Seu recado!
Buscar por data
janeiro 2015
D S T Q Q S S
« dez    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Arquivo BPN




imuminação-65245
emprego-2356
580-1
<< >>

colegio opcaoPublicidade

TULIÇA: Hérzem não está entendendo nada; Paulo Nunes está entendendo tudo!

Paulo-Nunes-artigoChico Estrela ligou para informar a diplomação do suposto deputado e recebeu de nós a contra informação de que ao contrário do que a Radio dizia, o candidato por força de liminar, seria diplomado como suplente, por isso, ao contrário do candidato, nós estávamos entendendo tudo. Chico não avisou ao Hérzem porque não quis’, ou não acreditou em quem só escreve a verdade. O tempo provou quem mentiu para a cidade.

Aberrante, minha cara e nobre família conquistense! O mister de informar na era moderna encontra percalços quando a notícia envolve poderosos de plantão, assim como no passado dos coronéis de fazenda e nas ditaduras militares ou civis. Nesse famigerado processo que envolveu a cassação do candidato a deputado estadual Hérzem Gusmão tivemos uma série de mentiras colocadas na imprensa e, parte dela, optou pelo silêncio.

Esta mesma imprensa teria que divulgar essas notícias que, embora verdadeiras, no entendimento de alguns jornalistas poderiam trazer embaraços ao então candidato Hérzem Gusmão. Lembramos que a imprensa não tem compromissos individuais com quem quer que seja. A Imprensa tem compromisso, primeiro com a verdade, e, logo em seguida, com a coletividade; e se a notícia envolve atos públicos, precisa ser divulgada, mesmo que o implicado seja o pai do jornalista. Sua obrigação é colocar a verdade para a comunidade. Este princípio vem sendo achincalhado em Vitória da Conquista pelo jornalismo faccioso e interesseiro praticado pela Rádio 96 FM, quando as notícias envolvem o processo de seu candidato a deputado estadual.

Esse candidato sofreu quatro derrotas consecutivas e por unanimidade: duas no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e outras duas no Tribunal Superior Eleitoral em Brasília. As notícias no tocante a esse problema jamais foram noticiadas ou analisadas na “Rádio”. O silêncio foi usado como a melhor forma de informar a população, e o que é pior: “fakes” atacaram a Imprensa que divulgou a verdade. Entretanto, quando o candidato conseguia uma liminar, esses mesmos “fakes” cobravam, por e-mail, telefone e outras formas de recado, que aquela Imprensa, tachada por eles como mentirosa, divulgasse a liminar, com um adendo importante: colocando em seu veículo apenas a versão distorcida distribuída pelo interessado candidato a deputado. Quando se colocava os dois lados da notícia, era ameaçada até de morte; lamentável, mas ao mesmo tempo hilariante. :: Leia mais e comente »

100 ANOS DE JORNALISMO EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Uma homenagem a 40 jornalistas dos últimos 40 anos


*Por Luís Fernandes

“Por ser historiador, seu texto é baseado em pesquisas bem trabalhadas e, hoje, com textos como este, recupera nomes já esquecidos pela sociedade. Depois de Ruy Medeiros é quem mais se preocupa em usar uma linguagem fácil, transmitindo informações sobre a história do povo de Vitória da Conquista nos seus diversos segmentos. Pode ser considerado um nome entre os cinco melhores jornalistas já produzidos em nossa região”.

