Seu recado!
Buscar por data
setembro 2014
D S T Q Q S S
« ago    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Arquivo BPN





unopar

Nossa história, nossa gente: Turma Butantã da Escola Normal

Nadima, Angela, Nevilda

Minhas queridas colegas dos anos felizes do IEED- saudades

DEBATE DOS PRESIDENCIÁVEIS SEGUNDA PARTE

Deputados inauguram comitê de Salvador convocando a militância a ir pras ruas

Militância- Waldenor e Zé Raimundo

O clima de otimismo e confiança na vitória tomou conta dos participantes do lançamento da campanha e inauguração do comitê metropolitano dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo, na manhã deste domingo (31), em Salvador.

Os deputados conclamaram a todos para levar a campanha para as ruas com a garra e determinação que a militância demonstrou para eleger Lula presidente por duas vezes, Dilma, que agora segue para a reeleição, e, na Bahia, com Jaques Wagner, que venceu no primeiro turno. “Agora é Rui para continuar mudando a Bahia”, foi a palavra de ordem do evento, animado pelos jingles dos candidatos e coloridos pelas peças de campanha.

Na Mesa, o subsecretário estadual de Educação, Aderbal de Castro, Roberta Fagundes, representante da Governadoria, Pery Falcon, ex-presidente do PT e da CUT estadual e Wenceslau Ramos (Lau), ex vice-prefeito de Vera Cruz.

Zé Raimundo agradeceu o apoio dos presentes, falou do trabalho conjunto com Waldenor junto aos governos federal e estadual, do ritmo acelerado com que levam a campanha ao interior do estado. “A política é um instrumento de solidariedade. Cada voto que a gente recebe é um voto de esperança, de sonho, que a gente tem a responsabilidade de lutar. Transformar o Brasil, a Bahia e ter um país mais justo, como Lula começou e Dilma dá continuidade”.

Waldenor saudou a todos dizendo que a campanha eleitoral é um momento de grande festa da democracia brasileira. Disse que apesar de parte da mídia tentar desqualificar a política, não há solução fora da política. Chamou atenção para o fato de que ele e Zé Raimundo vão completar em fevereiro próximo 35 anos de PT, de dedicação ao partido e ao exercício da boa política. Criticou a avalanche financista que tomou conta da política brasileira: “Hoje se compra e se paga para hastear a bandeira de um candidato, disponibilizar fachadas e distribuir material. As nossas candidaturas representam um ato de resistência a essa prática”, afirmou , renovando o compromisso de continuar exercendo a política com honestidade, transparência compromisso social e ética

:: Leia mais e comente »

NOVIDADE: PMDB já acena para candidata do PSB

 

PMDB já acena para candidata do PSB

Foto: Divulgação
As chances efetivas de vitória de Marina Silva na eleição presidencial já levam a ala do PMDB que apoia a candidatura do senador Aécio Neves (PSDB) a dar como certa a adesão da legenda a um eventual governo seu. A avaliação desse grupo é a de que as chances de recuperação do tucano são difíceis e a perspectiva de poder hoje está com Marina. Isso faz com que a histórica divisão do PMDB ganhe novos contornos. Se antes da campanha o debate era levar ou não o partido a apoiar a reeleição de Dilma Rousseff, agora ele começa a se dar entre compor ou não com Marina e o momento em que essa sinalização deve ser feita. A cúpula peemedebista, responsável pelo apoio pró-Dilma e que tem em Michel Temer, Renan Calheiros e José Sarney seus expoentes, quer colocar a máquina do partido para derrotar Marina no 2º turno. Em caso de vitória de Marina, esse grupo fala em dar os tradicionais 100 primeiros dias de trégua ao seu governo para, nesse período, aguardar os sinais da ex-ministra. Prevê, porém, uma relação hostil. Justamente por onde a outra ala planeja crescer. Geddel Vieira Lima, candidato ao Senado pela Bahia, tem interesse em liderar esse movimento. Os aecistas do PMDB, espalhados por estados como Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, prontos para deflagrar esse processo, em transfiguração para neo-marineiros, querem começar a emitir os sinais da adesão ao fechar das urnas do primeiro turno. “Marina já sinalizou que abrirá o diálogo com os políticos. Temos plenas condições de dar sustentabilidade e governabilidade a ela”, disse o vice-líder da bancada da Câmara, Danilo Forte (CE).  :: Leia mais e comente »

