Seu recado!
Buscar por data
abril 2014
D S T Q Q S S
« mar    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Arquivo BPN





unopar

Profissionais avaliam positivamente capacitação sobre promoção de práticas alimentares saudáveis

Com a mudança dos hábitos alimentares e a prática de exercício, é possível prevenir o câncer. Esta foi a informação compartilhada durante os dias 14, 15 e 16 de abril entre os participantes da “Oficina de Capacitação de Multiplicadores para a Promoção de Práticas Alimentares Saudáveis e Prevenção de Câncer”, promovida pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio do Projeto Conquista de Controle do Câncer a partir da Atenção Primária.

O grupo, formado por mais de 60 profissionais de saúde que atendem nas unidades de saúde do Município, ficou atento às informações trazidas pelas técnicas do Inca durante a oficina. “Esse momento foi de extrema importância porque além de revisar os conhecimentos que nós tínhamos, a gente aprendeu novas técnicas e, com certeza, nós vamos colocar em prática as novas informações”, comentou o médico da Unidade de Saúde da Família Nestor Guimarães, Orlando Santana.

:: Leia mais e comente »

Morre aos 70 anos o narrador Luciano do Valle

Ainda não se sabe as causas da morte de um dos principais locutores da história do esporte brasileiro

O narrador Luciano do Valle, 70 anos, faleceu neste sábado. Ele passou mal durante uma viagem de avião para Uberlândia, onde narraria Atlético-MG e Corinthians pela primeira rodada do Brasileirão. Ainda não se sabe as causas de sua morte.

Lucaino marcou época na televisão brasileira desde a década de 70 e era o principal narrador da Band, onde teve duas passagens, de 1983 a 2003 e depois de 2006 até os dias de hoje. Transformou a emissora em Canal do Esporte. Além de se especializar na narração do futebol, foi um dos principais divulgadores dos esportes olímpicos. Narrou boxe, onde lançou Maguila, também foi ícone da geração de prata do vôlei masculino na década de 80. Sua importância foi tão grande que ganhou o apelido de Luciano do Vôlei.

Apresentou ao Brasil a Fórmula Indy e também foi técnico e criador da Seleção Brasileira Masters de Futebol, que contava com ídolos e amigos como Rivelino, Edu e Dario.

Luciano se preparava para narrar a Copa do Mundo no Brasil e acreditava em mais um título da seleção brasileira. Otimista por natureza, também confiava na organização para o Mundial e acreditava em uma evolução do país depois de receber o maior evento do futebol.

Também não pensava em aposentadoria. Em 2012, chegou a se afastar das suas funções devido a um problema de saúde, mas se dizia entusiasmado com os próximos eventos esportivos do Brasil.

  • Luciano marcou época na televisão brasileira desde a década de 70 e era o principal narrador da Band <a href='http://esporte.band.uol.com.br/gente/noticia/100000677628/morre-aos-70-anos-o-narrador-luciano-do-valle.html' target='_self'><b><u>Leia mais</u></b></a>
Luciano marcou época na televisão brasileira desde a década de 70 e era o principal narrador da Band Leia mais

 

 

Luciano do Valle completou em 2013 50 anos de carreira. Confira abaixo a homenagem feita pelo programa Os Donos da Bola ao narrador:

 

 

População diminui em 21% das cidades do país entre 2000 e 2013: Maetinga perde metade da população

De 5.570 municípios, 1.178 encolheram, apontam dados do IBGE.
Maioria das cidades tem menos de 50 mil habitantes.

Clara VelascoDo G1, em São Paulo

Das 5.570 cidades do Brasil, 1.178 viram suas populações encolherem entre 2000 e 2013, segundo levantamento feito pelo G1 com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 21,1% do total, sendo que a maioria dos municípios (98,8%) tem menos de 50 mil habitantes.

VEJA MAPA COM A VARIAÇÃO POPULACIONAL DE TODAS AS CIDADES

Do total, 63 cidades cujos dados não constam no Censo Demográfico de 2000 não foram consideradas, pois suas fundações ocorreram após esse ano ou pouco tempo antes.

O município que mais perdeu proporcionalmente a população foi Maetinga, na Bahia, que fica a 609 quilômetros de Salvador. No censo de 2000, a cidade, que foi criada em 1985, aparece com 13,7 mil pessoas. Já em 2013, o número caiu para 5,9 mil – queda de 56,4%.