Paulo Nunes

Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia, é hoje um pólo regional com cerca de 340 mil habitantes. E, como toda cidade de médio porte, tem uma história de 170 anos construída por seus filhos e por aqueles que para aqui vieram, ficaram ou foram embora, mas deixaram registradas suas passagens por estas terras. História esta registrada por jornalistas em suas “páginas de vida”, escritas por longos 100 anos. Sim, desde que surgiu o primeiro jornal nesta cidade (em 18 de maio de 1910) “A Conquista” que Vitória da Conquista foi escrevendo, por linhas certas e tortas, sua rica história. E, para homenagear esses 100 anos de Jornalismo, registramos hoje (um dia qualquer no mês de junho de 2010) 40 nomes que escreveram sua história em Conquista e escreveram grande parte da história desta cidade nos últimos 40 anos. É evidente que nos finais dos anos 70, Pedro Lopes Ferraz e Aníbal Lopes Viana, com os jornais “O Sertanejo” e “Jornal de Conquista”, ainda no uso do linotipo, levavam as notícias do Brasil e região às portas das casas dos conquistenses; Cid Ferraz escrevia no “Sertanejo” e o poeta e cônsul da Bahia Antônio Vieira escrevia o “Jornal de Conquista”. Luís Spínola Braga escrevia o jornal “Equipe” e o carioca Zanoni fez a primeira revista em Vitória da Conquista, cuja capa trazia o ídolo do futebol Antônio Jesuíno (Piolho); a revista se chamava “Vitória da Conquista – metrópole do progresso”; circulou apenas o número 1.

ISNARD VASCONCELOS, gaúcho, foi fundador do primeiro diário de Conquista, o jornal “Tribuna do Café”, em 1974, ainda com o nome “Fantástico Regional”. Suas matérias eram geralmente políticas. Hoje (junho de 2010) Isnard reside em Eunápolis (BA).

RUY MEDEIROS, advogado e historiador, foi redator de um dos melhores jornais de Vitória da Conquista, “O Fifó”, entre os anos de 1977 e 1978, que sobreviveu por 15 edições como jornal de oposição, tipo alternativo, ao lado de colaboradores como Gilson Moura, Hélio Gusmão e Hildebrando Oliveira. Ruy era daqueles jornalistas que fazia valer a frase: “Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados”; tem um texto inteligente, culto e instrutivo. Suas matérias resgatam a história de Conquista de uma maneira crítica, contextual e esclarecedora. Continua morando em Conquista, advogando e ensinando no Curso de Direito da Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia).

:: Leia mais e comente »

Permissionários do Centro de Comércio Popular começam a assinar termos de permissão de uso

                         A previsão é que o espaço comece a funcionar a partir do dia 23 de fevereiro

Já de posse das chaves de seu boxe, localizado no número 75 do módulo C, no Centro de Comércio Popular de Vitória da Conquista, a comerciante Eliete Carvalho Santos, 70 anos, não vê a hora de se mudar para o novo espaço e continuar a comercializar ali suas capas para aparelhos celulares. Ela assinou na tarde de terça-feira, 27, o termo de permissão, documento firmado com a Prefeitura, que lhe dá direito à ocupação do boxe.

Eliete trabalha no comércio informal há pelo menos vinte anos, tempo suficiente para ter conhecido as antigas instalações da então chamada “Feira do Paraguai” – que, agora, dá lugar ao Centro de Comércio Popular, construído pelo Governo Estadual numa área de mais de 2 mil metros quadrados, com 302 boxes, além de áreas de circulação, sanitários, escadarias, elevadores e rampas de acesso para pessoas com dificuldades de locomoção. O espaço oferece conforto e segurança, tanto para comerciantes quanto para os cidadãos que forem às compras. “Hoje é um luxo, uma beleza. Graças a Deus que nós temos esse espaço”, comemorou Eliete. “Estou pronta, só esperando os clientes”.

Estrutura digna – As assinaturas dos termos de permissão começaram nessa terça-feira, 27, e prosseguirão até o dia 10 de fevereiro. Os comerciantes que assinaram, receberam as chaves dos boxes com que foram contemplados no sorteio realizado pela Prefeitura em 10 de dezembro – ocasião em que foram sorteados os ocupantes dos primeiros 196 boxes. Outro sorteio ainda será promovido, a fim de completar a lista dos 302. Após a entrega das chaves, as expectativas do Governo Municipal são de que o Centro de Comércio Popular comece a funcionar logo após o Carnaval – provavelmente, no dia 23 de fevereiro.

