostária de fazer uma correnção ao acradecimentos:
Clidemar Amorim Risério
Grato pela atenção fiquei muito feliz por vc ter,me ligado
espero que agente possa se encontrar:
Um abraço da Familia toda Rizerio aqui de Goiânia
Luis Fernando Rizerio Ferreira
5/mar/2012 . 11:51 at 11:51
Luiz Fernando, também fui criado em Goiânia. Se quiser fazer contato, meu E-mail é: antoniorizerio@bol.com.br. ou no telefone: (61) 8406-1511.
7/mar/2012 . 9:37 at 9:37
Clidemar, foi uma honra prá mim ter recebido o seu telefonema. muito obrigado pela lembrança e que Deus lhe proteja sempre.
8/mar/2012 . 13:37 at 13:37
Antônio Rizério pode ter certeza que iremos manter contato
Hoje estou morando com minha Vó a Dona Terezinha Rizério Fernandes..,Qual quer coisa e só ligar tbm ok
Um abraço
Ass: Luis Fernando Rizério Ferreira
Telef: (62) 9180-0909
9/mar/2012 . 17:12 at 17:12
Sou filha de Nilton Lima de Vasconcelos, filho de Isaura Lima de Vasconcelos e Osório Risério Vasconcelos. Um prazer conhecer a nossa história. Saúdo a todos e todas.
10/mar/2012 . 0:35 at 0:35
Concordo com os coronéis Zeca Leite e Tibério Meira. Realmente esse Praça da PM chamado Clidemar Amorim Risério, fugiu da escola e não honrou a família do ilustre Wenceslau Risério de Araújo. E por não ter logrado êxito na carreira militar, porque não se tornou um Oficial, agora o Praça da PM Clidemar Amorim Risério quer tentar ser escritor. Tentativa em vão, porque desde os primórdios do nosso Brasil varonil, os Praça não tem qualificação e nem cultura pra redigir textos. Apenas os Oficiais são dotados de sabedoria para publicar grandes artigos e livros.
10/mar/2012 . 0:38 at 0:38
Também sou filho de Nilton (tal como Jane, Marcus, Nilton e Lucas) e sobrinho de João Pedro, neto de Isaura Vasconcelos e Osório Risério Vasconcelos (este filho de Camila e neto de Wenceslau).
Excelente trabalho de Clidemar, de tio João e de todos que somam as peças desta história familiar!
Parece que uma figura importante na história de Wenceslau Risério foi o primo de sua esposa Dona Constança Moura que detinha o título de o Barão da Lagoa. Este teria ido embora para SP e repassado boa parte dos seus bens para eles.
Sobre a origem italiana de Risério ouvi a versão de que o nome foi acrescentado sem que houvesse ascendência que justificasse(?), mas vocês que estão estudando a fundo devem saber mais.
Um abraço a todos os primos e tios.
11/mar/2012 . 0:18 at 0:18
Prezado capitão.
Fiz uma palesta na ADESG ( Associação dos diplomados na escola superior de guerra) e iniciei a minha fala, chamando todos os presentes, de soldados, na platéia estavam 22 oficiais generais das três armas, no fim, fui cumprimentado por todos. Saiba, não há capitão sem soldado, não há oficial sem praça. Lamento sua arrogância em relação a seu parente, justo ele, que engrandece nosso blog com os seus escritos. Ser oficial para alguns não significa muito, para outros pode significar, mas o certo e real é a felicidade que as pessoas sentem pelo que são, e não pelo que ostentam. Tenho na minha família, soldados, sargentos, oficias subalternos e superiores das três armas e das polícias militares da Bahia, Pernambuco, Minas e Pará, não faço diferença entre eles, com exceção de Teixeira Nunes, herói da (Farroupilha). Um coronel NUNES, foi até governador de Minas Gerais. Enfim, a dor da morte é igual para todos. Portanto deixe o Rizério fazer o que ele quiser, pelo menos aqui, verifico, que uniu a família na NET. Já o Sr. Capitão Francisco Meira e como capitão é um oficial subalterno, com essa arrogância não conseguiu ser um oficial superior, quem sabe se não fugisse da escola, seria pelo menos Major e aí, seria um oficial superior.
11/mar/2012 . 15:33 at 15:33
Caro jornalista Paulo Nunes, permita-me fazer uma correção em relação ao vosso comentário dirigido ao Capitão Francisco Meira. O posto de Capitão, não pertence ao círculo dos Oficiais Subalternos, mas sim dos Oficiais Intermediários. Forte Abraço.
11/mar/2012 . 18:02 at 18:02
obrigado pela correção, é que aprendi, que capitão e tenente eram considerados oficiais subalternos, Major, tenente Corobel e Coronel: Oficias superiores e os oficiais generais seriam no Exército: General de Divisão, general de Brigada e general de exército. nas outras armas faço confusão, realmente de quando aprendi, isso nos idos de 75, quando estive no Exercito, deve ter havido evolução e o capitão ficou como oficial intermedíário, porém não muda nada o bojo do comentário. Porém agradeço com sua iformação. Abraço.
12/mar/2012 . 9:36 at 9:36
Estamos, precisando de um pouco de paz, está realmente é a família Rizério. Guerreira, lutadora e sem papa na língua.
Senhores dê a César o que é de César.
12/mar/2012 . 21:41 at 21:41
Discordo veementemente do Sr. Paulo Nunes e congrego com as idéias defendidas pelo Coronel Zeca Leite e o Capitão Francisco Meira. Sou um Oficial Superior e me orgulho muito de um dia ter sido Oficial Subalterno e Intermediário. Foi por ter passado por esses círculos hierárquicos que trilhei uma carreira repleta de êxitos. Vale ressaltar que são sobre os nossos ombros que recai toda a responsabilidade de comandar uma Organização Policial Militar. Para tanto somos preparados técnica, física e intelectualmente, em um grau infinitamente maior que as Praças. Somos preparados durante 5 anos na Acadêmia Militar para exercer a nobre função que é liderar e gerenciar pessoas, assim como traças as estratégias para combater o crime. Estudamos disciplinas que vão desde a Antropologia e Filosofia, passando pelo Direito, até chegar a Técnicas de Intervenção e Uso da Força. Enquanto que as Praças são treinadas durante alguns meses, apenas para a simples missão de cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiverem subordinadas, sejam elas Oficiais Subalternos, Intermediários, Superiores ou Generais. Por isso que nós Oficiais nos destacamos de uma forma infinitamente maior que as Praças. E é por isso que os Oficiais produzem obras de maior qualidade. Boa Noite.
12/mar/2012 . 21:59 at 21:59
Se o Sargento Amorim fosse tivesse se tornado um Oficial ou se formado numa faculdade, com certeza o nosso prefeito de Brumado, Dr. Eduardo, teria lhe nomeado para ser o chefe da guarda-municipal. Mas como ele decidiu abandonar os estudos, consequentemente o nosso prefeito não lhe deu um cargo bom na prefeitura.
12/mar/2012 . 22:02 at 22:02
Paulo Nunes pergunte ao Sgt. Clidemar Amorim, porque o vereador Alessandro Lobo o exonerou do cargo de assessor parlamentar.
13/mar/2012 . 0:17 at 0:17
Novamente o jornalista Paulo Nunes se equivocou no seu comentário a respeito do militarismo. A Marinha, a Força Aérea Brasileira e o Exercito Brasileiro não são “Armas” como o senhor afirmou, mas sim “Forças Singulares”. Para o seu conhecimento, as Armas são as ramificações que existem no Exercito (Infantaria, Artilharia, Cavalaria, Comunicações, Material Bélico e Engenharia), na Marinha (Armada e Fuzileiros Navais) e na Força Aérea Brasileira (Aviação e Infantaria). Pelo visto é o senhor, e não o Cap. Francisco Meira, quem deve ter fugido da escola, pois escreve textos públicos sobre assuntos que não domina, sem ter o cuidado de realizar pesquisas prévias.