Maetinga é seguida por Brejo de Areia, no Maranhão (55,9%), Severiano Melo, no Rio Grande do Norte (55,8%) e Itaúba, no Mato Grosso (50,5%). Com exceção de Severino Melo, as cidades foram fundadas entre as décadas de 80 e 90.

A cidade de Cumaru, em Pernambuco, também apresenta um alto índice de queda segundo os dados do IBGE (48,2%). A população teria passado de 28.607 em 2000 para 14.815 em 2013.

Entretanto, para evitar a diminuição do repasse do Fundo de Participação Municipal (FPM), que cairia com a queda da população, o prefeito Eduardo Gonçalves Tabosa Júnior (PSD) contestou judicialmente o número do instituto, que foi derrubado através de uma liminar. Por esse documento, passou a valer a contagem de 2012, que indica 17.470 habitantes.

Cidades que encolheram por estado (Foto: Editoria de Arte/G1)

Taxa de fecundidade e migração :: Leia mais e comente »

Não deu pra Dividir e o Pará continua pobre

O Orelhão morreu. Enterrem o Orelhão

Orelhão morto

Uns dizem que foi de morte matada. Outros, de morte morrida. Matada por causa dos vândalos, que a vida inteira não cansaram de bater nele na rua, arrancando e deixando expostas suas partes mais sensíveis. Morte morrida por culpa da companhia telefônica e da polícia, que não se empenharam em dar toda segurança a ele e aos seus dependentes, que tanto precisaram dele em vida.

O fato é que ele jaz há dias na calçada, tombado e esticadinho no Conceição, bairro central de Itabuna-BA, em frente ao nº 122 da Rua Hercília Teixeira. E bem na frente de uma escola infantil, exibindo uma cena chocante para as crianças que, nascidas e criadas na era do celular, não sabem bem para que serve aquele poste fininho com uma forma de orelha em cima que mais parece de um elefante.

O que dizer então se ele nem mais fala? Que tenham pelo menos a consideração de ir até lá e remover o corpo maltratado e cheio de hematomas dele. Oi, responsáveis: deem um final digno a ele. Por favor enterrem o orelhão com todas as honras. Ele merece.

Carlos Malluta – Assessor de Imprensa

GREVE DA PM: PSDB, PSB E PT são cúmplices de motim da PM

Chamar de greve o que a Polícia Militar realiza na Bahia é uma licenciosidade poética. No despacho em que decretou a prisão de Marco Prisco Caldas Machado (no vídeo), líder do movimento, o juiz Antonio Oswaldo Scarpa, da 17ª Vara Federal de Salvador, anotou: “A Constituição Federal veda expressamente a greve de policiais militares. E não poderia ser diferente, pois a hierarquia e a disciplina são as bases que sustentam as organizações militares. Quando ocorrem fissuras nesses pilares, o que se vê é a desordem, o caos”.

Portanto, o que sucede na Bahia é uma afronta à lei e à ordem, praticada por uma tropa amotinada à margem da Constituição. Marco Prisco, o líder preso, é vereador pelo PSDB de Aécio Neves. Substituiu-o no papel de piromaníaco de tropa o Capitão Tadeu, deputado estadual pelo PSB de Eduardo Campos. A PM baiana promovera fuzarca semelhante em 2012. A tropa reincide no descalabro porque foi premiada com uma lei de anistia aprovada em votação simbólica no Congresso e sancionada por Dilma Rousseff, do PT, em 2 de agosto de 2013.

Quer dizer: por omissão ou por ação os partidos dos três principais candidatos à Presidência da República são cúmplices do caos baiano. O motim de 2012 durou 12 dias. Nesse período, foram assassinadas 130 pessoas no Estado. A encrenca atual se arrasta há quatro dias. Só em Salvador, desceram à cova, por ora, 52 homicídios cadáveres.

Deveria ser suficiente para que Aécio e Campos desautorizassem seus correligionários de quartel. Quanto a Dilma, como não pode cuspir na anistia que sancionou, talvez devesse considerar a hipótese de pronunciar alguma coisa parecida com um pedido de desculpas. Um beliscão nas orelhas do governador petista Jaques Wagner também não seria má ideia. Leia mais no Blog do Josias.