:: Leia mais e comente »

Matrícula de novos estudantes da UFOB começa nesta sexta-feira (30)

Os 884 candidatos selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a Universidade Federal do Oeste da Bahia têm esta sexta (30), segunda (2) e terça-feira (3) para realizarem a matrícula nos cinco câmpus da Instituição.

Para efetivá-la, os aprovados devem apresentar a seguinte documentação: uma foto 3×4 recente; fotocópias legíveis,autenticadas de RG, CPF; carteira de reservista  (para os candidatos do sexo masculino, com mais de 18 anos); comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral – para maiores de 18 anos; e certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio ou declaração autenticada pela direção da escola onde concluíram o Ensino Médio. A autenticação pode ser feita por servidor da UFOB ou de outra Instituição Federal Pública, ou em cartório, à vista do original.

É preciso ainda levar declaração de que não possui vínculo com outra instituição pública de ensino superior e que não participa do PROUNI em universidade ou faculdade privada. No caso dos cotistas, é necessário também apresentar uma lista de documentos adicionais disponíveis aqui.

Os aprovados podem efetivar a matrícula em qualquer um dos câmpus da UFOB (ver endereço no quadro abaixo), independente de ser ou não o do local do curso escolhido.

Lista de espera

Os candidatos que não foram selecionados na primeira chamada e queiram ficar na lista de espera devem manifestar interesse no site do Sisu entre até o dia 6 de fevereiro. A convocação para o cadastro de reserva e ocupação das vagas não preenchidas começará a ser feita pela UFOB a partir de 13 de fevereiro. O semestre letivo inicia em 9 de março.

 


A máquina da imbecilidade

Globoderrete

Por Genaldo de Melo

Deveras que minha opinião é contrária, e contraria a opinião de muitos. Mas é da democracia você ter sua opinião, respeitar a dos outros mesmo não concordando. Muita gente pensa diferente de mim em relação aos programas que imbecilizam coordenados pela Rede Globo de Televisão. Parece que as únicas coisas boas daquela rede de televisão são algumas reportagens investigativas, e o futebol quando não é narrado por aquele senhor escandaloso que eles tem, que disse na Copa do Mundo de Futebol que Fred fazia gol até no chão, e que sempre inventa “fabulosos”, “fenômenos” e “imperadores”.

Na verdade essa televisão, que pela qualidade e competência que ninguém pode negar, na grande maioria dos seus programas em vez de contribuir com a formação cultural de nossa gente, contribui mesmo é com processo de imbecilização humana. São três aspectos de sua grade que não dá de forma alguma para aceitar como coerente e absolutamente cultural. Seu Jornalismo da Obediência, suas novelas vergonhosas que apresentam sempre o que de pior existe na natureza humana e o grande e mais estúpido de todos, o Programa Big Brother.

O jornalismo feito pela Rede Globo de Televisão que até 2002, com a eleição do ex-operário Luís Inácio Lula da Silva, apesar de ser contraditório e apresentar somente um lado dos fatos sob a batuta dos irmãos Marinho, piorou ainda mais. Começou a já naquela época um processo de partidarização na forma de apresentar os fatos sociais e políticos para os brasileiros. E pela sua capacidade e capilaridade financeira, com recursos inclusive do Estado, somente não venceu eleições com seus candidatos, porque parece que o imaginário popular hoje tem mais solidez e capacidade de enxergar os fatos além das caricaturas simbólicas e maquiagens orwellianas, feita pelos “engravatadinhos” dos telejornais diários. :: Leia mais e comente »

Deputado fala em greve geral caso mudanças em direitos trabalhistas não sejam repensadas

Deputado fala em greve geral caso mudanças em direitos trabalhistas não sejam repensadas

