natal da cidade 2014





Seu recado!
Buscar por data
dezembro 2014
D S T Q Q S S
« nov    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
Arquivo BPN





colegio opcao

Hérzem não está entendendo nada; Paulo Nunes está entendendo tudo

Sudoeste da Bahia recebe ações de abastecimento, estrada e reforço da agricultura

Foto: Manu Dias

Foto: Manu Dias

A população de mais três municípios da região sudoeste da Bahia recebeu um pacote de ações do Governo do Estado nesta sexta-feira (19), que inclui um trator, um ônibus escolar e dois sistemas de abastecimento de água, em Lagoa Real; um trecho de mais de 50 quilômetros da BA-263, no município de Sebastião Laranjeira; e um trator com implementos agrícolas em Riacho de Santana, onde o governador Jaques Wagner disse que a meta de visitar os 417 municípios baianos entre 2007 e 2014 será cumprida até segunda-feira (22), com a entrega de equipamentos importantes para o desenvolvimento do estado e para o bem estar da população. “São equipamentos como estes dois sistemas de abastecimento de água aqui na região, onde agora está chovendo, mas que é muito castigada pela seca”, afirmou.

Em Sebastião Laranjeira, a pavimentação dos 54 quilômetros da BA-263 contou com investimento de R$ 23.047.040,79 e irá beneficiar 115 mil habitantes. Em Riacho de Santana, o trator e os implementos agrícolas, que vão melhorar a renda dos agricultores familiares da região, representam investimentos de R$ 120 mil.

Fotos: Manu Dias/GOVBA

Rui Costa conclui anúncio de secretários estaduais

O governador eleito Rui Costa (PT) concluiu hoje o anúncio dos últimos nomes que irão compor o seu secretariado. O deputado federal Nelson Pelegrino (PT) assume a secretaria de Turismo (Setur); a vice-prefeita Olívia Santana vai para secretaria de Políticas para Mulheres; a secretaria de Cultura (Secult) fica com Jorge Portugal; Jerônimo Rodrigues assume a secretaria do Desenvolvimento Rural;  Vera Lúcia Barbosa, a Lucinha, que atualmente está à frente da secretaria de Políticas para Mulheres assume a secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi); a secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) será conduzida por Carlos Martins; Bruno Dauster comandará a Casa Civil; Fernanda Mendonça assume a secretaria de Agricultura (Seagri) e a secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) ficará com Manoel Gomes de Mendonça. Permanecem os secretários Edelvino Góes (Secretaria de Administração) e James Corrêa (Secretaria de Industria, Comércio e Mineração). Diogo Medrado continua na presidência da Bahiatursa. As empresas e órgãos serão anunciados paulatinamente. O único partido da coligação que não foi contemplado foi o PR, cujo os dirigentes não conseguiram se entender quanto à indicação de um nome. Agora o partido terá que se contentar com um cargo de segundo escalão.

Confira a lista completa do secretariado de Rui Costa (PT):

– Secretaria de Turismo – Nelson Pelegrino
– Secretaria de Políticas para Mulheres – Olívia Santana
– Secretaria da Cultura – Jorge Portugal
– Secretaria do Desenvolvimento Rural – Jerônimo Rodrigues
– Secretaria de Promoção da Igualdade Racial – Vera Lúcia Barbosa
– Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Carlos Martins
– Casa Civil – Bruno Dauster
– Bahiatursa – Diogo Medrado
– Secretaria da Agricultura – Fernanda Mendonça
– Secretaria de Administração – Edelvino Goes
– Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Manoel Gomes de Mendonça
– Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração – James Corrêa
– Secretaria de Comunicação – André Curvello
– Secretaria da Fazenda – Manoel Vitório
– Secretaria da Saúde – Fábio Villas-Boas
– Secretaria de Segurança Pública – Maurício Barbosa
– Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte – Álvaro Gomes
– Procurador Geral do Estado – Paulo Moreno
– Secretaria de Infraestrutura – Marcus Cavalcanti
– Secretaria do Planejamento – João Leão
– Secretaria de Meio Ambiente – Eugênio Spengler
– Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – Geraldo Reis
– Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento – Cássio Peixoto
– Secretaria de Relações Institucionais – Josias Gomes
– Secretaria da Educação – Osvaldo Barreto
– Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização – Nestor Duarte

TRE-BA encerra processo eleitoral 2014 com diplomação dos eleitos

TRE-BA Diplomação dos candidatos eleitos 2014

Com a solenidade de diplomação dos eleitos, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) encerrou oficialmente, nesta segunda-feira (15/12), o processo eleitoral 2014 no Estado. Na solenidade, realizada no Centro de Convenções, no Auditório Iemanjá, os primeiros a serem diplomados foram o Governador eleito do Estado, Rui Costa (PT), e o seu vice, João Leão, que receberam o diploma do Presidente da Corte Eleitoral, Desembargador Lourival de Almeida Trindade.