13/mar/2012 . 0:24 at 0:24
Novamente o jornalista Paulo Nunes se equivocou no seu comentário a respeito do militarismo. A Marinha, a Força Aérea Brasileira e o Exercito Brasileiro não são “Armas” como o senhor afirmou, mas sim “Forças Singulares”, quando referidas individualmente, e “Forças Armadas”, quando mencionadas de força coletiva. Para o seu conhecimento, as Armas são as ramificações que existem no Exercito (Infantaria, Artilharia, Cavalaria, Comunicações, Material Bélico e Engenharia), na Marinha (Armada e Fuzileiros Navais) e na Força Aérea Brasileira (Aviação e Infantaria). Pelo visto é o senhor, e não o Cap. Francisco Meira, quem deve ter fugido da escola, pois escreve textos públicos sobre assuntos que não domina, sem ter o cuidado de realizar pesquisas prévias.
13/mar/2012 . 0:25 at 0:25
Novamente o jornalista Paulo Nunes se equivocou no seu comentário a respeito do militarismo. A Marinha, a Força Aérea Brasileira e o Exercito Brasileiro não são “Armas” como o senhor afirmou, mas sim “Forças Singulares”, quando referidas individualmente, e “Forças Armadas”, quando mencionadas de forma coletiva. Para o seu conhecimento, as Armas são as ramificações que existem no Exercito (Infantaria, Artilharia, Cavalaria, Comunicações, Material Bélico e Engenharia), na Marinha (Armada e Fuzileiros Navais) e na Força Aérea Brasileira (Aviação e Infantaria). Pelo visto é o senhor, e não o Cap. Francisco Meira, quem deve ter fugido da escola, pois escreve textos públicos sobre assuntos que não domina, sem ter o cuidado de realizar pesquisas prévias.
13/mar/2012 . 12:46 at 12:46
Desculpe-me, mas continuo dizendo ” forças armadas”, diferenças conceituais, não são regras, mas sim exceções, com todo respeito, não pretendo discutir com o Sr. sobre militarismo, até porque, não sou militar, tive a honra de falar para os diplomados na escola superior de guerra, em função do conhecimento que tinha sobre comunicações postais, vez que acabara de ser diplomado como supervisor postal, e com aprovação em segundo lugar num curso que reunia duzentas pessoas de 27 países, emu mundo é outro. Apenas disse, que o fato de ser sargento, não difere pra mim, de um capitão. Apenas título e nas , mais uma vez dizendo “forças armadas” não se sabe como se consegue tais títulos e as vezes “se sabe”. Mas não fugi da escola coronel, ao contrário, continuo nela, inclusive aprendendo com o senhor, que parece o coronel Pompílio Nunes, só que com uma diferença o velho Pompílio era o o homem mais rico de Conquista e um grande empreendedor, o senhor pelo visto perde tempo ao atacar seu parente pelo fato dele não ter chegado ao posto de coronel. Um abraço.
13/mar/2012 . 12:53 at 12:53
Sr. Coronel Tibério. Reconheço os méritos dos oficiais da PM, até porque são sustentados com os impostos que pagamos, para em troca trabalharem pela sociedade, tiro por mim, se fosse um praça, não haveria, nem coronel de meia pataca, ou de pacata inteira que iria me humilhar. Só isso, o que discordo é o tratamento dado pelos senhores a uma pessoa, que por acso é militar e não galgou os elevados postos da PM. A vida é diferente companheiro, ninguém leva o galardão para a eternidade. Gandhi, não era coronel, mas era melhor que todos nós.
13/mar/2012 . 16:48 at 16:48
Do exposto pelos Coronéis Tibério Meira e Zeca Leite, resta provado que o Praça PM Clidemar Amorim Rizério é um militar medíocre, porque não honrou a tradição da admirável familia Rizério por não ter estudado e conseqüentemente não ter se tornado um Oficial. E, além disso, o Sr. Paulo Nunes também faz parte do rol dos medíocres, porque certamente ele também fugiu das aulas da faculdade e acabou ferindo dois princípios basilares do jornalismo: a falta de imparcialidade, porque tomou lado em discussão que não lhe dizia respeito e não realiza pesquisas antes de redigir textos sobre temas que não domina. Por conta disso, conclui-se que o Paulo Nunes publica textos do Praça PM Clidemar, porque o seu site esta no mesmo baixo nível que os artigos elaborados pelo Praça PM Clidemar.
13/mar/2012 . 19:21 at 19:21
Rapaz, a prosa esquentou mesmo! Pai afasta de mim este cálice de vinho tinto de sangue. PessoaL calma nada de força bruta vamos usar só o intelecto. Afinal das contas de alta ou baixa patentes, todos mereçem o nosso respeito. E todos são da mesma família. E que família em!!!!
13/mar/2012 . 21:50 at 21:50
O povo de Brumado quer saber: porque o Sgt. Clidemar Amorim foi exonerado do cargo de assessor parlamentar do vereador Alessandro Lobo? Fontes seguras disseram, que o vereador fez isso, porque o sargento não sabia redigir um oficio.
14/mar/2012 . 12:08 at 12:08
Preclaro parente Clidemar:
Parabéns pela valiosa pesquisa sobre a nossa tradicional família Rizério de Moura. Com a devida vênia, informo que Wenceslau Rizério de Araújo, meu bisavô de saudosa memória, está sepultado na Igreja Matriz de Livramento de Nossa Senhora, conforme se constata através da cripta, com lápide exposta, cujo templo sagrado inúmeras vezes visitei na oportunidade, principalmente, das comemorações da festa da padroeira da cidade.
Outrossim, esclareço que o neto, Intendente de Brumado, chamava-se Fidelcino Augusto dos Santos, que ostentava a patente de Coronel da Guarda Nacional e tinha os seguintes irmãos: Eujácio Rizério dos Santos, Jaime Rizério dos Santos e José Augusto dos Santos (Cap. Zezé). Fidelcino é avô de minha esposa Nelci Azevedo Rizério e primo de meu querido e saudoso pai Guilherme Rizério Leite, neto de WRA e filho de Leolina Rizério de Moura Leite, casada com o Dr. Pompílio Dias Leite, íntegro Juiz de Direito.
14/mar/2012 . 13:54 at 13:54
Correção de erro de digitação: minha avó paterna chamava-se: DEOLINA Rizério de Moura Leite.
Jair Cotrim Rizério
14/mar/2012 . 16:46 at 16:46
Parabéns, Jair Cotrim Rizério. Seu esclarecimento foi muito bom para nós conhecer melhor a nossa família.
14/mar/2012 . 16:50 at 16:50
Prezado Paulo Nunes,
como tive meu nome envolvido nessa discussão e para evitar uma injustiça, quero que todos saibam que a questão da exoneração do Amigo Clidemar Amorim, não se deu por motivos de redação. o próprio artigo da matéria nos faz chegar a essa conclusão. Amorim trilha seu caminho independente e me ajuda muito na condução do meu mandato. É um amigo sempre presente. Tenho certeza que se fossem mesmo coronel e capitão que estiveram escrevendo tantas baboseiras nesses comentários, não se envolveriam no manto do anonimato. coronel e capitão teriam coragem suficiente para expor seus pensamentos.
Forte abraço.
Alessandro Lôbo
vereador
14/mar/2012 . 19:06 at 19:06
Permito-me sugerir ao parente Clidemar Rizério o prosseguimento de sua aplaudida pesquisa, com a ampliação de levantamentos biográficos a partir de D. Constança de Moura e Albuquerque. É que o seu irmão, Dr. Marcolino de Moura e Albuquerque, dá nome a um distrito do município de Rio de Contas, havendo ainda, na cidade de Brumado, uma rua com o seu nome.