Foto: Reprodução
A manifestação nacional dos trabalhadores que está agendada para esta quarta-feira (28) pode ser o prelúdio de uma greve geral no país, de acordo com o deputado federal eleito e líder sindical Bebeto Galvão (PSB). O político afirmou que cerca de três mil pessoas são aguardadas em Salvador. “As centrais sindicais estão se mobilizando e ainda vai haver uma grande manifestação, que vai ser a Marcha a Brasília, quando pretendemos ter 100 trabalhadores. Neste momento entendemos que o governo democraticamente eleito e que ajudamos a eleger caiu sobre os trabalhadores. Caso essas medidas não sejam refletidas podemos ter uma greve geral. Claro que caso a negociação não dê resultado”, disse Bebeto. O parlamentar reforçou que durante o processo de redemocratização brasileira, as greves gerais dos trabalhadores foram fundamentais para a obtenção de direitos da classe na década de 80. O deputado chamou o novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, de “Levy mão de tesoura” por ele ter modificado a legislação trabalhista com menos de um mês no cargo. “O governo disse que não atacaria os direitos trabalhistas, mas não foi isso que aconteceu”, atacou Bebeto antes de enumerá-los: aumento do prazo do seguro-desemprego e do auxílio-doença e o veto na correção da tabela do imposto de renda (veja aqui, aqui, aqui e aqui). “Eu, como parlamentar, entendo que as MPs adotadas por Dilma produzirão um desvelo social ao trabalho. Não aceitamos que as medidas recaiam sobre os trabalhadores”, defendeu o deputado. Argumento semelhante foi utilizado o pelo presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira.“As mudanças são absurdas, pois exclui o acesso de milhões de trabalhadores a estes benefícios, exatamente no momento em que eles mais precisam. Não podemos permitir este retrocesso, com a retirada de direitos duramente conquistados pela classe trabalhadora. Vamos tomar as ruas para exigir a revogação imediata destas medidas”, defendeu. Nesta terça (27), a presidente Dilma Rousseff minimizou as declarações do ministro Joaquim Levy e afirmou que os direitos trabalhistas não serão alterados.

SAÚDE: Municípios têm até hoje para solicitar profissionais do Mais Médicos

Adesão pode ser feita no site do programa

Termina hoje (28) o prazo para os municípios se inscreverem no Mais Médicos. Nesta nova edição do programa, 1.500 prefeituras poderão solicitar ao governo profissionais para prestar atendimento clínico na rede pública de saúde. A adesão pode ser feita no site do programa. Estão aptas a aderir as prefeituras que receberam médicos do Provab 2014, que termina em fevereiro, e aquelas de municípios com maior vulnerabilidade econômica e social. Tiveram prioridade, por exemplo, as cidades com 20% da população em extrema pobreza, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo, localizadas no semiárido, nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Ribeira e nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. O Ministério da Saúde também deu prioridade à expansão do programa para os distritos indígenas. Criado em 2013, o programa levou médicos a 3.785 municípios, o que corresponde a 68% das cidades do país. Os 34 Distritos Sanitários Indígenas também receberam profissionais. Os médicos com registro no Brasil poderão se inscrever até amanhã (29).

Aline Leal, Agência Brasil

POSSE: Obedece ritual tradicionalista

 

Parlamentares vão eleger  os nove titulares e os cinco suplentes da Mesa Diretora da Casa

O chefe do Executivo fará a leitura da sua primeira mensagem anual ao parlamento, fixando os objetivos a serem perseguidos no ano em curso, estabelecendo estratégias de ação para a máquina governamental.

O ritual fixado pela Constituição da Bahia para a posse dos deputados eleitos em 5 de outubro prevê a realização de duas sessões preparatórias. A primeira no dia 1º de fevereiro, domingo, às 14h30, tem caráter formal e constará da chamada dos parlamentares para a entrega dos diplomas – por coligação e de acordo com a classificação obtida nas urnas.
Trata-se de um passo indispensável para a posse, pois os diplomas conferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral deverão ser registrados junto a Secretaria Geral da Mesa e publicados no Caderno do Legislativo do Diário Oficial. Nesta sessão não serão feitos pronunciamentos, mas marca o início da 18ª legislatura e o fim do mandato dos atuais deputados estaduais. No dia seguinte, a outra sessão preparatória começa às 10h, sendo concluída a posse dos parlamentares que integrarão a nova Legislatura – com o juramento previsto na Constituição Estadual e a declaração de posse. Os trabalhos prosseguirão com a realização da eleição dos integrantes da Mesa Diretora, nove titulares e cinco suplentes.