Urologista condenada por mandar cortar pênis de ex-noivo voltou a atender pacientes

Urologista condenada por mandar cortar pênis de ex-noivo voltou a atender pacientes

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
A urologista Myriam Priscilla de Rezende Castro, 34, condenada a seis anos de prisão por ter contratado dois homens para cortar o pênis do ex-noivo que desistiu do casamento três dias antes da cerimônia, voltou a atender pacientes em um hospital da região metropolitana de Belo Horizonte (MG), há dois meses. O crime ocorreu em Juiz de Fora (MG) em 2002, mas Myriam só foi presa por lesão corporal gravíssima em abril deste ano, após diversos recursos à sentença, emitida em 2009. O homem sobreviveu ao ataque. A médica está presa na penitenciária feminina Estêvão Pinto em regime semiaberto e foi liberada para trabalhar pela Justiça em junho, segundo informações da Secretaria de Defesa Social (Seds) de Minas Gerais. A pasta não divulgou o nome do hospital onde ela trabalha. O pai de Myriam, que a ajudou a contratar os responsáveis pela mutilação da vítima, está preso em regime domiciliar após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) durante o julgamento. Com informações do portal UOL.

Carta de crédito do Planetário do Centro Glauber Rocha ainda não foi liberada

Quem quiser ter acesso às imagens do universo, através das lentes de modernos equipamentos de projeção do planetário que vai funcionar no Centro Glauber Rocha, vai ter de esperar mais um pouco. Isso porque a carta de crédito de importação, solicitada pela Prefeitura ao Banco do Brasil há quase um ano, ainda não foi liberada.
“A empresa que ganhou a licitação para a construção do planetário é de outro país. Por isso, essa carta de crédito de importação é fundamental para que possamos executar a obra porque o dinheiro já está reservado. A Prefeitura tomou todas as providências para obter a carta, mas, até o momento não obtivemos resposta”, assegurou o secretário de Cultura, Nagib Barroso.
O planetário faz parte do Centro Audiovisual que será instalado no Glauber Rocha. Para a sua construção, a Prefeitura está investindo mais de R$ 4 milhões. Além do planetário, o Centro Audiovisual contará com salas de exposição e cinema e estacionamento para bicicletas, carros, motos e ônibus como forma de estimular e facilitar o acesso dos visitantes.

DEBATE BAND: SE VOCÊ PERDEU VEJA AQUI A PRIMEIRA PARTE

VITÓRIA AGORA É SÓ DERROTA: VEJA OS GOLS

Estragos do “Furacão Marina”

O “furacão” Marina Silva causou um efeito nunca visto antes na história política recente do Brasil: o