Esse lendário político exerceu o mandato de Deputado Federal, e os esclarecidos riocontenses, certamente, têm dados importantes que enriquecerão a biografia do atuante parlamentar.
Jair Cotrim Rizério
15/mar/2012 . 0:27 at 0:27
sr jair cotrim rizerio, minha avo germina trbalhou pro seus pais, o nome dela germina, procuro algo sobre o passado dela da familia dela e nada encontro sera que vcs tem algo ou sabe algo que possa me ajudar. obrigada
15/mar/2012 . 1:07 at 1:07
sr jair cotrim rizerio a minha vo trbalhou na casa de seus pais o nome dela era germinagostaria de saber se vcs tem algo que me leva ao passado dela ou sabe algo estou a procura do nosso passado familiar e como ela foi ainda bem jovem pra sua familia quem sabe pode me ajudar. obrigada
15/mar/2012 . 10:10 at 10:10
Ilustre parente Jair:
Parabéns pelo seu brilhante e oportuno comentário. Escreví o simples texto intitulado “WENCESLAU RIZÉRIO DE ARAÚJO E A HISTÓRIA DE BRUMADO”, com base em inforções passadas pela minha saudosa avó Isaurinda Rizério dos Santos e em relatos dos atuais moradores da Fazenda São Gonçalo. A finalidade do mesmo foi esclusivamente para tentar fazer Justiça ao admirável patriaca da nossa família. Parente Jair, o inesquecivel WRA, passou para vida eterna há vários anos, mas o seu nome ainda, continua vivo na memória dos residentes da mencionada fazenda.
WENCESLAU RIZÉRIO DE ARAÚJO, recentemente passou a fazer da história de Brumado, conforme está registrado nos anais do arquivo histórico do antigo Bom Jesus dos Meira. Graças ao divino mestre JESUS CRISTO, o meu objetivo foi alcançado, justiça foi feita e o merito é da família RIZÉRIO.
Sou neto de Eujácio Rizério dos Santos (Cap. Eujácio),irmão dos Cel. Fidelcino Alves dos Santos, José Augusto Alves dos Santos (Cap.Zezé), Jaime Rizério dos Santos e Raquel Rizério dos Santos.
Agradeço a todos que contribuiram com esse importante trabalho, que hojé não é só dos menbros da família RIZÉRIO, mas sim, de todo povo brumadense. Em especial, agradeço também ao Doutor Paulo Nunes, renomado Jornalista e advogado, que tantou contribui para realização do evento histórico em questão.
Parente Jair Contrim Rizério, respetável auditor fical e homem de elevado conhecimento, gostaria de lhe agradecer pelos esclerecimentos que amplia ainda mais, a história do nosso saudoso WRA. Que o Eterno continue sempre lhe abençoando!
15/mar/2012 . 11:57 at 11:57
Bem-aventurado Rizério de Múccia
Sacerdote, discípulo de São Francisco, da Primeira Ordem (+ 1236). Aprovou seu culto Gregório XVI em 14 de dezembro de 1838.
A sua terra natal, Muccia, fica na província de Macerata. A sua vida anda em parte ligada à do Bem-aventurado Peregrino de Falerone: ambos eram das Marcas, nobres, mandados pelos pais para estudar Direito em Bolonha, para serem juristas, preparados para desempenhar o ofício de juiz e de podestade. Durante a permanência em Bolonha, Rizério e Peregrino assistiram à chegada de São Francisco à cidade, em 5 de agosto de 1222, e a sua presença, acompanhada da sua palavra evangélica, foi quanto bastou para os dois jovens se decidirem a segui-lo. Para Peregrino prognosticou o santo uma vida oculta e humilde; a Rizério apontou o ofício de servir os irmãos – expressão que na sua linguagem equivalia a governá-los.
Certo dia viu-se atormentado pela dúvida de ser ou não benquisto do Senhor. E tomou a decisão de se apresentar perante São Francisco, a fim de deduzir, pelo modo como fosse recebido, a resposta à sua dúvida: “Se Frei Francisco mostrar por mim a simpatia e familiaridade de costume, será sinal da misericórdia de Deus para comigo; caso contrário, concluirei que Deus me abandonou”.
São Francisco, que a essa data se encontrava doente de cama no palácio episcopal, iluminado por Deus sobre o que estava para acontecer, mandou ao encontro de Frei Rizério dois irmãos, Frei Leão e Frei Masseo, que, em nome do Santo, lhe dirigiram estas palavras: “Tu és o irmão mais querido de São Francisco!”. Foi como uma réstia de sol num céu tempestuoso. Quando São Francisco, pouco depois, o viu perto de si, abraçou-o com ternura, apesar de extenuado e doente, e disse-lhe: “Meu filho querido, Frei Rizério, fica sabendo que entre todos os irmãos eu te dedico um amor singular”. Fez-lhe na testa o sinal da cruz e beijou-o, acrescentando: “Essa tentação que te assaltou foi permitida por Deus para teu mérito e prêmio”. Rizério sentiu-se livre, como se lhe tivessem retirado de cima dos ombros um peso enorme.
Os derradeiros anos de vida passou-os em Muccia, no eremitério situado nas fraldas dos Apeninos, junto à capela do apóstolo São Tiago. Morreu a 7 de fevereiro de 1236.
Fonte: “Santos Franciscanos para cada dia”, Ed. Porziuncola.
15/mar/2012 . 14:49 at 14:49
Correção de erro de digitação:WENCESLAU RIZÉRIO DE ARAÚJO, recentemente passou a fazer parte da história de Brumado.
Doutor Paulo Nunes que tanto contribuiu com o evento histórico.
18/mar/2012 . 0:58 at 0:58
Prezado vereador Alessandro Lobo, popularmente conhecido como “lambe botas” do prefeito de Brumado. O senhor exonerou o ex-assessor Sgt Amorim sem ao menos lhe comunicar com antecedência, porque o Praça PM queria ser candidato a vereador. A sua covardia foi tanta, que o Praça PM Clidemar Amorim chegou para trabalhar no gabinete e encontrou outra pessoa no seu lugar. E ainda por cima, o senhor vereador, sentido-se ameaçado pelo Praça PM, espalhou pelos quatro cantos da cidade de Brumado que o Praça PM Clidemar foi exonerado porque não sabia redigir um oficio. Eu sou coronel e homem suficiente para sustentar as idéias que defendo, ao contrário do senhor que esculhambava o Praça PM Clidemar Amorim pelas costas, mas na frente dele não tem coragem de sustentar o que diz.
18/mar/2012 . 1:00 at 1:00
Prezado vereador Alessandro Lobo, popularmente conhecido como “lambe botas” do prefeito de Brumado. O senhor exonerou o ex-assessor Sgt Amorim sem ao menos lhe comunicar com antecedência, porque o Praça PM queria ser candidato a vereador. A sua covardia foi tanta, que o Praça PM Clidemar Amorim chegou para trabalhar no gabinete e encontrou outra pessoa no seu lugar. E ainda por cima, o senhor vereador, sentido-se ameaçado pelo Praça PM, espalhou pelos quatro cantos da cidade de Brumado que o Praça PM Clidemar foi exonerado porque não sabia redigir um oficio. Eu sou coronel e homem suficiente para sustentar as idéias que defendo, ao contrário do senhor que esculhambava o Praça PM Clidemar Amorim pelas costas, mas na frente dele não tem coragem de sustentar o que diz. E por desempregar o Praça PM Clidemar Amorim, o senhor vereador nos obriga a ter que ler esses textos esdrúxulos que esse Praça PM escreve.
