uesb





Seu recado!
Buscar por data
outubro 2014
D S T Q Q S S
« set    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Arquivo BPN





colegio opcao

C O M U N I C A D O URGENTE

A coligação “Com a Força do Povo” que apoia a reeleição de DILMA ROUSSEFF à Presidência da República, vem à público, esclarecer o seguinte:

1 – Os partidos democráticos e populares tradicionalmente realizam uma caminhada ordeira e pacífica nos sábados, vésperas de eleições;

2 – Esse ato cívico inicia-se com concentração na Praça Guadalajara, onde se localiza a Escola Normal;

3 – Esse ano, após a nossa comunicação da realização da Caminhada da Vitória, fomos surpreendidos com a informação de que a coligação adversária, intempestivamente, marcou um ato público, iniciando-se no mesmo local;

4 – Conscientes da possibilidade da situação criada provocar  desavenças e firmes da necessidade de evitar qualquer motivo  que possa provocar conflitos entre a pacífica população conquistense, decidimos transferir o local da nossa concentração para o conhecido “Bosque da Paquera”, em frente ao Parque de Exposições;

5 – Além disso, decidimos contatar pessoalmente os coordenadores da coligação adversária, propondo planejar e executar todas as medidas e providências necessárias para que os atos programados transcorram em paz, serenidade e harmonia e que todos possam se manifestar e exercerem o legítimo e democrático direito de escolher os seus governantes, votando no projeto que julgarem melhor para o Brasil;

6 – Confiantes que as eleições de 26 de outubro transcorrerão na mais perfeita ordem e serenidade, conclamamos todos os nossos simpatizantes e eleitores a comparecerem sábado, amanhã, às 9:00 h no Bosque da Paquera, e, que, no domingo, consagrem a nossa Presidenta com uma grande votação.

 

Vitória da Conquista, 24 de outubro de 2014.

 

Coligação Com a Força do Povo.

ARAPIRACA: Dilma tem 54%, e Aécio, 46% dos votos válidos, diz pesquisa Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (23) aponta os seguintes percentuais de votos válidos no segundo turno da corrida para a Presidência da República:

 aRAPIRACA FORTE

No Datafolha e no Ibope, Dilma aparece pela 1ª vez à frente de Aécio no 2º turno

 

Datafolha + Ibope - 23.10

Pesquisas Ibope Datafolha divulgadas nesta quinta-feira (23) mostram que a candidata Dilma Rousseff (PT) aparece pela primeira vez neste segundo turno à frente do candidato Aécio Neves (PSDB) mesmo se for levada em conta a margem de erro de dois pontos. No Ibope, Dilma tem 54% dos votos válidos e Aécio, 46%; no Datafolha, a petista tem 53% e o tucano, 47%.

Em todos os outros levantamentos anteriores feitos pelos institutos no segundo turno havia um empate técnico dentro do limite da margem de erro entre os dois candidatos.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Em votos totais, Dilma tem 49% e Aécio, 41% no Ibope. No Datafolha, Dilma tem 48% e Aécio, 42%.
Confira todos os números:

Ibope (veja a pesquisa completa)
VOTOS VÁLIDOS
Dilma Rousseff (PT) – 54%
Aécio Neves (PSDB) – 46%

VOTOS TOTAIS
Dilma – 49%
Aécio – 41%
Branco/nulo – 7%
Não sabe/não respondeu – 5%

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios entre os dias 20 e 22 de outubro. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01168/2014.

Datafolha (veja a pesquisa completa)
VOTOS VÁLIDOS
Dilma Rousseff (PT) – 53%
Aécio Neves (PSDB) – 47%

VOTOS TOTAIS
Dilma – 48%
Aécio – 42%
Em branco/nulo/nenhum – 5%
Não sabe – 5%

O Datafolha ouviu 9.910 eleitores em 399 municípios nos dias 22 e 23 de outubro. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01162/2014.