MARINHA REFORÇA SEGURANÇA EM SALVADOR

Marinha policiando salvador

Cerca de mil militares da Marinha do Brasil, lotados em unidades operativas subordinadas ao Comando do 2º Distrito Naval, foram mobilizados para reforçar as ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na cidade de Salvador, em virtude da greve de policiais militares do Estado da Bahia.Desde o final da tarde de ontem (16), aproximadamente, 550 Fuzileiros Navais realizam patrulhamento ostensivo no acesso aos portos de Salvador, Aratu e terminal de Madre de Deus. Os Fuzileiros Navais também patrulham a região do bairro do Comércio, entre o Terminal Marítimo de São Joaquim e o Museu de Arte Moderna da Bahia; além de trecho da Estrada da Base Naval, entre a Vila Naval da Barragem e a Base Naval de Aratu.Os navios do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, sediados na Base Naval de Aratu, e as embarcações da Capitania dos Portos da Bahia também participam dos esforços empreendidos pelas Forças Armadas e pela Força Nacional de Segurança Pública no intuito de contribuir para a segurança da população baiana.

Nota do Ministério Público Federal sobre prisão de Marco Prisco

MPF esclarece os fatos acerca da medida requerida à Justiça Federal A respeito da prisão preventiva de Marco Prisco Caldas, o Ministério Público Federal presta os seguintes esclarecimentos: A medida foi requerida pelo MPF e decretada pela Justiça Federal na Bahia para a garantia da ordem pública. Marco Prisco responde a ação penal por crimes previstos na Lei de Segurança Nacional, em processo que está em curso na 17ª Var Federal da Seção Judiciária da Bahia. Mesmo denunciado pela prática de crimes contra a segurança nacional, continuo ostensivamente a instigar o uso da violência e da desordem e a liderar movimentos grevistas expressamente proibidos pela Constituição Federal, não só no Estado da Bahia, como em outras unidades da federação, apostando na política do terror. O denunciado liderou a realização de três greves ilegais de policiais militares no Estado da Bahia e de consequências nefastas para os cidadãos baianos. Apenas entre os dias 16 e 18 deste mês de abril, período em que os policiais militares interromperam suas atividades, mais de cem pessoas foram assassinadas em Salvador, além de terem sido praticados saques, “arrastões”, roubos e a restrição ao direito de ir e vir dos cidadãos. Enfim, instalou-se entre a população baiana verdadeiro estado de pânico generalizado. Entre as hipóteses legais para a decretação da prisão preventiva estão a garantia da ordem pública e a necessidade de preservar a sociedade contra a possibilidade de que o réu continue a reincidir em práticas delitivas. Todos os elementos, portanto, para o pedido de prisão preventiva e seu deferimento pela Justiça Federal estão presentes em relação a Marcos Prisco. O Ministério Público Federal, que tem entre suas missões assegurar a ordem pública e os direitos fundamentais de todos os cidadãos à segurança pública, à liberdade e à vida, promoverá todas as medidas necessárias para a proteção do Estado Democrático de Direito e da sociedade.

Fonte:

Secretaria de Comunicação

Procuradoria Geral da República

SSP esclarece que não participou da operação de prisão de Prisco e assegura cumprimento de acordo com associações

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) assegura o cumprimento de todos os itens do acordo firmado com as associações representativas da Polícia Militar (PM), quando do final da paralisação, no último dia 17 de abril. Esclarece também que não participou da operação de cumprimento do mandado de prisão do vereador de Salvador, Marco Prisco Caldas Machado. A ação de prisão atendeu pedido do Ministério Público Federal e foi executada pela Polícia Federal.

A decisão foi tomada pela Justiça Federal, no último dia 15 de abril, e se refere a diversos crimes praticados durante a greve realizada entre os dias 31 de janeiro e 10 de fevereiro de 2012.

A SSP informa ainda que não foi solicitada a reclusão de Marco Prisco em presídios estaduais, devendo o mesmo cumprir a prisão em unidade federal, fora do estado baiano.

GREVE DA PM: Comandante da PM e SSP negam relação com prisão de Prisco

 