18/mar/2012 . 1:16 at 1:16
O vereadorzinho Alessandro tá achando que irá ser candidato a prefeito apoiado pelo nosso prefeito Dr. Eduardo. Esqueça Alessandro Lobo! Dr. Eduardo vai apoiar o nosso chefe de gabinete Marcio Moreira pra prefeito de Brumado. Agora é Marcio Moreira Prefeito de Brumado.
18/mar/2012 . 1:27 at 1:27
O sargento Amorim e o vereador Alessandro se merecem, porque os dois jamais irão evoluir. O sonho do sargento Amorim é ser o comandante da guarda municipal de Brumado, mas o prefeito Dr. Eduardo não confia nele ao ponto de nomeá-lo pra exercer uma função de tamanha responsabilidade, sobretudo porque ele não é um Oficial, mas sim um Praça da PM. E o vereador Alessandro sonha em ser prefeito de Brumado. No entanto, nosso prefeito Dr. Eduardo jamais irá apoia-lo porque Alessandro não sabe administrar as suas finanças pessoais, veja lá as de uma prefeitura do porte de Brumado.
18/mar/2012 . 13:32 at 13:32
Se o Sgt Clidemar quisesse mesmo ser o comandante da Guarda-Municipal de Brumado ele deveria ter honrado as tradições da familia do meus amigos “Rizério” e estudado para ter se tornado um Oficial. Digo isso, porque a função de comandante deve ser exercida por um Oficial Superior, e não por um Praça. Mas infelizmente por conta do seu desleixo com os estudos, o Praça PM Clidemar não se formou um Oficial PM, nem conseguiu continuar sendo assessor parlamentar e agora vive tentando se passar por escritor. Tentativas em vão…
20/mar/2012 . 10:46 at 10:46
Ilusre Dr. Paulo Nunes:
No antigo Bom Jesus dos Meiras, realmente existiram, o capitão Francisco de Souza Meira e os coronéis Zeca Leite e Tibério Meira, que há mais de um século passaram para a vida Eterna e muito fizeram pelo progresso do município de Brumado, inclusive foi o mencionado capitão subalterno a coronel, que descobriu o território brumadense e fundou a sede do aludido município.
Mais ou menos, eu já sei quem é a pessoa que está usando o nome de filhos Ilustres da minha querida terra natal para escrever uma série de besteiras.
Pelas agressões e contradições explicitas nos comentários, dar muito bem para perceber que nascem de um raciocinio estaparfúrdio e o sentido dos mesmos são perfunctórios. A começar pela utilização do anonimato. Todo ser humano que esconde atrás da cortina do anonimato é covarde e alcaguete. ” A HISTÓRIA NÃO RESERVA LUGAR PARA OS COVARDES”. Quero deixar bem claro para o apdeuta que escreveu essas baboseiras, que todo coronel já foi praça.
Ainda para o abobado de plantão: fique sabendo que José Domingos de Plácido mais novo héroi da nossa nação, foi praça;
A heroína Maria Quitéria de Jesus, foi praça;
O grande héroi nacional Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) foi praça;
Armando Marques, o agente de trânsito mais famoso do mundo é praça (guarda de trânsito Pelé);
Os advogados Marcos e França em Vitória da Conquista e Livramento de Nossa Senhora são praças e
O saudoso praça Carneiro era escritor e advogado.
Menosprezar os praças, atinge também aos oficias, pois no militarismo: a ordem, a disciplina e a união são os pilares básicos da boa marcha do ininterrupto serviço militar.
Apalermado, eu até admito que sou homem de poucas letras, mas não fugir da escola, nasci no sopé da serra do giz, na fazenda São Gonçalo, margem esquerda do Rio São João, município de Brumado e lá na minha época não existia escola. Fui alfabetizado por um docente leigo pago com recursos próprios do meu saudoso pai. Concluir o curso primário em dezembro de 1974 na escola municipal Duque Caxias, sediada na fazenda Canal, distrito de Itaquaraí e fui o primeiro lugar da classe, onde tirei nota 10, na prova geral de avaliação dos 05 anos consecutivos de ensino. E, para sua revolta pateta, após 25 anos que parei de estudar, conseguir em 2007 ser aprovado no vestibular de direito na FAINOR em Vitória da Conquista-BA., não dei continuidade nos meus estudos por falta de recursos financeiros para pagar a mensalidade da faculdade, como todos sabem soldado ganha pouco e na época eu ainda era com muito orgulho um soldado da PM-BA.
Espírito de porco, te confesso uma coisa: Nunca dilapidei os cofres públicos, nunca falsifiquei folhas de cheques, nunca adulterei documento público ou particular, nunca briguei na via pública, nunca participei de bacanal, nunca desviei recursos de ONGs e associações e nunca agredir fisicamente e moralmente aos meus pais.
Quanto aos cargos que já exercir e exerço, todos foram por méritos próprios.
Não vou dar uma resposta no mesmo nível dos insultos, ao baboso que escreveu essas tolices a meu respeito, em consideração a todos menbros da família RIZÉRIO, ao Dr. Paulo Nunes e aos leitores deste tão conceituado Blog. Pois dar muito bem pra entender que se trata de uma pessoa rasteira de carteirinha. Eu, até pensei em compara-lo, com o canino, mas de imediato desistir, pois sem sombra dúvidas eu estaria comentendo uma grande injustiça, menosprezando o melhor amigo do homem.
20/mar/2012 . 12:29 at 12:29
A guarda municipal de Brumado é uma instituição civil, e não é comandada, e sim coordenada. Tem como coordenador o meu amigo e colega sargento PM da reserva Manoel Cardoso Gonçalves, que está fazendo um excelente trabalho.
01 – Exercir no primeiro mandato do prefeito de Brumado, Dr. Eduardo Lima Vasconcelos, o cargo de assessor especial de comunicação do gabinete do prefeito.
02 – Exercir o cargo de assessor de gabinete do vereador Dr. Alessandro Lôbo e silva, exercícios 2009 e 2010.
03 – Exercir o cargo de diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Brumado, do dia 02 de março de 2011, até o dia 06 do mês e ano em curso.
04 – Exerço atualmente o cargo de Diretor de Planejamento da Prefeitura Municipal de Brumado e também a Presidência da Comissão de Defesa Civil de Brumado (COMDEC).
No vizinho município de Aracatú, ainda muito jovem, no início da década de 90, exercir o cargo de Delegado de
Polícia (fui o único soldado da ativa da PM/BA, a ser nomeado e exercer o cargo de Delegado de Polícia naquela época).
Fui também assesor de gabinete dos ex-prefeitos de Aracatú-BA., empresário Gildásio Silveira e Dr. Agamenon Coqueiro Vieira.
Mesmo sendo leigo dei conta das missões que me foram confidas, pois não sou um ficha suja. Agradeço ao Altíssimo por todas essas bençãos.
Falar que o vereador Alessandro Lôbo e Silva, não evoluiu, é um grande surto psicótico. Um homem que nasceu e ficou adulto no meio rural, trabalhou na agricultura e foi ajundante de caminhão, filho de família pobre financeiramente e hoje é médico de formação, com especialidades em geriatria, medicina do trabalho e ainda é professor. Ficando comprovado que o indivíduo que escreveu essa ruma de bobagens está mesmo é precisando de ser internado em um bom hospital de psíquiatria.
24/mar/2012 . 1:29 at 1:29
Sgt Amorim, pare de ser raivoso, pq vc nunca será o chefe da guarda-municipal de Brumado. Dr. Eduardo já falou que vc não se formou na Academia de Policia Militar como Oficial, por isso nunca irá chefiar a guarda-municipal. Outra coisa, se quiser ser advogado, volte pra escola, recupere o tempo perdido e estude, porque na Uneb de Brumado tem o curso de Direito. Quanto a Alessandro Lobo, hoje foi o dia da frustração dele. Não adiantou nada Alessandro “lamber botas” de Dr. Eduardo, porque hoje o nosso prefeito lançou Marcio Moreira como seu candidato a prefeito de Brumado.