O processo eleitoral é secreto e os deputados votarão depois em ordem alfabética, podendo ser feita uma segunda chamada dos ausentes. Os cargos são votados de forma avulsa, sem ser formalizada uma chapa fechada. Mas para facilitar o processo, uma cédula pode ser confeccionada pela Secretaria Geral da Mesa com as opções “sim”, “não” e “branco”, além do voto poder ser anulado. Como não existe previsão para registro formal de candidaturas, os candidatos deverão anunciar durante os trabalhos que cargo pretendem disputar – até que seja declarado o início do processo de votação pela presidência da sessão. O presidente Marcelo Nilo, que disputará a reeleição, vai abdicar de conduzir os trabalhos e pode ser substituído pelo decano Reinaldo Braga.

:: Leia mais e comente »

Nota do Levante sobre o assassinato de Fernanda

 

 
SOMOS TODXS FERNANDA! TRANSFÓBICXS NÃO PASSARÃO!

“TRANSforme a sua opinião: transfobia é violência de gênero”.
 

 

Na última segunda-feira, 26, foi encontrada morta em Vitória da Conquista – BA uma travesti, prostituta, identificada como Fernanda. Vítima de um homicídio a travesti fora encontrada baleada numa estrada de terra no bairro Lagoa das Flores.

Nós, do Levante Popular da Juventude, estamos indignadas(os) com o caso de transfobia ocorrido no município. Em plena semana de Visibilidade Trans, lamentamos o ocorrido e viemos decretar: nenhum minuto de silêncio!

Por entendermos que a luta contra a homofobia, transfobia, lesbofobia, é também um compromisso dos lutadores e lutadoras do povo, estaremos nas ruas na construção de uma sociedade livre de toda forma de violência e opressão. Para que não haja impunidade a quem vem praticando crimes de transfobia, tirando a vida de inúmeras/os jovens de todo o país por serem travesti, transexuais ou transgêneros. :: Leia mais e comente »

Ministros do STF aumentam suas diárias de viagens em 80%

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aumentaram as diárias recebidas em viagens feitas em função da Corte e estipularam uma forma de indexar o valor ao próprio salário. Com a mudança, a cada reajuste salarial, o valor das diárias será também aumentado em quase 80%.
A partir desta semana, quando a resolução foi publicada no Diário Oficial, os ministros deixam de receber R$ 614,00 por dia por viagem nacional e passam a ganhar 1/30 dos vencimentos, de R$ 33.763,00. Ou seja, quando viajarem para eventos em que representam o tribunal, terão direito a R$ 1.125,43 por dia para ressarcir despesas extras com alimentação, pousada e locomoção na cidade que visitam.
O texto foi aprovado na última sessão administrativa de 2014. Antes vigorava resolução de 2010, que estipulava o valor das diárias nacionais em R$ 614,00 para ministros em viagem no País e US$ 485,00 para viagens internacionais. Agora, no caso de viagem internacional a diária é acrescida de 70%, convertida em dólar.
O valor de diárias pagas aos demais servidores dos tribunais também foi atrelado ao salário dos ministros. Juízes auxiliares têm direito a receber 95% da diária paga ao ministro. Já analistas judiciários recebem 55% e técnicos, 45%.
Efeito
:: Leia mais e comente »

Consórcios Intermunicipais são apontados como alternativa para a Saúde

Consórcio de saúde

Construir Unidades de Pronto Atendimento (UPA), hospitais de pequeno porte e até adquirir ambulâncias são iniciativas que poderão ser realizadas pelos consórcios intermunicipais de saúde a fim de descentralizar a gestão do sistema. Esta proposta foi apresentada pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas – Boas, durante a visita aos Núcleos Regionais de Saúde Oeste, em Barreiras, e Centro-Norte, em Jacobina, na nesta terça-feira (27), onde estiveram presentes prefeitos e secretários de saúde das regiões.