Coronel Castro faz apelo a tropa para não retomar greve

Em entrevista há pouco à rádio Sociedade da Bahia, o coronel Alfredo Castro, comandante geral da Polícia Militar baiana, fez um apelo à tropa para que evite retomar a greve encerrada ontem em protesto contra a prisão do líder do movimento, o vereador Soldado Prisco (PSDB), observando que a decisão foi “a nível de competência federal” não tendo nada a ver com o comando da PM nem com o governo estadual. Em entrevista à mesma rádio, o deputado estadual Capitão Tadeu (PSB) conclamou a retomada da greve até a libertação de Prisco. “Não há quebra de acordo. O governador Jaques Wagner foi claro, no acordo, assinado, inclusive, por mim. Eles têm consciência de estar respondendo a este processo”, disse o Coronel, referindo-se à greve de 2012, pela qual Prisco teria sido preso. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) também distribuiu uma nota, assegurando o cumprimento de todos os itens do acordo firmado com as associações representativas da Polícia Militar (PM), quando do final da paralisação, no último dia 17 de abril. No texto, esclareceu ainda que não participou da operação de cumprimento do mandado de prisão do vereador de Salvador, Marco Prisco Caldas Machado. “A ação de prisão atendeu pedido do Ministério Público Federal e foi executada pela Polícia Federal. A decisão foi tomada pela Justiça Federal, no último dia 15 de abril, e se refere a diversos crimes praticados durante a greve realizada entre os dias 31 de janeiro e 10 de fevereiro de 2012. A SSP informa ainda que não foi solicitada a reclusão de Marco Prisco em presídios estaduais, devendo o mesmo cumprir a prisão em unidade federal, fora do estado baiano”, diz o texto

Prisão preventiva foi requerida dentro de ação penal movida pelo MPF e visa garantir a ordem pública

Prisco preso

Foi preso na tarde desta sexta-feira, 18 de abril, a pedido do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA), Marco Prisco Caldas Machado, líder do movimento grevista da Polícia Militar (PM) da Bahia, vereador e diretor-geral da Associação de Policiais Bombeiros e de seus Familiares no Estado da Bahia (Aspra). O pedido de prisão preventiva ajuizado pelo MPF foi concedido pela Justiça Federal em 15 de abril e a prisão foi realizada nesta tarde, pela Polícia Federal, em um resort onde Prisco se encontrava.
O pedido foi feito na segunda-feira, 14 de abril, dentro da ação penal movida pelo MPF em abril de 2013 (confira aqui)
http://www.prba.mpf.mp.br/mpf-noticias/criminal/mpf-denuncia-sete-envolvidos-na-greve-da-pm-na-bahia-por-crimes-contra-a-seguranca-nacional , que denunciou sete pessoas entre vereadores, soldados e cabos da PM por diversos crimes, a maioria deles contra a segurança nacional, praticados durante a greve realizada entre os dias 31 de janeiro e 10
de fevereiro de 2012. A intenção do pedido de prisão preventiva é garantir a ordem pública. Prisco é processado pelo MPF por crime político grave, e qualquer recurso contra sua prisão só poderá ser ajuizado no Supremo Tribunal Federal. A prisão será cumprida inicialmente em presídio federal localizado fora do estado da Bahia. *Bloqueio de bens e multa – *anteontem, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, sediado em Brasília, já havia concedido liminar, a pedido do MPF, determinando a imediata paralisação da greve da Polícia Militar na Bahia, sob pena de pagamento de multa diária de 1,4 milhões de reais. Determinou, ainda, o bloqueio de bens de Prisco e mais 13, entre as associações envolvidas no movimento paredista e seus dirigentes. Os bens seguem bloqueados como medida para assegurar a possibilidade de ressarcimento dos prejuízos causados aos cofres públicos.

Corpo encontrado com sinais de tortura é de Israel Badin, campeão de xadrez

 

PALAVRAS DE ISRAEL: "Tenho que reconhecer que na derrota se aprende muito mais e sinceramente foi muito assertiva a escolha dessa partida como a mais bonita do torneio. Parabéns Evandro Cardoso, realmente o sacrifício que você fez foi lindo." Legenda da foto último torneio em Taioberas - MG em setembro de 2013

O corpo encontrado no início da manhã desta quinta-feira (17) numa valeta do Loteamento Nova Esperança, no Alto das Pedrinhas – com evidentes sinais de tortura, perfuração provocada por tiro, amordaçado e algemado – era de Israel Badin Viana, ex-campeão baiano de xadrez em várias categorias, ex-campeão conquistense e que, em campeonato disputado no último domingo, ficou na terceira colocação. Israel jogava desde os dez anos de idade e, no último domingo, disputou o I Torneio ConquistaChess, ficando em terceiro lugar. Nascido em 30 de julho de 1985, ele era considerado pelos colegas como um dos melhores jogadores de xadrez de Vitória da Conquista. Israel Badin, como era do conhecimento de todos no Clube do Xadrez, travava uma luta contra a dependência química. Recentemente, ele estava morando no Ceará, estado no qual estava entre os dez do ranking de enxadristas. “Era um prodígio, um cara excepcional”, afirmou Renato Luz, amigo e parceiro de muitas partidas. “Triste saber que Vitória da Conquista, a Bahia e mais recentemente o Ceará perdeu um dos seus mais brilhantes jogadores de xadrez, brutalmente assassinado nesta madrugada em Conquista. Boas lembranças ficaram de nossas partidas e do seu jogo habilidoso e arrojado”./b;ogdofabiosena