Luís Fernandes é jornalista e historiador

Luís Fernandes é jornalista e historiador

ofuscamento da bipolaridade Aécio X Dilma. Em todas as esquinas o assunto deixou de ser a guerra PT x PSDB para ser a possibilidade real de uma acreana saída do seringal virar a Presidente da República. Até mesmo aqueles eleitores mais radicais do antiMarina tornaram-se seus cabos eleitorais.
O levantamento das últimas pesquisas divulgadas, que apontou empate técnico entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e a ex-senadora Marina Silva (PSB) na disputa pela sucessão presidencial, tem potencial para ser um balde de água fria nos humores do petismo. Reservam também péssimas notícias para o senador Aécio Neves (PSDB), que voltou a cair e está cada vez mais perto de “jogar a toalha”.
A candidatura de Marina Silva (PSB) a presidente “encarnou”, de vez, a terceira via no Brasil e tem grandes chances de sair vitoriosa das urnas. Ela está sendo uma resposta para o sintoma de uma “política gangrenada”. Com Marina um terço dos eleitores (que não são nem petistas nem tucanos) deixa de ser indeciso para se transformar em independente. Marina encarnou uma alternativa a essa polarização, que me parece esgotada, entre PT e PSDB.
No Brasil de hoje temos o eleitorado dividido em três terços. Um terço dos eleitores brasileiros é do governo, é do PT. Isso vem desde 1989 quando o ex-presidente Lula foi para o segundo turno contra Fernando Collor. Há outro terço que é antipetista ferrenho, que não aceita o PT de jeito algum. Sobra um terço, que está cansado dessa polarização. Os 20 milhões de votos da Marina em 2010 também vieram um pouco desse cansaço.
O Eduardo, apesar de jovem, também era visto pelos eleitores como um político do mainstream. Tinha muito trânsito em outros partidos… Isso era uma qualidade política, mas não era uma qualidade eleitoral. Ser, de alguma forma, outsider, como a Marina tem se apresentado, a coloca no colo desse um terço do eleitorado cansado da polarização e da política tradicional. Sem a Marina, uma grande parte dos eleitores desse um terço iria compor as estatísticas dos indecisos e outra iria se pulverizar nas candidaturas de Aécio e Dilma, e o Eduardo Campos seria uma ótima alternativa para 2018. Eduardo Campos tinha amplitude política. Marina tem densidade eleitoral.
:: Leia mais e comente »

ANTES DE TUDO UM FORTE: Boato de sua terceira internação é falso

Pedral no carnaval

Notícias veiculadas em alguns blogs da cidade em relação ao ex-prefeito de Vitória da Conquista José Pedral Sampaio, não correspondem a realidade. O maior líder político da história de Conquista passa muito bem de saúde e não voltou as pressas para o Hospital, como foi noticiado sem a checagem natural da informação, mesmo porque está no hospital ha mais de um mês. O FATO: Pedral tem um câncer de próstata, algo natural a qualquer homem com mais de 80 anos, foi submetido a uma cirurgia para a retirada de três nódulos no estômago no final do mês de junho, recebeu alta em 7 de julho, ficou em casa por 10 dias e por decisão da família, retornou ao hospital para que tivesse um tratamento com melhor conforto. Do hospital não saiu mais, exceto na tarde de ontem as 13 horas quando deixou o hospital SAMUR com destino ao ICON- Instituto do Câncer de Conquista, para uma sessão de quimioterapia. Nada mais que isso, retornou ao hospital as 14:30. Alguns blogs noticiaram erroneamente o fato. De modo que não procede a informação de que o nosso Pedra teria retornado as pressas ao hospital, mesmo porque tinha recebido alta, fato que deve ocorrer em uma semana pelo fato, de Pedral ainda necessitar de oxigênio. Nós sempre dizemos que a notícia não pode suplantar as pessoas. Portanto afirmo que Pedral está bem, conversou comigo por mais de uma hora, lúcido com o menino. Existem homens que têm auréola um destes é Pedral, antes de tudo um forte, ninguém seria prefeito de Conquista em três décadas diferentes, elegendo também três de seus indicados se não fosse especial. Não é” imorrível”, mas é PEDRA.

RACISMO: Cadeia ou hospital para a delinquente

Racismo é o segundo crime mais denunciado na internet

Foto: Reprodução/ESPN
O crime de racismo na internet é o segundo com maior número de denúncias e perde apenas para pornografia infantil. De acordo com dados da ONG Safernet Brasil, que controla a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, somente em 2013 foram 78.690 denúncias anônimas de racismo, pouco menos que as 80.195 denúncias de pornografia com crianças. Entre 2006 e 2013, as notificações de ofensas raciais somaram 383.372, e envolveram 51.649 páginas distintas escritas em sete idiomas e hospedadas em 6.392 hosts diferentes. “A situação torna-se ainda mais preocupante se considerarmos que, nos primeiros quatro anos de levantamento, o crime de racismo era o quarto com maior número de denúncias”, diz o presidente da Safernet, Thiago Tavares Nunes de Oliveira, ao A Tarde. Segundo o presidente, casos de homofobia e apologia e incitação a crimes contra a vida eram mais comuns há alguns anos. O assunto voltou a chamar a atenção da sociedade após dois casos se tornarem conhecidos. No primeiro, um casal em que um jovem branco e sua namorada negra postou uma foto na rede social Facebook e gerou diversos comentários racistas como “Eu acho que você roubou o branco para tirar a foto”, “onde comprou essa escrava?” e “parece até que tão (sic) na senzala”. No segundo, ainda mais recente, o goleiro do time paulista Santos, Aranha, foi chamado de macaco por torcedores do rival Grêmio durante uma partida. Câmeras da ESPN flagraram uma jovem claramente gritando a palavra para o atleta.