24/mar/2012 . 1:36 at 1:36
Esse Praça Amorim é um pobre coitado. Foi humilhado pelo vereador Alessandro, pois foi demitido do seu gabinete sem sequer ter sido comunicado. Isso porque o vereador Alessandro nunca escondeu que o Praça Amorim queria se aparecer nas rádios locais mais do que ele. Pelo visto o povo de Brumado sabe que o Praça Amorim é um homem sem futuro: tentou ser Oficial da PM, mas não conseguiu porque fugiu da escola; tentou ser assessor parlamentar do vereador Alessandro, mas também não conseguiu porque não sabia escrever oficios e também porque queria se aparecer mais do que o vereador; O `Praça Amorim, também tentou ser o comandante da Guarda-Municipal de Brumado, mas nosso prefeito Dr. Eduardo não deixou porque o Praça Amorim, não tem diploma de nível superior da Academia de Policia Militar, ou seja, fugiu da escola e não se formou Oficial; e por ultimo o Praça PM Amorim que se passar por escritor, mas tá sendo um fiasco porque escreve textos repletos de erros de português, isto é consequência do fato de ele ter fugido da escola.
24/mar/2012 . 1:37 at 1:37
Esse Praça Amorim é um pobre coitado. Foi humilhado pelo vereador Alessandro, pois foi demitido do seu gabinete sem sequer ter sido comunicado. Isso porque o vereador Alessandro nunca escondeu que o Praça Amorim queria se aparecer nas rádios locais mais do que ele. Pelo visto o povo de Brumado sabe que o Praça Amorim é um homem sem futuro: tentou ser Oficial da PM, mas não conseguiu porque fugiu da escola; tentou ser assessor parlamentar do vereador Alessandro, mas também não conseguiu porque não sabia escrever oficios e também porque queria se aparecer mais do que o vereador; O `Praça Amorim, também tentou ser o comandante da Guarda-Municipal de Brumado, mas nosso prefeito Dr. Eduardo não deixou porque o Praça Amorim, não tem diploma de nível superior da Academia de Policia Militar, ou seja, fugiu da escola e não se formou Oficial; e por ultimo o Praça PM Amorim que se passar por escritor, mas tá sendo um fiasco porque escreve textos repletos de erros de português, isto é consequência do fato de ele ter fugido da escola.
24/mar/2012 . 1:39 at 1:39
Esse Sargentinho tem que parar de escrever bobagens e respeitar os seus superiores. Será que ele se esqueceu que eu sou um Coronel e ele não passa de um reles Praça?!
24/mar/2012 . 1:42 at 1:42
Também estou sabendo que esse fanfarrão chamado sargento Clidemar Amorim quer ser candidato a vereador em Brumado. Se ele estar pensando que vai tirar votos de Dr. Alessandro por vingança, ele está muito enganado. Desista sargento Clidemar Amorim, porque você não terá 100 votos.
25/mar/2012 . 0:05 at 0:05
Esse Praça Clidemar defende tanto o concurso público, mas no entanto fica correndo atrás de um carguinho público sem concurso para complementar sua renda como sargento, que ele se envergonha de ser, porque em seus textos não tem coragem de dizer que é um Praça PM da Reserva. Mas de outro lado, ele não se envergonha de se sujeitar ao papel ridículo de ser o Leão de Chacara do nosso Prefeito Eduardo. Mas Dr. Eduardo é um homem inteligente, não gosta de puxa sacos, sabe separar o Joio do Trigo e jamais colocará um Praça desqualificado para ser o comandante da Guarda-Municipal de Brumado.
25/mar/2012 . 15:49 at 15:49
Eu me lembro de quando o meu vereador Dr. Alessandro de um emprego pra esse soldado Amorim no gabinete dele, mas o soldado Amorim tentou puxar o tapete de Dr. Alessandro, tentando ser vereador no lugar de Dr. Alessandro. Mas o povo de Brumado é inteligente e jamais deixará de votar em Dr. Alessandro que é um médido formado na universidade, para votar nesse soldado Amorim que nem tem diploma de nível superior. Se enxergue soldado Amorim e recolha-se à sua insgnificância
25/mar/2012 . 22:43 at 22:43
Pseudo Márcio Roberto Santos, não sou nada do que você comentou nesse espaço democrático. Nunca tentei ser oficial da PM e nem coordenador da guarda municipal de Brumado, embora recebo proventos de oficial, e em 2008 fui também instrutor da nossa importante e respeitada GMB.
Simplório,não existe portugês errado! Existe portugês inadequado.
Leia o livro ” Por uma vida melhor” de autoria da professora de lingua portuguesa HELOÍSIA RAMOS, que por sinal, foi adotado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), quiçá o aturdido poderá entender melhor. Isto é, se o seu minguado QI alcançar o patamar do entendimento.
Pacóvio, o praça de pré Adolf Hitlher, não teve curso de nível superior, mas foi, depois do Rei Davi, o maior caudilho da história da humanidade.
Josef Stalin, não teve curso de nível superior, mas foi, um líder soberano e grande estadista da extinta União Soviética.
Juan Evo de Morales Ayma, não tem curso de nível superior, mas é chefe de uma nação.
Luiz Inácio Lula da Silva,não tem curso de nível superior, mas foi chefe da nossa querida nação.
Nilo Agusto Morais Coelho, não tem curso de nível superior, mas governou e muito bem o nosso Estado.
Jaques Wagner, não tem curso de nível superior, mas está governado e muito bem o nosso amado Estado da Bahia.
Todos os mandatários mencionados, comandaram e dois deles ainda continuam comandando Generais,Coronéis Brigadeiros do Ar, Coronéis da PM e Doutores. Tá vendo aí, a realidade seu Zé niguem, cabeça de camarão. Apdeuta sem futuro! Acorda pra vida seu forrageira de aprisco!!!
26/mar/2012 . 7:21 at 7:21
Uma correção de erro digital, não existe português errado!
26/mar/2012 . 7:52 at 7:52
Pseuda Bostania, quando eu precisar de uma suína, fique tranquila, sei muito bem aonde fica a pocilga da sua genitora. Viu sá bestificada!!!
26/mar/2012 . 8:03 at 8:03
Pseudo coronel Tibério Meira! Reles é você seu coroné Zé Mané. Tu és um verdadeiro ESCARAVELHO. Se apresente coroné Zé Mané, para tomar ordem unida!!!
26/mar/2012 . 8:23 at 8:23
Aparecida Lima, pelo visto você é a mais nova vidente da Região. Em suas previsões para próxima eleição de Brumado. Será que algum candidato a vereador vai ter 0 (zero) voto, como aconteceu na eleição passada que uma candidata a vereadora teve 0 (voto), nem ela mesma, votou nela?! Me responda por favor discípula de MÃE DINÁH. Valeu sabichona!!!
26/mar/2012 . 8:31 at 8:31
Para o pseudo Capitão Francisco de Souza Meira, ele não passa de um capitão CORÓ. Seu covarde!!!
26/mar/2012 . 9:01 at 9:01
Os pseudos Coronéis Zeca Leite e Tibério Meira, Capitão Francisco de Souza Meira, Márcio Roberto Santos, Betania, Aparecida Lima, Simone Calmon e José Mocó Remijo. Possivelmente estão a serviço de algum político ficha suja de Brumado. Por esta razão, sentem vergonha de se identicarem com seus verddadeiros emals e IPs. Bando de covardes e moleques, não são dignos, de postarem comentários em um blog tão sério e respeitado como o do Senhor Doutor Paulo Nunes. Seriedade sim, canalhice não!!!
