natal da cidade 2014





Seu recado!
Buscar por data
julho 2010
D S T Q Q S S
« jun   ago »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Arquivo BPN




colegio opcao

MEC divulga notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por UF; consulte a situação do seu Estado

Da Redação
Em São Paulo
O MEC (Ministério da Educação) divulga, nesta segunda-feira (5), as notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que mede a qualidade da educação no Brasil.

O UOL Educação preparou um infográfico para a consulta por unidade da federação. Ao selecionar o nível de ensino (anos iniciais, anos finais ou ensino médio), clicando nas opções no canto inferior direito, o internauta poderá consultar a nota e compará-la ao Ideb da região e do país. Também conseguirá visualizar a evolução do índice desde 2005. Ainda é possível visualizar se as unidades aumentaram ou dimunuíram suas notas e quais delas antigiram a meta nacional, clicando nas abas no topo do gráfico.

O que é o Ideb

O Ideb é a “nota” do ensino básico no país. Numa escala que vai de 0 a 10, o MEC (Ministério da Educação) fixou a média 6, como objetivo para o país a ser alcançado até 2021.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar (ou seja, com informações enviadas pelas escolas e redes), e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb – para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil – para os municípios.

Criado em 2007, o Ideb serve tanto como dignóstico da qualidade do ensino brasileiro, como baliza para as políticas de distribuição de recursos (financeiros, tecnológicos e pedagógicos) do MEC. Se uma rede municipal, por exemplo, obtiver uma nota muito ruim, ela terá prioridade de recursos.

Leia mais
Em 2009, Ideb do ensino médio estaciona; nota dos anos iniciais continua avançando
Resultados do ensino médio no Ideb eram previsíveis, diz ministro Fernando Haddad
Estudantes da rede pública estão aprendendo mais português e matemática
Haddad defende revisão das metas do Ideb para escolas e redes de ensino
Ideb 2009: especialista destaca parceria com município, mas diz que é preciso valorizar docente
Ideb: Resultado é bom, mas matemática precisa de intervenção, diz Maria Helena Guimarães
Ideb 2009: somente cinco municípios têm educação de país rico nos anos finais do fundamental
Ideb 2009: Acre, Ceará e Rondônia são únicos do N e NE no ranking de melhores por Estado
Faça download da planilha com os dados do Ideb 2009 por UF e regiões
Faça download da planilha com os dados do Ideb 2009 da 4ª série por município (anos iniciais)
Faça download da planilha com os dados do Ideb 2009 da 8ª série por  município (anos finais)
Entenda o que é o Ideb

1 resposta para “MEC divulga notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por UF; consulte a situação do seu Estado”

  • Ailda Cavalcanti de Melo Silva disse:

    Quando é que o Governo de Pernambuco vai entender que não adianta “jogar” dinheiro nas escolas, com reformas mirabolantes e nas mãos de gestores omissos, ausentes, incompetentes e, muitos, até desonestos (é claro que tem exceções)? É urgente resgatar a estima do educador com salários dignos e tratamento decente. Também não adianta ao Brasil tentar atingir metas de aprendizagem se não implantar nas escolas um sistema pedagógico rigoroso em relação à disciplina e ao reforço na aprendizagem. De que vale um sistema de progressão parcial se não existe um programa eficiente de aulas de reforço nas escolas? Como moralizar o sistema se a escola não tem proteção em relação à segurança e onde o professor tem medo até de repreender um aluno por indisciplina, pois poderá ser processado por constrangimento ou até ser agredido pelo aluno? A situação da educação no Brasil vai além dos muros das nossas escolas. É preciso primeiro educar os cidadãos brasileiros nas ruas, nas estradas, nas empresas, nas praias… Mas antes de tudo educar os deputados, os senadores e os juízes que fazem e julgam as leis deste país, juízes que liberam estupradores, assassinos do trânsito, assassinos passionais, destruidores de florestas e outros tantos, deixando a população indignada e pasma diante de tanta omissão e descaso com a ética e a segurança do cidadão. Aí, sim. É quando alcançaremos as metas, todas elas, educacionais, racionais, morais e sociais e seremos um país verdadeiramente livre e democrático.

Deixe seu comentário

Vídeos
Recomende o Blog
Apoio
Arquivos
Image and video hosting by TinyPic