 

Deputados eleitos

NÃO ADIANTA XINGAR NEM ESPERNEAR DILMA VAI GANHAR

Prefeitura executa terraplanagem em vias do Morada Bem-te-vi

Prefeitura de Vitória da Conquista está promovendo uma verdadeira transformação na realidade de vários bairros da cidade por meio das obras de pavimentação. São intervenções que promovem a integração física dos bairros, o conforto e a fluidez do tráfego, a valorização dos imóveis e a qualidade de vida e da saúde da população.

Um dos locais que está sendo beneficiado com esse serviço é o Morada Bem-te-vi. Quatro vias do bairro (ruas A, B, C e D) receberam o asfalto. Mas, como etapa necessária e anterior à pavimentação, a Administração Municipal está realizando a terraplanagem. No total, serão investidos R$ 310 mil de recursos do Tesouro Municipal.

Após a pavimentação, a Prefeitura instalará os meios-fios e as sarjetas. Por fim, será implantada a sinalização.

 

DEM quer vaga do PT na Assembleia Legislativa para Elinaldo

Vereador Antonio Elinaldo (DEM) e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM)

O Democratas vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da decisão do Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE-BA), que julgou como improcedente a petição onde a legenda reivindicava para a sua coligação, “Unidos Para uma Bahia Melhor”, a vaga do deputado eleito Marcelino Galo (PT) para o candidato Antônio Elinaldo (DEM), vereador e líder da oposição no município de Camaçari. Se favorável a decisão do TSE, a coligação “Pra Bahia Avançar Mais”, encabeçada pelo PT, cairia de 30 para 29 deputados. No dia 8 de outubro, a assessoria jurídica do DEM entrou com a ação na corte eleitoral baiana alegando que houve erro de cálculo no resultado das eleições deste ano para a Assembleia Legislativa da Bahia, que conta com 63 cadeiras. Segundo a legenda, seriam 24 deputados eleitos pela coligação, ao invés de 23, conforme a contagem de votos oficial divulgada pelo TRE-BA. Eleito deputado federal, o presidente do DEM a Bahia, José Carlos Aleluia, afirma que a legenda vê com respeito a decisão da corte, mas garante que cabe recurso porque é uma interpretação de resolução do TSE. “Toda decisão do Tribunal Regional eu vejo com muito respeito, porque eu respeito sempre o Tribunal, mas ele interpretou de maneira diferente da nossa”, disse. Segundo Aleluia, há ainda outros aspectos em jogo que podem subir Antônio Elinaldo para conquistar uma vaga na Assembleia. “Tem muitas coisas em jogo, sobretudo em torno da candidatura estadual. Existem deputados que estão sendo julgados, e esta contagem vai ser revista ainda”, explicou o presidente da legenda.De acordo com a decisão da comissão apuradora do TRE-BA divulgada anteontem, a coligação se baseou no número de votos publicados no Sistema Divulga, disponibilizado pela Justiça Eleitoral para que o público acompanhasse a contagem de votos. Leia mais no Tribuna.

Hieros Vasconcelos Rego, Tribuna

Ibope: Dilma abre 42 pontos no NE e Aécio lidera no SE

José Roberto de Toledo e Daniel Bramatti

A candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, passou de 56% para 68% dos votos totais no Nordeste, abrindo 42 pontos de vantagem sobre o concorrente do PSDB, Aécio Neves. É a região do País onde a diferença entre os dois adversários é a maior. O tucano caiu em todas as regiões, menos no Sudeste – a única em que lidera com vantagem acima da margem de erro: 47% a 39%.

A petista subiu 14 pontos no Sul, 6 no Norte/Centro-Oeste e oscilou 1 ponto para cima no Sudeste.

Os dois presidenciáveis estão tecnicamente empatados no Norte/Centro-Oeste (Dilma 47%, Aécio 45%) e no Sul (46% a 45%, respectivamente).

A avaliação da gestão Dilma também melhorou: a parcela da população que considera o governo ótimo ou bom passou de 43% para 45%. Já os que veem a gestão como ruim ou péssima passaram de 25% para 23%. O desempenho pessoal da presidente é aprovado por 56% dos eleitores.