“Os municípios vão se tornar cada vez mais executores de serviços, pois o Estado não deve substituir o papel constitucional das prefeituras e sim, ofertar suporte técnico e financeiro quando necessário”, afirma Vilas – Boas.

O Secretário destacou que a criação dos nove núcleos, em substituição as 31 Diretorias Regionais de Saúde (Dires) é uma nova forma de fazer gestão. “Os municípios vão se empoderar cada vez mais, executando sua missão constitucional que, por vezes, estavam acomodados devido às atividades executadas pelas Dires”, afirma Vilas – Boas. .

:: Leia mais e comente »

Rui Costa anuncia metas do planejamento orçamentário dos próximos quatro anos

Rui orçamento da Bahia

O Plano Plurianual (PPA), que define as prioridades e como serão gastos os recursos públicos pelos próximos quatro anos, foi apresentado na tarde desta terça-feira (27). Durante o evento para o anúncio do plano, realizado no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, o governador Rui Costa explicou os objetivos e metas do planejamento orçamentário da Bahia para a atual gestão.

Segundo Rui Costa, a principal estratégia é definir com clareza as prioridades de cada área e concentrar os investimentos nessas ações, para evitar o que chamou de pulverização dos recursos. “Temos um desafio enorme de atender às necessidades da população com um orçamento muito inferior ao que precisaríamos, e, por isso, precisamos focar nossos esforços para as iniciativas que forem definidas como prioritárias para cada secretária, e, assim, otimizar a aplicação dos recursos”.

:: Leia mais e comente »

Prefeitura realiza atividades na semana de combate a Hanseníase

chamada-hanseniase-600x399

A hanseníase é uma doença contagiosa, porém que tem cura. Além disso, quanto mais cedo for diagnosticada e tratada, menores são as chances de deixar sequelas. Para diagnosticar precocemente novos casos da doença, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, está realizando uma série de atividades durante essa semana e informando a população sobre os sinais e sintomas da doença. Nessa segunda, 26, por exemplo, foi realizado, no centro da cidade, o “Dia da Mancha”. Na programação, palestras e avaliações dos pacientes encaminhados pelas unidades de saúde. “A hanseníase tem cura, mas como é uma doença que atinge a pele e o nervo, quanto mais tempo a pessoa passa sem diagnosticar a doença com um profissional, maior o risco de sequelas. Por isso, a importância do diagnóstico precoce”, explicou a dermatologista do Centro, Cristiane Valera. Encaminhada para avaliação pela Unidade de Saúde, a dona de casa Solange Alves avaliou positivamente a iniciativa e falou da sua expectativa antes do exame. “Fiz primeiro a avaliação no posto e eles me encaminharam para o Centro. Espero que esteja tudo bem”, comentou. Já o aposentado Ariston Moreira, que teve a doença, mas já está curado, também foi ao serviço para uma consulta de avaliação. Ele fez questão de ressaltar a importância do diagnóstico e do tratamento. “É muito importante fazer o tratamento porque se não cuidar, a doença só piora”, enfatizou. As atividades que marcam a luta contra a hanseníase continuam até a próxima sexta-feira, 30. Na ocasião, será realizada uma feira de saúde na Praça 9 de Novembro, das 9h às 12h.