Obras dos lotes 6 e 7 da Ferrovia Oeste-Leste já podem ser iniciadas

Ferrovia oeste-leste

O Tribunal de Contas da União (TCU) liberou na quarta-feira (16) os lotes 6 e 7 da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). Com o anúncio, o trecho, que já possuía a Licença de Instalação concedida pelo Ibama, pode ter as obras iniciadas.

O secretário estadual da Casa Civil em exercício, Carlos Mello, comemorou a notícia. “Mais dois lotes liberados para o início das obras é um grande passo para a concretização deste projeto, que é muito importante para a Bahia e o Brasil”. De acordo com ele, “a Fiol vai trazer inúmeros benefícios para nosso estado, como a atração de empresas e indústrias, resultando na geração de emprego e renda. Ela vem para desenvolver ainda mais a Bahia, impulsionando e fortalecendo a nossa economia”.

Os 159 quilômetros do Lote 6 passam pelos municípios de Serra do Ramalho, Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe, Jaborandi e Correntina. O valor aprovado em licitação para a execução da obra é de R$ 575,1 milhões. O Lote 7 também atravessa a cidade de Correntina, avançando por Barreiras e São Desidério. São 161 quilômetros e investimento da ordem de R$ 535,7 milhões.

:: Leia mais e comente »

MEDIDA PREVENTIVA: Força Nacional permanecerá até o fim do feriadão, anuncia Wagner

“A Força Nacional vai continuar até ser percebida a normalização. Faremos a avaliação após o feriado”, disse o governador
O governador Jaques Wagner anunciou, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (16), após a decisão pelo fim da greve da Polícia Militar, que será mantida a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) até pelo menos o fim do feriado da Semana Santa. “A Força Nacional vai continuar até ser percebida a normalização. Faremos a avaliação após o feriado”, disse.

De acordo com o chefe do Executivo baiano, o acordo firmado com a categoria não apresentou diferenças relevantes em relação ao combinado antes de a paralisação ser deflagrada. A única novidade foi a Condição Especial de Trabalho (CET) concedida aos tenentes, que passam a ganhar 125% e se igualam aos capitães e coronéis. “Com exceção da questão do tenente, que não foi significativa, foi o que fora colocado”, considerou o gestor.

Ele nega que, com o pacto, os policiais militares com processos administrativos em andamento devido ao movimento paredista de 2012 serão anistiados. “Desconheço anistia porque vivemos em um regime democrático. O que eu disse é a mesma coisa que eu disse em 2012. A participação sendo tranquila, não me desperta nenhuma intenção de punição. Do excesso não posso abrir mão, senão estaria recomendando que outros cometessem o mesmo.Foi falado em revisão, mas eu não tenho compromisso de que os processos administrativos que não sejam concluídos”, afirmou.

MUNDO Corpo de García Márquez será cremado no México, diz família

                                                                                                                   Gabriel García Márquez

O corpo do escritor colombiano Gabriel García Márquez, que morreu nesta quinta-feira, será cremado “em particular” e na segunda-feira acontece uma homenagem no Palácio de Belas Artes da capital mexicana. Assim disse a diretora do Instituto Nacional de Belas Artes (Inba), María Cristina García Cepeda, em comunicado que leu em nome da família em frente à casa do Nobel de literatura, no sul da capital mexicana. “O Conselho Nacional para a Cultura e as Artes (Conaculta), a pedido da família de Gabriel García Márquez, informa que o corpo do escritor será cremado em particular. Na segunda-feira a partir das 16 horas será realizada uma homenagem no Palácio de Belas Artes, onde o público poderá homenagear seu legado”, finalizou María Cristina. A diretora do Inba foi acompanhada de Jaime Abello, diretor-geral da Fundação Gabriel García Márquez, que afirmou que esta é a única informação que vai ser divulgada sobre a morte do escritor colombiano. O autor de “Cem Anos de Solidão” morreu nesta quinta às 14h (horário local,16h em Brasília) em sua residência da capital mexicana, após estar doente desde as últimas semanas.

Estadão Conteúdo

Vídeos
Recomende o Blog
Apoio
Arquivos
Image and video hosting by TinyPic