:: Leia mais e comente »

ELEIÇÕES 2014: Pedro Emílio fez os cálculos e TRE confirma: Não há erro e na Assembleia, ninguém entra, ninguém sai

 

plenario-da-assembleia

Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) julgou improcedente as duas petições protocoladas pela coligação “Unidos Para Uma Bahia Melhor”, liderada pelo partido Democratas, que questionava o resultado das Eleições 2014 para o cargo de Deputado Estadual na Bahia. A apreciação do caso foi feita pela Comissão Apuradora do pleito, presidida pelo Juiz Carlos d’Ávila Teixeira, sendo submetida à discussão com os demais membros da Corte na sessão de terça-feira (21).

A chapa contestou o relatório geral da apuração, apontando suposto erro no cômputo das sobras dos votos válidos para a legenda na disputa proporcional. Ao alegar equívoco no cálculo, a sigla requeria a 24ª vaga de Deputado Estadual na Bahia.

A conclusão da Comissão Apuradora, formada ainda pelos juízes Cláudio Césare e Fábio Alexsandro, Corregedor Regional Eleitoral da Bahia, fundamentou-se em informação repassada pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A unidade assegurou a correção de todos os dados de votação nominal, votação de legenda, bem como dos cálculos do quociente partidário e distribuição das vagas.

Esclarecimento

:: Leia mais e comente »

Rui intensifica atividades da campanha de Dilma na BA

caminhada em Conquista

Nesta sexta-feira (23), o governador eleito faz caminhadas em Jequié e Alagoinhas, atos em agradecimento pela eleição no 1º turno e em mobilização para a reeleição de Dilma

Na reta final das eleições presidenciais, o governador eleito Rui Costa (PT) intensifica a agenda de campanha da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição. Nesta sexta-feira, às 9h, Rui vai realizar uma grande caminhada em Jequié, saindo da Praça Ruy Barbosa. À tarde, o novo governador da Bahia vai para Alagoinhas, cidade que também recebe a Caminhada 13 em apoio à reeleição de Dilma. A concentração será às 15h, na Praça Ruy Barbosa. Nas duas agendas, a senadora Lídice da Mata (PSB) acompanhará o governador eleito.

Homenagem a Luiz Gonzaga no Coliseu do Forró – 25 de Outubro

No sábado25 de outubro, o Coliseu do Forró recebe a primeira edição do projetoForró Para Seu Lula, com Edson DuarteThiago FredOs 3 Cangaceiros e Trio Hollywood. A festa começa a partir das 22 horas e os ingressos antecipados custamR$25. A discotecagem da noite fica por conta do DJ Fabrício.
 
Forró Para Seu Lula surgiu de um desejo da comunidade forrozeira de Salvador em exaltar o mestre do Baião, realizando eventos que resgatam o tradicional forró pé de serra, em sua matriz – o Trio sanfona, zabumba e triângulo. 

Edson Duarte, cantor, compositor e percussionista, alagoano de Riacho Doce, contemporâneo de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, faz forró desde a década de 60.  Até hoje, coleciona cerca de 20 discos, entre LP’s e CD’s com sucessos nacionais em uma carreira que já dura mais de quarenta anos. Entre seus sucessos, “Seu Siriri”, “Parafina” e “Sanfoneiro Amostrado” são conhecidos dos admiradores do forró.
 
Jovem paulistano, Thiago Fred começou a tocar zabumba em 2001, mas somente em 2002 assumiu os vocais. Em mais de dez anos de carreira, acumulou o título de revelação vocal no Festival Nacional de Forró de Itaúnas (FENFIT) de 2007. Sua voz, forte e inconfundível, deu alma a músicas como: “Coração bandido”, “De rosto colado”, “Forró do vacilão”, a regravação de “De Garanhuns à Caruaru”; entre outras. Em carreira solo desde 2013, Thiago Fred traz apresentações cheias de emoção, qualidade, e um balanço perfeito para se dançar.
 