Na sequência, o Corregedor Regional Eleitoral da Bahia, Juiz Fábio Alexsandro Costa Bastos, entregou o diploma do novo Senador pela Bahia, Otto Alencar. Os deputados federais e seus primeiros suplentes foram diplomados pelo Juiz da Corte, Cláudio Césare Braga Pereira, e os deputados estaduais e suplentes, pelo Juiz Carlos d’Ávila Teixeira.

No discurso de abertura do evento, o Presidente do Tribunal ressaltou a importância de o eleitor participar das decisões políticas não apenas no dia da votação, mas nos quatro anos de gestão dos mandatários, destacando tal conquista como uma utopia “que todos nós gostaríamos de um dia alcançar”. “É inelutável que, somente, mediante a participação de todos, poderemos ser capazes de construir um país melhor, mais justo, mais transparente, em que os ideais republicanos saiam triunfantes”, afirmou.

:: Leia mais e comente »

Zé Raimundo entrega título de Cidadão Baiano ao presidente das Lojas Insinuante

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Em Sessão Especial com participação de representantes do Governo do Estado, da Justiça, de deputados, vereadores, empresários, amigos e familiares, o empresário Luiz Carlos Batista, presidente do grupo Máquina de Vendas, encabeçado pelas Lojas Insinuante, recebeu nesta quinta-feira (18) o título de Cidadão Baiano, concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), por iniciativa do deputado estadual Zé Raimundo Fontes (PT).

DSC_0195

A homenagem prestada na solenidade realizada no plenário foi para Luís Carlos Batista, o carioca de nascença, o que ele avaliou como um momento de orgulho e honra, como também de reviver as muitas alegrias da sua trajetória de vida na Bahia desde os quatro anos de idade. Embora empresário, ele fez uma reivindicação aos deputados não dirigida para o seu ramo, o do comércio varejista, mas para cultura. “Sabedor da importância desta Casa, faço um pedido para um maior cuidado com o povo da Bahia, esse estado de grandes artistas e escritores. Que se valorize a cultura e o patrimônio de um povo que merece ser feliz”.

DSC_0237-001

Aberta pelo presidente da ALBA, deputado estadual Marcelo Nilo, a Sessão foi iniciada com o Hino Nacional, tocado pelo saxofonista Jorge Campelo, seguida de pronunciamento de Zé Raimundo, entrega do título, e discurso do Luís Carlos Batista. A concessão do Titulo de Cidadão Baiano ao empresário foi o reconhecimento simbólico do que efetivamente já é uma realidade, segundo destacou o deputado Zé Raimundo, que falou da trajetória pessoal, familiar e empresarial do homenageado, “marcada pelo espírito inovador e compromisso com o desenvolvimento econômico, social e cultural da Região do Sudoeste, do estado da Bahia e do Brasil”.

DSC_0194

 Embora nascido no Rio de Janeiro, Luiz Carlos Batista tem a sua trajetória pessoal e familiar ligada à Bahia, inicialmente tendo como referência Vitória da Conquista, de onde saiu para conquistar a Bahia e o Brasil, como presidente do grupo Máquina de Vendas, a segunda maior rede varejista do Brasil.

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral aprovam registro de candidatura de Paulo Maluf

Insegurança alimentar atinge 38,1% dos domicílios no Nordeste

Insegurança alimentar atinge 38,1% dos domicílios no Nordeste

Foto: Reprodução
Ao menos 38,1% dos domicílios no Nordeste tem pessoas em situação de insegurança alimentar.  Os dados são do suplemento de Segurança Alimentar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2013, divulgado nesta quinta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da diminuição do índice nos últimos anos, cerca de 52 milhões de brasileiros ainda não têm acesso diário à comida de qualidade e na quantidade satisfatória. No total, dos 65,3 milhões de domicílios registrados, 22,6% estavam em situação de insegurança alimentar. O Norte e Nordeste foram as regiões que, em 2013, tiveram a maior porcentagem em relação ao território nacional. O instituto vê um decréscimo do percentual nos últimos anos. De 29,5% em 2009 foi para 34,8% em 2004, anos anteriores da pesquisa. Dos 14,7 milhões de domicílios com algum tipo de insegurança (22,6%), em 9,6 milhões (14,8%) viviam 34,5 milhões de pessoas (17,1%) da população residente em domicílios particulares em situação de segurança alimentar leve. Nesses lares havia a preocupação quanto ao acesso aos alimentos no futuro. Os domicílios com moradores vivendo em situação de insegurança alimentar moderada representavam 4,6% do total.