O VLT, para quem quer fazer

Por Ubirajara Brito

VLT SOBRALVLT de Sobral 

Causou-me um certo desconforto intelectual e técnico o artigo do Secretário Municipal de Comunicação da Prefeitura, Sr. Ricardo Marques, abordando a implantação de um VLT, ligando a Vila Serrana à UESB, no qual ele afirma que o custo de um tal VLT seria de 80 milhões de reais o km. Esta afirmação deve ter sido transmitida ao candidato a Prefeito Guilherme Meneses, levando-o a um deslize em um dos debates pela televisão na última campanha eleitoral. O Sr. Ricardo Marques deve ter se valido de informações na hipótese de um VLT que atravessasse o centro de São Paulo.

A não me alongar em hipóteses para diferentes centros urbanos, dou apenas um exemplo concreto de VLT já implantado numa cidade de médio porte. Trata-se de Sobral no Ceará, cuja população é de apenas 200 mil habitantes, isto é, um pouco mais da metade da população de Conquista. A infraestrutura desse VLT compõe-se de 6,4 km de linha férrea da antiga Rede de Viação Cearense, que já existiam e estão sendo recuperados, e mais 5,7 km de linhas novas agora implantadas, ao longo das quais se distribuem 12 estações de passageiros. Os serviços de transporte serão efetuados por 5 composições com capacidade para 358 passageiros cada uma. Essas composições foram fabricadas em Barbalha, na Região do Cariri, ao custo total de 22,4 milhões de reais. Tudo somado, o VLT de Sobral, com 12,1km de extensão, 12 estações e 5 composições, custou 71,6 milhões de reais, sendo 50 milhões de recursos do Estado e 21,6 milhões de recursos da União por meio da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU).

:: Leia mais e comente »

Elizabeth Lopes assume Coordenação de Igualdade Racial

betona

O prefeito Guilherme Menezes assinou, na manhã desta terça-feira, 27, o decreto de nomeação da Coordenação de Igualdade Racial. A partir de agora, quem responde pelo setor é Elizabeth Lopes, destacada liderança do Movimento Negro de Vitória da Conquista. O ato de nomeação contou com a presença do chefe do Gabinete Civil, Márcio Higino Melo, do secretário de Agricultura, Odir Freire e de membros do Conselho Municipal de Igualdade Racial. Criada pela Lei nº 024/2014, a Coordenação desenvolve, com maior legitimidade, ações voltadas para a promoção da igualdade racial. Para a coordenadora nomeada, Elizabeth Lopes, a coordenação representa um avanço para a população negra. “Ser reconhecido juridicamente têm um significado muito grande. Com relação ao trabalho, vamos dar continuidade, sempre envolvendo as mulheres negras, os quilombolas, os capoeiristas, o movimento hip hop e todas as comunidades de religião de matrizes africanas”, disse. Na ocasião, o prefeito Guilherme Menezes falou da satisfação do Governo Municipal em dar mais este passo no sentido de fortalecer as políticas públicas de igualdade racial no município e estimou votos de sucesso para a nova coordenação. “Desejo sucesso no trabalho que será realizado”, ressaltou o prefeito. Ações da Coordenação – A Coordenação Municipal de Políticas de Igualdade Racial realizou, nos últimos dias 23 e 24, duas importantes ações. A primeira foi uma reunião com Baba PC, do Ilé Asé Osúmàré em Salvador. Um dos assuntos tratados durante a visita foi a participação do grupo de mulheres negras no Carnaval Cultural. Na ocasião, também foi sinalizada a necessidade de ter uma representação de Vitória da Conquista no Curso de Formação Acadêmica que será realizado em parceria com a Universidade Federal da Bahia. A segunda ação está relacionada ao compromisso firmado entre a Prefeitura Municipal de Camaçari com a comunidade da Capoeira de Arembepe, da qual Vitória da Conquista tem representação por meio do grupo Arte e Movimento Capoeira. Na ocasião, o presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Uelber Barbosa, se reuniu com representantes da Coordenação de Igualdade Racial de Camaçari. Na ocasião, ficou estabelecida a necessidade de intercâmbio cultural entre os municípios como elemento de valorização da cultura afro-brasileira na Bahia.

Vídeos
Recomende o Blog
Apoio
Arquivos
Image and video hosting by TinyPic