Viaduto entre Orlando Gomes e 29 de Março terá vigas lançadas nesta quinta

viaduto da  Orlando Gomes

O Governo da Bahia avança em mais uma obra de mobilidade urbana em Salvador. Um novo viaduto, que fará a ligação ente as Avenidas Orlando Gomes e 29 de Março, terá o lançamento de suas vigas realizado na madrugada desta quinta-feira (23). Por causa da operação, o trânsito na Avenida Paralela será modificado entre as 23h de quinta e 6h de sexta-feira (24).
As Avenidas Orlando Gomes e 29 de Março compõem o chamado Corredor Transversal II, parte de um planejamento de melhorias da mobilidade urbana da capital baiana proposto pelo Governo do Estado. A ação, de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), órgão ligado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur), está inserida na primeira etapa do conjunto de obras deste Corredor, que conta com um investimento total da ordem de R$ 581,5 milhões.
O coordenador executivo de Infraestrutura e Logística da Casa Civil, Eracy Lafuente, destaca que esse conjunto de intervenções vai ajudar a desafogar o trânsito da capital, dando mais conforto e segurança para a população. “O lançamento das vigas demonstra o ritmo acelerado das obras. O viaduto ligará duas grandes avenidas, formando um corredor que encurta as distâncias entre a orla de Salvador e a BR-324. Além de reduzir os engarrafamentos, vai facilitar a vida das pessoas, que trafegarão entre pontos extremos da cidade em muito menos tempo”.
:: Leia mais e comente »

AGENDA DA MAJORITÁRIA – DILMA CONQUISTA

23/10 – Quinta-feira:

Bairro Patagônia – 16h – Concentração em frente a Isa Medeiros
24/10 – Sexta-feira:
Bairro Brasil – 16h – Concentração na Praça do Carvão
25/10 – Sábado:
Caminhada – 9h – Concentração Praça da Escola Normal

Jovem baiana tem projeto premiado por programa da Harvard

Jovem baiana tem projeto premiado por programa da Harvard

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade
A baiana Georgia Gabriela da Silva Sampaio, 19, teve o seu trabalho selecionado em um programa que incentiva projetos inovadores de empreendedorismo social promovido por alunos da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. A moradora de Feira de Santana, centro-norte do estado, representa o Brasil junto à gaúcha Raíssa Müller, de Novo Hamburgo, que também tem 19 anos. Georgia criou um kit para diagnosticar de uma forma mais rápida e com menor custo a endometriose, problema que afeta mais de seis milhões de mulheres brasileiras entre 15 e 45 e seria responsável por 40% dos casos de infertilidade do país. Tanto a feirense quanto Raissa participarão em novembro de uma conferência no campus da Harvard para expor o seu projeto aos investidores do mundo todo. Em entrevista ao site Acorda Cidade, ela contou que a ideia de pesquisar o assunto surgiu a partir de seu contexto social. “O tratamento da doença é muito caro e o diagnóstico também. Como o sintoma principal é a dor durante a menstruação, as mulheres passam muito tempo sem procurar tratamento. A média de atraso é de sete anos e enquanto isso a endometriose vai avançando em estágios piores”, afirmou. Já a jovem gaúcha tem o objetivo de mostrar o seu projeto da criação de uma esponja para absorver óleo, que seria útil para derramamento de óleo no mar. O evento realizado pela primeira vez por um grupo de alunos, ex-alunos e professores de Harvard se chama “Village to Raise a Child” (significa “Vila por Trás do Jovem”) e tem como objetivo investir em projetos inovadores que podem impactar a comunidade onde os selecionados vivem. Três participantes do Sri Lanka, Nepal e Filipinas foram premiados, em um total de 80 mil inscritos.

PARA NÃO ME ARREPENDER DE TER FICADO CALADA (NA ELEIÇÃO DE 2014)