 

TSE cassa mandato de prefeito pedófilo do Amazonas

TSE cassa mandato de prefeito pedófilo do Amazonas

Foto: Nelson Jr./ TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, na noite desta quarta-feira (17), o mandato do prefeito do município de Coari, no Amazonas, Adail Pinheiro, preso pela condenação do crime de pedofilia, conforme a coluna de Felipe Patury da Istoé. Ele foi considerado ficha suja pelo TSE após a sentença. Pinheiro está inelegível por oito anos a contar da data do final do seu mandato original, em 2017. O prefeito cassado foi eleito pelo PRP e depois expulso da legenda, com a investigação da CPI do combate à pedofilia na Câmara Municipal. O vice de Adail, Igson Monteiro (PMDB), também foi cassado junto por crime eleitoral. Assumirá a prefeitura o candidato que ficou em segundo lugar nas eleições de 2012, Raimundo Magalhães (PRB).

COMUNICADO VIABAHIA

A VIABAHIA Concessionária de Rodovias S/A informa que interditou preventivamente um trecho do Anel Rodoviário de Vitória da Conquista, no quilômetro 20,500 m, na altura do viaduto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O motivo foi um deslizamento do terreno às margens da rodovia que cedeu devido às fortes chuvas que caem na região. Como solução provisória, o tráfego foi desviado pelo lado oposto do Anel de Contorno. Do quilômetro 0 até o 16.

A área de engenharia da concessionária analisa as condições do terreno e do córrego que cruza a pista na localidade. Por enquanto, as formas de recomposição do aterro deverão ocorrer de forma emergencial até que as condições climáticas permitam a solução definitiva. A VIABAHIA pede a compreensão dos usuários e trabalha para a solução do ocorrido com brevidade, mas com a preocupação em oferecer segurança tanto para os usuários como para os trabalhadores envolvidos na operação.

Para registro de atendimento, a concessionária disponibiliza para os usuários das rodovias os telefones 0800-6000-324, para a BR-324, e 0800-6000-116, para a BR-116, que funcionam 24 horas por dia, ininterruptamente. Os serviços de atendimento ao longo do trecho contam com viaturas de inspeção de tráfego, guinchos leves, guinchos pesados, unidades de suporte avançado, unidades de resgate, caminhões-pipa para combate a incêndio e caminhões de apreensão de animais.

Dois mortos, um ferido e outro preso em tentativa de sequestro no bairro Candeias; vítima também foi ferida

  • IMG-20141218-WA0013

De acordo com a polícia, operários de uma obra vizinha ao imóvel avistaram três homens armados invadindo uma residência e fazendo uma mulher refém. Eles chegaram em um Fiat Pálio que estaria com o quarto criminosos dando cobertura ao bando. Várias guarnições foram deslocadas ao endereço. No local, a primeira guarnição se deparou com o bandido a bordo do carro. Ele foi preso e indicou o imóvel onde estariam os comparsas. Os militares se posicionaram em frente à residência e ao darem voz de prisão e ordenarem que o portão da casa fosse aberto, os bandidos atiraram contra os policiais e tentaram fugir batendo o carro da vítima contra o portão.

DSC_0072

Os militares revidaram e os três bandidos foram alvejados. Dois morreram a caminho do hospital. O terceiro foi socorrido pelo Samu 192 e não corre risco de morte. A vítima, identificada como sendo Neuza, médica cardiologista muito conhecida na cidade, também ficou ferida. Ela foi socorrida pelo Samu 192 e levada para o hospital Samur. A médica estava amarrada no banco de trás do veículo, e era levada como refém, no instante que ocorreu o confronto. Ela teria sido atingida por dois tiros.
Até o momento os dois bandidos que morreram não foram oficialmente identificados. :: Leia mais e comente »

Governo Municipal apresenta balanço das ações realizadas em 2014 durante coletiva

Durante o ano de 2014, o Governo Municipal deu continuidade aos investimentos que têm possibilitado aos conquistenses um destino seguro e de justiça social. Por meio de obras, serviços e recursos próprios e das esferas estadual e federal, a Prefeitura tem consolidado políticas públicas que priorizam o ser humano e promovam o bem-estar social.