26/mar/2012 . 9:21 at 9:21
Pseudo capitão Francisco de Souza Meira, você não passa de um capitão CORÓ. Valeu capitão sem estrelas!!!
26/mar/2012 . 11:47 at 11:47
Sou filho de Osmar Lima Vasconcelos que é filho de Osório Risério Vasconcelos. Portanto sou trineto de Wenceslau Risério de Araújo. Parabéns a todos que cooperaram com o trabalho sobre Wenceslau Risério de Araújo. Hoje, lendo os comentários tive a oportunidade de relembrar diversos parentes. Hoje, sou um aposentado (Banco Central do Brasil) moro em Brasília, há 37 anos, porém vou a Bumado todos os anos para visitar parentes amigos, e participar dos encontros das famílias Vasconcelos e Lima que acontecem todos os anos.Abraços
28/mar/2012 . 0:08 at 0:08
oi boa noite vc com conhecimento d esta regiao da ba meu pai e ou era de livramento do brumado ba o nome dele e jose gonçalves ou jose gonçalves de oliveira filho de liduino vc tem conhecimento desta familia. obrigado.
28/mar/2012 . 0:33 at 0:33
ha muito tempo tempo se separou de minha mae e nunca maist tive noticias dele tenho curiozidade em saber se ainda vive como vc e uma pessoa de conhecimento deste lugar as vx poderia me informar. muito obrigado.
30/mar/2012 . 23:46 at 23:46
SOBRE JOSE GONÇALVES DE OLIVEIRA FILHO DE LIOLINO GONÇALVES DE OLIVEIRA E DE ZEFERINA ROSA DE JESUS NASCIDO REGISTRADO EM LIVRAMENTO DO BRUMADO BA NO ANO 1923.
31/mar/2012 . 7:33 at 7:33
APARECIDO GONÇALVES DE OLIVEIRA, gostaria que o Ilustre cidadão me informasse, se o Senhor JOSÉ GONÇALVES DE OLIVEIRA, nasceu na jurisdição do distrito de Iguatemí, município de Livramento de Nossa Senhora-BA. Me passe dados mais detalhados atraves desse conceituado BLOG, pois estou disposto a lhe ajudar irmão. Que Deus seja louvado!!!
1/abr/2012 . 10:48 at 10:48
Por erro gráfico o meu nome constou como BENIRO ao invés de BENITO. Obrigado
2/abr/2012 . 8:25 at 8:25
clidemar amorim riserio muito obligado por vcs se interessar em me ajudar a encontrar esta resposta. errei na data nascimento e 10/12/1925 registrado em livramento do brumado. o bairro ou villa acho que era fazenda ou sitio de livramento do brumado.
5/abr/2012 . 0:54 at 0:54
oi boa noite .que tipo de ideias sao estas de um policial seja que patente seja. eles estao para apaziguar e remediar nao para ter disavenças. acho eu otario como sou .deve de ser feito uma medida cautelar contra esta pessoa.o mais breve posssivel.fui dito
6/abr/2012 . 0:31 at 0:31
clidemar onten eu estando em teu saite acabei dxado uma mensagen que nao ten nada a ver com teu saite perdao por ter acabado caindo ai.boa noite e feliz pascoa a toda familia e a todos que te sao uteis.
16/abr/2012 . 12:17 at 12:17
Olá que legal conhecer o blog falando sobre familia Rizerio, tenho orgulho de fazer parte dessa familia!
24/abr/2012 . 23:29 at 23:29
Primeiro gostaria de lhe dar meus parabéns a clidemar pela reportagem sobre Wenceslau Rizério de Araújo. sou bisneto de José Risério de Araújo, que foi casado com Adelaide Pereira Amorim, talvez seja irmão de Wenceslau Rizério de Araújo. Me parece, não com certeza, que ele residia no povoado do Santo Antônio em Livramento. Também sou bisneto de Severiano Ferreira Pessoa,pai de Adolfo Ferreira Pessoa (meu avô), meu pai, Noé Risério Pessoa, disse que eles moravam no capão, próximo a Iguatemi e que Mue bisavô José Risério de Araújo era casado com Adelaide Pereira Amorim. Essa reportagem serviu para mim, mas gostaria de tirar esta dúvida: José Risério de Araújo era o que de Wenceslau Rizério de Araújo. Será que o Ri”S”ério de José, não era o mesmo Ri”z”erio de Wenceslau? um abraço.
25/abr/2012 . 0:10 at 0:10
Correção: Primeiro, gostaria de dar meus parabéns a Clidemar…
Outra informação: soube que uma praça de Iguatemi leva o nome de meu avô Adolfo ferreira Pessoa, também soube que foi vereador em livramento, por quarenta anos, era filho de Severiano Ferreira Pessoa e Francisca de Jesus (Chica). Meu Bisavô José Risério de Araújo, pai de minha avô Mariana Risério Pessoa. Acho de o nome Rsério é de origem Italiana, do norte da Itália, bem como os “Pessoas” do Povoado do Barbosa em livramento, também é do Sul da Áustria, da Região do Tirol que limita com o Norte da Itália. O que parece engraçado é que as duas famílias vieram a se encontrar em livramento. Um abraço.
25/abr/2012 . 15:44 at 15:44
Prezado Rommel, A família Rizério tem origem na Itália na região de Muccia (Macerata). Tem uma igreja e um santoario do Beato Rizério de Muccia, também seus restos mortais. Ele era amigo e parceiro de São Francisco de Assis.
4/mai/2012 . 22:03 at 22:03
Esse sargento Amorim se diz que é um defensor do concurso público, mas no entanto ontem, quando o Ministério Público mandou o prefeito de Brumado demitir os funcionários contratos e convocar os concursados, o sargento Amorim foi contra. Esse cidadão nunca me enganou, porque ele não passa de um oportunista.
5/mai/2012 . 0:50 at 0:50
Sabemos que o Paulo Nunes recebe dinheiro da prefeitura de Vitória da Conquista pra defender o prefeito Guilherme, mas queremos saber quanto que Paulo Nunes ganha do Clidemar Amorim pra censurar todas as postagens que não são favoráveis a ele. Nem Jesus Cristo recebeu 100% de elogios, então porque que Paulo Nunes não publica os recados que contestam respeitosamente os deslizes cometidos por Clidemar? Isso é uma vergonha.
5/mai/2012 . 0:53 at 0:53
A cada dia que passa mais esse blog perde credibilidade porque não cumpre um dos princípios basilares do jornalismo que é a imparcialidade.
5/mai/2012 . 5:45 at 5:45
Pode perder na sua concepção, entretanto a cada dia dia esse BLOG aumenta sua credibilidade no meio das pessoas sensatas, agressões levianas não levam a nada, contribuímos para uma sociedade mais justa. Só para você não dormir, passo a seguinte informação: dos blogs do interior do Estado da Bahia, este é o mais visto na capital baiana.
5/mai/2012 . 5:51 at 5:51
Você é mau informado e mentiroso, Paulo Nunes, não recebe e nunca recebeu dinheiro da Prefeitura de Vitória da Conquista para defender o prefeito Guilherme Menezes. E posso lhe afirmar também que não ganho nada para defender Clidemar Rizério, ele apenas escreve alguns textos e eu os publico, como publicaria os seus se você tivesse a coragem dele para se expor e sofrer esses ataques seus, não conheço Clidemar Rizério, só acho que deve ser uma árvore frutífera, do contrário não teria dado tanto dor de cabeça em você, ao ponto de jogar pedra no rapaz. Leviano como você é, nem me conhece e quer me atacar também, porque você não procura gente de sua iguala para se vangloriar.
5/mai/2012 . 9:23 at 9:23
Pessoal, mas o nível abaixou mesmo! com certeza não era essa intenção, quando foi lançado este blog. Vamos ver se conseguimos elevar o nível e manter o bom relacionamento.