*Joaquina Lacerda Leite

Caras Amigas, Caros Amigos,

Ao contrário de certas pessoas (que parecem ter perdido a capacidade de crítica ou se deixado cegar pelo fanatismo) não considero impecável o Governo do PT. Tenho feito várias críticas a ele. Como não sou petista nem tenho interesse pessoal a defender, não tenho medo de expressá-las livremente, ainda que desagrade antigos colegas de luta. Há um terceiro motivo para minhas restrições ao Governo atual que somente a psicologia explica: quando apoiamos um candidato, sem o perceber, projetamos nele um modelo de gestor que jamais corresponderá à realidade porque ele é real e tem limitações psicológicas resultantes de sua historicidade, enquanto o modelo é ideal e, portanto, não tem defeitos. Nem mesmo o modelo (ou programa) do próprio candidato eleito poderá ser totalmente implementado, porque, depois da posse, ele vai se defrontar com mil pressões e problemas imprevisíveis que o submeterão a um contínuo processo dialético de mudança, de modo que seus próprios propósitos ou ideais poderão se alterar ao longo da gestão. As pessoas de carater mais consistente são menos susceptíveis a essas mudanças. Dito isso, entendo que os eleitores que não defendem revolução como meio de transformação social (por acreditarem que todo processo revolucionário institui uma ditadura comandada pelas lideranças mais espertas), ao invés de se envolverem com revoltas, mágoas ou desilusões (que não levam a nada), deveriam comparar as duas candidaturas, sob critérios objetivos, a fim de escolher a melhor ou a menos prejudicial ao povo, sobretudo à parcela da população que mais precisa do apoio governamental.

Repito: tenho várias críticas ao Governo do PT, mas a História vai reconhecer que ele fez muito mais pelos pobres, discriminados e jovens de nosso país do que qualquer um outro. Prova disso são os seus numerosos programas sociais. Cito apenas alguns: combate à fome e à miséria; priorização da educação, na parte que lhe compete; apoio à agricultura familiar; provimento de água e luz nos rincões mais pobres e longínquos do país; oferta de grande número de moradias populares a preços muito abaixo do custo; distribuição gratuita de remédios; contratação de médicos estrangeiros para atenderem nas cidades pequenas e na periferia das cidades grandes; promoção dos direitos dos grupos discriminados (mulheres, pardos, negros, índios, gays, idosos, pobres, deficientes); facilitação de acesso e assistência aos estudantes pobres, índio e afrodescendentes nas universidades federais; reserva de vagas para negros nos concursos públicos federais.

:: Leia mais e comente »

PORQUÊ O PIAUI VOTOU: Frota de carros de Teresina quase triplicou nos últimos 10 anos

As cidades do Piaui não estão preparadas pra tanto carro

As cidades do Piaui não estão preparadas pra tanto carro

Segundo o prefeito Firmino Filho, a cidade não está preparada para suportar a quantidade de carros que hoje circulam por suas vias. Com quase metade da frota de veículos de todo o Piauí, 44%, segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran/PI), Teresina possui, atualmente, mais de 360 mil veículos, somando os carros mais de 160 mil unidades. Somente nos últimos 10 anos, a quantidade de carros quase triplicou, com 140% de aumento.

Esse crescimento aconteceu por motivos específicos, mas simples: quanto pior a qualidade do transporte público, maior o desejo do cidadão de ter um carro próprio. No caso do Brasil, particularmente, com incentivos do Governo Federal nos últimos anos, como a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), dentre outros, o preço dos carros caiu e ter um automóvel se tornou possível a uma parcela maior da população, que passou a comprar.

Em cinco anos, de 2008 a 2013, a indústria automotiva brasileira teve um crescimento de mais de 16%, de acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Ainda segundo o levantamento, mesmo com a desoneração tributária, o Brasil teve um aumento de R$ 3,6 bilhões na arrecadação com a venda de carros. O aumento da produção de veículos compensou a perda no recolhimento de tributos. Em Teresina, isso não foi diferente.

:: Leia mais e comente »

Lei Seca diminui em 45% o consumo de álcool associado à direção


Estudo do Ministério da Saúde mostra que cada vez mais motoristas têm tomado consciência dos riscos da combinação entre direção e álcool. Levantamento aponta uma redução de 45% em sete anos, desde que a Lei Seca entrou em vigor, de condutores que assumem a direção do automóvel alcoolizados.  Foi identificado ainda a diminuição de 62% no consumo de álcool por motoristas na faixa de 35 a 44 anos. Os melhores resultados foram apontados em Salvador,… [Acesse a notícia completa
Vídeos
Recomende o Blog
Apoio
Arquivos
Image and video hosting by TinyPic