Para apresentar o balanço dessas ações, o prefeito Guilherme Menezes concedeu entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, 18, no Salão Nobre do Gabinete Civil da Prefeitura de Vitória da Conquista. Na oportunidade, além da imprensa local, estiveram presente membros do Executivo e do Legislativo Municipal.

“Estamos hoje reunidos com a intenção de compartilhar as muitas ações e obras que são continuidades do que o Governo Municipal já vem fazendo ao longo desses anos, a exemplo dos destaques obtidos no ranking do Saneamento Básico 2014 – em que Conquista está em primeiro lugar em relação ao Norte/Nordeste –, e na pesquisa da Delta Economics & Finance, em que o município ficou entre os 100 melhores para se viver”, ressaltou o prefeito Guilherme Menezes.

Ainda durante a coletiva, o prefeito destacou o encontro que teve com o governador diplomado, Rui Costa, nesta semana. Entre outros assuntos acerca do desenvolvimento de Vitória da Conquista, ambos os gestores trataram sobre a implantação da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case), na cidade, destinada ao cumprimento de medida socioeducativa de internação provisória e internação para adolescentes.

A Prefeitura já doou um terreno de 22 mil m² para a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza do Governo do Estado. A unidade terá capacidade para comportar 90 adolescentes.

 

Prefeitura entrega Unidade de Saúde do bairro Nossa Senhora Aparecida

O Governo Municipal tem priorizado a reestruturação dos equipamentos de saúde das zonas urbana e rural. Desde 2010, já são mais de 68 postos reformados, ampliados e construídos. Na tarde dessa quarta-feira, 17, foi a vez da comunidade do bairro Nossa Senhora Aparecida receber a nova sede da Unidade de Saúde da Família da localidade, que foi construída com recursos do Tesouro Municipal.

“Esta obra é um anseio da comunidade do Nossa Senhora Aparecida. O posto de saúde já funcionava, havia uma equipe já instalada no bairro trabalhando há anos, com médico, enfermeira, os agentes comunitários de saúde entre outros profissionais. Mas, agora, a comunidade e a equipe de saúde ganham um espaço mais apropriado e mais confortável para a realização dos atendimentos”, observou o prefeito Guilherme Menezes.

:: Leia mais e comente »

Prefeitura informa sobre coleta de lixo nos próximos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro

servicos-publicos-51

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, informa à comunidade que não haverá coleta de lixo nos dias 24 e 31 de dezembro, no período noturno. Já nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, a coleta estará suspensa no período diurno. A interrupção se dá em decorrência da comemoração de Natal e da confraternização de Ano Novo.

Posse do novo presidente do Bahia

FARRA DA VACA: Câmara aprova reajustes para STF, PGR, Legislativo e Executivo

Texto segue para o Senado. Proposta eleva em 15,76% os salários de presidente, vice e ministros

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o aumento salarial para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), para o Procurador-Geral da República e para deputados e senadores. Caso o texto receba o aval do Senado Federal, eles passarão a ganhar R$ 33.763 por mês. Os deputados também deram aval aos novos vencimentos da presidente Dilma Rousseff, do vice-presidente Michel Temer e de ministros de Estado, que a partir de 2015 receberão R$ 30.934,7 mensais, ou 15,76% a mais do que o valor atual (R$ 26.723,13). A matéria também precisa passar pelo Senado. O último reajuste para o comando do Executivo foi dado no final de 2010. Os deputados e senadores recebiam mensalmente, também desde 2011, os mesmos R$ 26.723,13. Eles decidiram, no entanto, equiparar seus salários aos da cúpula do Judiciário e do Ministério Público Federal, cujos subsídios, que são o teto do funcionalismo público, estão hoje em R$ 29.462,25. O pleito dos ministros do Supremo, no entanto, era por uma atualização maior, de R$ 35.919,05.

Estadão Conteúdo

Desvio será construído ao lado de ponte que desabou na BA-001

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.Su-X-pm8cr

Com a chuva da madrugada desta quarta-feira (17), a ponte entre Ituberá e Nilo Peçanha, trecho da BA-001, desabou. O incidente interditou a rodovia que liga o sul e o baixo-sul do estado, além de ser acesso a Itacaré e Ilhéus.

O Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) informa que já está providenciando a regularização do trecho através da construção, ao lado da ponte, de um desvio no prazo de 15 dias e uma nova ponte no primeiro semestre de 2015.

Os condutores que estiverem do lado de Ituberá deverão usar a via Camamu/Travessão/BR-101 e quem estiver do lado de Nilo Peçanha deve usar a ligação Valença/BR-101.

Vídeos
Recomende o Blog
Apoio
Arquivos
Image and video hosting by TinyPic