Caetano Veloso declara apoio aberto a Marina Silva: ‘Recusar isso seria estar cego para toda luz’

Caetano Veloso declara apoio aberto a Marina Silva: ‘Recusar isso seria estar cego para toda luz’
O cantor Caetano Veloso resolveu se posicionar oficialmente em relação a essas eleições. O artista, que tinha desistido de gravar vídeo a favor da candidatura de Eduardo Campos (PSB), que morreu em tragédia aérea recentemente, resolveu entrar de cabeça na campanha. Ele declarou apoio aberto a Marina Silva (PSB / Rede): “Recusar isso seria estar cego para toda luz”. Confira os detalhes e o post de Caetano na Coluna Cultura!

Estudantes de universidades públicas terão bolsa, garante Rui

Chapa majoritária fez caminhada no município de Ipirá

O que era para ser uma carreata se transformou em uma grande caminhada pelas ruas de Baixa Grande, culminando em mais de 10 mil pessoas na praça de Ipirá, na noite do sábado (30). A Caravana 13 com os candidatos da coligação Pra Bahia Mudar Mais Rui Costa (governador), Otto Alencar (senador) e João Leão (vice-governador), acompanhados do governador Jaques Wagner, foi recepcionada pelo prefeito Ademilton Sampaio com a afirmação de que participavam daquele comício “gente não só de Ipirá, mas também da Baixa Grande e Pintadas. Esse aqui é um palanque forte”, afirmou. Falando pelos gestores da região, Sampaio frisou a crença da população no avanço do trabalho, que segundo ele, vem mudando a realidade do estado. “O candidato da oposição, ex-governador, em dois mandatos não conseguiu investir R$5 mi. Só a estrada para Pintadas, que Wagner fez, foi R$16 mi”, comparou. Rui reiterou o compromisso de investir em infraestrutura, saúde e educação e garantiu que a Chapada terá sua Universidade Federal. A proposta dele é criar cinco novas universidades federais no estado, oferecer 150 mil vagas de ensino profissionalizante, com garantia do primeiro estágio para os jovens que estiverem nos cursos técnicos, além de e bolsa para os universitários das instituições públicas. “Educação é o único patrimônio que pais pobres podem dar aos seus filhos e não vou deixar que os estudantes parem de estudar por falta de dinheiro”. Jaques Wagner disse que Rui sabe bem do que fala. “Estudou em escola pública, fez curso técnico e se formou na Ufba – na época, a única Federal da Bahia”, disse o governador, atestando que o candidato petista tem responsabilidade com os avanços necessários . “Tenho certeza que Rui vai ser um governador melhor do que eu fui. Ele errou e acertou ao meu lado, sempre pensando no melhor para a Bahia”. Na manhã desse domingo a Caravana 13 iniciou a campanha com Carreata na cidade de Alagoinhas e, à tarde segue Valente e Retirolância, encerrando as atividades com comício em Conceição do Coité.