5/mai/2012 . 9:25 at 9:25
Pessoal de Brumado-BA,quem conhecer a Zélia Amorim, do hotel mande-lhe abraço. A mesma é minha prima. Melhor referência ela é irmã do Ósorio Rizério Amorim.
5/mai/2012 . 14:59 at 14:59
Nosso BLOG, não pode julgar a inteligência daqueles que se utilizam dele para se expressar. A discussão política, filosófica é aberta a todas as opiniões, entretanto se alguém acha que deve discutir coisas de cunho pessoal e parte para ofensas, demonstração de inveja ou coisa parecida, não nos cabe julgar, o julgamento quem faz são os leitores, já de nossa parte, entendemos que, cada um dá ou que tem. Para que os leitores tenham uma ideia, alguém, do qual não fiz questão de guardar o nome, entra atacando dizendo que recebo dinheiro para falar bem do prefeito Guilherme, triste ilusão, primeiro porque é mentira, segundo que o acusador, não tem credibilidade, terceiro, porque eu não aceitaria, quarto, porque Guilherme não pagaria. Portanto de nossa parte tentamos fazer um blog informativo, opinativo, mas antes de tudo lastreado em fatos, em verdades, quanto a opinião de terceiros, nada podemos fazer.
5/mai/2012 . 22:26 at 22:26
Paulo Nunes, meu querido, eu tenho amigos em Brumado e eles falam que esse Clidemar quer se passar por defensor do concurso público. Contudo, tive notícias que o Ministério Público determinou que a prefeitura de Brumado demitisse os funcionários contratados, mas senhor Clidemar contraditoriamente foi contra a decisão do Ministério Público só porque ele também tem um cargo na prefeitura.
5/mai/2012 . 22:37 at 22:37
Dr Paulo Nunes eu passei no concurso da prefeitura de Brumado pra pedagogo, mas graças ao assessor do prefeito, chamado sargento Amorim, eu ainda não fui convocado pra tomar posse, porque Amorim defende a permanência dos servidores contratados em detrimento dos concursados. O povo tem que saber quem é esse tal de sargento Amorim.
6/mai/2012 . 2:12 at 2:12
Clidemar,pobre de você nao sabe nem o que diz! vive sempre equivocado, quem te disse que todo coronel um dia foi praça? eu nunca fui praça! fui nomeado cel. superior sem nunca ter sido praça, tenho pena de você, fica ai escrevendo baboseiras querendo se engrandecer e esquecendo que eu que fui o maior de todos os cel. de toda historia dessa cidade ao inves de estar publicando merdas para os leitores por que
nao vai procurar conhecer mais um pouco da minha historia para poder passar para os leitores? ai sim pode ter a certeza que estara fazendo algo de proveito para para a população de brumado, mostrando para a população quem realmente lutou e fez para o progresso da cidade que hoje se destaca no sertao baiano,inves de ficar escrevendo palavras de ofença para meus outros companheiros, cel. tiberio meira, cel. zeca leite ,cap. francisco de souza meira, vai escrever e procurar divulgar minha historia, as benfeitorias que fiz para que hoje todos pudessem ter orgulhos de ser brumadense, fazendo isso ai sim pode ter a certeza que estaria fazendo e escrevendo algo de proveito para os leitores!e esquece que você nunca vai ser o comandante da guarda municipal de brumado!!!.
6/mai/2012 . 13:21 at 13:21
Tomando partido, então é um coronel de meia pataca, conhece a milícia menos que eu, que fui apenas e tão somemente comandante do primeiro pelotão do TG-06-120. Isso é rídiculo nomeado, era coronel de fazenda.
7/mai/2012 . 14:49 at 14:49
mim desculpe, mas alem de ousado e entrao e mal informado tambem! quem te disse que fui coronel de fazenda? fui nomeado por D. PEDRO SEGUNDO, coronel superior, se nao sabe fui chefe politico da regiao, ou seja o politico mais importante do sertao baiano na minha epoca,(mandava em toda regiao). procure saber mais um pouco sobre mim para depois dar pitacos nas conversas onde nao te cabe! estude um pouco sobre a historia de brumado e vai saber que fui o homem mais importante de todos os tempos nessa historia veridica, fui eu quem mais lutou e conseguiu coisas importantes para essa cidade, vila na minha epoca,se nao sabe fui eu o pioneiro na exploração de minerio dessa cidade! o homem mais culto da minha epoca, o mais respeitado e o melher atirador que ja apareceu nessa regiao, leia um pouco sobre mim, quando conhecer melhor a minha historia ao inves de fazer esses comentarios sobre minha pessoa ira é sentir orgulho de um nordestino arretado que voce nao teve a oportunidade de conhecer pessoalmente, ai vera que nao sou esse coronel de pataca que diz, e só mais uma coisa julgando as pessoas sem ao menos conhecer mostra que se tem algum meia pataca aqui é voce! um verdadeiro jornalista de meia pataca, que julga sem ter conhecimento de causa, vais estudar um pouco depois dicutiremos sobre minha patente de CORONEL SUPERIOR.
7/mai/2012 . 14:50 at 14:50
SÓ MAIS UMA COISA TUDO QUE TE DISSE POSSO PROVAR!!!!
7/mai/2012 . 15:38 at 15:38
Exupério Pinheiro Canguçu tornou-se o mais poderoso chefe político que o sertão conheceu. Em 1856, foi nomeado pelo governador da província da Bahia, João Lins Viera Cansansão de Sinumbu, Oficial da Guarda Nacional, um ano depois recebeu a patente de coronel, e ainda em 1857, foi nomeado pelo imperador D. Pedro II Coronel Comandante Superior da Guarda Nacional do Município de Caetité da província da Bahia. O poder político de Exupério se estendia às vilas vizinhas e o mesmo era respeitado em Santo Antônio da Barra, Caetité, e em todos os pequenos povoados do Alto Sertão.
7/mai/2012 . 15:42 at 15:42
o que acha disso tudo, senhor dr. paulo nunes? viu como nao é bom entrar em conversas sem ser chamado, e dar palpites em assunto que nao domina, aceito suas desculpas!
7/mai/2012 . 16:47 at 16:47
Eu chamo de meia pataca, quem quer passar por ele, entretanto também não reconheço coronel nomeado por Imperador ou pela República, sem que tenha aprendido a arte militar. falo com propriedade, porque tenho na minha família, os dois, militares de milícia e os nomeados meia pataca.
7/mai/2012 . 16:49 at 16:49
meia pataca, Imperador do brasil, não era militar, não conhecia a milicia
7/mai/2012 . 20:21 at 20:21
Não adianta nada esse assessor parasita por cargos públicos chamado Amorim, tentar convencer o prefeito carlista de Brumado a não convocar as pessoas que foram aprovadas no concurso, porque em outubro o PT vencerá as eleições em Brumado. E no dia 1º de janeiro de 2013, iremos expulsar o parasita do sargento Amorim do cargo que ele tem na prefeitura e nomear os concursados que perderam noites de sono para serem aprovados nas provas.
7/mai/2012 . 21:38 at 21:38
resumindo tudo, nao tem que reconhecer nada! quem é para julgar, apesar de que coronel é coronel, nao importa como cheguei ate la o importante e que tenho a patente e com mais prestigios ainda, imagine voce, nomeado pelo IMPERADOR, cheio de moral heim, se quer ficar numa boa comigo por que nao procura conhecer um pouco da minha historia e divulgue-a no seu blog? ficarei muito feliz!
7/mai/2012 . 22:47 at 22:47
Deixa de bobagem rapaz, acha que eu ligo para essas baboseiras, respeito as pessoas por serem pessoas, títulos não elevam ninguém, além do mais voc~e não é o Coronel, é só a meia pataca.