A ‘Onda Marina’ atropela Aécio e ameaça deixar Dilma na poeira

Luís Fernandes é jornalista e historiador

Luís Fernandes é jornalista e historiador

No início de agosto, Marina Silva era considerada um peso morto na campanha de Eduardo Campos. Não tinha conseguido transferir seu patrimônio eleitoral  (de quase 20 milhões de votos nas eleições de 2010) para o cabeça de chapa. Com a morte de Campos, Marina chegou ao fim de agosto como um fenômeno nas pesquisas. Em duas semanas mudou o jogo na corrida eleitoral. Cresceu a passos largos, já está empatada com Dilma Rousseff e muito à frente de Aécio Neves no primeiro turno. As últimas pesquisas a consolidam no segundo turno e indicam que ela pode até bater a atual presidente e sair vitoriosa da eleição. Os números mostram que ela capturou o voto de eleitores desmotivados e tomou de Dilma e Aécio aqueles que não tinham convicção na escolha. O grande impacto de Marina foi nos eleitores que estavam incomodados de ter que escolher um candidato ou que iriam votar nulo ou em branco.
De coadjuvante de uma campanha que não conseguia chegar a dois dígitos se transformou em protagonista da disputa, podendo quebrar a polarização PT-PSDB, inaugurada com FHC X Lula e mantida nas quatro eleições seguintes. Se confirmada, a ausência do PSDB no segundo turno das eleições presidenciais será histórica: desde 1994 que os tucanos participam de todas as disputas.
Ao passar de patinho feio a cisne, Marina está subvertendo a lógica eleitoral vigente. E derrubando os esteios que sustentam, no imaginário da classe política, a estrutura de uma candidatura com chances de ganhar a eleição: partido forte, marqueteiro famoso, tempo de rádio e TV, experiência administrativa aprovada e dinheiro para financiar a campanha. O alicerce de sua candidatura é feito de outro material: comoção pela morte trágica do companheiro de chapa, carisma, distanciamento dos partidos políticos tradicionais e imagem de honestidade.
Trata-se, pois, de um fenômeno político? Sim, porque ela contraria o que todos tinham como certeza absoluta. Uma delas: quem tem 2min03seg na propaganda eleitoral não tem chance nenhuma; outra: quem tem um partido pequeno diante dos gigantes PMDB, PT e PSDB, com pouca capilaridade, não consegue votos, mas ela tem um patrimônio eleitoral de 20% de votos válidos das eleições de 2010. É uma lição de humildade para os analistas pararem de dizer verdades inquestionáveis, porque os fenômenos políticos acontecem. Marina tem um tempo de rádio e TV minúsculo comparado ao de Aécio (4min35seg) e insignificante perto do de Dilma (11min24seg). O seu programa de TV é pouco mais do que uma produção caseira e o dinheiro para a sua campanha ainda é escasso.
:: Leia mais e comente »

Prefeitura e Governo da Bahia têm concursos com salários até R$ 6 mil; confira

 

A prefeitura de Salvador deve abrir um total de 155 vagas em três concursos previstos até o primeiro semestre de 2015. Em setembro será lançado o edital da seleção para 90 vagas na Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz).

O secretário de Gestão, Alexandre Paupério, informou que a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) foi escolhida para organizar o certame.

Serão ofertadas 37 para o cargo de auditor, com vencimento inicial (sem gratificações) de R$ 1.407,41, sete para auditor interno (R$ 2.326,91) e 46 para analista fazendário (R$ 1.125,89).

Além desse concurso, a gestão municipal deve abrir cinco vagas para procurador, que exige formação em Direito.

“O salário inicial é de R$ 6.764,29, mas, com a gratificação de produção, chega ao teto do município, R$ 18 mil. O edital deve ser lançado até outubro”, revelou o secretário.

De acordo com ele, no início de 2015, serão abertas 60 vagas para especialista em políticas públicas e gestão governamental, com salário de R$ 6.666,50.

“Ainda não há previsões de novos concursos para 2015. Para saber quantas vagas serão necessárias, as demandas serão levantadas junto aos órgãos”, afirmou Paupério.

O Estado, por sua vez, já tem aprovado duas seleções, mas ainda sem previsão de data. Os certames serão para a Junta Comercial (Juceb) e para o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro).

O da Juceb, já em elaboração de edital, disponibilizará 21 vagas para técnico (17) e analista (4). O do Ibametro prevê 113 vagas, 80 para técnicos e 33 para especialista. Nenhuma organizadora foi contratada para o certame.

 
 

 

Vídeos
Recomende o Blog
Apoio
Arquivos
Image and video hosting by TinyPic