8/mai/2012 . 10:25 at 10:25
deixa de bobagem digo eu, inves de publicar documentarios de criticas e ofensas nesse seu blog por que nao publica documentarios de elogios reconhecimentos nao prega a paz, se voce nao serve para isso, faça como seu amigo Clidemar Riserio, poste historias de alguem da sua familia que ja o fez, se na sua familia nao tem procure uma que o tnha feito, se precisa de um exemplo: poste a minha historia, você ainda nao conhece a minha historia rapaz, nao sabe nem a metade do que fiz, fui citado nos livros de escritores que estao entre os maiores do brasil, como o ilustre jorge amado (ABC de Castro Alves) Afranio peixoto, Dario cotrim e ate nos poemas de Castro alves, se inspire nisso, Bom dia!…
8/mai/2012 . 10:45 at 10:45
Desculpe-me, mas sua história não acrescenta, não transforma a sociedade, tenho outras prioridades, como disse ontem, você se passa por um morto e até onde sei mortos só falam em sessão espírita.
8/mai/2012 . 17:00 at 17:00
Concordo em parte com o Cel. Exupério. Realmente o Paulo Nunes deve publicar biografias, a exemplo da verdadeira história do assessor parasita da prefeitura de Brumado, chamado Clidemar Amorim, que é contra a nomeação das pessoas que foram aprovadas no concurso. Dr. Paulo Nunes, mostre ao povo que o assessor parasita que continuar trabalhando na prefeitura de Brumado sem fazer concurso. Mas com fé em Deus o PT de Brumado vai ganhar as eleições deste ano e fazer um governo igual ao de Guilherme (PT) em Conquista, dando prioridade aos concursados e demitindo os funcionários parasitas iguais ao sargento Clidemar Amorim.
9/mai/2012 . 1:44 at 1:44
Acho que você pode me enviar as biografias que considere importantes que publicarei.
9/mai/2012 . 10:35 at 10:35
Nao vai adiantar amiga Aparecida lima, só se voce remunerar a ele um valor bem maior que o praça vem pagando! nao vê que ele só defende os interesses do praça Clidemar amorim e do prefeito Guilerme! Nao leu o que ele mim respondeu, que tinha outras prioridades, se negando a publicar a minha historia,só porque ele sabe que morto nao tem como recompensa-lo, mas nao sabe ele que estaria tornando os seus leitores mais culto e com mais conhecimentos, fica comprovado entao qual é o interesse dele com esse seu blog.
Bom dia!
9/mai/2012 . 12:12 at 12:12
ô cara deixa de ser leviano, você usa o nome de outra pessoa para atacar o inatacável. Em relação ao seu comentário mentiroso e ofensivo. Eu não tenho nada com picuínha política de Brumado, meu compromisso é mais amplo. O Clidemar aqui nesse blog, não ataca ninguém, ao contrário é atacado por você o tempo todo. Clidemar encaminhava alguns artigos e por sinal nunca mais mandou, você deveria deixar sua inveja de lado e contribuir para sua sociedade. Eu não preciso dizer, que não sou remunerado por Clidemar, sua ofensa é ridícula.
9/mai/2012 . 15:28 at 15:28
Olá pessoal, vamos melhorar o nível desta prosa, a mesma está cansando, e não está levando à nada. meu amigo virtual Coronel, pare de atacar e vamos conversar coisas úteis. O papo está nos levando á lugar nenhum. Eu tenho certeza que você tem repertório bem melhor que este, só entrei na conversa por que chegamos a um ponto que nada está fazendo sentido vamos mudar já!!!!!!
11/mai/2012 . 15:56 at 15:56
amigo, Antonio rizerio, Boa tarde!
agradeço por mim alertar, reconheço que realmente tem razão,estou perdendo o meu tempo, pau que nasce torto nunca se endireita, esse cara é igual jegue impacador, ninguem consegue mudar ele, ate porque pra que isso acontecesse ele teria que primeiro aprender a reconhecer seus erros isso tenho certeza que ele nunca vai fazer, entao o melhor a fazer nesse momento é calar.
11/mai/2012 . 17:02 at 17:02
Você se refere a quem Tinzão Rodrigues?
11/mai/2012 . 23:18 at 23:18
Se o sargento Clidemar Amorim se diz tão inteligente então porque que ele não faz concurso pra trabalhar na prefeitura de Brumado? Todo mundo em Brumado sabe que ele é um funcionário contratado que é contra a nomeação dos servidores concursados. Portanto lá vai um recado para o sargento Clidemar Amorim: a constituição federal diz que para ser admitido para trabalhar na administração pública, de forma permanente, é preciso ser aprovado em concurso público. Dessa forma eu também torço para o PT ganhar as eleições em Brumado esse ano para demitir os funcionários contratados como é o caso do sargento Clidemar Amorim e nomear os servidores concursados.
14/mai/2012 . 11:58 at 11:58
O Sr. Jair Cotrim Riizério, em comentário postado em 12 de marco, afirma que Constança de Moura seria irmã de Marcolino de Moura e Albuquerque. Entretanto, as informações que disponho reporta ser ela filha de José de Moura e Maria Carlota de Moura. Como se sabe, o pai de Marcolino de Moura e Albuquerque é Manuel Justiniano de Moura e Albuquerque. Peço informações complementares para esclarecer o assunto. Tenho ainda informação não confirmada que a Maria Carlota de Moura seria irmã de Manuel Justiniano. Desta forma a esposa de Wenceslau Rizério de Araújo, a Sra. Constança seria prima de Marcolino, assim como do Barão de Vila Velha.
Parabéns a todos, em especial o Sr. Clidemar, portear iniciado este debate.
17/mai/2012 . 16:45 at 16:45
Dr. Paulo Nunes, veja a prova cabal de que este Sr. chamado Sargento Amorim é um hipocrita que escreve artigos defendendo a realização de concursos públicos (http://www.97news.com.br/colunas_abrir.php?at=3&id=3), mas quando o sargento Amorim é prejudicado pela nomeação dos concursados para ocupar o seu lugar na prefeitura de Brumado, porque ele é funcionário contratado, o sargento Amorim se posiciona contra a nomeação dos concursados (http://www.97news.com.br/noticias_abrir.php?ct=10&id=7888). Sargento Amorim, se você quiser continuar trabalhando na Prefeitura de Brumado, estude para passar no concurso. Por esse motivo eu também to com o PT de Brumado pra ganhar as eleições desse ano e acabar com a farra dos funcionários contratados na prefeitura.
19/mai/2012 . 11:07 at 11:07
Eu não entendo o porque de o prefeito de Brumado, Dr. Eduardo, ainda dar emprego pra esse sargento pois ele nunca produziu absolutamente nada nos diversos cargos que ocupou. O sargento Amorim foi assessor parlamentar do vereador Alessandro Lobo, mas foi demitido porque não sabia redigir um ofício. Depois, o sargento Amorim foi o coordenador de Trânsito da Prefeitura de Brumado, e também nada fez para melhor o trânsito porque o mesmo continua caótico. E agora o Sargento Amorim é assessor do prefeito Eduardo, mas também não faz nada de útil para a cidade, pois só serve pra fazer fofoca para o prefeito e ser contra a nomeação dos servidores que foram aprovados no concurso público.
19/mai/2012 . 16:37 at 16:37
No dia 1º de Janeiro de 2013, quando o PT tomar posse na Prefeitura de Brumado, vamos desmamar esse bezerro chamado sargento Amorim das tetas do dinheiro municipal. Esse sargento deveria se envergonhar de ficar recebendo salário da prefeitura e não fazer nada pela cidade. “Ê boi, ê boi; Ê boi do Macapá; Quem tá dançando esse boi é o prefeito do lugar…”